• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Riff ou Solo???

Olha pelo pouco que eu sei de música, acho q riff é um conjunto de notas que acompanham uma música, seja durante o verso, o refrão ou a ponte. O solo é normalmente mais longo, e enquanto ele acontece toda a ateção é dada à ele, é muito raro ver o vocalista cantando no meio de um solo.
Alguns exemplos de riffs podem ser encontrados aqui no fórum tem um tópico só pra eles. Alguns solos que eu me lembro agora que pra mim são realmente marcantes são de Stariway to Heaven e One do Metallica.
 
No solo, normamente o guitarrista demonstra boa parte da sua técnica.

No riff, o vocal esta cantando junto... É mais de acompanhamento. Apesar disso, pode ser muito marcante! Tem músicas que alguns riffs são mais famosos que os solos! (todas as músicas do Black Sabbath)
 
O riff nada mais é do que um acompanhamento melódico da música, que acompanha o ritmo. Ele pode variar de notas tocadas individualmente para uma progressão de acordes, como por exemplo o riff principal de Smoke On The Water (mto bom por sinal). Riffs geralmente são utilizados como introduções ou pontes (para solo ou outra estrofe). Ou seja, o riff é na verdade um progressão de notas em determinado tom (isso é claro); a criação do riff implica na preferência de uma pequena melodia dentro da música, e muitos músicos trabalham nele pois o preferem ao invés de, por exemplo, simplesmente colocar acordes arranhados de acompanhamento.

No solo, como o próprio nome diz, toda a música converge para o solista. Entretanto, 'solo' NÃO é sinônimo de 'demostração de virtuosismo'. Ainda assim, o solo quase sempre envolve uma construção mais complexa e bem trabalhada em relação ao riff. Todavia, o solo não é, necessariamente, o principal componente da melodia. Muitos músicos consideram o riff muito mais importante, trabalhando mais nele e, nahora do solo, improvisando.
 
RIFF - MELODIA DA MUSICA
SOLO - ARRANJO DE UM DETERMINADO INSTRUMENTO, NO QUAL ESSE SE DESTACA DENTRO DA HARMONIA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo