• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2015

Ano que vem pretendo ler com raiva pra me vingar da frustração desse ano... Quero ler pelo menos 50 livros dentre esses aí (listinha a moda do @G). A ideia é limpar as bibliotecas a minha volta, mas não ligo de comprar não.

Prosa

Dom Quixote, Decamerão, 1001 noites (1, 2 e 3), Tolkien (O Senhor dos Anéis, O Hobbit), Tirant lo Blanc, Moby Dick, Russos (Tchekov, Turgueniev, Puchkin, Gontcharov, Gogol, Dostoiévski, Nabokov), Japoneses (principalmente o Kawabata), Sebald, Bolaño (2666, Os detetives selvagens etc), Brasileiros (Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Machado e contemporâneos (Daniel Galera, Bernardo Carvalho, etc)), Joyce, Saramago, Proust, Rabelais, Philip K. Dick, Ray Bradbury, Goethe (Wilhelm Meister, Afinidades eletivas), Sterne, Faulkner, Saul Bellow


Poesia
Gregos e romanos (Hinos homéricos, Safo, Trabalhos e os dias e Teogonia, Virgílio, Horácio, Ovídio etc) Ilíada e Odisseia, Divina Comédia, Petrarca, Orlando Furioso, Rimbaud, Valéry, Baudelaire, Verlaine, Robert Frost, Wallace Stevens, Auden, Cummings, Pound, Eliot, Rilke, Pessoa, Drummond, Cecília Meireles, Ana Cristina César, Maiakóvski, Anna Akhmatova, poesia chinesa e Basho, brasileiros e americanos contemporâneos


Teatro
Gregos, Shakespeare, Racine, Corneille, Molière, Beaumarchais, Qorpo Santo, Eugene O’Neill, Jean Anouilh


Filosofia
Bakhtin, Kant, Wittgenstein, Nietzsche, Schopenhauer, John Austin, John Searle, Vico, Foucault, Filosofia da História e História da Filosofia


Sociologia
Ulrich Beck, Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky


Se o dólar e o euro deixarem
Don Delillo, Thomas Pynchon, Poesia francesa medieval e africana, poesia nórdica épica, Jane Austen, Stendhal, Victor Hugo, franceses contemporâneos, Alice Munro, Tristan Corbière, Camus

Vários livros de História e Arte e quadrinhos.
E o ano vai acabando e eu não consegui ler muito disso aí e nem os livros da biblioteca acreditam mais quando tomo resoluções de ano novo e já me olham com desdém.

Mas sei lá esse ano fui tomado por uma ressaca literária que não sei de onde que veio (talvez as greves nas bibliotecas tenham ajudado)... A ver ano que vem agora. Não acredito que não vai dar para ler o Dom Quixote esse ano... Pelo menos quero ler Valéry, ainda, antes de terminar o ano. Vamos lá!
 
Última edição:
Iniciei o tópico mas nem postei, rs. Bom, aqui vai conforme postado no Facebook:

Resolução em literatura para 2015:
- Terminar Ulysses e 1Q84. Ética a Nicômaco talvez...
- Todos Agamben.
- Todos da Alfaguara Brasil aqui em casa, rs.
- Os Robert Fisk que eu tenho.
- Eneida da 34 mais Odisseia da Cosac e da Companhia das Letras.
- The Stand, de Stephen King.
- Todos Bolaño.
- Restante do Walsh.

Agora pergunta se eu consegui concluir alguma dessas. :tsc:

PS: Pelo menos li uns 31 livros até o momento. Nenhum dos planejados, mas c'est la vie. :P
 
Última edição:
Vamos lá fazer aquelas coisas que só servem de enfeite mesmo:

  1. Reduzir ao máximo as compras. Na prática, juntar uns cobres só mesmo pra comprar 3 coisas: o Do mito das musas à razão das letras (Roberto Acízelo), o Teoria literária em suas fontes (Costa Lima) e o Crítica literária no Brasil (Wilson Martins). O que já dá uma grana considerável... (uns 400, sei lá);
  2. Explorar ao máximo a biblioteca da UFG;
  3. Reprisar a poesia brasileira e portuguesa, dos Cancioneiros aos modernistas de primeira geração. Daí pra frente fica mais difícil de achar em pdf ou na resolução 2, então vou ir com base no que 2 puder me dar... A diferença vai ser que quero transformar essas releituras em postagens pro bloguinho;
  4. Estudar a Norton anthology of criticism;
  5. Fazer a resolução 3 só que com poesia goiana: no caso, a totalidade dela. E ver se desempaco o ensaio sobre poesia goiana contemporânea...;
  6. Não vou prometer algo pra prosa pois, né. Prosa. Papel de bunda. Mas me esforçar em ler pelo menos um ensaio longo por semana (o site do LongReads ajudará nesse sentido);
  7. Se der tempo, fazer a resolução 3 só que pra língua inglesa e baseado na Norton Anthology of Poetry.

Bem...

1. Até que deu certo. Consegui reduzir bastante. Nem a Black Fraude me tentou esse ano. Consegui juntar e concentrar minhas compras em épocas específicas. Eu diria que otimizei.

Dos livros que tinha sugerido comprar, esse do Acízelo eu ainda não comprei pois tenho fé de que um dia eu o acharei a uma faixa de 75 reais, com frete incluso. O livro do Costa Lima vai ser reeditado pela Martelo então prefiro esperar. O livro do Wilson Martins eu li (o Wilson, aliás, foi um cara que eu estudei muito esse ano).

O item 2 foi mais ou menos. Explorei bastante, mas fui deixando de pegar aula pra lá e enchi o saco.

O item 3 eu consegui fazer. Não da forma sistemática como eu pretendia, e creio que não com a mesma amplitude (não cheguei a reler, por exemplo, Filinto Elísio), mas fiz.

4. Estudei a antologia The Critical Tradition, que pra mim dá na mesma.

5. Deixo pra 2016. Ou pra algum ano no futuro. Estou realmente sem estômago pra encarar poesia goiana. É coisa ruim demais...

6. Eu realmente não movi uma palha com prosa, mas, pelo menos no primeiro semestre, a meta de ensaios semanais eu cumpri bem.

7. Feito.
 
2013:

2014:

Li O mestre e Margarida inteiro. Li o primeiro capítulo de Ulysses. :timido:

Pra 2015:
Ler os livros que comprei/ganhei e ainda não li. São mais de 30.

Ulysses
Livro das mil e uma noites, volume III: ramo egípcio
As Mil e Uma Noites, volume IV: ramo egípcio
Sense and Sensibility
Pride and Prejudice
Mansfield Park
Northanger Abbey
Persuasion
Os Pioneirismos de Pernambuco
Cartas do Papai Noel
The History of Middle Earth: Part One
The History of Middle Earth: Part Two
The History of Middle Earth: Part Three
No Country for Old Men
The Road
O Trono De Fogo (As Crônicas dos Kane #2)
Cyrano de Bergerac
Os Miseráveis
A Menina sem Qualidades
Viagens De Gulliver
Moby Dick
O Sinal e o Ruído: Por Que Tantas Previsões Falham e Outras Não
O Grande Gatsby
Alta Fidelidade
Tequila Vermelha (Tres Navarre #1)
[Manual prático de bons modos em livrarias]
O Livro dos Códigos: A Ciência do Sigilo - Do Antigo Egito à Criptografia Quântica
Ritos de Passagem
Anna Kariênina
O Último Reino (Crônicas Saxônicas, #1)
The World of Ice & Fire: The Untold History of Westeros and the Game of Thrones
A Sombra da Serpente (As Crônicas dos Kane #3)
A Marca de Atena (The Heroes of Olympus, #3)
A Casa de Hades (Heroes of Olympus, #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo, #5)
Ulysses -> continuo parada
Sense and Sensibility
Cartas do Papai Noel
O Trono De Fogo (As Crônicas dos Kane #2)
Os Miseráveis -> lendo, espero terminar antes do fim do ano
A Menina sem Qualidades -> parei no meio
Tequila Vermelha (Tres Navarre #1)
[Manual prático de bons modos em livrarias]
The World of Ice & Fire: The Untold History of Westeros and the Game of Thrones
A Sombra da Serpente (As Crônicas dos Kane #3)
 
- ler os livros físicos que tenho na estante ainda não lidos
- Consegui ler alguns, porém mais os que eu comprei novos do que os que já estavam na estante.
- ler os 7 de O Tempo e o Vento
- Nem passei perto
- ler algum (alguns?) clássico (não brasileiro, aceito indicações)
- Acho que só Os Três Mosqueteiros mesmo...
- O Cão dos Baskervilles conta como clássico??? :hihihi:
- Comecei a ler Razão e Sensibilidade e larguei no meio pq achei chato.
- Mas em compensação comprei alguns pra ler em 2016, como As Vinhas da Ira
e bem, acho que é isso, não consigo fazer planejamento de livros porque tenho que ir lendo conforme "os livros me chamam" :lol:
- Ler os livros que me chamaram, acho que foi a única meta que eu consegui cumprir com sucesso. Eu larguei vários no meio pq segui o conselho do @Calib de que não vale a pena ficar perdendo tempo com algo que a gente não está gostando. E aí, com base nisso, eu cheguei a conclusão de que vale MUITO a pena perder tempo pra reler algo que a gente gosta muito, e minha lista de leituras de novembro não me deixa mentir.
Continuarei com o mesmo planejamento pra 2016, já que no meu ver, ele funcionou bem.
 
Essas foram minhas metas pra 2014 (não cumpridas, as duas últimas cumpridas parcialmente):
- Moby Dick - Melville
- Guerra e Paz - Tolstoi
- Ler alguma coisa de Bernard Cornwell, se possível mais de um livro, já que nunca li nada dele;
- Reler a trilogia Fundação de Asimov, pela edição da Aleph;
- Atualizar sempre o Censo Literário 2014, aqui do Valinor;
- Atualizar também o Censo de Livros Adquiridos, pra ver se consigo me controlar melhor, já que ano passado gastei os tubos em livros. =/

Mantenho todas pra 2015 e acrescento: ler/reler todos os livros de J.R.R. Tolkien que tenho.

Bosta, não fiz nada do que me propus, nem mesmo atualizar o Censo Literário e o de Livros Adquiridos. :x
Desnecessário dizer que novamente gastei uma quantia razoável em livros, que não foi maior por conta de alguns problemas monetários que tive ao longo do ano.
Não sei se terei metas pra 2016.
Vou pensar mais um pouco. :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo