• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resultado do CONSENSO 3.0 anos 90's

Na verdade o post do Nandes é uma das coisas mais verdadeiras, e foi muito bem descrito. Therion é uma grande bosta, a única coisa boa que eu ouvi deles foi um cover pra Black Funeral do Mercyful Fate, isso porque não colocarem corais escrotos e outras coisas ruins pra estragar a música, apenas tocaram e pronto. E graças a deus que o Mats Leven saiu dessa furada, quem sabe agora ele dá mais atenção ao At Vance (que precisa voltar a lançar bons albuns)
Quanta abobrinha.
Os corais do Therion são muito bons e de nenhum modo estragam as músicas, muito pelo contrário. Eles se encaixam com perfeição nas melodias sem ser uma coisa exagerada ou forçada, deixando a música ainda mais rica.
Uma pessoa com o ouvido limpo consegue perceber essas coisas fácil fácil.
 
Os corais do Therion são muito bons e de nenhum modo estragam as músicas, muito pelo contrário. Eles se encaixam com perfeição nas melodias sem ser uma coisa exagerada ou forçada, deixando a música ainda mais rica.
Uma pessoa com o ouvido limpo consegue perceber essas coisas fácil fácil.

Exatamente.



Curunír disse:
Therion é das bandas mais enjoativas que conheci no metal. Ouvi por alguns meses alguns álbuns e nunca mais. É interessante pra quem gosta muito de vocais líricos, corais etc, mas acho a parte instrumental muito fraca.

Vide vídeo acima.
A não ser que seu conceito de "ser bom" só envolva tocar instrumentos em velocidades absurdas.
 
Última edição por um moderador:
Concordo.
De qualquer forma, isso não significa que Therion seja pobre instrumentalmente, etc.
O vídeo foi pra exemplificar o que é, pra mim, um som mais trabalhado, como você tinha perguntado. Na verdade o próprio vídeo que você postou já depõe a meu favor. =P
Ao meu ver, Therion é uma banda com poucos detalhes interessantes em suas músicas, instrumentalmente falando. São sempre bases de guitarra abafadas, simplórias e pouco criativas, com raros solos (e feios). O baixo só segue as bases e mal se escuta, a bateria só faz o básico. Experimente tentar imaginar a banda sem seus mirabolantes trabalhos vocais... O que sobra?
Mas talvez seja melhor prosseguir essa discussão em tópico mais apropriado.
 
Ao meu ver, Therion é uma banda com poucos detalhes interessantes em suas músicas, instrumentalmente falando. São sempre bases de guitarra abafadas, simplórias e pouco criativas, com raros solos (e feios). O baixo só segue as bases e mal se escuta, a bateria só faz o básico. Experimente tentar imaginar a banda sem seus mirabolantes trabalhos vocais... O que sobra?

Eu tive a mesma impressão. Instrumental genérico com uns coros histéricos de vez em quando. Qual é a graça.
 

Então, isso sim é uma música épica, instrumentalmente absurda, com coros/teclados usados com bom senso e sem soar ridículo. Da parte lenta em diante é algo que beira a perfeição. Therion poderia aprender algo com esses caras.

Mas enfim, é só a minha opinião né.
 
Última edição por um moderador:

Então, isso sim é uma música épica, instrumentalmente absurda, com coros/teclados usados com bom senso e sem soar ridículo. Da parte lenta em diante é algo que beira a perfeição. Therion poderia aprender algo com esses caras.

Mas enfim, é só a minha opinião né.

Apelou.
 
Última edição por um moderador:
Lógica do smile não detectada. Favor discorrer sobre.
A não ser que você esteja deliberadamente sendo pejorativo por pura falta de argumentos.

Eu realmente poderia argumentar sobre muitas coisas, pois eu nunca gostei dessa banda. Mas a maior parte já foi falado nesse tópico, cara.

Então, gostaria de atentar para mais algumas coisas então: Os timbres de teclado usado nesse disco são de extremo mal gosto, até o disco da xuxa tem timbres mais interessante ao meu ver.

O primeiro disco que eu ouvi do Therion foi aquele chamado Sirius B, eu ouvi ele no ano que foi lançado (2004?), e lembro que tive uma péssima experiencia, tanto que esse disco está na lista dos piores daquele fatídico ano. Aí, me mandaram ouvir o Theli, falando que era muito superior e haviam diversas inovações... é, o meu faro de metaleiro não deve ser bom, porque apesar desse disco ser culturado e considerado uma inovação, eu só veja uma linha instrumental que qualquer outra banda de metal poderia fazer com um teclado tendendo para o progressivo e aqueles coros extremamente chatos (ok, eu acabei de repetir o que um bando de gente já disse aqui)... o meu lado metaleiro certamente é muito herege por não ver nada de especial aí, e mais, achar muito ruim.

Eu ia dizer mais alguma coisa, mas esqueci, caso lembre eu volto aqui. Therion por Therion, eu prefiro aquela banda que criou o To Mega Therion.
 

Ok, não entrarei em detalhes técnicos, mesmo por que sua opinião a respeito não vai mudar.
Para mim simplesmente soa fantástico o som deles. Gosto da combinação entre elementos clássicos e um heavy sem firulas, e todos os elementos me agradam, principalmente em algumas musicas absurdamente boas, como Dreams of Swedenborg, Clavicula Nox, Via Nocturna, Wondrous World of Punt, etc. Sem mencionar que eu realmente acho Theli um marco, pois ninguém havia feito algo naquele estilo até então dentro do cenário do heavy metal.

Sinfônico por sinfônico prefiro Haggard, mas Therion não deixa de me encantar.

E bem, isso aqui já deveria estar em outro tópico mesmo.
 
Haggard é melhorzinho mesmo, acho que vou até ouvir o disco novo para ver qual é. Embora esse lance de metal sinfônico nunca tenha me impressionado tanto, mas como você disse, opinião.
 
Pra que continuar em outro tópico, faz duas páginas que ninguém comenta a lista mesmo. Qualquer coisa alguém move os posts depois.
 
Na verdade eu lembrei dessa música porque ontem eu fui ouvir o Theli de novo. Como na metade eu já não aguentava mais, apertei "disk skip" no meu som e veio esse do Maiden. Aí eu comecei a rir e ter pena do Therion.
 
Nossa, eu não sei nem por onde começar. Bom, não tem muito o que comentar da lista. É bem representativa do fórum. O exagero fica por conta de ter dois discos do Blind Guardian, mas é porque não teve uma convergência a um preferido da banda, como é com o Ok Computer. Eu acho o Nightfall bem mais rico, mas tem a parte do gosto.

Sobre o Therion: não, não é simples. Eu não gosto de falar assim e foram poucas as vezes que falei assim nos tópicos do fórum, porque soa como se eu estivesse dizendo uma "verdade". Acontece que nesse caso é isso mesmo. Se estamos todos acostumados a ouvir progressivo, Rush, Dream Theater, Yes, etc, não cabe por isso dizer que bandas sem quebradas de tempo e estruturas menos usuais sejam "simples", querendo dizer "ruim". Eu digo uma banda que muitos aqui adoram, e apesar de mudar bastante de andamento e ter muitas melodias em uma mesma música, é bem simples: o Opeth. Um ótimo exemplo de banda que fica muito tempo no mesmo acorde por um tempão, mas com guitarras harmonizadas que dão a impressão de ser algo super complexo. São só duas guitarras bem executadas na mesma escala.

O Therion não faz só isso. As composições tem passagens instrumentais que são até passíveis de um "não gosto", mas quase nunca de um "isso é ruim". Continuando com os exemplos, uma banda que é do mesmo estilo, o Haggard. Os arranjos do Haggard são magníficos, mas as composições nem tanto. Algumas são muito bonitas, mas você consegue discernir bem ali a "parte metal" da parte "clássica", muitas vezes. No Therion não dá, quase nunca. A parte pesada, se separada do instrumental clássico, descaracteriza a composição, porque é uma coisa só. Isso é bom? Sim, é excelente, mostra que a música em si é consistente, não só aquilo lá que foi gravado. Podemos constatar isso ouvindo uma banda que de fato faz um instrumental superficial, colocando uns coros por cima e achando que é o Therion: Tristania. O contraste fica nítido e fala por si só.

É claro que a banda tem um foco, e em muitas vezes não são as guitarras, são os corais. Nessas partes, como em quaisquer outras músicas bem arranjadas, dá-se a devida licença ao naipe solista. Mas as passagens instrumentais não são poucas, têm mudanças de andamento também, e a bateria não é simplória, tem a sua função muito bem desempenhada e aparece sempre que deve.
 
Yay! 5 pessoas lembraram do Apocalyptica!
E Ayreon prefiro o Final Experiment (q é anos 90) e o Dream Sequencer.



Sobre Therion, eu msma me espanto como q consegue ser tão repetitivo e ao msm tempo tão bom... essa banda vive uma briga acirrada pelo primeiro lugar aqui pra mim. (Btw, V, o q achou?)
Haggard conheço pouco, mas do q ouvi só encontrei elementos barrocos, e praticamente nada d metal (como o Maglor disse, Therion unifica melhor os dois lados).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo