• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Resultado] Consenso '00s

Vëon

Do you know what time it is?
10. Dogville (Lars von Trier, 2003)

gracedogville.jpg



09. Gladiador (Ridley Scott, 2000)

attachment.php



08. Amnésia (Christopher Nolan, 2000)

attachment.php



07. Cidade de Deus (Fernando Meirelles, Kátia Lund, 2002)

33361cidadededeusorigin.jpg



06. Kill Bill (Quentin Tarantino, 2003/04)

attachment.php



05. O Labirinto do Fauno (Guilhermo del Toro, 2006)

panslabyrinth2.jpg



04. Wall-E (Andrew Stanton, 2008)

walleey.jpg



03. Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001)

attachment.php



02. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Michel Gondry, 2004)

eternalsunshineo.jpg



01. O Senhor dos Anéis (Peter Jackson, 2001/02/03)


attachment.php






Ao todo 89 filmes foram citados. O Senhor dos Anéis em primeiro lugar não é nenhuma surpresa, teve quase o dobro de pontos que o segundo colocado.
Dois filmes estrangeiros na lista (ou seriam nove?), Cidade de Deus e Labirinto do Fauno. Cinema Asiático teve quinze indicações, os melhores colocados dentre eles foi Mal dos Trópicos e A Viagem de Chihiro empatados na 12ª colocação.

Resultado de consensos 3.0 anteriores: 90s, 80s, 70s, 60s, 50s, 40s, da invenção aos 30s.

O Senhor dos Anés – 76
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças – 43
Cidade dos Sonhos – 39
Wall-E – 39
O Labirinto do Fauno – 38
Kill Bill – 37
Cidade de Deus – 31
Amnésia – 29
Gladiador – 25
Dogville – 24
Fale com Ela – 21
Mal dos Trópicos – 19
A Viagem de Chihiro – 19
Donie Darko – 17
Embriagado de Amor – 17
Bastardos Inglórios – 16
Peixe Grande – 14
Sangue Negro – 13
Primer – 13
Antes do Pôr-do-Sol – 12
O Grande Truque – 12
Orgulho e Preconceito – 12
O Tigre e o Dragão – 12
Boa Noite e Boa Sorte – 10
Alta Fidelidade – 10
O Ilusionista – 9
O Senhor das Armas – 9
Cruzadas – 9
Amor à Flor da Pele – 9
Morrer ou Viver 2 – 8
O Homem Urso – 8
Na Cidade de Sylvia – 8
Herói – 8
A.I. - Inteligência Artificial – 8
Onde os Fracos Não Tem Vez – 7
Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra – 7
O Cavaleiro das Trevas – 7
A Queda – 7
Beyond the Clouds – 7
Ratatoullie – 7
Click – 6
Walking Life – 6
Os Excentricos Tenenbaums – 6
O Homem Que Não Estava Lá – 6
A Hora do Acerto – 6
Código Desconhecido - 6
Madrugada dos Mortos – 5
O Último Samurai – 5
O Fantasma da Ópera – 5
Old Boy – 5
Luz Silenciosa – 5
A Vida dos Outros – 5
Conta a Parede – 5
Sånger från andra våningen – 5
Distrito 9 – 5
O Mestre das Armas – 5
O Curioso Caso de Benjamin Button – 4
Requiem para um Sonho – 4
Robin Hood – 4
Final Fantasy VII – 4
Harry Potter e a Pedra Filosofal – 4
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias – 4
O Cheiro do Ralo – 4
Dolls – 4
After School – 4
Adaptação – 3
Amores Brutos – 3
O Pianista – 3
Quase Famosos – 3
Em Busca da Terra do Nunca – 3
Medo da Verdade – 3
À Prova de Morte – 3
Rei Arthur – 2
O Segredo dos Seus Olhos – 2
Casa Vazia – 2
O Homem Sem Passado – 2
Gerry -2
Kung Fu Futebol Clube -2
Memórias de um Assassino – 2
Queime Depois de Ler – 1
A Liga Extraordinária – 1
Lunar – 1
Paradise Now – 1
Dúvida – 1
Medo(s) do Escuro – 1
Deixe Ela Entrar – 1
The Man From Earth – 1
A Lula e a Baleia – 1
Mary e Max – 1
Sin City – 1
A Dama da Água – 1
 

Anexos

  • Gladiator_1080p-fanart.jpg
    Gladiator_1080p-fanart.jpg
    40 KB · Visualizações: 186
  • 131222__gollum_l.jpg
    131222__gollum_l.jpg
    22,8 KB · Visualizações: 182
  • memento (1).jpg
    memento (1).jpg
    99,3 KB · Visualizações: 182
  • Kill Bill.jpg
    Kill Bill.jpg
    115,3 KB · Visualizações: 183
  • mulholland_drive_-4.jpg
    mulholland_drive_-4.jpg
    87,1 KB · Visualizações: 185
Última edição:
Um ou outro filme ai não estariam no meu Top 10 da década, mas gostei do resultado final.
 
"Estrangeiro" aqui é gíria para qualquer filme que não seja norte-americano.

Dogville também é estrangeiro. Possui atores anglófonos, mas é uma coprodução de países que não inclui os Estados Unidos.
 
Somente 4 coincidiram com a minha lista (SdA, Kill Bill, Mulholland e Wall-E).

Devo dizer que o próximo consenso tende a ser melhor, o tempo fará o serviço de tirar obras menores daí (Cidade de Deus, Labirinto, Gladiador então, nem se fala) e colocará ao menos algum filme dos Irmãos Coen (No Country for Old Men), algum do Almodóvar (Fale com Ela) e algum do PT Anderson (Sangue Negro). O Dark Night poderia substituir o Memento. E algum do Eastwood (Iwo Jima) pegar o lugar do Von Trier.

#fikdik
 
Somente 4 coincidiram com a minha lista (SdA, Kill Bill, Mulholland e Wall-E).

Devo dizer que o próximo consenso tende a ser melhor, o tempo fará o serviço de tirar obras menores daí (Cidade de Deus, Labirinto, Gladiador então, nem se fala) e colocará ao menos algum filme dos Irmãos Coen (No Country for Old Men), algum do Almodóvar (Fale com Ela) e algum do PT Anderson (Sangue Negro). O Dark Night poderia substituir o Memento. E algum do Eastwood (Iwo Jima) pegar o lugar do Von Trier.

#fikdik
Chamar Cidade de Deus e Labirinto de obras menores já acho absurdo, agora Iwo Jima no lugar de Dogville jamais. Pra min Iwo Jima e Flags of Our Fathers é o ponto baixo da carreira do Eastwood.

Sangue Negro é um que eu acho que merecia um lugar bem melhor na lista.
 
"Estrangeiro" aqui é gíria para qualquer filme que não seja norte-americano.

Dogville também é estrangeiro. Possui atores anglófonos, mas é uma coprodução de países que não inclui os Estados Unidos.

Não no conceito do Oscar que é de lingua estrangeira. Se o filme é em ingles, não é considerado estrangeiro.
 
Não no conceito do Oscar que é de lingua estrangeira. Se o filme é em ingles, não é considerado estrangeiro.

É verdade.

Apesar de que eu acho que eles poderiam bem rever esse conceito. Se um filme é gravado na Nigéria ou em Gana, na "lingua franca", não pode concorrer porque não é "estrangeiro".
 
O que eu quis dizer é que essa noção tem a ver com o domínio que os Estados Unidos e, no começo do século XX, a Inglaterra tinha no cinema mundial. O grande problema é inclui o Reino Unido como possibilitado de ganhar o prêmio, já que o cinema local tem forte relação com os estúdios norte-americanos.

Uma alternativa seria limitar a participação de estúdios americanos nas produções estrangeiras como critério de elegibilidade, quaisquer que sejam.

E claro, mudar o prêmio de "Best Foreign Language" para só "Best Foreign".
 
Esse negócio de lingua é estranha mesmo.
Spoorloos (que eu achei fantástico) foi nomeado pela Holanda como candidato para entrar na lista de melhor filme de lingua estrangeira nos anos 80.
Mas a academia desqualificou porque o filme tinha menos dialogo em holandes do que em frances, então não poderia participar como representante de filme da holanda (ou de lingua holandesa).
 
O que eu quis dizer é que essa noção tem a ver com o domínio que os Estados Unidos e, no começo do século XX, a Inglaterra tinha no cinema mundial. O grande problema é inclui o Reino Unido como possibilitado de ganhar o prêmio, já que o cinema local tem forte relação com os estúdios norte-americanos.

Uma alternativa seria limitar a participação de estúdios americanos nas produções estrangeiras como critério de elegibilidade, quaisquer que sejam.

E claro, mudar o prêmio de "Best Foreign Language" para só "Best Foreign".

Eu acho correto ser de lingua estrangeira, senão Harry Potter, uma seria visto como uma produção inglesa e portanto estrangeira. Não faz sentido vc fazer um filme em Gana em ingles se não for com atores americanos ou ingleses.
 
Eu acho correto ser de lingua estrangeira, senão Harry Potter, uma seria visto como uma produção inglesa e portanto estrangeira. Não faz sentido vc fazer um filme em Gana em ingles se não for com atores americanos ou ingleses.

Faz, porque em Acra ou Kumasi deve haver parte da população nativa em inglês. Um inglês bem, digamos, peculiar, mas ainda assim o é.

Mas é o que eu disse. Harry Potter tem estúdio e (muito) dinheiro norte-americano.
 
O resultado final não é mau, mas ficou um tanto sem sal.

Contudo, pelo menos isso serve como um exemplo da variedade de bons filmes nessa última década, que não foi o desastre que os saudosistas gostam de lamentar. Tivemos Coens, Scorsese e Tarantino em topo de forma; Miyazaki e Pixar dando cartas; o cinema asiático passando para primeiro plano (Weerasethakul, Bong Joon-ho); boas revelações no cinema independente (Primer, Afterschool, Dogtooth, Rian Johnson); a Roménia com novo fulgor (432, Porumboiu); Nolan, Haneke, van Sant e von Trier arrojados e (por vezes) bem sucedidos; PTA aliando estilo a substância; Morris e Herzog fazendo óptimos documentários; Charlie Kaufman wtf. E por aí fora.


Uma lista entre 11º e o 20º teria ficado bem interessante:

Fale com Ela – 21
Mal dos Trópicos – 19
A Viagem de Chihiro – 19
Donie Darko – 17
Embriagado de Amor – 17
Bastardos Inglórios – 16
Peixe Grande – 14
Sangue Negro – 13
Primer – 13
Antes do Pôr-do-Sol – 12

Ok, tirando o Big Fish.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo