• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resultado do Consenso 1995 - 2005

Claro.

Exatamente por causa disso, o sub-fórum cinema, as vezes, deixa de ser interessante.

Só estava representando visualmente o meu estado mental ao ler o comentário dela (ou o que parecia ser).

Eu acho que senso de humor (agressivo ou não) definitivamente deixa o forum do Cinema mais interessante. O que não é bom é levá-lo a sério.
 
Mais bom humor aí hein. O Cinema é mó engraçado...


De qualquer jeito, eu preciso rever Dogville, já faz uns 2 anos que eu vi e não lembro de quase nada. O resto eu só vi metade, preciso ver Cidade dos Sonhos.
 
Eu acho que senso de humor (agressivo ou não) definitivamente deixa o forum do Cinema mais interessante. O que não é bom é levá-lo a sério.

Pobre de mim que não entendo a sutil ironia da coisa toda. :batera:

Enfim. Dos que estão na lista não consegui ver ainda Donnie Darko. Mas tenho esperança de conseguir comprá-lo na próxima vez que for pra SP. Tinha quase certeza de que O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, Closer e Primavera, verão, outono, inverno e primavera estariam na lista (embora esse último não estivesse presente na minha, por algum motivo que não me recordo agora).
 
Enfim. Dos que estão na lista não consegui ver ainda Donnie Darko.
Ok, eu não sei se você quer mesmo comprar ou só ver, porque dá de achar ele bem fácil em Florianópolis. Tem até na Blockbuster daqui, etc.

E tudo isso de ser apenas gosto é realmente uma forma bastante fácil de se estar sempre correto, o que é bem legal pra quem se contenta em permanecer no mesmo lugar o tempo todo, então sei lá. Eu diria, ainda, que o único momento em que o bom-ruim objetivo se torna uma área cinzenta é no cinema avant-garde, que não chega a ser o caso de nenhum filme aqui.

É estranho mesmo não ter nenhum filme asiático na lista, quando essa deve ser a cena mais interessante do cinema atualmente - ok, se eu tivesse votado Mal dos Trópicos teria entrado, mas 'e se' que se foda, hein - mas é o mesmo problema de distribuição de sempre - as únicas formas de ver também são limitadas e desconfortáveis [e 'erradas', se é que é correto impedir a cultura de chegar até quem se importa com ela] - e eu sequer sei se isso seria bom, porque provavelmente o que entraria seria Herói ou qualquer um desses filmes básicos de terror japonês, que são o que chega até aqui, então antes sem nada do que com isso, IMO.

Eu também nem sei se esses consensos algum dia vão ter um resultado realmente bom, porque a maioria das pessoas que mora fora do eixo Rio-São Paulo não tem esses festivais com uns 200 filmes alternativos, onde eles podem ver essas coisas fodas em boas condições; da mesma forma, não se pode exigir um resultado cult [ou o que for] em um fórum que nem se trata de cinema per se, até porque em próprios fóruns sobre cinema os resultados não são lá muito bons [IMDb, wtf (forcei, hein)]. Eles estão evoluindo, porém, e sempre tem uns 3 ou 4 filmes que eu nunca ouvi falar que eu vou atrás e valem a pena, mesmo que eles nunca cheguem ao TOP10.

E essa é a uma boa forma de fazer um post bem grande sem dizer muita coisa, na minha opinião.
 
Infelizmente a discussão desvirtuou para algo que sempre acaba aparecendo aqui no Cinema - gosto vs. opinião vs. etc.

Mas vejamos. Eu levantei algumas questões. Muitas delas eu nem acredito ou defendo, foram apenas pra tirar algo do Consenso e não apenas notas e tal, saca.



Eu acho que isso pode ser defendido. Embora a falta de filmes dos anos 90 é obviamente mais um caso de "Ei, nós começamos ver filmes agora, não antes", os anos 2000 vem sendo espetaculares, IMO.

Mas isso é mais um problema do top 10, depois a lista vai ficando mais homogênea.

Acho que nos anos 2000 meio que os diretores (e pessoas em geral) se deram conta de que o cinema está realmente diferente (a Coréia e a Argentina, pra dar exemplos muito citados, só foram começar aparecer no final dos anos 90 (99, por aí)) e que há uma espécia de "nova onda" ou coisa.

Mas também concordo que isso seja coisa deste consenso (aliás, muito é por causa do meio onde ele está inserido), mas os anos 90 foram bons.


Eureka, além de ser pouco acessível, não é exatamente um filme super mega aclamado que está constantemente presente em enquetes desse tipo. Até Borat tá com uma nota maior que a dele no Metacritic.

Esses aí eu forcei de propósito. EUREKA (uhu, assistirei de novo amanhã \o/ depois de 1 ano e meio \o/) e FLORES DE XANGAI principalmente. Mas MAL DOS TRÓPICOS eu realmente acreditava que entraria (como quase entrou) porque acho que todos que o viram colocaram em posições alta.

Tipo, o JOE é uma unanimidade mundial, algo sem parâmetros, dentro de pessoas mais interessadas, óbvio. Se eu mostrar o filme pro meu amigo playsson ele vai odiar (além de falar que é "filme com boiolas, que merda", claro). E isso porque menos gente viu ETERNAMENTE SUA (que é tão obra-prima quanto) ou OBJETO MISTERIOSO AO MEIO-DIA (outro destruidor).


Porque esse é um forum de nerds de SDA, não de críticos frequentadores de festivais.

Ah sim, aqui. Isso é central e totalmente relevante na hora de falar "porque filmes asiáticos não entraram". Claro, tem algumas pessoas interessadas e que buscam assistir de qualquer modo filmes fora do mainstream (Hollywoodiano ou não. INVASÕES BÁRBARAS seria mainstream, digamos) e os colocam em suas listas. Se fossem contadas apenas essas listas (uma injustiça, afinal, é um consenso do fórum de cinema inteiro, independente de gostos divergentes) claro que teríamos alguns filmes diferentes, mas, bom, é isso que taí e ponto.

Não adianta nem ficar "chorando o leite derramado" porque ninguém derramou nada. Só se durante um encontro nacional fosse obrigada a exibição de A VIRGEM DESNUDADA POR SEUS CELIBATÁRIOS que poderíamos ver a chapa esquentar.


Tirando Ônibus 174, o que mais você incluiria nessa "retomada"?

Vou dizer que nada seria bastante bom para entrar num TOP 10 desse período (talvez ONIBUS 174). Mas tipo, retomada:

É tudo desde CARLOTA JOAQUINA, saca, marco inicial mais ou menos aceito por todos. O Brasil meio que vem lançando novos olhares mas nada em conjunto, é mais ligado ao número de filmes do que semelhanças estéticas, propostas em comum, ideologias básicas, etc. Tiveram vários filmes meia-boca comédias diferentes que não são aquela coisa (PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO, ex.) e outros filmes tipo CENTRAL DO BRASIL (saca, uh). A coisa fica esquenta com o Karim Aïnouz dirigindo MADAME SATÃ com ajuda do Sérgio Machado (CIDADE BAIXA) e Marcelo Gomes (CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS) - esses totalmente mostrando que "oi, o Brasil existe e podemos dirigir sobre uma proposta parecida". E acho que os anos 2000 são bem melhores.

Sem contar os "velhinhos" que continuaram filmando: Sganzerla, Reichenbach, Coutinho, Bressane, etc, mas isso é outra história.



America vai sempre segurar uma porcentagem maior nessas enquetes, tanto pela quantidade de filmes produzidos, quanto pela acessibilidade.

Absolutamente.

Ah, mas espera aí: O Tigre e o Dragão é uma obra-prima e melhor que pelo menos uns 5 filmes da sua lista.

O resto é medíocre, mas metade da filmografia do Tarantino estava fora da qualificação pra enquete. E é triste que Kill Bill tenha ficado tão alto enquanto Jackie Brown nem entrou.

Não posso falar nada de O TIGRE E O DRAGÃO (vi última vez há uns 2/3 anos) mas foi só pra gastar também e nem tenho como defender minha opinião, etc (que pode ou não pode ser essa).

Eu lembrei do Tarantino porque no outro consenso (só dos anos 90) se me lembro bem entraram CÃES e PULP. Mas whatever.
 
Entrou Seven e só? Ai, quer saber, faltou Brad Pitt aí :timido: :osigh:

Tá, sério. Os 12 Macacos e Clube da Luta de fora do top10 e vocês ainda se queixando de que ficou convencional demais. Vão catar coquinho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo