• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rio acaba com repetência no ensino fundamental público

Bruce

eu
Rio acaba com repetência no ensino fundamental público
Resolução do governo retira nota 'insuficiente' dos boletins.
Avaliação será feita agora por três conceitos: muito bom, bom e regular.


Uma resolução da Secretaria Municipal de Educação apagou a nota "insuficiente" dos boletins e adotou o sistema de ciclos de formação em toda a rede. A medida acabou com a repetência nas escolas públicas de ensino fundamental do Rio. A justificativa foi a "opção por uma avaliação formativa, de caráter processual, que deve ser diagnóstica, dialógica, investigativa, prospectiva e transformadora".

A avaliação, segundo o documento, "deve considerar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, a auto-avaliação do gestor, do professor e do aluno, a prática pedagógica em sala de aula e a gestão escolar". Será feita agora por meio de três conceitos: Muito Bom (MB), Bom (B) e Regular (R). A nota MB significará que o aluno atingiu os objetivos propostos para o período, não tendo necessitado de atividades específicas de recuperação paralela.

Quem receber B atingiu os objetivos, com participação eventual em atividades específicas de recuperação. Conceito R significa que atingiu parcialmente os objetivos propostos, tendo necessitado constantemente de atividades de recuperação. "A gente entende que não existe aluno insuficiente, como não existe ser humano insuficiente", declarou a diretora do Departamento Geral de Educação da prefeitura, Leny Datrino, professora da rede pública desde 1973.

Freqüência
Em relação à freqüência, segundo a resolução, o aluno deve obter o mínimo de 75% de presença no total da carga horária prevista para cada ciclo. Caso contrário, ficará retido - ou seja, não poderá ir para o ciclo seguinte sem antes freqüentar o número de aulas necessárias. "A mudança gera maior responsabilidade para a escola e para os professores. As faltas serão acompanhadas por um sistema de controle. O Conselho Tutelar será comunicado toda vez que um aluno apresentar mais do que 12,5% de faltas, caso o contato com os responsáveis não tenha sido suficiente."

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL32905-5604,00.html

++++++++++++++++++++++++++++++++++

Professores lutam contra aprovação automática de alunos no Rio
Resolução 946 proíbe reprovação de alunos da rede municipal do Rio.
Sindicato entrará com ação no MP para revogar medida da prefeitura.


O Sindicato dos Profissionais em Educação do Rio vai entrar com uma ação no Ministério Público Estadual para revogar a Resolução 946/07, da Secretaria municipal de Educação do Rio, que proíbe a reprovação dos alunos da rede de ensino fundamental.

A resolução, promulgada no dia 27 de abril pela secretaria, acabou com a repetência na rede de ensino por retirar o conceito Insuficiente dos boletins, que reprovava os alunos. Com isso, os estudantes só serão avaliados com Muito Bom (MB), Bom (B) e Regular (R), que garante a aprovação.

Segundo a coordenadora do sindicato, Vera Nepomuceno, a resolução tira a autoridade dos professores e prejudica significativamente o aprendizado dos alunos por forçar a aprovação de estudantes que não tiveram um índice satisfatório de aproveitamento escolar. Ela informou que o sindicato vai entrar com a ação no MP no final do mês.

”Os professores estão indignados com esta resolução, que só vai piorar a educação dos alunos da rede pública do município. Além de falta de professores e de infra-estrutura, os alunos agora são aprovados sem terem as notas necessárias para isso. Queremos acordar as autoridades para a realidade do ensino no Rio. Vamos lutar para acabar com a aprovação automática dos alunos que não estão aptos a passar de ano”, disse.

Manifestação
No próximo dia 23 o sindicato promoverá uma assembléia na frente da Prefeitura Municipal, na Cidade Nova, Centro do Rio. O objetivo é tentar protestar quanto à resolução com os secretários e o prefeito do Rio, César Maia. O evento contará com a presença de professores da rede municipal e estadual de ensino.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL33690-5604,00.html

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Qual a lógica disso? Eu costumo ser favorável a decisões práticas, mas isso já está me parecendo absurdo, e eu não vejo motivos razoáveis para tal.
 
Nossa... agora sim!!! A Educação já estava tão boa... agora com esse suuuuper incentivo vai ficar melhor ainda... :gotinha:
Qtos aqui acham q ninguém dá a mínima pra quem está ou não aprendendo de verdade?! Não digo só em educação formal, mas sim educação moral?? Digo isso pois faço parte dessa "nova geração" na licenciatura brasileira, e cada vez mais q estudamos e pesquisamos sobre a educação por aí, mais desanima de ver o descaso... ¬¬
 
Infelizmente, mais um estado a entrar nessa furada. :tsc:

Eu sofri com essa história de não ter repetência no ensino fundamental, aqui em São Paulo. Você deixa de se empenhar nos estudos, os professores aparentam folgar mais o cerco para os alunos, etc... Afinal de contas, de um jeito ou outro você vai ser aprovado mesmo. :neutral:
 
Eu concordo que a politica que eles estao a usar por ai nao e mais correcta e que pleos vistos a educaçao no brasil esta mesmo pela hora da morte, mas so tenho pena de nao ser brasileiro e de nao andar na escola, nao tinha estado a marrar os miolos para passar de ano, :lol:

Agora aserio isso e bom para quem queira sair da escola so com a escolaridade obrigatoria e depois fazaer a sua vida profissional mesmo sem qualquer tipo de curso...

Eu sou contra esta politica, mas nao se pode fazer nada, o Brasil tem destas coisas...
*yams*
 
É simplesmente um absurdo. Não há outro termo para usar aqui. Não existe ser humano insuficiente? Claro que não, mas existe pessoa com desempenho abaixo do mínimo necessário para a aprovação. Está aberta a porta o aluno concluir o ensino fundamental sem saber ler, escrever ou somar.

O aluno que assistir passivamente 75% das aulas será considerado aprovado, ou seja, se conseguirmos matricular um chimpanzé ou um cachorro na escola ele receberá diploma.
 
Última edição:
essa notícia com certeza foi a melhor do dia, passou até mesmo a do Clodovil:lol: :lol: ...Agora só se tira a A e B:joy: , o que sempre foi o maior desejo de todos os estudantes, além daquele de ver suas professoras peladas :hanhan:
 
É simplesmente um absurdo. Não há outro termo para usar aqui. Não existe ser humano insuficiente? Claro que não, mas existe pessoa com desempenho abaixo do mínimo necessário para a aprovação. Está aberta a porta o aluno concluir o ensino fundamental sem saber ler, escrever ou somar.

O aluno que assistir passivamente 75% das aulas será considerado aprovado, ou seja, se conseguirmos matricular um chimpanzé ou um cachorro na escola ele receberá diploma.

É aquela velha história, sempre o caminho mais fácil. Aliás, nem o caminho fácil, mas é como aquela construção que vc fica tapando um buraquinho que aparece aqui, tapa outro que aparece acolá e fica surpreso quando a coisa toda desmorona.

Isso tudo porque eles dependem de números - lá para frente, o que conta não é se não damos formação adequada às pessoas, mas "o número enorme de aprovados", ou ainda "a média baixa de evasão escolar".

É um faz-de-conta bisonho.
 
É aquela velha história, sempre o caminho mais fácil. Aliás, nem o caminho fácil, mas é como aquela construção que vc fica tapando um buraquinho que aparece aqui, tapa outro que aparece acolá e fica surpreso quando a coisa toda desmorona.

Eu encaro como nem sendo um tapa buraco, mas um retrocesso. Eles querem que os alunos terminem o ensino fundamental de qualquer maneira. Ao meu ver, não há a mínima possibilidade de isso gerar bons frutos, já que só vai aumentar o número de alfabetos não-funcionais (ou funcionais... whatever. O povo que lê, mas não interpreta) no mínimo.
 
Não acredito. Sério mesmo. Eles devem estar de brincadeira.

Existem vários motivos pra um adecisão dessas. Uma delas é não demostrar a incompetência da máquina pública no que tange a educação. Simplesmente retira-se a repetência para encobrir possíveis futuros índices catastróficos sobre a educação não só carioca mas brasileira.

Vamos pensar bem. Quem entende melhor de educação do que os professores? Ninguém. Portanto, se o que a reportagem está informando é verdade, que os professores estão protestando contra essa decisão, é uma decisão extritamente alicersada em interesses políticos e não educacionais.

É... E o Brasil sempre continua na mesma. Priorizando interesses pessoais e políticos em detrimento de interesses coletivos e populares.

O salário deles aumentando e os nossos... :pray:
 
Acho que o papa deveria condenar isso.

Sinceramente, também acho. :yep:

Até nos EUA que tem uma das piores educações públicas na minha opinião os alunos precisam fazer prova de 2 em 2 anos para passar. Agora o ensino do Brasil fez o que muitos pensadores e filósofos brasileiros consideravam impossível: piorou.
 
E como ficaria o ensino médio?
Provavelmente completamente desfalcado pela falta de conhecimento dos alunos que foram pra lá.
E como fica a Universidade com as cotas? Vão ficar criando cursos nas faculdades para ensinar coisas que deveriam ser aprendidas no ensino médio?

Que porra é essa?
Como é que os caras conseguem fazer tanta besteira junta e da pior maneira possível?



além daquele de ver suas professoras peladas :hanhan:
Eu nunca tive uma professora sequer que me instigasse a imagina-la nua.
Na verdade, agora que vc me fez imaginar alguma. :puke:
 
Azar o seu... Nunca conheci ninguém que não tenha tido pelo menos uma professora gatinha.

Eu tive uma professora que "posou" numa revista masculina. Mostrava só os seios, mas teve uma repercussão enorme na escola por que ela tinha feito aquilo bem antes (e ela estava acabada). A página correu a escola inteira e a professora teve que se explicar na diretoria, que abafou o caso.
 
Realmente, lamentável isso. Eu que não queria ser professor, agora os alunos vão levar ainda menos a sério os estudos (claro que sem generalizar, existem exceções).
 
Vamos pensar em como nós podemos piorar algo que já é ruim...

*pensando*


Já sei, vamos eliminar a repetência!


Bingo, que brilhante idéia!!!







:puke:
 
E como ficaria o ensino médio?
Provavelmente completamente desfalcado pela falta de conhecimento dos alunos que foram pra lá.
E como fica a Universidade com as cotas? Vão ficar criando cursos nas faculdades para ensinar coisas que deveriam ser aprendidas no ensino médio?

Pois é, o tempo que seria gasto no aprofundamento de algo aparentemente conhecido terá de ser aplicado para mostrar do que se trata.
E com relação ao Ensino Superior bem, como o processo de aprendizagem é "contínuo", à medida que um dos caminhos sofre desfalque... já era!
 
Gente, leiam com calma... Não é a nível de Brasil... é apenas o município do Rio de Janeiro e somente no Ensino Fundamental.

Eu sou contra... isso é mais um artifício para continuarem a formar analfabetos funcionais!
Agora... aluno repetente = custo.
Pensando pelo lado administrativo eles tem seus motivos... mesmo que não sejam os mais corretos.
 
Gente, leiam com calma... Não é a nível de Brasil... é apenas o município do Rio de Janeiro e somente no Ensino Fundamental.
Ufa, estou bem mais aliviado. Rio de Janeiro pode se dar ao luxo de fazer isso, e o ensino fundamental nem é tão importante. [Sarcastic Mode OFF]
 
Ufa, estou bem mais aliviado. Rio de Janeiro pode se dar ao luxo de fazer isso, e o ensino fundamental nem é tão importante. [Sarcastic Mode OFF]

Eu falei isso pq já tinha gente tratando isso como se fosse em nivel nacional!:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo