• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Retalhos (Craig Thompson)

Anica

Usuário
Mais um lançamento do selo da Companhia das Letras, a Quadrinhos na Cia. :

Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus — transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê —, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.

Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.

Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina — uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson — com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação — mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

39 royals na saraiva
 
Comprei na pré-venda. Está baratíssimo para um tijolo de quase 600 páginas, mesmo sendo em preto e branco.
 
poisé, vi na livraria na última sexta e nem acreditei que fosse uma hq, é realmente enorme o_O o preço está ótimo mesmo.

mais sobre a obra:

Debaixo das cobertas

Juliana Girardi

Craig Matthew Thompson, 33 anos, nasceu e cresceu na pequena cidade norte-americana de Marathon, no Wisconsin, em uma família de cristãos fundamentalistas, seguidores dos preceitos da Igreja Batista. O seminário seria seu destino certo, caso, no meio do caminho, ele não tivesse descoberto seu talento para o desenho.

Sua segunda graphic novel, Retalhos, originalmente publicada em 2003, foi suficiente para catapultar o nome do então desconhecido Thompson ao estrelado do mundo dos quadrinhos. Autobiográfica, a obra rendeu ao quadrinista os principais prêmio das HQs: três Harvey Awards, dois Eisner e dois Ignatz. Sem falar em uma longa e elogiosa carta escrita por ninguém menos que Art Spiegelman.

É a partir de traços grossos, quase rabiscados, que Thompson retrata em singelas imagens sua dura adolescência cercada pelo inverno dentro e fora de casa. A instensidade de seus desenhos e dos episódios pelos quais passou é capaz de causar reações físicas (frio, choro e conforto, entre elas) nos leitores das 592 páginas de Retalhos, agora publicada no Brasil. Uma história para ser lida sob o abrigo de cobertores.

Serviço

Retalhos, de Craig Thompson. Quadrinhos na Cia., 592 págs., R$ 49.

Fonte: Gazeta do Povo
 
Não entendo o motivo da licença poética com o título da HQ. Por que não deixar como "Cobertores", mesmo?
 
Lido.

É parecido com Fun Home no sentido de se tratar de uma auto-biografia com uma ênfase evidente em determinado aspecto da vida do autor; enquanto que em Fun Fome a relação de Alison com o pai era o foco, em Retalhos é a relação entre o protagonista (o autor) com seu primeior amor (Raina, a moça na capa).

E, assim como Fun Home, é dotado de idas e vindas no tempo, amarradas por uma narrativa perspicaz e engajante. O amor que Craig sente por Raina transborda nas ilustrações e no texto, soando comovente ao invés de piegas.

É uma obra bem densa que merece releituras para ser apreciada plenamente. Recomendadíssima.
 
Uma história delicada narrada de maneira fluida e poética.
As 596 páginas voam com o prazer que a leitura proporciona.
Vale a pena!


Regente, "densa" em que sentido?
 
Abundante de detalhes e metáforas visuais. Várias páginas são como mini-pinturas de tão belas que são.

Escrevi uma crítica mais detalhada aqui.
 
Não conhecia. hahaha
Mas fiquei curioso agora.
Garth Ennis é master! Dele li Preacher e A Pro. e gostei de ambos. Vou atrás desse aí.

Valeu!
 
Mto bom, pena q acaba rápido...
Espiando a vida de Craig entedemos o qto a vida pode ser opressora logo de início, mas q somos donos de nosso destino e através de escolhas podemos traçar novos e melhores rumos para nós.
O processo de catarse do autor é um convite para que façamos o msmo e busquemos preencher espaços em branco com nossos rastros em busca de enterdermos nossos passos e nos libertarmos para um futuro melhor.
 
Gostei muito desta graphic novel, que foi na verdade a primeira que li. Achei interessante o estilo de ilustração, que apesar de não ser de grande beleza estética, cumpre de forma curiosa e original um papel fundamental na narrativa, estabelecendo por vezes uma relação direta com o texto, criando um amalgama por vezes quase poético. Interessante!
 
Li essa HQ, mês passado, quando tiver um tempinho vou reler, pra absorver melhor.
É estranho, pois imaginei que seria uma história focada no relacionamento do Craig e a garota. Pela capa, julguei isso e gostei de descobrir, que na verdade isso era só uma parte.
Ele parece ter sofrido bastante, devido a pressão da religião e as suas vontades que eram consideradas mundanas. Vale a compra!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo