• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2013

Sim, é pessoal. Acho que depende também de quanto se lê.

Tanto que fico meio desconfortável com qualquer coisa com mais de 500 páginas, desconforto que foi estuprado com Crônicas e Ulysses. Apesar de ter lido SdA e os Harry Potter alucinadamente, eu me acostumei com os romances de 200 páginas e os livros de teologia e filosofia entre 300 e 400.
 
Sim, é pessoal. Acho que depende também de quanto se lê.

além d depender do qto se lê depende tb dq se lê. tenho certeza dq os leitores regulares dos livros acima d 500 pgs possuem uma média d leitura q ñ deva chegar aos 50 livros/ano.

eu tive a curiosidade d fazer as contas pela minha média d leitura d 50pgs por dia qtos dos calhamaços q alistei conseguiria ler em 2013 se me dedicasse somente à eles, começando do maior p o menor: 26 no total.
 
Última edição:
Eu tenho preguiça de livro muito grande. Esses dias fui à livraria determinado a pegar Ulysses, pela empolgação do Paganus e dos comentários no Fórum. Baita tijolo, mais de 1000 páginas. Nem, deixei de lado.

Até em Guerra dos Tronos, leitura mais fácil que a do titio Joyce, convenhamos, com uma estória que envolve e faz a gente querer o próximo capítulo da Arya ou do Jon o quanto antes, parei no segundo livro. Quando abri A tormenta de espadas, logo pensei: "Puta que o pariu, mais 500 páginas..." Encostei e decidi que primeiro vou ficar com a série.
 
Última edição:
Livros bem curtinhos e bem bacaninhas que indico para quem tem medo/preguiça de abrir trambolhos: :hihihi:
Alguns não são assim uma brastemp, mas divertem por uma tarde. Outros são ótimos mesmo.

A invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares
Sombras de reis barbudos - José J. Veiga
Um ramo para Luísa - José Condé
Os ratos - Dyonélio Machado
As cidades invisíveis - Italo Calvino
A revolução dos bichos - George Orwell
Sargento Getúlio - João Ubaldo Ribeiro
Os espiões - Luis Fernando Verissimo
A metamorfose - Franz Kafka
Objecto quase - José Saramago
 
Quase dei fail pro Cantona, pohan, desistiu do Ulysses????????? :cry:

Sobre livros curtos tem também os de contos do Machado, que são uma delícia e mesmo os primeiros romances dele, como Ressurreição, Helena, Iaiá Garcia etc.
 
Não desisti, Paganus. Só adiei pra "Deu-sabe-quando". Deixa eu pegar um ritmo...

Desses que o Calib citou, destaco Sombras de Reis Barbudos, do José J. Veiga.

Leiam, leiam, leiam.
 
Última edição:
No meu atual estado, já acho que 500 páginas é calhamaço. :dente:
Nem lembro qual foi o último livro que li tão grosso. Hehe.

Mas isso vai mudar para 2013: quero ver se leio o "Grandes Esperanças" (702 p.) e o "Ulysses" (1.106 p.) pelo menos.
Se pá, também a "Ilíada" da Ateliê que ficou com 900 p. por causa das notas lado a lado, em página par.

meras definições pessoais, assim como a minha. mas se pegarmos uma média nacional, qq coisa q passe d 250 pgs já é 1 calhamaço. e faz sentido.

Noobs!

O_SENHOR_DOS_ANEIS_1324113995P.jpg
 
E aí gente, que tal fazermos um balanço-prévio? Certo, não é meio do ano ainda (2 de julho), mas o tópico foi criado adiantado, então...

Vamos lá. Minhas metas eram:

  1. Ler 150 livros;
  2. Ler, como meta principal, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Manoel de Barros, Mário Quintana, Augusto Frederico Schmidt;
  3. Ler, como meta secundária, Vinicius de Moraes (sair um pouco dos Sonetos, né, sr. Mavericco?), Haroldo de Campos (em especial o Galáxias), Oswald de Andrade, Paulo Leminski;
  4. Passar o pente fino em Manuel Bandeira, João Cabral, Mário de Andrade e Ferreira Gullar;
  5. Ler Os Cantos (Ezra Pound), Fausto -- Segunda Parte (Goethe), qualquer coisa de Mallarmé, qualquer coisa de Verlaine, e ler o Orlando Furioso (Ariosto);
  6. Passar o pente fino em Pablo Neruda, Gabriela Mistral, T. S. Eliot e Baudelaire;
  7. Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Angélica de Freitas, Paulo Henriques Britto (ver se ele ganha alguns pontinhos comigo), Age de Carvalho, Cacaso, Ana Cristina César, Adélia Prado, Fabiano Calixto, Cláudia Roquette-Pinto (acho esse nome o máximo);
  8. Garimpar alguma coisa de poesia contemporânea goiana, se é que esse tipo de coisa existe;
  9. Ler o segundo volume do Em Busca (Proust), qualquer coisa de Dostoiévski mesmo que amarrado, qualquer coisa de Saramago (quero me enturmar pra ficar docedocedocedoce), ler o Anna Kariênina (Tolstói), ler o Corpo de Baile (Guimarães Rosa), ler o Dom Quixote, ler a obra completa do Kafka (pelo menos os contos, vai?), ler O Livro de Areia e O Aleph, do Borges.

1: 51 livros até então.

2: Já li... É, não li ninguém quase. Só mesmo o Mário Quintana.
Mas, considerando que o objetivo era ler poesia brasileira, descobri Hilda Hilst, Mário Faustino, Dante Milano, Chico Buarque e Lêdo Ivo por exemplo. Ainda estou devendo o Ivan Junqueira... E provavelmente vou ficar devendo. Mas né.
De poetas do exterior que descobri, destaque pra Elizabeth Bishop, uma das melhores leituras que fiz no ano.

3: Vinicius de Moraes passei o pente fino (sim, Vinicius fora dos sonetos é tenso). Leminski também. Oswald quase lá.

4: Passei o pente fino em todos B)

5: Os Cantos foram pro saco. Até fiz resenha. O Ariosto na verdade seria uma releitura... Mas ainda estou devendo. O Verlaine li alguns poemas esparsos... Fiz até tópico. Já o Mallarmé vou ficar devendo, mas já está no ponto de bala. Goethe "idem" (acho difícil lê-lo esse ano).

6: Passei em todos. E case closed: não gosto de Pablo Neruda.

7: Formalmente não li. Mas, esparsamente, e em grande monta, li praticamente todos aí. O Carpinejar eu meio que me desiludi... Pessoal fez uma anti-propaganda que desisti total de ler. Mas ainda estou devendo um pouco de Age de Carvalho, Adélia Prado, Fabiano Calixto e Roquette-Pinto. Em compensação, pude ler outros que não estavam no script, como Bruna Beber e Alice Sant'Anna.

8: Necas.

9: Prosa? Tolstói, Dostoiévski? :lol:
O Dom Quixote eu até tenho vontade de ler... Edição da Penguin tá tão bonita, né?
E tem sonetos...
Se eu tivesse que colocar livros substitutos pra minha área de prosa não ficar tão ridícula, eu colocaria: Contos Completos (Nabokov), Laranja Mecânica (Burgess), Heart of Darkness (Conrad).
De todo modo, o segundo livro do Em Busca esse ano eu leio. Esse daí eu nunca cogitei retirar :grinlove:
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: JLM
volto aqui segunda q vem p comentar, qdo completar o semestre já posso dizer se cumpri ao menos metade das minhas resoluções.
 
- Ler "1Q84", do Haruki Murakami - comecei, mas tive que interromper. Retomarei e lerei de uma vez ano que vem.
- Começar a ler os dois primeiros volumes da Trilogia d'"O Século", de Ken Follett: "Fall of Giants" e "Winter of the World".
- Começar a ler a biografia em inglês do Neil Gaiman

Acréscimos:

- Ler "Against the Day", do Thomas Pynchon - e se possível emendar com "The Gravity's Rainbow" e "Mason & Dixon"
- Reler "Beautiful Losers", do Leonard Cohen, e enfim ler "The Favorite Game".
- Ler todos da Alfaguara estocados em casa, rs.
- Retomar a série d'"A Torre Negra".
- Ler "The Great War for Civilisation: The Conquest of the Middle East" e "Pobre Nação", do Robert Fisk.
- Retomar "The Stand", do Stephen King.

Você não está só, Anica. :osigh:
 
Minhas metas para 2013 são:

- Ler 50 livros*, dos quais pelo menos: 5 releituras dentre os meus preferidos; 5 livros em outra língua; e 5 leituras de autores contra os quais tenho algum nível de preconceito, para o bem ou para o pior.
- Ler mais o que já tenho e comprar menos (não custa insistir nesta; até porque estou ficando sem espaço mesmo)

*Para efeitos desta meta, considera-se livro qualquer obra impressa, seja de ficção ou não, não seriada, de pelo menos 50 páginas, salvo se for livro de poesia, que em geral é mais curto, ou peça de teatro que fuja um pouco disso (mas de modo algum considerar aquelas de duas páginas do Beckett, ou as de ato único do Martins Pena, por exemplo, porque daí é Game Shark)


1 - Bem, estou com 37 livros contados na lista, até hoje. Vou indo bem no cômputo geral.
Mas ainda faltariam 5 releituras e 5 livros contra os quais tenho preconceito hehe.
Já li um livro em espanhol e tenho outros dois engatilhados para breve. Faltariam só mais dois. Pode ser que sejam as peças do Oscar Wilde em inglês. Sei lá.

2 - Errei feio, errei rude. :timido:
 
Bom, as minhas principais resoluções literárias para 2013 são ler todas as obras possíveis de Mircea Eliade, dos tradicionalistas René Guenon e Julius Evola, vidas de santos e obras de espiritualidade ortodoxa, talvez ler as Obras completas de São Dionísio Areopagita.

Mas se fosse possível quero intercalar as resoluções de dezembro de 2012 (reler Dublinenses, ler Retrato do Artista quando Jovem, reler Ulysses) com obras literárias em 2013: Sagarana, Grande Sertão Veredas, reler as obras do Dostô (Noites Brancas e outros contos, Notas do subsolo, Recordações da casa dos mortos, Crime e castigo, O idiota, O jogador, Eterno marido, Irmãos Karamazóv), ler as obras principais de Virginia Woolf e Ernest Hemingway, reler São Bernardo e ler Vidas secas, ler Shakespeare, voltar a ler Pessoa e começar Murilo Rubião. Preciso ler mais poesia, quero começar com Camões, Gregório de Matos e mergulhar em João Cabral de Melo Neto, talvez Bilac. Preciso começar a ler Wilde e Poe também, e reler David Copperfield do Dickens. Infinit Jest. Ler o Conde de Montecristo, Aventuras de Huckleberry Finn, Ilíada e Odisseia.

Enfim, preciso pegar os clássicos e modernos da minha estante e finalmente lê-los! Acho que consigo fazer isso, agora o diabo vai ser conciliar essas leituras com as do primeiro parágrafo.

Em fantasia, quero retomar Nárnia, Crônicas de Gelo e Fogo, reler Harry Potter e Tolkien (Silmarillion, Conto dos Filhos de Húrin, O Hobbit, Senhor dos Aneis, Contos Inacabados). Isso eu acho que consigo fazer, o problema é quando?

Foram propostas bem vagas(se não o fossem, seriam ambiciosas demais), mas, bem, eu li e reli o Tratado de história das religiões, o Imagens e símbolos, e os 3 vols. do História das crenças e ideias religiosas do Eliade. É um bom começo. De René Guenon e Julius Evola consegui ler cerca de 50% de suas obras e o quanto elas revolucionaram meus horizontes intelectuais atestam o quanto fui bem sucedido, mas não totalmente. Ortodoxia: uns 4 livros de teologia e um de espiritualidade, acho que fiz bom proveito.

Sim, reli Joyce e as obras de Dostô que possuo. Li Grande Sertão e Sagarana. Li Poe, Wilde e João Cabral. Done. Embora eu queira ler mais peças de Wilde (e contos) e mais obras de João Cabral de Melo Neto.

Da Virginia só li Ms. Dalloway (livro fantástico). Faltam Hemingway e Graciliano. Shakeaspeare e Rubião, intocados.

Agora em poesia fiz bons progressos, li duas antologias de poesia erótica e li Fernando Pessoa, ortônimo e heterônimos, mais especificamente o Cancioneiro do ortônimos e os heterônimos Alberto Caeiro (releitura), Ricardo Reis e, agora, lendo Álvaro de Campos.

Reli os livros 1 (Guerra dos Tronos) e 2 (Fúria dos Reis) e relerei o 3 (Tormenta de Espadas) de Crônicas de Gelo e Fogo quando acabar com o Campos. Releitura cansativa e truncada, mas muito boa.

Tem sido torturante essas intercalações entre literatura espiritual e teológica com literatura. Vou dar uma acalmada me focando nos livros de fantasia e os intercalando com leituras mais clássicas, principalmente em poesia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo