• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2013

minha meta vai ser bem simples esse ano:

Tirar mais livros não lidos da minha prateleira que das prateleiras da livraria....
[2]
Eis a meta de todo ano. rs

Mas em 2013 também espero fazer o que sempre adiei este ano. Ter um ano repleto de filosofia, história e curiosidades. :grinlove:
Vou dedicar 2013 às biografias, mergulhar de cabeça na história (história mesmo) e nas obras clássicas filosóficas (questões discutidas por filósofos antigos e que quero compreender).
Vou encerrar o ano com "A história sem fim", um ápice da fantasia, do irreal e seres fantásticos, para chegar 2013 e iniciar com descobertas.
 
Re: Jlm

2. ler 1 calhamaço d pelo menos 500pgs por mês (eles estão se procriando aqui em casa); sei q a minha média d livros lidos deve cair mto, mas ñ me preocupo com isso;
levantei algumas opções q já tenho na minha estante. pelo jeito selecionar 12 destas parece fácil (ou ñ). alguém indica algum dos abaixo sem falta?

  1. Anna Kariênina - Liev Tolstói - 814 páginas - Cosac Naify
  2. Moby Dick - Herman Melville - 656 páginas - Cosac Naify
  3. Musashi - Eiji Yoshikawa - 922 páginas - Estação Liberdade
  4. Musashi vol 2 - Eiji Yoshikawa - 887 páginas - Estação Liberdade
  5. A Divina Comédia - Dante Alighieri - 696 páginas - Editora 34
  6. O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de La Mancha (livro II) - Miguel de Cervantes - 856 páginas - Editora 34
  7. Ulysses - James Joyce - 1112 páginas - Penguin-Companhia
  8. Os Pilares da Terra - Ken Follett - 944 páginas - Rocco
  9. O Físico - Noah Gordon - 592 páginas - Rocco
  10. Contos Fantásticos do Século XIX - Diversos escolhidos por Italo Calvino - 520 páginas - Companhia das Letras
  11. Os Melhores Contos que a História Já Escreveu - Flavio Moreira da Costa - 560 páginas - Nova Fronteira
  12. Oscar Wilde - Obra Completa - Oscar Wilde - 1470 páginas - Nova Aguilar
  13. Cidadela - Antoine de Saint Exupéry - 522 páginas - Nova Fronteira
  14. As Vinhas da Ira - John Steinbeck - 588 páginas - Bestbolso
  15. Os Homens Que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson - 522 páginas - Companhia das Letras
  16. A Menina que Brincava com Fogo - Stieg Larsson - 608 páginas - Companhia das Letras
  17. A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson - 688 páginas - Companhia das Letras
  18. Eu Mato - Giorgio Faletti - 536 páginas - Intrínseca
  19. 2666 - Roberto Bolaño - 856 páginas - Companhia das Letras
  20. Os 100 melhores contos brasileiros do século - Italo Moricone (org) - 618 páginas - Objetiva
  21. Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro - 700 páginas - Nova Fronteira
  22. Poesia Completa - Mario Quintana - 1019 páginas - Nova Aguilar
  23. O Xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase - Mircea Eliade - 566 páginas - Martins Fontes
  24. O Nome do Vento - Patrick Rothfuss - 656 páginas - Sextante
  25. Teatro Completo: Comédias - William Shakespeare - 624 páginas - Agir
  26. Teatro Completo: Dramas Históricos - William Shakespeare - 720 páginas - Agir
  27. Obras completas de Jorge Luis Borges, volume I - Jorge Luis Borges - 707 páginas - Globo
  28. Obras completas de Jorge Luis Borges, volume II - Jorge Luis Borges - 566 páginas - Globo
  29. Obras completas de Jorge Luis Borges, volume III - Jorge Luis Borges - 576 páginas - Globo
  30. Obras completas de Jorge Luis Borges, volume IV - Jorge Luis Borges - 680 páginas - Globo
  31. Grandes Esperanças - Charles Dickens - 672 páginas - Abril
  32. O Vermelho e o Negro - Marie-Henri Beyle Stendhal - 630 páginas - Abril Coleções
  33. Tom Jones - Henry Fielding - 846 páginas - Nova Cultural
  34. Os Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski - 1040 páginas - Editora 34
  35. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin - 592 páginas - LeYa [releitura]
  36. A Fúria dos Reis - George R. R. Martin - 656 páginas - LeYa [releitura]
  37. A Vida dos doze Césares - Suetônio - 527 páginas - Ediouro
  38. Mulheres Apaixonadas - D.H. Lawrence - 574 páginas - Nova Cultural
  39. Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas - 510 páginas - Nova Cultural
  40. Na Ponta dos Dedos - Sarah Waters - 587 páginas - Record
  41. O Tambor - Gunter Grass - 738 páginas - Nova Fronteira
 
Última edição:
Só calhamaço.
Eu não li nada, ou quase nada.
Mas assim, de ouvir falar, pelo peso do nome, acho que você deveria priorizar Ulysses, Dom Quixote, Moby Dick, A Divina Comédia, O Vermelho e o Negro.

Mas tô chutando. :hihihi:
 
  • Curtir
Reactions: JLM
indico os que li da sua lista ^^

Musashi - Eiji Yoshikawa - 922 páginas - Estação Liberdade
Musashi vol 2 - Eiji Yoshikawa - 887 páginas - Estação Liberdade
A Divina Comédia - Dante Alighieri - 696 páginas - Editora 34
Contos Fantásticos do Século XIX - Diversos escolhidos por Italo Calvino - 520 páginas - Companhia das Letras
A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin - 592 páginas - LeYa [releitura]
A Fúria dos Reis - George R. R. Martin - 656 páginas - LeYa [releitura]
Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas - 510 páginas - Nova Cultural
 
Tenho bastante livros em comum com a lista do JLM
Dela eu tenho como meta para 2013 os livros do Borges, 2666 do Bolaño

Inclusive o volume 2 do Dom quixote: O engenhoso cavaleiro Dom quixote.
Esse não estava na lista, mas comprei baratinho no submarino e é provável que lerei em breve.
E depois vou reler o primeiro tomo, também na edição da 34. Mas este ainda falta comprar.


Sobre os que já li:
Pilares da Terra é muito bom.
Assim como "O nome do vento"

E os Irmãos Karamazov não tem nem oque falar.
Está na minha lista de livros preferidos. Bem no topo.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Se você nunca leu Eliade eu não recomendaria Xamanismo, ele é beeeem mais técnico e detalhista. Recomendo uma obras mais básicas como 'Mito e realidade', 'Sagrado e profano', e outras do tipo.

Mas isso vai da pessoa também, não sei em que pé estão os estudos em história das religiões de vocês.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Se ter mais de 500 páginas é ser calhamaço, então eu só leio calhamaço :lol:

No meu atual estado, já acho que 500 páginas é calhamaço. :dente:
Nem lembro qual foi o último livro que li tão grosso. Hehe.

Mas isso vai mudar para 2013: quero ver se leio o "Grandes Esperanças" (702 p.) e o "Ulysses" (1.106 p.) pelo menos.
Se pá, também a "Ilíada" da Ateliê que ficou com 900 p. por causa das notas lado a lado, em página par.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
meras definições pessoais, assim como a minha. mas se pegarmos uma média nacional, qq coisa q passe d 250 pgs já é 1 calhamaço. e faz sentido.
 
Uma vez eu somei as páginas de uns tantos livros da minha estante (acho que uns 30, sem distinção de gênero, origem, etc.) e fiz uma média aritmética: ficava em torno de 250 páginas.
Quanto maior fosse a amostragem, claro, mais confiável seria o resultado.
Mas acho que fica por aí mesmo.
Então, um livro que tenha o dobro da média é, para mim, um livro grandão. :roll:
 
Assim quase todos os livros do Crônicas de Gelo e Fogo são calhamaços.

e ñ são? acho q além da qtd d páginas tb se define o calhamaço pelo peso: passou d 1kg já entrae. ou pela estética: se se parece com 1 tijolo tb.
 
e ñ são? acho q além da qtd d páginas tb se define o calhamaço pelo peso: passou d 1kg já entrae. ou pela estética: se parece com 1 tijolo tb.

Sim, claro. Também isso.
Diz o Houaiss: "infrm. livro ou caderno volumoso, muito grosso, com grande número de páginas, esp. antigo".

Ora, a minha "Ilíada" tem 912 páginas.
Pela definição da Bel, não seria um calhamaço.
Mas assusta 99% das pessoas. :D
Tem 24 cm x 17 cm x 5,5 cm e pesa um monte. Não tenho balança, mas estimo que pese mais que uma caixinha de leite. :dente:

Os volumes do "Teatro Completo" do Shakespeare também: são enormes nas dimensões e têm em torno de 750 páginas.
Pra mim, são três calhamaços.
Mas né.

"Cadum, cadum", dizia meu pai.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo