• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2013

Quero ano que vem ler pós-modernos e contemporâneos para ver se perco mais o preconceito. Ainda tenho muitos modernos para ler também. Então fica mais ou menos assim:

1. Ler mais pós-modernos e contemporâneos
  • Bolaño
  • Jonathan FranzenDon DeLillo
  • Julian Barnes
  • Murakami
  • Pynchon
  • Bellow
  • David Foster Wallace
  • alguns franceses (segundo indicação do JLM), Emmanuel Carrère, Claude Lanzmann e Michel Houellebecq);
2. Ler alguns modernos e modernistas
  • Faulkner
  • Nabokov
  • T. S. Elliot
  • Pound
3. Ler 5 mulheres;
4. Ler 5 prêmios nobel (1 e [SUP]1[/SUP]/[SUB]2[/SUB] (mal aí Borges, foi quase...) de 5)

Pensando em reler a Divina Comédia e o Ulysses e em "ler" o Finnegans Wake também. Mas vamos ver com o tempo.

Mal comecei ainda... Os planos eram para o segundo semestre mesmo, mas vamos ver o que vai dar. No final, até agora li mais autores que não estavam exatamente nos plano como o Beckett e o Borges. E vou desistir do Franzen e colocar o DeLillo no lugar. O Bellow eu já tive nas mãos e li um primeiro capítulo, mas deixei de lado até agora. Melhor começar...

Acho que vou estender meu ano até abril de 2014 (por causa das férias)... Pode isso, Arnaldo?
 
Última edição:
Cof, cof... Por ler Eliot digo só os poemas "principais", não assim tudo, uma coisa estudada.

Na verdade comprei aquela edição comemorativa da Nova Fronteira com as traduções do Ivan Junqueira, mas tomei desgosto dela. Acho que não vou ler ela mais não, vou procurar o original de algum jeito mesmo (alguma sugestão de edição?).
 
Ah, só os poemas principais?
Bem... Então você pode ler tudo. Eliot publicou praticamente nada em vida... Obra completa dele é uma merrequinha de 300 páginas, por aí :obiggraz: (admiro muito essa característica dele)

Agora quanto às sugestões... Ah, eu particularmente até gosto das traduções do Junqueira. Não tenho base nenhuma pra falar isso, é só o megusta mesmo.
Mas o problema é que, afora o Junqueira, tem muita coisa picada... Vou deixar pra quem manja mais desse assunto responder.

Então acho uma boa você comprar os poemas dele no original. Mas tente comprar logo uma edição com os poemas completos... A diferença de preço é, creio, pequena. Geralmente o que você acha é uma seleção feita pelo próprio Eliot. Publicam-na muito com o título "The Waste Land and Other Poems".

Mas tem muita coisa faltando nessa seleção... Basta citar os Four Quartets, inegavelmente um dos pontos mais altos que a poesia já alcançou.
 
meio d ano

Foram 5 metas ao todo.


  • Continuar a ler 50 páginas por dia
OK! Já tendo lido 11.733 páginas estou com a média de 65 páginas por dia. Tive uma caída no mês de abril aonde fiquei quase duas semanas sem ler nada, e todos sabem o quanto é difícil voltar ao ritmo depois de estar parado. Um pouco do meu desinteresse jogo a culpa no livro Liberdade, de Jonathan Franzen, que apesar de ser bem escrito e trazer assuntos atuais, é de leitura lenta, cansativa e muitas vezes chata.


  • Ler 1 calhamaço de pelo menos 500 páginas por mês
OK! A boa notícia é que consegui cumprir a meta, mas a ruim é que além dos 41 calhamaços que eu já tinha na minha biblioteca adquiri outros em 2013, sendo que li 4 dos que tinha e 2 dos novos. Já me despedi dos livros lidos e os mesmos não moram mais comigo. São eles:

1. O Nome do Vento - Patrick Rothfuss - 656 páginas - Sextante (JANEIRO)
2. O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss - 960 páginas - Sextante (FEVEREIRO)
3. Anna Kariênina - Liev Tolstói - 814 páginas - Cosac Naify (MARÇO)
4. Liberdade - Jonathan Franzen - 618 páginas - Companhia das Letras (ABRIL)
5. Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas - 510 páginas - Nova Cultural (MAIO)
6. A Divina Comédia - Dante Alighieri - 696 páginas - Editora 34 (JUNHO)



  • Ler todos os livros que ganhei de presente nos 2 últimos anos
Maioumeno! Se tinha por volta de 10 livros ganhados em 2012 e acrescentando os que ganhei em 2013, o ritmo dessa meta está abaixo do que devia (pelo menos 5 livros). Mas ainda dá tempo pra recuperar.

24. diálogos impossíveis (2012) - luis fernando verissimo - 176 pgs - bom (MARÇO)
37. o jogo do exterminador (1985) - orson scott card - 380 pgs - excelente (MAIO)



  • Comprar só 6 livros por mês
OK! Que fique claro que me refiro à livros para leitura, já que os que compro para revenda são os que me sustentam literariamente falando. A média ficou em 6,33 livros por mês e só não ficou menor graças às promoções do Submarino, esse safado. Mas, como agora ando me controlando um pouco mais, tomando remédios, fazendo terapia... creio que consiga vencer esta meta até o final do ano.

Janeiro: 9 livros
Fevereiro: 14 livros
Março: 1 livro
Abril: 3 livros
Maio: 8 livros
Junho: 3 livros



  • Ler pelo menos 12 livros de literatura brasileira
OK! Li 5 dos 6 que deveria, e destes apenas 2 estão na lista das 120 opções que me propus a seguir.

6. memórias póstumas de brás cubas (1880) - machado de assis - 332 pgs - regular (JANEIRO)
13. estorvo (1990) - chico buarque - 152 pgs - regular [ebook] (FEVEREIRO)
25. carta a el-rei d. manuel sobre o achamento do brasil (1500) - pero vaz de caminha - 156 pgs - bom [ebook] (MARÇO)
32. ed mort: todas as histórias (2011) - luis fernando verissimo - 80 pgs - excelente (ABRIL)
49. o vampiro de curitiba (1965) - dalton trevisan - 128 pgs - bom (JUNHO)



Volto em dezembro para o balanço final e completo das resoluções 2013 e já planejando as para 2014.
 
Última edição:
Eu não cumpri minha meta do ano passado.

Então volto com uma parte dela:

- Ler Sidarta, Demian e O Lobo da Estepe, de Herman Hesse; nessa ordem e em seguida.

E me proponho duas novas:

- Guerra e Paz;
- Moby Dick.

Acho que esse ano consigo cumprir. :tsc:


Já avançando no segundo semestre, primeira parte da resolução está cumprida, li a trilogia do H Hesse. :yep:

Ler "Guerra e Paz" & "Moby Dick" até o fim do ano?
Ahãn Cláudia, senta lá. :gotinha:
 
Bão, a minha será cumprir a de 2012 já que não fiz nadica desse ano.

- Ler House of Leaves
- Ler Infinite Jest
- Ler O jogo da amarelinha
- Ler Gravity's Rainbow


eu li house of leaves!!!!!!!!!!!!!!111111111111 acabouuuuuuuuuuu é tetraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa _o/

enfim, foi a única coisa que li da minha lista. não tenho esperanças de ler os outros nos próximos dias de dezembro. mas né, vendo o lado bom da coisa, deve ser o primeiro ano que leio algo da minha lista de resolução literária. até me animei pro ano que vem :cheer:
 
Minhas metas para 2013 são:

- Ler 50 livros*, dos quais pelo menos: 5 releituras dentre os meus preferidos; 5 livros em outra língua; e 5 leituras de autores contra os quais tenho algum nível de preconceito, para o bem ou para o pior.
- Ler mais o que já tenho e comprar menos (não custa insistir nesta; até porque estou ficando sem espaço mesmo)

*Para efeitos desta meta, considera-se livro qualquer obra impressa, seja de ficção ou não, não seriada, de pelo menos 50 páginas, salvo se for livro de poesia, que em geral é mais curto, ou peça de teatro que fuja um pouco disso (mas de modo algum considerar aquelas de duas páginas do Beckett, ou as de ato único do Martins Pena, por exemplo, porque daí é Game Shark)

Bem, eu li os 50 "livros". E parou por aí. Não cumpri as submetas relacionadas a ele: nenhuma releitura; apenas 1 em língua estrangeira; nenhuma leitura de autor odiado (nem a Martha Medeiros, que eu prometi pela conquista da Libertadores do Galo, em homenagem à @Melian

Também falhei miseravelmente na meta das compras: adquiri um total de 173 volumes e gastei mais de 3 mil reais. Rsrs. Para o ano que vem, vou ter que maneirar!!
 
  • Amei
Reactions: JLM
Oh, boy. Das nove resoluções de 2012, cumpri uma. Sendo assim, pra 2013... repetirei as oito faltantes, e acrescentarei mais nove!

Podem estar esperando Anna Kariênina, O arco-íris da gravidade, Infinite Jest, Os demônios, O idiota, Guerra e paz, Sob a redoma, A dança da morte, Meridiano de sangue, O processo, Cidade de deus, Ulysses, A cartuxa de Parma, Grandes esperanças e muitos, muitos fracassos.

Não lembro as resoluções para 2012, mas acho seguro assumir que não cumpri nenhuma. Das de 2013... Comecei Anna Kariênina, Sob a redoma, A dança da morte, Meridiano de sangue e Grandes esperanças. Mas, é, não terminei nenhum, nem fui até a metade e pra alguns sequer passei o primeiro capítulo.
 
  • Haha
Reactions: JLM
Ler Guerra e Paz, somente esta!

obs: essa resolução vem desde 2008 e ainda não foi realizada!

não cumpri essa resolução mais uma vez. Quase comprei o livro da Cosac nessas promoções da vida, mas peguei o livro em uma livraria e achei ele estranho, muito pequeno na largura e comprimento e grande apenas na altura, parece que deve ser ruim para ler. Quem tem o livro e já leu gostou?
 
  • Haha
Reactions: JLM
Em 2013 quero comprar mais livros digitais por causa do espaço e tentar me acostumar com eles.
De resto, quero continuar lendo Jorge Amado e o restante das obras do Érico Veríssimo.

Não li NADA de Érico e Jorge Amado esse ano rsrs
Mas em compensação, com o kindle, me joguei definitivamente aos livros digitais e tenho que confessar: no regrets! :D
 
  • Curtir
Reactions: JLM
  1. Ler 150 livros;
  2. Ler, como meta principal, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Manoel de Barros, Mário Quintana, Augusto Frederico Schmidt;
  3. Ler, como meta secundária, Vinicius de Moraes (sair um pouco dos Sonetos, né, sr. Mavericco?), Haroldo de Campos (em especial o Galáxias), Oswald de Andrade, Paulo Leminski;
  4. Passar o pente fino em Manuel Bandeira, João Cabral, Mário de Andrade e Ferreira Gullar;
  5. Ler Os Cantos (Ezra Pound), Fausto -- Segunda Parte (Goethe), qualquer coisa de Mallarmé, qualquer coisa de Verlaine, e ler o Orlando Furioso (Ariosto);
  6. Passar o pente fino em Pablo Neruda, Gabriela Mistral, T. S. Eliot e Baudelaire;
  7. Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Angélica de Freitas, Paulo Henriques Britto (ver se ele ganha alguns pontinhos comigo), Age de Carvalho, Cacaso, Ana Cristina César, Adélia Prado, Fabiano Calixto, Cláudia Roquette-Pinto (acho esse nome o máximo);
  8. Garimpar alguma coisa de poesia contemporânea goiana, se é que esse tipo de coisa existe;
  9. Ler o segundo volume do Em Busca (Proust), qualquer coisa de Dostoiévski mesmo que amarrado, qualquer coisa de Saramago (quero me enturmar pra ficar docedocedocedoce), ler o Anna Kariênina (Tolstói), ler o Corpo de Baile (Guimarães Rosa), ler o Dom Quixote, ler a obra completa do Kafka (pelo menos os contos, vai?), ler O Livro de Areia e O Aleph, do Borges.

1: sim.

2: ficou faltando só Manoel de Barros.

3: completo.

4: completo.

5: ficou faltando Goethe.

6: completo.

7: ainda pequei muito nisso de ler formalmente, mas pude conhecer muita coisa nova.

8: descobri algumas coisas, alguns nomes... Infelizmente, numa literatura tão fraca como a goiana, tanto no sentido parcial de literatura forte = reunião de bons autores, quanto no da criação de um ambiente propriamente literário; nos dois sentidos nossa literatura historicamente é um zero à esquerda. E fico realmente triste com a falta de autores tão gritante que nós possuímos. Todo modo, o que descobri de legal foi o projeto do letra livre, de onde destaco o Nova poesia goiana 1 e o Nova poesia goiana 2. Uma Antologia do Conto Goiano Contemporâneo, publicada pela Kelps em 2013, é também um projeto louvável, no que destaco a postagem no Jornal Opção sobre o Wesley Peres, a meu ver o nome com maior e justa preponderância nessa nossa Waste Land. Por fim, destaco também livros como o A poesia em Goiás, do Gilberto Mendonça Teles, que é maravilhoso para acompanharmos historicamente isso que talvez exista aqui: além, é claro, de poder contar com a seriedade crítica sempre impressionante do Mendonça Teles, um dos maiores críticos brasileiros de qualquer tempo. Destaco também a obra do Heleno Godoy, que a meu ver é o poeta mais preparado que já surgiu por aqui (A casa, Fábula Fingida); o nome de Pio Vargas, infelizmente relegado; e algumas facetas da obra da Cora Coralina que vão muito além do Oração do Milho, revelando uma poeta que não se comprazia tão facilmente com a invocação, mas, vez outra, se apoiava numa voz crítica impressionante: vide um poema como O Rio Vermelho, mas não aquele que começa com o "Longe...".

9: vou ler Proust todo ano que vem. Dostoiévski li também algo. Saramago mais ou menos. Tolstói não. Rosa sim. Do Quixote não. Kafka sim. Borges sim.
 
Mavericco é um orgulho. :3

E 'bora ler uns Saramagos néam?
 
- Ler "Os Demônios", do Dostoiévski, nas férias
- Ler mais livros acadêmicos
- Ler Clarice Lispector
- Ler "O Corvo" do Poe, para não ter mais que associá-lo somente a "Assassinatos da Rua Morgue"
- Ler alguma coisa realmente boa do Gaiman
- Reler "Viagens de Gulliver", porque há tempo sinto vontade de escrever uma sátira social nesse estilo, nem que seja um conto para publicar no blog
- Reler o Silmarillion
- Voltar a ler filosofia, porque 2012 foi zerado aí...

Não cumpri minha promessa de ler esse Dostoiévski. Já mandei pra meta do ano que vem.
Não li Poe e nem Clarice. Mas reli o Silma e estou terminando Gulliver. Li "Deuses Americanos": gostei bastante, mas ainda acho Neil Gaiman supervalorizado. E voltei a ler história e filosofia por gosto. Até que não me saí tão mal com essas metas modestas.
 
Hum, veremos as metas atingidas em negrito:

Quem me conhece sabe que eu adoro criar listas, então essa é mais uma em que eu fico livre pra me lembrar dos muitos livros e autores que quero conhecer :hihihi:. Não cumpri praticamente nada da listinha do ano passado, e nem fico muito deprê com isso... Tenho essas listas como um lembrete do que eu quero mais ler e tal, sem ressentimentos :D

Ei-la:

Em prosa:

...todos os romances da Virginia Woolf(1/9 =P)
...todos os romances e livros de contos de Clarice Lispector(8/15)
...Balzac
...Zadie Smith
...Javier Marías
...Proust(esse eu ainda quero ler nesse ano D=)
...Shakespeare(pq, por incrível que pareça, ainda não li nenhuma peça dele o_O)
...Borges
...Antonio Lobo Antunes
...Saul Bellow
...Llosa
...Lovecraft
...Cormac McCarthy
...Jane Austen(inda não li nada da moça tbm D=)
...mais do Rosa(só li alguns contos do Primeiras estórias)
...mais do Hemingway(só li O velho e o mar e Paris é uma festa)
...mais do Faulkner
...mais do Joyce(só li uns contos do Dublinenses D= - editei pq esqueci dele, e é bem capaz que eu ainda edite mais um pouquinho :dente:)
...mais do Machado de Assis
...mais Kafka(só li A metamorfose)
...mais do Sartre(só li a peça Entre quatro paredes, mas já tenho a impressão de que vamos nos dar super bem ^^)
...mais Dickens(só li Um conto de natal e adorei)

...algum clássico em inglês

...1984
...Inferno, de August Strindberg
...Jane Eyre
...A letra escarlate
...Cem anos de solidão
...Liberdade, do Franzen
...O grande Gatsby, Fitzgerald
...A montanha da alma, de Gao Xingjian


Poesia:

...poesia de Sylvia Plath
...Keats
...Rimbaud
...William Blake
...Mário Quintana
...mais do Pessoa
...mais do Drummond
...mais do Manoel de Barros
...mais do João Cabral

Eu sei que a lista tá grande(falei pra vocês que tenho tara por listinhas :rofl:), mas, como disse, ela é mais um espelho do que eu quero ler do que uma cobrança :D E queria realmente tentar ler o máximo desses itens, pois já os desejo faz tempo...
Bem pouco =/ e a maioria dos que eu queria ler mais de fulando, só li tipo uns contos a mais :dente:
e a Zadie Smith eu começei a ler, mas abandonei :lol:
 
1. Ler mais pós-modernos e contemporâneos
  • Bolaño = não
  • Jonathan FranzenDon DeLillo = acabei ficando só no Ruído branco mesmo, mas acho que valeu a pena já que considero uma das melhores leituras do ano.
  • Julian Barnes =não
  • Murakami = sim, li mais do que esperava. Todos muito bons.
  • Pynchon = talvez?
  • Bellow = não deu ainda, mas quem sabe ano que vem.
  • David Foster Wallace = não.
  • alguns franceses (segundo indicação do JLM), Emmanuel Carrère, Claude Lanzmann e Michel Houellebecq) = não
2. Ler alguns modernos e modernistas
  • Faulkner = não
  • Nabokov = sim! Lolita também fica entre os melhores do ano.
  • T. S. Elliot = mais ou menos. Só consegui ler o Waste Land, mas já comprei um livro =D
  • Pound = não. também não queria mesmo...
3. Ler 5 mulheres = 0, =O uau, nenhuma... Tenho que rever isso para o ano que vem.
4. Ler 5 prêmios nobel = 2 se contarmos Beckett e Hemingway, 3 se contarmos 1 poeminha do Sully Prudhomme da Antologia de poesia francesa que li. Também... Murakami e o DeLillo não ganham esse Nobel... tsc. Secretamente contava com isso...

Estou bem frustrado esse ano por não ter lido mais de alguns autores ou não ter lido outros que queria, mas não foi um ano fácil. Foi o que deu para fazer...

Em minha defesa alego também a subida do dólar que sacaneou meus planos de comprar vários livros a partir do segundo semestre... =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo