• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RESULTADO do *Consenso Redux dos Anos 60*

Tisf

Delivery Boy
Os Melhores Filmes dos Anos 60

Votado pelos membros da Valinor...











Filme [número de pontos]











normal_2001.JPG

01 - 2001 - Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) [141]



normal_Passaros.jpg

02 - Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963) [59]



normal_Eclipse.jpg

03 - O Eclipse (Michelangelo Antonioni, 1962) [58]



normal_Era.jpg

04 - Era uma Vez no Oeste (Sergio Leone, 1968) [52]



normal_Tres.jpg

05 - Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966) [51]



normal_Doutor.jpg

06 - Doutor Fantástico ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba (Stanley Kubrick, 1964) [47]



normal_Blow.jpg

07 - Blow Up - Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni, 1966) [45]



normal_Alpha.jpg

08 - Alphaville (Jean-Luc Godard, 1965) [41]



normal_Persona.jpg

09 - Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (Ingmar Bergman, 1966) [39]



normal_Psicose.jpg

10 - Psicose (Alfred Hitchcock, 1960) [38]



11 - O Demônio das Onze Horas; O Anjo Exterminador; Fellini 8 e Meio [35]

12 - A Aventura [34]

13 - Deus e o Diabo na Terra do Sol [26]

14 - Acossado [25]

15 - A Doce Vida [21]

16 - Se Meu Apartamento Falasse; O Ano Passado em Marienbad; O Processo [20]

17 - O Bebê de Rosemary [19]

18 - A Mulher da Areia [18]

19 - Uma Mulher é uma Mulher; Fugindo do Inferno; Lawrence da Arábia; A Fonte da Donzela [15]

20 - A Noviça Rebelde [14]

21 - O Pagador de Promessas; A Noite [13]

22 - Window Water Baby Moving; Os Guarda-Chuvas do Amor; Andrei Rublev [12]

23 - O Homem que Matou o Facínora [11]

24 - Memórias do Subdesenvolvimento; A Grande Testemunha; A Primeira Noite de um Homem; O Incrível Exército de Brancaleone; Yojimbo; O Posto; A Noite dos Mortos-Vivos; Doutor Jivago; Rocco e Seus Irmãos [10]

25 - La Jetée; Kwaidan - As 4 Faces do Medo [9]

26 - Les Bonnes Femmes; Harakiri; Romeu e Julieta [8]

27 - Por um Punhado de Dólares; O Bandido da Luz Vermelha; Esse Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras [7]

28 - Planeta dos Macacos [6]

29 - The War Game; O Espião que Veio do Frio; Viridiana; Sete Homens e um Destino; Butch Cassidy and Sundance Kid; Adivinhe Quem vem para o Jantar?; 007 Contra Goldfinger; O Evangelho Segundo São Mateus; Meu Ódio Será Sua Herança; Perdidos na Noite; Bonequinha de Luxo; Os 12 Condenados; Um Convidado Bem Trapalhão; Deu a Louca no Mundo; A Batalha Britânica; Spartacus; Teorema; Amor, Sublime Amor; O Desprezo; Eu Sou Cuba; Kes; O Pássaro das Plumas de Cristal; Terra em Transe [5]



Curiosidades

- Nada mais nada menos que 7 filmes novos entraram na lista desse consenso, a mais diferente até agora, comparando com o antecessor. Dos 3 que restaram, 2 mantiveram a mesma posição, e curiosamente, ambos são do mesmo diretor: 2001 - Uma Odisséia no Espaço e Doutor Fantástico;

- Deus e o Diabo ficou na posição de número 13, exatamente com o dobro de pontos de 13. Dois oponentes, Deus e Diabo, dobrando a posição = número de pontos;

- Hoje eu briguei com um caixa eletrônico e minha mão luxou uma vez que dei um soco nele;

- Nosso amigo Nioni deve tá todo faceiro por saber que dois filmes dele entraram nesse consenso, sendo que O Eclipse nem havia sido citado no anterior. Quando souber da reação dele, isso será devidamente avisado;

- Outro filme do Godard quase entrou no top 10; ele não gostou muito de ter ficado de fora por pouco e balbuceou algumas palavras em francês que não vou traduzir primeiro porque seria indelicado e segundo porque simplesmente não sei o que significa;

- A vida não foi doce para o Felino, e ele não conseguiu nenhum dos filmes entre os 10, sendo que a soma dos pontos de Romeu e Julieta com Andrei Rublev = 20. Isso quer dizer que lá pelos idos de 1940, a Segunda Guerra colocava em lados opostos russos/ingleses com italianos;

- A palavra mulher aparece quatro vezes nos filmes, sendo que o Godard colocou-a duas vezes no mesmo título de um filme seu denotando que Godard gosta quando duas mulheres pecam, mesmo não encontrando um sentido pra isso;

- O V me ajudou na escolhendo as fotos. Vamos fazer uma salva de palmas pra ele. Obrigado.

Comentem!
 
Última edição:
Tisf disse:
- Outro filme do Godard quase entrou no top 10; ele não gostou muito de ter ficado de fora por pouco e balbuceou algumas palavras em francês que não vou traduzir primeiro porque seria indelicado e segundo porque simplesmente não sei o que significa;

Alphaville não é do Godard?
 
Folco disse:
Alphaville não é do Godard?

sim, é. Só esse entrou no TOP, Pierrot le Fou (que pra mim é superior) ficou de fora por pouco. Tiraria Os Pássaros e Era Uma Vez no Oeste fácil (que ainda mais, ficou na frente do bom, mau e feio). 2001 deveria ser excluído de listas como essa. Só serve pra tirar lugar de outros filmes bons. Nada vai superar (pelo menos num consenso dos anos 60) esse Kubrick.
 
- A vida não foi doce para o Felino, e ele não conseguiu nenhum dos filmes entre os 10, sendo que a soma dos pontos de Romeu e Julieta com Andrei Rublev = 20. Isso quer dizer que lá pelos idos de 1940, a Segunda Guerra colocava em lados opostos russos/ingleses com italianos;
Isso foi uma heresia, imo
 
De fato, Oito e meio poderia ter entrado.

Mea culpa, já que eu não consegui fazer minha lista.
 
Barchilon disse:
sim, é. Só esse entrou no TOP, Pierrot le Fou (que pra mim é superior) ficou de fora por pouco. Tiraria Os Pássaros e Era Uma Vez no Oeste fácil (que ainda mais, ficou na frente do bom, mau e feio). 2001 deveria ser excluído de listas como essa. Só serve pra tirar lugar de outros filmes bons. Nada vai superar (pelo menos num consenso dos anos 60) esse Kubrick.

Eu li errado, eu pensei que ele tinha falado que "nenhum filme do Godard" entrou no Top. E ALPHAVILLE é melhor que PIERROT em geral, principalmente pq a segunda metade de PIERROT é meio decepcionante. E a vitória de OS PÁSSAROS é um grande progresso no desenvolvimento cerebral da humanidade e etc.

Pra mim não faz o menor sentido O ECLIPSE ter entrado tão alto nessa lista, pq (1) é um dos filmes menos conhecidos do Antonioni e principalmente (2) é um dos menos aclamados e mais criticados e (3) um dos menos acessíveis e mais complexos. Mas legal.
 
Ficou tri essa lista. Pena que "Deus e o Diabo" não entrou. Anyway, eu preciso ver esses aí do Antonioni. Por sinal, fotos belíssimas, hein? E o Tisf, por que não botou o subtítulo mais legal de todos os tempos, o do Dr. Fantástico?


p.s: Eu não gosto de Alphaville e não gostei que ele entrou. Pelo menos os do Leone estão lá.
 
Quando tava fazendo a lista eu pensei que tinha trocado O Eclipse com o Blow Up :lol:

E eu vou arrumar o subtítulo pra você, Fosco :cerva:
 
E ALPHAVILLE é melhor que PIERROT em geral, principalmente pq a segunda metade de PIERROT é meio decepcionante.

Pierrot deveria ter entrado mesmo que seja inferior a Alphaville, questão de gosto pessoal,etc.
Se bem que ele ficou por três ponto para entrar, então, mesmo assim está bem colocado e a lista estã boa.

Não votei em 2001: U.O.N.E. justamente porque ele era certeza de estar na lista, mas a lista mudou consideravelmente e ressalto que fiquei surpreso com algumas coisas.
 
Dos anos 50!! Vamos abrir ele amanhã já! Enquanto isso continuem discutindo o resultado dos 60s que tá interessante!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo