• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Revista norte-americana cita capitais brasileiras em matéria sobre cidades vistas do espaço

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Belo Horizonte e Brasília, ambas planejadas, aparecem em imagens feitas por satélite da Nasa

Frederico Bottrel

Alexandre Carneiro

Publicação: 30/11/2012 12:27 Atualização: 30/11/2012 13:29



20121130132445985097a.jpg

Brasília: "parece um pássaro, um avião ou o Super-Homem", diz a revista

As cidades planejadas, quando vistas do espaço, são estranhas, belas e inesperadas. É o que diz a revista norte-americana Wired, em um artigo publicado online, onde são vistas imagens de 10 metrópoles planejadas ao redor do mundo, captadas por satélites da Nasa. Entre as zonas urmabas selecionadas pela publicação, há duas capitais brasileiras: Brasília e Belo Horizonte.

A cidade localizada no Planalto Central do país, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, foi escolhida para abrir o artigo. A imagem, que mostra o Lago Paranoá e as Asas Norte e Sul estimulou comentários inusitados no Facebook da revista. "Parece um colar", comenta um indiano. "Estranho, mas eu gosto", opina um britânico sobre a capital brasileira. Um italiano não se deixou encantar: "Conceito distorcido de beleza, certamente".

"A capital do Brasil é uma das mais conhecidas cidades planejadas do mundo. Do espaço, se parece um pássaro, um avião, ou o Super-homem", diz a revista.

Sobre Belo Horizonte, a Wired cita que a capital mineira foi construída na década de 1890, para substituir Ouro Preto como capital de Minas Gerais. A publicação também explica que a cidade é a terceira mais populosa do Brasil e tem traçado semelhante ao de outros centros urbanos planejados no século XIX, como Washington (EUA).

As demais localidades que mereceram atenção da Wired foram Canberra e Adelaide (Austrália), Palmanova (Itália), El Salvador (Chile), La Plata (Argentina), Washington D.C e New Haven (EUA) e Jaipur (Índia).

20121130132455854713o.jpg

Belo Horizonte exibe traçado geométrico, evidenciado pelas imagens da Nasa

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/na...-materia-sobre-cidades-vistas-do-espaco.shtml

_______________________________________________________________________________________________

Observação, BH não é a terceira cidade mais populosa do Brasil e sim a sexta. Entretanto, para os norte americanos a contagem total da população de cada metropole inclui a região metropolitana, em que muitos casos pode aglutinar mais de 1 condado no total final.

Quem aqui quiser ler toda a materia é só acessar o site da revista americana (http://www.wired.com/wiredscience/2012/11/planned-cities-from-space/?pid=5539&viewall=true). Está em ingles mas publicado de forma bem fácil de entender.

É realmente bacana demais ver como são os traçados das cidades planejadas pelo mundo afora.
 
Última edição:
Observação, BH não é a terceira cidade mais populosa do Brasil e sim a sexta. Entretanto, para os norte americanos a contagem total da população de cada metropole inclui a região metropolitana, em que muitos casos pode aglutinar mais de 1 condado no total final.
Mas mesmo com região metropolitana Salvador ainda ficaria a frente, não?
Enfim, adoro BH, minha namorada nasceu lá e sempre vamos para lá com a familia dela, lugar gostoso, bastante bar, só não moraria pq é muito longe da praia, e mesmo sendo paulistano eu adoro uma praia!

Brasília foi planejada apenas pelo Lucio Costa, não? Que eu saiba o Niemeyer só teve a responsabilidade dos monumentos.
 
Não caro Felagund, BH tem uma população em torno de 2,5 milhões de habitantes, e Salvador por volta de 2,9 milhões. A RMBH tem hoje em dia quase 6 milhões e Salvador por volta de 3,5 milhões.

Eita! Tudo isso? Que vergonha eu não saber de uma coisa dessa! É que eu sempre acho BH meio "pequena" pela proximidade das coisas lá! Achei Salvador mais "ampla", onde as coisas ficavam mais distantes.

E se a Grande BH tem 6 milhões ela ta quase empatada com a Grande Rio já né? Se não me engano o Rio tem por ai também...
 
A cidade do Rio (população urbana) tem em torno de 6 milhões, já a Grande Rio tem em torno de 10 milhões (um pouco mais ou pouco menos).

Se vc pegar o mapa e observar o contorno geografico, vai perceber que a cidade de Salvador e sua RM (fisicamente falando) no sentido da horizontalidade não há como crescer mais. Porque toda aquela região se encontra dentro de uma peninsula e cercada por aguas oceanicas. Veja abaixo no mapa que vc vai perceber.

foto-759377.JPG


Ao contrario da grande BH e de outras areas metropolitanas do Brasil como Curitiba, Brasilia, Goiania, São Paulo e etc porque não há um elemento geografico que impossibilita o crescimento, como no caso de Bh, veja:

mapa_cidade_bh.gif


Claro que (no meu ponto de vista) cidades e regiões metropolitanas com populações muito grandes não é status ou privilegio, mas sim problema principalmente para paises subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Pois isso vai gerar falta de infra-estrutura adequada, falta de saneamento básico e uma integração metropolitana deficiente. Ao contrario, por exemplo de uma grande Baltimore ou de uma grande Dallas ou Sidney.
 
Última edição:
Essa imagem de cima de Brasília é mais impressionante quando vista a noite de dentro de um avião. Fica tão bonita com as luzes.

Felagund disse:
É que eu sempre acho BH meio "pequena" pela proximidade das coisas lá!

Acho que você já deve então ter ouvido a seguinte expressão: BH é um ovo! :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo