• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federais

Voce e contra ou a favor da implantacao do REUNI

  • Sim

    Votos: 10 52,6%
  • Nao

    Votos: 4 21,1%
  • Sem opiniao

    Votos: 1 5,3%
  • Esse povo nem sabe do que tá reclamando

    Votos: 4 21,1%

  • Total de votantes
    19
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

É essa a revolta? Sério? Tão invaidando reitoria por isso? Por favor, voltem a falsificar carteinha estudantis que é melhor.

Eu li a Lei. Não diz nem desdiz nada. Por favor, mais informações além do "aumentar fila de bandejão". Por favor, tentem desfazer a imagem de universitário retardado, que tá dando a parecer.

Alguém, por favor, tem alguma base pra tal revolta contra o REUNI, cuja lei nem diz a que veio?

Deriel, parece um detalhe, mas é importante: não é uma lei, é um decreto. Decreto é um ato do presidente, administrativo; lei passa pelo Congresso. Um decreto até pode ser democrático, se ele for debatido amplamente antes de ser assinado, mas não foi o caso. Veio de cima para baixo, o Ministério oferecendo uma grana pra quem concordar com o projeto e se comprometer a cumprí-lo.

Eu tenho a impressão de que só não foi implementado de uma vez porque as universidades têm autonomia administrativa (e nem o presidente pode passar por cima). Parece que a idéia era de aumentar bastante o acesso ao ensino superior público (o que é excelente), mas não está sendo feito do jeito correto, que é de fato destinando verbas, com discussão do projeto, debate amplo de como pretendem aumentar tanto as vagas em cinco anos, de como funcionariam os "bacharelados por área", de como na prática a evasão diminuiria tanto etc.

O que você disse é exatamente uma grande parte do problema: o decreto é vago, não diz a que veio. Não estabelece nada concreto, só metas, normas programáticas. O que ele diz é o óbvio, o tipo de coisa que qualquer pessoa deseja, não precisa o Ministério da Educação dizer que a evasão tem que diminuir, que o ensino superior tem que ser incrementado, democratizado, que precisamos de assistência estudantil. Isso todos nós sabemos, falta o "como". O decreto coloca metas boas demais para, assim quase do nada, em cinco anos, tudo ficar bom.


ah, mas a USP já é meio assim....
O aluno que quer fazer engenharia em São Paulo presta pra POLI, faz dois anos de matérias gerais para engenheiros e depois, baseando no rendimento, pode escolher que área que quer ^^'

Talvez engenharia não seja o melhor exemplo, Feanari, porque os cursos de engenharia já costumam ter um "ciclo básico" que todos fazem, e depois optam por engenharia química, mecânica, elétrica etc. Mas pelo que eu entendi, a idéia seria de transformar todos os cursos em algo assim. Eu até acho que seria legal, desde que respeite as especificidades de cada curso. Em humanas, quase todos estudam filosofia e sociologia nos primeiros períodos, mas a abordagem de quem estuda Direito não é a mesma de quem estuda Geografia, por exemplo. Três anos de um curso de "humanidades" deve ser demais, mas um ou dois semestres eu acho que pode ser bom.


Mas não adianta muito fazer todo um auê apenas na facul de vocês. O decreto, tosco e nada elucidativo, está assinado. A não ser que algum deputado leve a questão para o plenário e altere o decreto por força da Câmara, não vai adiantar gritar com o reitor. A cajadada tá vindo de cima.

O problema de vir de cima é que a discussão não pôde ser feita antes. Mas ele é submetido a cada instituição de ensino superior, que pode ou não adotar o Reuni.

:jornal:

Agora só falta tu postar por aqui que o REUNI é um projeto que estabelece o "passe todos, passe qualquer um" na Universidade para chegar a um nível elevado de conclusão média. Eu pergunto onde está a base para isso? Tcharam! Não tem nenhuma!


Sem sarcasmo
, vamos lá. Diz no §1º do art. 1º: "O Programa tem como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento".

O objetivo de diminuir a evasão é nobre, e aumentar as vagas também, mas a previsão de orçamento não só é obscura, ela quase certamente é insuficiente. O art. 3º, §1º diz que o aumento de verbas é de até 20%, contingenciado à capacidade do ministério (§3º).

Ou seja, não há nenhuma garantia de que as verbas serão suficientes para a expansão prevista. Hoje em dia a maioria das federais tem uma assistência estudantil insuficiente. A evasão que queremos combater tem como motivo justamente isso: falta de assistência. Não adianta colocar o estudante na universidade se ele não tem como permanecer. Esse limite de vinte por cento seria insuficiente para hoje em dia, sem o Reuni; imagina as universidades de hoje em dia, já precárias, com ainda mais estudantes, e sem a verba necessária.

Além disso, a proporção de até um professor para 18 alunos que o decreto prevê parece boa, mas é ruim também. Posso falar da UFF, que é onde eu conheço os dados: a falta de professores estimada é bem grande, e temos uma proporção de 1/14; se a proporção diminuir ainda mais, com mais estudantes em sala de aula, sem o aumento necessário de docentes, a qualidade do ensino vai ser comprometida sim.

E mais: como as universidades terão que cumprir as metas de expansão a que se comprometerem nos seus projetos, com verbas contingenciadas, fica o questionamento sobre como se pode garantir que os estudantes vão permanecer e serem aprovados nos cursos. Daí que nasce a idéia do "passe qualquer um", como você disse (essa idéia eu acho exagerada, porque os professores não vão aprovar estudantes por decreto, mas não elimina a falha do projeto).




Lordpas disse:
Sinceramente, eu não entendo como algo que não muda nada no orçamento de nenhuma universidade, não é OBRIGATÓRIO, não altera a autonomia de nenhum ente público, é um "plus" orçamentário e tudo o mais pode representar tanto fuzuê.

É um aumento orçamentário absoluto, mas não proporcional. Eu até quero acreditar que o governo tenha boas intenções, mas simplesmente não dá pra crer que em cinco anos, com um aumento incerto e insuficiente de verbas, o ensino superior vai se transformar qualitativamente. Ensino superior de qualidade não se constrói assim.

Fica até estranho, porque a gente vê o seguinte: o governo sabe que as verbas de hoje em dia são poucas, que as universidades estão sucateadas; e ele demonstra que tem grana, tanto que oferece por meio desse decreto. Algum dinheiro pra melhorar a estrutura das federais o governo tem (claro que tem), mas só ganha o dinheiro quem aderir ao decreto.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

É essa a revolta? Sério? Tão invaidando reitoria por isso? Por favor, voltem a falsificar carteinha estudantis que é melhor.

Eu li a Lei. Não diz nem desdiz nada. Por favor, mais informações além do "aumentar fila de bandejão". Por favor, tentem desfazer a imagem de universitário retardado, que tá dando a parecer.

Alguém, por favor, tem alguma base pra tal revolta contra o REUNI, cuja lei nem diz a que veio?

Simples e fácil caro administrador. O REUNI é uma tentativa neoliberal de transformar as Universidades Federais em escolões, nas quais o aluno faz um curso mais fraco que já é, para produzir conhecimento apenas depois de mestrado e graduado. Daí, é entregar a cultura brasileira nas mãos da globalização, já que o conhecimento se não se produz se importa. Outro detalhe, essa elevação do número de estudantes (o dobro) não implica no aumento de professores. Ao contrário, significa um professor para dezoito alunos. Significa sala de aula lotada, e no meu caso, estudante de História na Federal de Uberlândia, seria meio que entregar meu curso ao caos. Bem, quanto à mobilidade que nos foi permitida, não tenho o que reclamar, muito bom. Mas esse projeto quer transformar as universidades em instituições de reprodução e não criação. Pelo menos essa é a discussão que está em pauta, não só pelos alunos, como pelos professores da UFU. E não, não somos universitários retardados, lemos e compreendemos a situação.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Ou seja, não há nenhuma garantia de que as verbas serão suficientes para a expansão prevista. Hoje em dia a maioria das federais tem uma assistência estudantil insuficiente. A evasão que queremos combater tem como motivo justamente isso: falta de assistência. Não adianta colocar o estudante na universidade se ele não tem como permanecer. Esse limite de vinte por cento seria insuficiente para hoje em dia, sem o Reuni; imagina as universidades de hoje em dia, já precárias, com ainda mais estudantes, e sem a verba necessária.

Por isso que eu disse Bernardo, as universidades tem que ter uma contraproposta, se tu entrares no site que eu postei na página anterior, verá a contraposta da UFMG com sua previsão orçamentária e tudo o mais. Além disso ela prevê sim como manter os estudantes na Universidade como eu coloquei também no meu post anterior. Além do fato de dar preferencia a abertura de vagas em período noturno, o que já um grande passo para quem trabalha.

Por isso eu acho *muito* vago falar "20% não é o suficiente" sem antes olhar a previsão orçamentária e de gastos que a contraproposta da Universidade faz.

Quanto ao fato "decreto, não decreto", ora, não é obrigatório e ponto final. Se o governo tinha ou não a intensão de passar por cima de qualquer autoridade que seja vai ficar no campo especulativo, em demasia até.

Além disso, a proporção de até um professor para 18 alunos que o decreto prevê parece boa, mas é ruim também. Posso falar da UFF, que é onde eu conheço os dados: a falta de professores estimada é bem grande, e temos uma proporção de 1/14; se a proporção diminuir ainda mais, com mais estudantes em sala de aula, sem o aumento necessário de docentes, a qualidade do ensino vai ser comprometida sim.

A Federal do Paraná, se eu não me engano tem 1 para 17,5 assim como outras como a própria UFRGS que tem excelência em alguns de seus cursos. O gerenciamento destes professores faz toda a diferença, não acho que este seja um fator tão preponderante assim. Até porque o programa tem como objetivo, também, aumentar o número de pesquisadores, de pós-graduandos, etc... Tem umas equações em relação a isso, fala sobre IFES e etc que eu li por cima só há um tempo. A questão é que com esse aumento, aumentariam também a quantidade de pessoas com mestrado, doutorado, etc com a capacidade (ou melhor, possibilidade) de atuar em uma Universidade Pública além de todas consequências positivas que isso implica.

É um aumento orçamentário absoluto, mas não proporcional. Eu até quero acreditar que o governo tenha boas intenções, mas simplesmente não dá pra crer que em cinco anos, com um aumento incerto e insuficiente de verbas, o ensino superior vai se transformar qualitativamente. Ensino superior de qualidade não se constrói assim.

Fica até estranho, porque a gente vê o seguinte: o governo sabe que as verbas de hoje em dia são poucas, que as universidades estão sucateadas; e ele demonstra que tem grana, tanto que oferece por meio desse decreto. Algum dinheiro pra melhorar a estrutura das federais o governo tem (claro que tem), mas só ganha o dinheiro quem aderir ao decreto.

Não se trata de adere ao decreto ganha, não adere não ganha nada. Não é bem assim, o orçamento continua o mesmo e ainda assim sujeito a aumentos absolutos ou não conforme a relação da Universidade com o MEC. O método da incrição e da contraproposta só ressalta a autonomia na Universidade, além de fazer ela ver sua realidade orçamentária que não é a ideal, o que todo mundo concorda aqui, com ou sem os 20%.

Todas as leis desse tipo apresentam a ressalva "contingenciamento", isso é mais um caso de controle das contas públicas, o orçamento já é elaborado com determinadas "folgas" e o planejamento todo de investimento já é feito com base, ou melhor, com a idéia de que por algum motivo um pouco de cada lugar vai ser contingenciado devido a variações da economia, coisas do tipo. Isso é mais uma formalidade, não acredito que alguma Universidade que preveja construções, como é o caso da UFRGS de mais um RU e outras coisas seja desonrada em seu "contrato" por causa de "contingenciamento" que já estava previsto.

Ar-Rick disse:
Simples e fácil caro administrador. O REUNI é uma tentativa neoliberal de transformar as Universidades Federais em escolões, nas quais o aluno faz um curso mais fraco que já é, para produzir conhecimento apenas depois de mestrado e graduado. Daí, é entregar a cultura brasileira nas mãos da globalização, já que o conhecimento se não se produz se importa. Outro detalhe, essa elevação do número de estudantes (o dobro) não implica no aumento de professores. Ao contrário, significa um professor para dezoito alunos. Significa sala de aula lotada, e no meu caso, estudante de História na Federal de Uberlândia, seria meio que entregar meu curso ao caos. Bem, quanto à mobilidade que nos foi permitida, não tenho o que reclamar, muito bom. Mas esse projeto quer transformar as universidades em instituições de reprodução e não criação. Pelo menos essa é a discussão que está em pauta, não só pelos alunos, como pelos professores da UFU. E não, não somos universitários retardados, lemos e compreendemos a situação

WTF?

Tentativa Neoliberal? De onde isso? Importar conhecimento?

E de novo, grande parte das Universidades já tem número muito próximos de 18 para 1, o que acontece é que a maioria nem sabe disso. Essa ressalva, justamente impede as Universidades de colocar para dentro milhares de alunos e usar o $$ do Reuni em outras coisas (que não também em professores), como foi feito há tempos (não muito) por Paulo Renato e cia. Ou seja, é uma tentativa de manter o que está aí hoje até que mais pessoas estejam aptas a ocupar lugares na sala de aula como professores.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Por isso que eu disse Bernardo, as universidades tem que ter uma contraproposta, se tu entrares no site que eu postei na página anterior, verá a contraposta da UFMG com sua previsão orçamentária e tudo o mais. Além disso ela prevê sim como manter os estudantes na Universidade como eu coloquei também no meu post anterior. Além do fato de dar preferencia a abertura de vagas em período noturno, o que já um grande passo para quem trabalha.

Cada universidade tem que apresentar um plano de reestruturação, que será submetido à aprovação do Ministério. O da UFF eu tenho aqui comigo, e se você quiser eu demonstro como é falho, mas temos estados demais pra trabalhar um por um. As federais como um todo estão péssimas estruturalmente; elas muito mal se sustentam com o que têm hoje. Qualquer tipo de expansão, se quiser ser de fato, e não apenas retoricamente, qualitativa, tem que ser proporcional: o reuni não prevê um aumento proporcional.

O decreto prevê apenas programaticamente como as universidades aplicarão o programa. O que você colocou no seu post foi:

" 1) Assistência Estudantil (Bolsas)
2) Programas de Monitoria
3) Maior aproximação da Universidade com a rede básica de ensino"

Isso todos nós sabemos, isso é o óbvio. Não tem necessidade de um decreto dizendo isso. Qualquer pessoa quer isso para as IFES, o que falta é mandar grana pros reitores aplicarem. Todos nós queremos mais vagas, mais professores com doutorado, mais pesquisa. Tem é que fazer direito.

Saiu no Globo de hoje uma matéria sobre o Reuni, que tem dados bem legais, que eu não tinha:

- o número de estudantes nas federais, hoje, é de aprox. 579 mil; o Reuni quer colocar mais 430 mil estudantes, ou seja, um aumento de cerca de 70% em cinco anos;
- a média nacional da proporção professor por estudantes está em um para dez; o Reni quer colocar em 1/18.

Hoje em dia já faltam professores nas federais. Não precisa de muito pra se observar como existe falta de professores nas IFES, basta estar em uma. Aumentar ainda mais essa defasagem não é razoável, não é aceitável.

É bem clara a desproporção, ainda, nas verbas. Um aumento de 70% de alunos, e 20%, no máximo, nas verbas. Hoje em dia, a assistência estudantil já é ínfima; levar os números a essa proporção vai ser extremamente prejudicial.

Lordpas disse:
Não se trata de adere ao decreto ganha, não adere não ganha nada. Não é bem assim, o orçamento continua o mesmo e ainda assim sujeito a aumentos absolutos ou não conforme a relação da Universidade com o MEC.

Olha... é assim, sim. Os até 20% de aumento nas verbas são pra quem adere ao programa. Se uma federal não adere ao Reuni, não recebe a verba do Reuni. Não tem mistério.

Não tem como universidades serem sucateadas por décadas e, de repente, aparecer um programa mágico querendo melhorar tudo em cinco anos. Por mais que aparentemente haja boas intenções (e eu tenho minhas dúvidas quanto a isso), não dá para se levar a sério a expressão "aumento qualitativo" ao lado da desproporção "70% a mais de alunos com 20% a mais de verba".
 
Última edição:
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Essa média de aluno/professor é um tanto vaga, aqui no polo de Volta Redonda por exemplo há vários alunos excedentes em algumas matérias como cálculo, física, geometria analítica e já outras que há turmas de 9 alunos, como a minha turma de química experimental.

Por isso eu acho que fazer uma média desse jeito generaliza tudo e complica mais as matérias que reprovam mais.

Email da UFF disse:
alcançar, em 2012, o total de 40.576 matrículas e de 2.858 professores do quadro permanente, os quais, em um regime de 8 horas de aulas por semana, serão em média responsáveis cada um por 2 turmas de 42 alunos, considerando as peculiaridades mencionadas no item (9o) acima.


Esse número me assusta, se aqui na EEIMVR não há professores suficientes para as matérias mais "pauleiras" imagina se aumentar a carga desses professores?

Sobre como implantar o REUNI a UFF tem sido bem esclarecedora:

Íntegra do projeto
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Maglor disse:
Olha... é assim, sim. Os até 20% de aumento nas verbas são pra quem adere ao programa. Se uma federal não adere ao Reuni, não recebe a verba do Reuni. Não tem mistério.

Mas o Reuni não é a única fonte de verbas para uma Federal, é isso que vocês parecem estar colocando aqui. Não aderir ao Reuni não impede a Universidade de continuar o diálogo com o MEC sobre "n" outros programas e verbas para eles.


Cada universidade tem que apresentar um plano de reestruturação, que será submetido à aprovação do Ministério. O da UFF eu tenho aqui comigo, e se você quiser eu demonstro como é falho, mas temos estados demais pra trabalhar um por um. As federais como um todo estão péssimas estruturalmente; elas muito mal se sustentam com o que têm hoje. Qualquer tipo de expansão, se quiser ser de fato, e não apenas retoricamente, qualitativa, tem que ser proporcional: o reuni não prevê um aumento proporcional.

Ok, mas aí que está um ponto importante. O Reuni é um programa, a Universidade é responsável por aceitar ou não e elaborar uma contraproposta decente. A culpa é do programa que funciona como uma mera possibilidade caso a contraproposta seja temerária? Não! Algumas Universidades conseguiram encaixar excelentes planos com a verba do Reuni. Nesse caso se a UFF é falho, a função dops estudantes, docentes, etc é mesmo indicar as falhas e se opor a ele. Mas continuo a dizer: não é impossível elaborar um bom plano e aproveitar o Reuni tal qual ele está aí.

Isso todos nós sabemos, isso é o óbvio. Não tem necessidade de um decreto dizendo isso. Qualquer pessoa quer isso para as IFES, o que falta é mandar grana pros reitores aplicarem. Todos nós queremos mais vagas, mais professores com doutorado, mais pesquisa. Tem é que fazer direito.

Pois então, duas Universidades que eu citei aqui tem previsão orçamentária para tanto com a verba do Reuni, não a ideal, lógico, mas de certa forma melhor do que o que se tem hoje.

- a média nacional da proporção professor por estudantes está em um para dez; o Reni quer colocar em 1/18.

Eu já li dados diferentes desse, mas ok, não tenho fonte para citar agora. Entretanto, como eu já disse antes, grandes cursos de excelência tem média de 1 para 17,5.
Não tem como universidades serem sucateadas por décadas e, de repente, aparecer um programa mágico querendo melhorar tudo em cinco anos. Por mais que aparentemente haja boas intenções (e eu tenho minhas dúvidas quanto a isso), não dá para se levar a sério a expressão "aumento qualitativo" ao lado da desproporção "70% a mais de alunos com 20% a mais de verba".

Tratam-se de metas Maglor, não significa que vai ocorrer, todo mundo sabe que isso é muito díficil de se concretizar, até porque significaria, presumo, que 100% das Universidades vão aderir, o que não acontece.

Outra coisa: 590.000 alunos - 59.000 professores - 1 para 10.
1.000.000 alunos - 55.550 professores - 1 para 18.

Ou seja, teria que se demitir professores? Percebe que esses dados não batem quando olhamos as contrapopostas de meia dúzia de Universidades e em todas estão previstas as contratações de 300, 400 professores? (Se eu não me engano, por exemplo a UFMG vai contratar 360, acho)
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Alguém, por favor, tem alguma base pra tal revolta contra o REUNI, cuja lei nem diz a que veio?

Então. O que ocorre é que querem colocar mais gente nas Federais, não contratar professores e deixar uma verba meio incerta pra vir. Só que é um Decreto. Pode ser revogado facilmente(se não me engano) e essa verba deixaria de vir. Mas o regulamento das universidades impede que o número de vagas de um curso diminua.

E aqui na UFSCar, temos alguns agravantes. Criação de alguns cursos sem consulta a departamentos envolvidos, e que não teriam muita base. Fora que, por exemplo, seria criado um curso de Gestão Ambiental(ou algo assim). Trabalhar nessa área é função de biólogos. Um cara que se forma nisso, e vai trabalhar nessa área acaba tirando a vaga do biólogo, e trabalhando por menos dinheiro, uma vez que não tem uma "classe" formada.

Essas foram as recamações que eu ouvi, quando fui na assembléia...


Então, o problema mór do REUNI é que ele prevê o aumento do número de vagas para os cursos sem que haja estrutura pra isso (eu não sei como pretendem colocar mais gente nas salas de aula pequenas do AT3 da UFSCar u.u). E também, haveria a criação de cursos novos que a faculdade nem tem infra-estrutura pra oferecer...

Imagina 60 alunos, numa sala do AT-3 às 14:00 de um dia que nem esses últimos...
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bah, vocês nem sabem do que tão reclamando. :roll:

Esse assunto vai pra "ignore list" como "bobageiras estudantis"
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Bah, vocês nem sabem do que tão reclamando. :roll:

Esse assunto vai pra "ignore list" como "bobageiras estudantis"

Eu fiquei curioso, sinceramente. Por que você acha que é uma bobagem?
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Pq vcs nem sabem do que tão reclamando... duh..fila do bandejão... duh... é decreto... duh... vai aumentar vaga... duh... a UNE não gostou.

Por favor.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Cara, acorda. Se esse decreto for aprovado os cursos de Humanas vão sair da precariedade que se encontram e entrar no caos. Atualmente já não se tem a mínima condição pro funcionamento descente dessa área. Imagina se esse decreto for aprovado? Os 20% ficam só nas engenharias. Você vai estudar como? O Estado não tem condição para manter os alunos excedentes, daí a corda estoura pro lado mais fraco: o salário dos professores. A educação vai pro lixo. Não tem essa de fila do bandejão não. É muito pior do que se pensa. De onde o Brasil vai tirar dinheiro pra manter as Universidades?
O decreto ainda é cheio de lacunas. O reitor de cada Universidade fará o que bem entender dentro dessas lacunas. Terá o sistema todo em suas mãos.
E no mais, se nós, estudantes retardados, dependêssemos da UNE, não estaríamos fazendo o que estamos.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Se as universidades fossem uma empresa já teriam falido. Cada aluno custa caro demais (comparado aos demais países) e cada professor produz muito pouco. Isso não pode continuar e está certo sim em tentar aumentar as vagas - melhor uso do dinheiro - e incentivar a produção científica - que é risível.

Há muito as universidades brasileiras têm esse comportamento corporativista e elitista da independência, da não-cobrança e da exigência sempre crescente de verba sem uma contrapartida visível (só risível).

Sim, é tragi-cômica a postura atual dos professores e estudantes universitários federais. E sem nenhuma contra-proposta além do "deixe como está, nos dê mais liberdade e mande mais dinheiro".

Sim, patético.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Cara, acorda. Se esse decreto for aprovado os cursos de Humanas vão sair da precariedade que se encontram e entrar no caos. Atualmente já não se tem a mínima condição pro funcionamento descente dessa área. Imagina se esse decreto for aprovado? Os 20% ficam só nas engenharias. Você vai estudar como? O Estado não tem condição para manter os alunos excedentes, daí a corda estoura pro lado mais fraco: o salário dos professores. A educação vai pro lixo. Não tem essa de fila do bandejão não. É muito pior do que se pensa. De onde o Brasil vai tirar dinheiro pra manter as Universidades?
O decreto ainda é cheio de lacunas. O reitor de cada Universidade fará o que bem entender dentro dessas lacunas. Terá o sistema todo em suas mãos.
E no mais, se nós, estudantes retardados, dependêssemos da UNE, não estaríamos fazendo o que estamos.

Onde diz que os 20% ficam só nas engenharias? WTF?

E eu não entendo vocês, uns dizem que o governo quer tirar a autonomia das universidades, outros que o reitor vai ter tudo nas mãos.

Vamos lá, decidam-se. :jornal:
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Se as universidades fossem uma empresa já teriam falido. Cada aluno custa caro demais (comparado aos demais países) e cada professor produz muito pouco. Isso não pode continuar e está certo sim em tentar aumentar as vagas - melhor uso do dinheiro - e incentivar a produção científica - que é risível.

Há muito as universidades brasileiras têm esse comportamento corporativista e elitista da independência, da não-cobrança e da exigência sempre crescente de verba sem uma contrapartida visível (só risível).

Sim, é tragi-cômica a postura atual dos professores e estudantes universitários federais. E sem nenhuma contra-proposta além do "deixe como está, nos dê mais liberdade e mande mais dinheiro".

Sim, patético.
Quanto a isso concordo plenamente. Tem que aumentar o número de alunos, e, principalmente, empregar BEM essa verba. Mas o REUNI é tipo, tapando-o-sol-com-a-peneira. A minha postura não é tão radical a ponto de dizer absolutamente não. Acho que a diplomacia seria o melhor. Lançar um conjunto de adaptações no decreto. Você postou perfeitamente.
Mas a independência é um "mal" necessário. Se não fosse ela, como seria possível produzir conhecimento livre das imposições do Estado. Liberdade plena pras Universidades. Agora, quanto ao retorno - uma visão meio industrial - depende é da educação básica. Se o indivíduo hoje já nasce sendo bombardeado pela banalização do conhecimento - liga a tv e veja com os próprios olhos - é na infância que deve se investir. A educação no país está sucateada há muito tempo. Não é só no ensino universitário - que é visivelmente controlado pela elite - que se deve investir. A educação básica é primordial.
O REUNI, na minha opinião deveria ser repensado, e, dentro dos conformes da atual situação, poderia funcionar.

Caro colega, quanto aos 20%, foi apenas uma suposição completamente fora do decreto. Disse apenas que um curso de Engenharia gasta muito mais que um curso de História. Um motor custa o valor de no mínimo uns 10 livros.:cerva:

Desculpa a viagem fora do assunto.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Trocando pra miúdos, a "elite universitária atual" acha que não gostou, e ponto. Aguarda em seu trono novas propostas. Até lá, invade reitorias.

Eduação básica não vai resolver todos os problema do mundo, mesmo pq é (quase) totalmente desconectada da formação universitária, em última análise: na primeira se ensina, na segunda se a pesquisa - coisa que no Brasil parece ser pecado. Universidade é pra pesquisa e ponto.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Trocando pra miúdos, a "elite universitária atual" acha que não gostou, e ponto. Aguarda em seu trono novas propostas. Até lá, invade reitorias.
A elite universitária? Eu não posso dizer sobre as outras instituições, mas na UFU, a elite universitária está muito longe de entrar em discussões desse âmbito. Invadir reitoria? A elite universitária é da reitoria. Quem está em desconformidade com o decreto somos nós estudantes. E estamos longe de ser uma elite.
Eduação básica não vai resolver todos os problema do mundo, mesmo pq é (quase) totalmente desconectada da formação universitária, em última análise: na primeira se ensina, na segunda se a pesquisa
Não resolve todos, mas ajuda a resolver. A educação molda o cidadão à sociedade. E educação básica não se aprende só nas escolas. Atualmente todos os aparelhos ideológicos do Estado apontam para a globalização. E o que as crianças estão aprendendo? Pensar vale muito menos que uma camiseta de marca.
em última análise: na primeira se ensina, na segunda se a pesquisa - coisa que no Brasil parece ser pecado. Universidade é pra pesquisa e ponto.
E quem disse o contrário. Universidade é pra pesquisa e geração de conhecimento.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Eu concordo plenamente com a idéia do REUNI e do que o Deriel disse até agora, tem que estabelecer sim este decreto, vai ser sofrível, vai! Mas acredito que deve ser um sofrimento merecível para enfim chegar a algum lugar onde a educação vai melhorar muito nas universidades ou vai cair no caos completo e quem vai mudar isso caso fique crítico demais são os estudantes, não tem erro!

E outra coisa, e daí que as salas vão ficar superlotadas, cursos extensos, irregularização nas verbas destinadas aos programas (corrupção). O aluno tem que passar por cima de tudo isso! Vá atrás, invente mil maneiras de fazer tudo direitinho e chegar no final do curso com satisfação de ter feito tudo muito bem. As coisas estão paradas demais! Espero que com isso alguns estudantes acordem mais.

Aí vem o indivíduo dizendo que de um excedente enorme de recém formados você que deu um duro danado se ferra mais do que alguns que fizeram porcaria nenhuma e vivem na vida boa, mas é a vida! É o Brasil! É o mundo! Ele não é fácil, tem que lutar muito mesmo para você chegar aonde seu sonho está.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Eu concordo plenamente com a idéia do REUNI e do que o Deriel disse até agora, tem que estabelecer sim este decreto, vai ser sofrível, vai! Mas acredito que deve ser um sofrimento merecível para enfim chegar a algum lugar onde
"Onde" usa-se pra designar lugar físico.
a educação vai melhorar muito nas universidades ou vai cair no caos completo e quem vai mudar isso caso fique crítico demais são os estudantes, não tem erro!
Ou seja, somos estúpidos, mas quando a m.... tá feita, nós resolvemos?
Por favor, não somos amigos do presidente.

E outra coisa, e daí que as salas vão ficar superlotadas, cursos extensos, irregularização nas verbas destinadas aos programas (corrupção). O aluno tem que passar por cima de tudo isso! Vá atrás, invente mil maneiras de fazer tudo direitinho e chegar no final do curso com satisfação de ter feito tudo muito bem. As coisas estão paradas demais! Espero que com isso alguns estudantes acordem mais.

Aí vem o indivíduo dizendo que de um excedente enorme de recém formados você que deu um duro danado se ferra mais do que alguns que fizeram porcaria nenhuma e vivem na vida boa, mas é a vida! É o Brasil! É o mundo! Ele não é fácil, tem que lutar muito mesmo para você chegar aonde seu sonho está.
Ahh tá! E o Brasil e o mundo vão continuar assim enquanto existir gente que pensa assim. Cara, tem que lutar sim. Corrupção é problema nosso sim.

Individualismo de mais. Por favor, reveja seus conceitos colega.
 
Re: REUNI - Prog. de Apoio a Planos de Reestrut. e Expansão das Universidades Federai

Eu acho que ele estava sendo irônico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo