• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federais

Voce e contra ou a favor da implantacao do REUNI

  • Sim

    Votos: 10 52,6%
  • Nao

    Votos: 4 21,1%
  • Sem opiniao

    Votos: 1 5,3%
  • Esse povo nem sabe do que tá reclamando

    Votos: 4 21,1%

  • Total de votantes
    19
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Não tem nada a ver o que você disse.

Estamos falando de gastos da universidade, que são regulados pelas próprias universidades, que gastam mal e esbanjam. Não adianta lei nenhuma se continuar o corporativismos e incompetência. Dinheiro há. Pode não haver um rio de dinheiro, mas dinheiro há.

Talvez o começo fosse trocar todos os reitores, sub-reitores, chefes de faculdade, de curso e todo mundo que tenha poder de decisão por executivos pagos por produtividade. Ah, mas se fizer isso aí sim ia ter gritedo.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Não tem nada a ver o que você disse.

Estamos falando de gastos da universidade, que são regulados pelas próprias universidades, que gastam mal e esbanjam. Não adianta lei nenhuma se continuar o corporativismos e incompetência. Dinheiro há. Pode não haver um rio de dinheiro, mas dinheiro há.

Talvez o começo fosse trocar todos os reitores, sub-reitores, chefes de faculdade, de curso e todo mundo que tenha poder de decisão por executivos pagos por produtividade. Ah, mas se fizer isso aí sim ia ter gritedo.
Nisso chegamos num consenso. Que tal uma "Comissão Avaliativa". Os que trabalham ficam. Os outros saem. E deixa que façam batucada!(sic!)
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

E nem é o governo. São as leis. Você acha que alunos e professores podem resolver alguma coisa? Enquanto a "patota" que controla as universidades estiverem lá a coisa vai continuar assim. Quem pode mudar? A comunidade. Quem quer mudar? Os "imbecis". Se mudasse a lei resolveria o problema. Agora falando particularmente, na UFU é um problema dos alunos das engenharias e arquitetura e seus professores também, pois eles é que mantém as instituições de poder ali cristalizadas. Não sei se isso ocorre em outras...

Mas a culpa é da lei "e ponto".

Desculpa, mas tu tá fazendo algumas misturas que eu achei que já tinham sido "superadas" como a velha rinha de exatas vs. humanas. Isso não existe. A não ser que o regimento da UFU seja arcaico ou imbecil mesmo.

Novamente a culpa não é do governo. E um grupo totalmente mal informado de estudantes continua direcionando seus corações raivosos a quem não tem culpa pelo que eles clamam.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ar-Rick disse:
Nisso chegamos num consenso. Que tal uma "Comissão Avaliativa". Os que trabalham ficam. Os outros saem. E deixa que façam batucada!(sic!)

Hehe, vamos fazer isso com o presidente também. Tipos "ó, nos arrependemos de quem elegemos, reinicia a bagaça aí e põe outro para trabalhar".

Ou na sua universidade estudante não participa das eleições para reitor, chefes de setor e afins? :eh:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Desculpa, mas tu tá fazendo algumas misturas que eu achei que já tinham sido "superadas" como a velha rinha de exatas vs. humanas. Isso não existe. A não ser que o regimento da UFU seja arcaico ou imbecil mesmo.

Novamente a culpa não é do governo. E um grupo totalmente mal informado de estudantes continua direcionando seus corações raivosos a quem não tem culpa pelo que eles clamam.
Ahh, na UFU tem disso sim... e como tem!
E já falei, a culpa não é do governo e sim das leis à qual inclusive o governo está submetido.
Hehe, vamos fazer isso com o presidente também. Tipos "ó, nos arrependemos de quem elegemos, reinicia a bagaça aí e põe outro para trabalhar".

Ou na sua universidade estudante não participa das eleições para reitor, chefes de setor e afins? :eh:
Tem, mas adivinha quem é a maioria? Mal da democracia.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Os alunos imbecis que não sabem votar e depois vão ocupar a reitoria? ahnn... certo.
Não, são os alunos perfeitinhos que vivem nos apartamentinhos acima do bem e do mal (SIC!)
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Seus argumentos são incoerentes. Se a universidade está a merda que você tem pintado nesses tópicos, todos (independente de terem grana ou não) se incomodariam. A falta de professores, materiais, salas de aula e afins é para todos (ou na sua universidade eles chamam os "alunos perfeitinhos que vivem nos apartamentinhos acima do bem e do mal" em um canto e dizem "Oi, para vocês têm tudo, vocês têm o ensino de qualidade que merecem!"

Não, é claro que não.

A culpa é da universidade como um todo. Dos que tiram proveito de certos cargos e não distribuem a verba arrecadada de forma a garantir a qualidade do ensino, dos alunos que em sua grande parte são uns alienados que acham que tinham como grande compromisso apenas passar no vestibular e por aí vai.

Mas querer dizer que o reuni será a causa do afundamento do barco, é se mostrar tão ou mais alienado do que aqueles que sequer participam de uma eleição para reitor. O reuni é um sintoma da má administração e de uma total alienação nas universidades.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Seus argumentos são incoerentes. Se a universidade está a merda que você tem pintado nesses tópicos, todos (independente de terem grana ou não) se incomodariam. A falta de professores, materiais, salas de aula e afins é para todos (ou na sua universidade eles chamam os "alunos perfeitinhos que vivem nos apartamentinhos acima do bem e do mal" em um canto e dizem "Oi, para vocês têm tudo, vocês têm o ensino de qualidade que merecem!"

Não, é claro que não.

A culpa é da universidade como um todo. Dos que tiram proveito de certos cargos e não distribuem a verba arrecadada de forma a garantir a qualidade do ensino, dos alunos que em sua grande parte são uns alienados que acham que tinham como grande compromisso apenas passar no vestibular e por aí vai.

Mas querer dizer que o reuni será a causa do afundamento do barco, é se mostrar tão ou mais alienado do que aqueles que sequer participam de uma eleição para reitor. O reuni é um sintoma da má administração e de uma total alienação nas universidades.
De acordo, e se não me engano, foi tudo o que eu disse. Mas se meu centro é pelego às exatas, eu não tenho culpa. Compara uma sala do meu bloco e uma do bloco da engenharia.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ahh, o REUNI não vai mandar o resto pro buraco, mas já é um dos primeiros passos. Não dá pra deixar.
Sou contra "e ponto".
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Nao e imposicao, leia o decreto por favor.

E se eu te dissesse que se a ditadura ainda fosse vigente, esse forum talvez nem existisse, e eu, voce, muitos outros ja estariam ou presos ou mortos? Foi por causa de gente da geracao de nossos pais, que nao aceitaram, que se levantaram e se IMPORTARAM que hoje somos livres para dizer o que pensamos. Nao vou tentar de dissuadir, longe de querer fazer algo desse tipo, apesar que eu tentei te levar a pensar. So te peco uma coisa, olha a sua volta. Leia jornais. Veja a situacao da Africa. Nao e problema nosso, so porque nao nos atinge, porque temos nossos "money-toys", porque nao passamos fome? E problema nosso sim "e ponto".

Errado! É por um desses motivos que eu gosto de estudar história. Todo o processo de redemocratização foi manipulação política por setores do governo que viam que não mais adiantava uma ditadura, muitos militares até aceitaram. Manifestações de estudantes e jovens só fizeram propaganda mesmo, só depois com o movimento das diretas é que o povo começou a ser levado em conta. Então nenhuma manifestação antes da diretas teve importância.

E sobre meu individualismo eu gosto sim, tenho dinheiro, tenho vida boa e estou seguindo um bom rumo na minha vida, eu acredito que cada um tem que se esforçar para conseguir o que quer, sou um pouco adepto da lei da natureza. Se a cada dia centenas de crianças morrem de fome na África foi o meio que vivem que fez isso (claro que a culpa cai bastante no imperialismo dos europeus no século XIV). Mas não estou dizendo por arrogância, estou alertando para a realidade.
 
Última edição:
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Elminster disse:
Manifestações de estudantes e jovens só fizeram propaganda mesmo, só depois com o movimento das diretas é que o povo começou a ser levado em conta. Então nenhuma manifestação antes da diretas teve importância.

Antes e depois, né? Vide Color, um monte de gente desatando a gritar sem saber o porquê direito (vê se alguém sabe da Elba?). É cíclica a bagaça, a histeria da "esquerda" (ou daqueles que inapropriadamente se apropriam do "adjetivo" como um símbolo de superioridade) faz mal a própria esquerda.

As vezes o medo da "censura" é pior que qualquer censura de fato, basta olhar pra palhaçada que alguns do meio artístico armaram a pouco tempo com a história de classificação etária para programas da TV aberta ou mesmo com o tal do Conselho Nacional de Imprensa. Ou seja, a nóia dos que viveram de fato um regime ditatorial é tão, mas tão grande que o desapego ainda não aconteceu e a bagunça e a incoerência viram sinônimos de liberdade.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Blah, o tópico virou uma discussão político-filosófica, e nisso nunca se chega num consenso. Meu discurso será sempre diferente do de vocês, e o de vocês diferentes entre si, mesmo com pontos de concordância.

Resumindo os últimos posts: "We somos stúpidos".

Ahh, e se você pensa que os protestos na época da ditadura não surtiam efeito, você se engana muito. Elas tinham efeito, senão não existiria o DIP.

Manifestar descontentamento é melhor que aceitar a posição destoante de seus princípios, mesmo que não signifique nada. Bom, isso eu penso.

Mas quem disse que eu sou a favor de bagunça. Quando dá pra resolver por um meio inteligente, pra que caçar encrenca? Mesmo que os estudantes insurgentes se achem o Gandhi, penso que existem meios legais para resolver as situações. E se isso não resolver, daí prefiro ser um Bob Marley, usar minha guitarra como arma.

Gritaria é coisa do Greenpeace, e eu não sou a favor. Sou apenas contra o REUNI - que aliás é o assunto do tópico (sic!). E se ele for aprovado na UFU eu não estarei na Reitoria não, eu prefiro descobrir meios legais para barrá-lo. Mas eu me preocupo. E não só com o REUNI. Como disse a Ana, não é a razão do barco afundando. E como o Deriel diz, a culpa é [também] da administração do dinheiro. Mas o REUNI não vem pra resolver e sim atrapalhar. Deu certo nos EUA, mas aqui dará? Na Holanda as drogas são legais; e se aqui legalizar, resolve? Somos diferentes.
Em suma, sou contra o REUNI, e sou contra gritaria. "As espadas mais assassinas matam no escuro."
Espero que tenha sido claro. Se não, por favor, me questionem.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Legal, tu tem um senso crítico muito bom, seria bom se as coisas fossem diferentes mesmo, vivemos sonhando e sonhar não é idiota ou para gente sem ocupação. Imaginar e pensar em boas maneiras sempre é muito bom, seria bom se as pessoas pensassem melhor antes de agirem, mas a sociedade impõe condicionamentos por mais que estejam errados. Por sorte as pessoas são muito diferentes umas das outras. :think:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ar-Rick disse:
Manifestar descontentamento é melhor que aceitar a posição destoante de seus princípios, mesmo que não signifique nada. Bom, isso eu penso.

Na verdade não adianta muito o "manifestar descontentamento", eu entendo o "manifestar descontentamento" como conversa de buteco onde o amigo fala pro outro que a coisa tá uma merda e ficam por isso mesmo. Tem algo de cívico nisso? Tanto quanto o a "não-manifestação" do alienado que nem sabe de que merda eles estão falando.

A transformação efetiva e o uso pleno da democracia passa pela informação, por noções de cidadania que em algum lugar deviam ser aprendidas, mas novamente sobre o pretexto da ditadura militar e blá blá blá é um assunto não conveniente para se colocar na "escola", por exemplo. Então ficamos com um país com milhões de zé ruelas que não sabem porque diabos eles tem deveres, a parte dos direitos é praticamente senso comum, mas os deveres...

E é essa a principal crítica que cai sobre nós, estudantes universitários. Quando o Deriel falou em algum lugar "elite" e tu respondeu que a "elite" era na verdade outros setores, tu não compreendeu o que ele quiz dizer (acho). Quando fala-se em elite universitária, teoricamente refere-se a elite com educação desse país, aqueles que teriam o conhecimento apropriado pra fazer as transformações necessárias. Era pra ser nós :think:.

E aí voltamos ao REUNI e não, não fugimos do tópico, porque as manifestações que eu vejo todo dia contra o Reuni são imbecis e não fogem a regra dos caras-pintadas-querendo-gritar-por-qualquer-coisa. Sob a alegação esquerdista e ainda sob frases feitas de Bobbio e sob o completo desconhecimento mínimo sobre "jurisdições" e deveres de determinadas instituições.

Então não tome para sí o que alguns falaram no tópico, quem sou eu pra te chamar de gritão, não te conheço mesmo. Saca?

O que eu falo em específico para a sua opinião a respeito do Reuni é justamente o que já ficou repetitivo: Tu diz que não tem dinheiro suficiente e eu digo que tem sim, como já postei os links e alguém mais também postou de planos orçamentários das universidades. Aliado a esse argumento, o argumento do Deriel quanto ao excessivo custo de um estudante para o Estado e etc. Ou seja, não é problema de dinheiro, não é problema de sala super-lotada, etc.

O único problema que eu enxergo até agora é uma completa incompetência de gestão e um estatuto arcaico da sua própria universidade, claro, baseado no que tu postou até agora no tópico.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Legal, tu tem um senso crítico muito bom, seria bom se as coisas fossem diferentes mesmo, vivemos sonhando e sonhar não é idiota ou para gente sem ocupação. Imaginar e pensar em boas maneiras sempre é muito bom, seria bom se as pessoas pensassem melhor antes de agirem, mas a sociedade impõe condicionamentos por mais que estejam errados. Por sorte as pessoas são muito diferentes umas das outras. :think:

Na verdade não adianta muito o "manifestar descontentamento", eu entendo o "manifestar descontentamento" como conversa de buteco onde o amigo fala pro outro que a coisa tá uma merda e ficam por isso mesmo. Tem algo de cívico nisso? Tanto quanto o a "não-manifestação" do alienado que nem sabe de que merda eles estão falando.

A transformação efetiva e o uso pleno da democracia passa pela informação, por noções de cidadania que em algum lugar deviam ser aprendidas, mas novamente sobre o pretexto da ditadura militar e blá blá blá é um assunto não conveniente para se colocar na "escola", por exemplo. Então ficamos com um país com milhões de zé ruelas que não sabem porque diabos eles tem deveres, a parte dos direitos é praticamente senso comum, mas os deveres...

E é essa a principal crítica que cai sobre nós, estudantes universitários. Quando o Deriel falou em algum lugar "elite" e tu respondeu que a "elite" era na verdade outros setores, tu não compreendeu o que ele quiz dizer (acho). Quando fala-se em elite universitária, teoricamente refere-se a elite com educação desse país, aqueles que teriam o conhecimento apropriado pra fazer as transformações necessárias. Era pra ser nós :think:.

E aí voltamos ao REUNI e não, não fugimos do tópico, porque as manifestações que eu vejo todo dia contra o Reuni são imbecis e não fogem a regra dos caras-pintadas-querendo-gritar-por-qualquer-coisa. Sob a alegação esquerdista e ainda sob frases feitas de Bobbio e sob o completo desconhecimento mínimo sobre "jurisdições" e deveres de determinadas instituições.

Então não tome para sí o que alguns falaram no tópico, quem sou eu pra te chamar de gritão, não te conheço mesmo. Saca?

O que eu falo em específico para a sua opinião a respeito do Reuni é justamente o que já ficou repetitivo: Tu diz que não tem dinheiro suficiente e eu digo que tem sim, como já postei os links e alguém mais também postou de planos orçamentários das universidades. Aliado a esse argumento, o argumento do Deriel quanto ao excessivo custo de um estudante para o Estado e etc. Ou seja, não é problema de dinheiro, não é problema de sala super-lotada, etc.

O único problema que eu enxergo até agora é uma completa incompetência de gestão e um estatuto arcaico da sua própria universidade, claro, baseado no que tu postou até agora no tópico.
Estamos melhorando a comunicação.

Quanto ao que você disse da elite, peço desculpas, não havia compreendido mesmo.

Pois é, penso o seguinte: quer reformar, reforme!, mas faça algo coerente. Tem que mudar a mentalidade de quem comanda, e esses sim são os arcaicos; ou pôr outros no lugar, o mais fácil. Mas isso não é interessante pra situação. As relações excusas entre as autoridades e os governantes já estão cristalizadas. Daí eu digo que o REUNI vem tapar o sol com a peneira.

E no mais, penso que o Brasil não precisa só de Reforma Universitária não. Aqui há um consenso de que é dando porrada que se constrói. Ao invés de investir na educação, é melhor investir em polícias e outros aparelhos repressores - para quem governa. Mesmo a suposta esquerda do poder, quer manter o pobre na favela e o rico na universidade. E isso é inegável. Não vê esses programas assistenciais? Balela de consciência social. Falo de Minas por exemplo. Um policial ganha 2 ou até 3 vezes mais que um professor. E isso, na minha opinião é injusto. O professor evita que a criança se marginalize (teóricamente), e inibe a necessidade de uma polícia.
[Isso dava um bom tópico].

Bem, saí fora do assunto, mesmo porque já deu muito pano-prá-manga.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Os alunos imbecis que não sabem votar e depois vão ocupar a reitoria? ahnn... certo.

Ana, pelo menos aqui na UFRGS, o voto dos alunos representa só 15% do total. O voto dos servidores representa outros 15% e o voto dos professores representa 70%. Eu não vejo como seria possível mobilizar tantos estudantes para votar em uma eleição para reitor.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ana, pelo menos aqui na UFRGS, o voto dos alunos representa só 15% do total. O voto dos servidores representa outros 15% e o voto dos professores representa 70%. Eu não vejo como seria possível mobilizar tantos estudantes para votar em uma eleição para reitor.

Então talvez o primeiro passo seja começar a mudar essa porcentagem por aí. Quanto a "ser possível mobilizar tantos estudantes", só prova meu ponto de vista de que a maioria dos estudantes é tão imbecil ao ponto de não perceber que a escolha do reitor influencia diretamente na vida acadêmica deles, sorry.

É no mínimo estranho reclamar que a qualidade de ensino oferecida pela universidade é um lixo se o estudante não faz o mínimo como membro da comunidade acadêmica (no caso, votar).
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Então talvez o primeiro passo seja começar a mudar essa porcentagem por aí. Quanto a "ser possível mobilizar tantos estudantes", só prova meu ponto de vista de que a maioria dos estudantes é tão imbecil ao ponto de não perceber que a escolha do reitor influencia diretamente na vida acadêmica deles, sorry.

É no mínimo estranho reclamar que a qualidade de ensino oferecida pela universidade é um lixo se o estudante não faz o mínimo como membro da comunidade acadêmica (no caso, votar).
De acordo. Mas aí sua teoria cai na contradição. Os alunos que invadem a reitoria, são os mesmos que votam no reitor. Falo pela UFU. Os que não votam, não estão nem aí. Querem apenas o diploma e a Universidade que se vire e propicie isso. Não vão às assembléias estudantis, não procuram saber o que está acontecendo.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Só uma questão nesta lei ainda não está bem explícita, como será feita a entrada de mais alunos no Ensino Superior. Irão abolir os vestibulares e passarão a utilizar como parâmetros os resultados do ENEM? Se a resposta for sim, como ficarão as escolas públicas? Terão algum aporte financeiro para melhorarem a qualidade do Ensino Médio?

Não adianta melhorar as Universidades para comportar mais alunos se os mesmos ingressarão em desvantagem e com conhecimento defazado em relação àqueles que estudaram em escolas particulares. Nada contra quem estuda nelas, mas na comparação, as matérias extra-curriculares e complementares inexistem nas escolas públicas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo