1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Retratos da leitura no Brasil

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 1 Fev 2011.

  1. Anica

    Anica Usuário

    (Retirei a lista do blog
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )


    Poucos sabem, mas o maior responsável pela captação dos números de leitores, além das preferências literárias e hábitos de leitura dos mesmos é o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . O IPL, mais do que realizar essa abrangente pesquisa, também se engaja na tarefa de difundir o costume, entre os brasileiros, de ler.

    Na Bienal do Livro de São Paulo, no ano passado, o Instituto lançou, em livro, os resultados e as estatísticas mais recentes (“Retratos da leitura no Brasil”). São diversos dados de extrema importância, que podem ser acessados gratuitamente aqui. Para o post, selecionei algumas informações que mostram a situação do país e o crescimento de leitores (no que se refere à pesquisa anterior).

    * Para 26% dos brasileiros, leitura é sinônimo de conhecimento; outros 26%, no entanto, não souberam identificar um papel para a leitura. Demais respostas: algo importante (8%), crescimento profissional (8%), sabedoria (5%), etc. Apenas 1% associou o significado de leitura com algum valor negativo.

    * Só foram considerados leitores aqueles que declararam ter lido algum livro nos três últimos meses (o que represente um total de 55% da população estudada). Destes (95,6 milhões de pessoas), 7% estavam lendo a Bíblia; ainda sobre o número de leitores, 55% são mulheres, contra os homens, que contabilizam 45%.

    * A maior média de leitura situa-se na classe C (43% de leitores), ao passo em que as classes A e E registraram apenas 3% de leitores.

    * Entre os gêneros mais lidos, temos, respectivamente: Bíblia (45%), livros didáticos (34%), romance (32%), literatura infantil (31%), poesia (28%), história em quadrinhos (27%), livros religiosos (27%), história, política e ciências sociais (23%), etc.

    * Escritores brasileiros mais admirados pelos brasileiros (em ordem classificatória): 1. Monteiro Lobato 2. Paulo Coelho 3. Jorge Amado 4. Machado de Assis 5. Vinícius de Moraes 6. Cecília Meireles 7. Carlos Drummond de Andrade 8. Érico Veríssimo 9. José de Alencar 10. Maurício de Souza 11. Mário Quintana 12. Ruth Rocha etc; de acordo com os realizadores da pesquisa, os quatro escritores mais votados receberam quase metade das indicações.

    * Sobre o tempo dedicado à leitura de livros, 51% declararam gastar de 1 a 3 horas por semana; apenas 2% declaram mais de 10 horas semanais.

    * 84% dos leitores alegam preferir um lugar silencioso para as leituras; 9% costumam ler ouvindo música, 5% com a TV ligada e 2% em lugares públicos.

    * A média de livros por residência é de 25; 8% da população não têm nenhum livro em casa.

    * 3 em cada 4 brasileiros não vão a bibliotecas.

    * A falta de tempo é a maior dificuldade apontada pelos não leitores (29%), o desinteresse (e a falta de gosto pela leitura) foi apontado por 27%.

    * 4,7 é o indicador da quantidade de livros lidos por ano. Desse total, 3,4 decorrem de exigências escolares e, portanto, apenas 1,3 livros são lidos fora das escolas, por habitante, no ano.

    fonte: http://iletrad0.wordpress.com/2011/01/26/retratos-da-leitura-no-brasil/
     
  2. Izze.

    Izze. What? o.O

    3 em 4 brasileiros não irem pra biblioteca chega a ser mais triste que os 1,3 livros lidos por ano fora dos estudos.

    Sério: tem boas bibliotecas por aí, e o pessoal não vai por preguiça (falta de tempo pra mim sempre foi relacionado à preguiça uahauahau).

    Daí tem gente que diz que não le porque os livros são caros. E quando se fala em biblioteca, diz que não tem uma perto de casa. Daí abrem mais bibliotecas, mas continuam sem ir por conta da falta de tempo... Alguém aponta uma solução? =B
     
  3. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Olha esse último dado: 4,7 livros por ano sendo q 3,4 são exigidos pela escola. A pesquisa só foi feita com estudantes?
     
  4. Izze.

    Izze. What? o.O

    Provavelmente não. Acho que outros dados da pesquisa mostram que a maioria lê nos períodos em que estão na escola/faculdade =/
     
  5. Brianstorm

    Brianstorm Usuário

    Essa do tempo também eu não aceito. Porque tempo pra BBB e novela todo mundo tem.
     
  6. Haleth

    Haleth Call me Bolga #CdLXI

    Então esse dado tá mal feito ou mal explicado, rs. A gnt fica sem saber qnts livros por ano quem não frequenta escola lê. =/
     
  7. Izze.

    Izze. What? o.O

    Se não me engano, o livro com a pesquisa completa dá a margem de idade dos leitores, e também a escolaridade. Mas de qualquer jeito, tentar avaliar quantas pessoas leem e quanto leem é bem difícil. É uma pesquisa feita só com uma parcela da população, logo nunca serão dados definitivos. E também não tem como usar dados de venda, mais completos, como parâmetro de medida. Não tem como saber se as pessoas que compraram realmente leram os livros.
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    sei ñ, izze. eu mesmo ñ entro em uma biblioteca faz alguns anos. mas pq ñ preciso, os livros q quero ou compro ou empresto ou troco ou alugo. então penso q as pessoas em situação igual a minha, considerados bons leitores, tb ficarão fora dessa estatística ae.
     
  9. Anica

    Anica Usuário

    o complicado desses número é que bem, eu sou uma pessoa que lê bagarai mas se em questionário me perguntam "vc vai à biblioteca?", bem, eu confesso que não vou - não tenho o hábito. minha carteirinha está vencida há anos e a última vez que estive em uma biblioteca acho que foi em 2005.

    ou seja, não frequentar biblioteca não é sempre sinônimo de não ler (JLM acabou de postar algo falando o mesmo, pelo que vi).

    a pesquisa completa está nesse pdf aqui >> http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/48.pdf e lá eles falam da metodologia e da amostra. eu copiaria e colaria aqui, mas o pdf é protegido e aí não deu. mas respondendo sua pergunta, não, não foi feita só com estudantes e pelo que dizem parece ter sido bastante abrangente.
     
  10. fcm

    fcm Visitante

    Pesquisas são pesquisas e não um retrato fiel. Este ano ao responder o censo pela primeira vez na minha vida, fiquei surpreso com a falta de profissionalismo, interesse e capacidade da pessoa ao coletar os dados e não vou acreditar em nada que o IBGE venha a divulgar.
    .
    Em relação a leitura, acho que é isso mesmo. Nós(os brasileiros) não temos o costume de ler, eu mesmo comecei a ler mais quando mudei para São Paulo e tenho que andar de trem, metro e ônibus, utilizo essas horas para a leitura!
    .
    Os livros tem que competir com internet, tv, video-game, esportes e etc.
    A nova geração cada vez quer coisas mais simples e de menor esforço. Ler então nem pensar! Melhor ligar o video-game, a TV, ou navegar na internet para saber que o famoso A foi visto na praia B correndo com a famosa A.
     
  11. Anica

    Anica Usuário

    Não são um retrato fiel, mas tem metodologia, não são puro achismo. Inclusive no pdf tem até a margem de erro calculada. Não é porque a pesquisa 'x' não é séria que todas as pesquisas nesse mundo não o são.

    edit: não falo em confiar cegamente nos dados passados, há de se fazer interpretação e questionamento, é evidente. assim como a questão da visitação da biblioteca que eu e o jlm apontamos. mas não dá para chegar e dizer que a pesquisa não vale nada, porque também não é por aí. pelo menos para ilustrar a situação atual da literatura no brasil, eu acho que ela deu conta sim - até porque não mostra nenhuma novidade.
     
  12. Tataran

    Tataran Usuário

    Manu, talvez o problema esteja aqui:
    Após deixar a escola/faculdade, muitos deixam de ler totalmente e caem fora do conceito de leitor utilizado na pesquisa. Não seria de se surpreender, então, que a grande maioria de "leitores" esteja estudando.
     
  13. Feynman

    Feynman Usuário

    Quem não confia em pesquisas, utilizando o argumento de que nunca foi produto de amostra do censo ou outra análise qualquer, nunca deve ter ao menos folheado um livro de estatística.
    Quanto à pesquisa, é só a confirmação de um efeito tendo como causa a péssima educação do nosso país. Só me causou estranheza os 3% apenas de leitores na classe A, o que mesmo considerando um desvio positivo ainda é pouco, principalmente para quem tem acesso à melhor educação e mais dinheiro para comprar livros.
     
  14. Tataran

    Tataran Usuário

    Não sei se entendi errado, mas acho que não é que apenas 3% das pessoas da classe A são leitores, mas que, do total de leitores, apenas 3% estão na classe A.
     
  15. Feynman

    Feynman Usuário

    Pois é, então tudo volta a ter sentido XD....como a parcela de pessoas classificadas como classe A é absdurdamente menor que as demias, é obvio que seja menor.


    ps: Muito legal seu avatar do Pink!
     
  16. fcm

    fcm Visitante

    Sim, já folheei livros de estatísticas, aliás já fiz curso de estatistica. Sou formado na área de exatas em uma excelente universidade pública. Apenas disse que se essa pesquisa foi feita com o relaxo que o censo foi feito que a mesma não é confiável.

    Não abri o PDF então não posso afirmar mais do que isso, e no fim, ainda concordei que nós não lemos.

    Anica, onde eu assino?
     
  17. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    é o típico caso do ñ li nada e ñ gostei d tudo?
     
  18. Feynman

    Feynman Usuário

    Cara, relaxa! Meu post não foi necessariamente voltado a você. Porém a essa visão tacanha de que pesquisas estatísticas são falhas pelo fato de não coletar dados de todos os membros de uma população.
    Quanto ao relaxo por você apontado, não posso afirmar nada a respeito, pois não fui recenseado. E concordo que a forma com que algo é perguntado pode influenciar no resultado final de uma pesquisa.
     
  19. fcm

    fcm Visitante

    Pô, li o resuminho da Anica..
     
  20. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    A minha média anual de livros lidos por ano caiu muito por causa da faculdade e a internet, mas está beeeem acima dos 1,3! Mas os dados são assustadores mesmo! Com tantas bibliotecas, a facilidade de empréstimo e o Submarino (livros baratinhos), e ter tanta gente que não lê!
     

Compartilhar