1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Retirada de Aman dos circulos do mundo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Finrond, 17 Abr 2004.

1. Finrond

Finrond Usuário

como assim eru retirou valinor dos circulos do mundo e como os elfos faziam para ir ateh lá 8-)

2. NightRaven

NightRaven Banned

acho que ficou tipo Avalon....num da pra ver.. só os elfos..

3. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Antes, Arda era plana. Quando Aman foi retirada dos círculos do mundo, Arda ficou esférica como a Terra é hoje. Só que enquanto todos os demais continentes mudaram de posicão para se adequarem ao novo formato, Aman permaneceu no mesmo lugar. Em suma: Aman ficou no espaço orbital de Arda. Seria quase como uma pequena lua, exceto que mais próxima e sem movimento de rotação, pois está sempre sobre o que hoje chamamos de Europa. Na rota plana, os navios dos elfos voam até o espaço para chegar à Aman. Se alguém conhece os gibis (ou desenho) do Thor, é a mesma relação entre Midgard e a Terra, pois Thor tinha de usar a Ponte do Arco-íris (que seria a rota plana dos elfos) para passar de um ponto ao outro.

4. Harweltië

Harweltië On cold wings she's coming...

Na 2ª página
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tópico eu fiz exatamente essa mesma pergunta e o Fingolfin me respondeu muito bem atrávés de uma simples comparação:

O Fëaruin Alcarintur ¥ também foi bem claro:

5. berenmaneta

berenmaneta Usuário

que diferença isso faz? :o?:

6. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

acho q eu to mais confusa ainda... :o?: Aman tem ou naum tem uma existencia material?? esse mundo invisivel eh parecido com o mundo das idéias de Platão??onde tudo eh perfeito e maravilhoso?? :o?: :o?:

7. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Aman existe ... sim...

e embora seja retirada dos circulos do mundo... ainda há uma rota plana até Aman...

dizem q tem mapas q demonstram isso... eu nunca os vi...

imagino as coisas +ou- assim..

Terra = Arda ... Lua = Aman... e existe uma ponte... num único ponto da terra q sai e vai até a Lua..

só quem sabe aquele exato ponto consegue chegar lá

8. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

ahhh....acho q agora eu entendi....brigada! :mrgreen:

9. Loth Dur

Loth Dur Usuário

Como Aman pode ter sido retirada?
    como podem retirar um lugar ou algo assim??
    me xpliquem por favor :disgusti:

10. Proview

Proview Go

Depois q os humanos de Númenor tentaram atacar Valinor, os Valar fizeram um pedido a Eru, q destruio a ilha de Númenor e separou Valinor do mundo de Arda, deixando-a arredondada (enquanto Valinor permaneceu no "mesmo" lugar).
    Foi algo assim Loth Dur

11. Loth Dur

Loth Dur Usuário

Vlw pela explicação... :wink:
    Agora entendi..hehehe :roll:

12. Proview

Proview Go

Fico feliz em ter ajudado :obiggraz:

13. Krebain

Krebain Banned

essa ponte, eh tipo uma extensão do oceano? como se fosse uma lingua?

aman eh plana?

:o?:

14. Proview

Proview Go

P/ mim essa ponte não é no sentido literal.
    Eu imagino os barcos literalmente voando (guiados pelo Valar e pelos que estão no barco). Ponte é uma metáfora p/ dizer q Aman e Arda ainda estão conectados.

Eu creio q sim.

15. Loth Dur

Loth Dur Usuário

Mas ainda tenho uma dúvida...Como os elfos faziam para ir até lá???
    e valinor ficava em aman neh?? :o?:

16. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Os elfos iam de barco mesmo. Mas, no lugar de seguirem a rota curva do mar, iam numa rota plana que dava em Aman.

E Valinor fica em Aman sim... :wink:

17. Só poderiam chegar a Aman quem os Valar permitissem....por isso Aman foi retirada do circulo do mundo....só ia para lá quem tinha previa autorização.

ate mais...

18. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Nem sempre; de vez em quando um ou outro humano se perdia e chegava lá. Tolkien até mesmo escreveu um conto sobre isso. Era só encontrar a rota plana.

19. Belladona Tûk

Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

Antigamente Aman era um continente que se localizava á esquerda da Terra-média e qualquer um poderia ir até lá, se conseguisse passar pelo mar furioso de Ulmo, só que não era permitida a sua entrada. Com a revolta dos numenorianos e com a chegada desse povo ás praias de Aman, Eru tirou as Terras Imortais dos Círculos do Mundo, não sendo mais possivel chegar até ela com barcos mortais; e a furia Dele destruiu Numenor. Para os elfos que ficaram na Terra-media, mais tarde foi possivel ir para Aman, e só os barcos elficos conseguiam encontrar o caminho e alguns homens que tentaram chegar até lá se perderam no caminho.

Agora, não sei se com a ultima alma elfica a partir da Terra-media se fechou o caminho para as Terras Imortais, pode ser que sim, mas também pode ser que ainda resta elfos na Terra-media, e o caminho permanecerá aberto enquanto não forem para casa.
    Aliás, será que ficaram elfos na Terra-media? Nunca li sobre isso, que me lembre. Se alguem souber de algo, por favor, me avise!

Compartilhar