• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ressurreição (Machado de Assis)

Meia Palavra

Usuário
É sempre agradável ler um romance de Machado de Assis. Fazia tempo que não sentava para apreciar as utilizações machadianas da língua e a destreza com que ele faz situações simples se desdobrarem em relações e estudos complexos, que versam sobre as peculiaridades do comportamento e os ânimos do espírito humanos.

Há uma separação clássica empreendida sobre a obra de Machado de Assis, que separa sua produção em duas fases, a chamada “fase romântica” (que tomando os anos de publicação como base, vai de 1872 a 1878) e a posterior “fase realista” (1881-1908). Embora essa divisão seja tanto interessante quanto limitadora, é interessante perceber como que, a despeito de possíveis enquadramentos meio “escravizantes”, as distinções e semelhanças vão se manifestando nas produções de uma e outra fase.

[continue lendo...]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo