• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2013

reler Ulysses
Mas já leu? o_O. Cara, será que tu aproveitou o livro como ele merece?

De resolução para o ano que vem eu só tenho as de ler a obra de Shakespeare e o SDA no original, o que por si só já é algo bem grande. Mas no geral eu acho que estabelecer metas de ler determinados livros ou um número X de páginas uma coisa meio fria, que tira a emoção da leitura. Isso quando não nos deixa frustrados por não cumprirmos a meta estabelecida.
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Bom como resolução para 2012 eu tinha colocado ler 5 livros or mês totalizando 60 livros no ano.
Essa eu consegui atingir em setembro. Então acabei colocando como meta de leitura 100 livros e acho que atingirei até o fim do ano.
Eu estou em uma correria brava e como meta de dezembro pretendo ler um desses três:
Crime e Castigo
Os miseráveis
Guerra e Paz

Agora para 2013 pelo que eu estou "pretendendo", será difícil atingir.
Entre elas está:

A obra completa do Borges lançada pela Globo
A biografia do Dostoievski pelo J. Frank.
Os livros do Bolãno lançados pela Cia
A odisséia de Homero
A história da filosofia Ocidental do Bertrand Russsell
A obra completa do Rimbaud
Ler mais autores Russos.


As metas acimas são as que mais quero atingir.
Agora além delas quero também.

Mais livros do Balzac e outros autores Franceses ( Flaubert , Dumas , Guy de Massapaunt)
O Confissões de Santo Agostinho e também o Cidade de Deus.
As palavras e as coisas do Focault
Começar a ler Schopenhauer.
O holocausto de Martin Gilbert
Começar a ler algumas peças de Shakespeare
Grande Sertão Veredas.
Entre outros.

Tem coisa pra caramba ai, teria que exponenciar meu ritmo de leitura, mas é bom a gente ter um rumo a seguir.
Oque não conseguir ano que vem fica para o próximo.
 
Mas no geral eu acho que estabelecer metas de ler determinados livros ou um número X de páginas uma coisa meio fria, que tira a emoção da leitura.
isso varia d pessoa p pessoa né? eqto p vc pode parecer uma coisa fria p mim é estimulante e criou uma regularidade q antes ñ tinha. e emoção nunca tem a ver com o nº d pgs/livros lidos e sim com os livros escolhidos somada à sua pré-disposição como leitor.

Isso quando não nos deixa frustrados por não cumprirmos a meta estabelecida.

e ainda tem duas variações benéficas: vc pod atingir a meta e se animar ou pod ñ atingir a meta e tb ficar animado p atingi-la no px ano.
 
Última edição:
Li sim, aproveitei bastante, mas não tanto quanto gostaria. Por isso quero reler depois de terminar Retrato do Artista quando jovem.

Também estou querendo ler esse livro de Joyce antes do Ulysses. Que tal se vários topassem lê-lo também e assim podermos discutir a respeito. Poderia ser até uma sugetão para o próximo Clube de Leitura, o que acham?
 
Eu me empolguei fazendo as resoluções para 2012. Deu que coloquei na colher mais do que pude mastigar, engasguei e deixei o prato de lado. Passei o ano beliscando os aperitivos que me caiam nas mãos, sem disciplina.

2013, vou com menos:

- O capital e Grundrisse - Marx;
- A ideologia alemã e A Sagrada Família - Marx e Engels;
- A Era das Revoluções, A Era do Capital, A Era dos Impérios - Hobsbawm;

De romance, tirando as releituras de Lima Barreto, ficarei nos avulsos.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: JLM
Mas no geral eu acho que estabelecer metas de ler determinados livros ou um número X de páginas uma coisa meio fria, que tira a emoção da leitura. Isso quando não nos deixa frustrados por não cumprirmos a meta estabelecida.

Concordo. Por isso que minha única meta este ano é ler tudo quanto eu quiser e puder, sem prazos ou pressões de nenhum tipo. E sem frustrações por metas não cumpridas. :yep:
 
Mas no geral eu acho que estabelecer metas de ler determinados livros ou um número X de páginas uma coisa meio fria, que tira a emoção da leitura. Isso quando não nos deixa frustrados por não cumprirmos a meta estabelecida.

Concordo. Por isso que minha única meta este ano é ler tudo quanto eu quiser e puder, sem prazos ou pressões de nenhum tipo. E sem frustrações por metas não cumpridas. :yep:

Como diria Didi Mocó: "aí vareia".
Acho que a maioria das pessoas aqui não coloca uma meta de tudo o que vai ler e ficar só nisso, nessa meta.

Se alguém tem o costume de ler, em média, 50 livros no ano coloca como meta ler determinados três ou quatro livros, por exemplo.
E o resto do tempo fica livre pra ler o que der vontade e/ou aparecer.


Eu não cumpri minha meta do ano passado.

Então volto com uma parte dela:

- Ler Sidarta, Demian e O Lobo da Estepe, de Herman Hesse; nessa ordem e em seguida.

E me proponho duas novas:

- Guerra e Paz;
- Moby Dick.

Acho que esse ano consigo cumprir. :tsc:
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Quero ano que vem ler pós-modernos e contemporâneos para ver se perco mais o preconceito. Ainda tenho muitos modernos para ler também. Então fica mais ou menos assim:

1. Ler mais pós-modernos e contemporâneos (ou, ler Bolaño, Jonathan Franzen, Julian Barnes, Murakami, Pynchon, Bellow, David Foster Wallace e alguns franceses (segundo indicação do JLM), Emmanuel Carrère, Claude Lanzmann e Michel Houellebecq);
2. Ler alguns modernos e modernistas (ou ler Faulkner, Nabokov, T. S. Elliot, Pound...)
3. Ler 5 mulheres;
4. Ler 5 prêmios nobel (de novo, porque acho que foi uma boa);

Pensando em reler a Divina Comédia e o Ulysses e em "ler" o Finnegans Wake também. Mas vamos ver com o tempo.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: JLM
Tá. Sem mais delongas (pois aí eu teria que rememorar fracassos... Essas coisas):

  • Ler 150 livros;
  • Ler, como meta principal, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Manoel de Barros, Mário Quintana, Augusto Frederico Schmidt;
  • Ler, como meta secundária, Vinicius de Moraes (sair um pouco dos Sonetos, né, sr. Mavericco?), Haroldo de Campos (em especial o Galáxias), Oswald de Andrade, Paulo Leminski;
  • Passar o pente fino em Manuel Bandeira, João Cabral, Mário de Andrade e Ferreira Gullar;
  • Ler Os Cantos (Ezra Pound), Fausto -- Segunda Parte (Goethe), qualquer coisa de Mallarmé, qualquer coisa de Verlaine, e ler o Orlando Furioso (Ariosto);
  • Passar o pente fino em Pablo Neruda, Gabriela Mistral, T. S. Eliot e Baudelaire;
  • Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Angélica de Freitas, Paulo Henriques Britto (ver se ele ganha alguns pontinhos comigo), Age de Carvalho, Cacaso, Ana Cristina César, Adélia Prado, Fabiano Calixto, Cláudia Roquette-Pinto (acho esse nome o máximo);
  • Garimpar alguma coisa de poesia contemporânea goiana, se é que esse tipo de coisa existe;
  • Ler o segundo volume do Em Busca (Proust), qualquer coisa de Dostoiévski mesmo que amarrado, qualquer coisa de Saramago (quero me enturmar pra ficar docedocedocedoce), ler o Anna Kariênina (Tolstói), ler o Corpo de Baile (Guimarães Rosa), ler o Dom Quixote, ler a obra completa do Kafka (pelo menos os contos, vai?), ler O Livro de Areia e O Aleph, do Borges.
 
Quem me conhece sabe que eu adoro criar listas, então essa é mais uma em que eu fico livre pra me lembrar dos muitos livros e autores que quero conhecer :hihihi:. Não cumpri praticamente nada da listinha do ano passado, e nem fico muito deprê com isso... Tenho essas listas como um lembrete do que eu quero mais ler e tal, sem ressentimentos :D

Ei-la:

Em prosa:

...todos os romances da Virginia Woolf(1/9 =P)
...todos os romances e livros de contos de Clarice Lispector(8/15)
...Balzac
...Zadie Smith
...Javier Marías
...Proust(esse eu ainda quero ler nesse ano D=)
...Shakespeare(pq, por incrível que pareça, ainda não li nenhuma peça dele o_O)
...Borges
...Antonio Lobo Antunes
...Saul Bellow
...Llosa
...Lovecraft
...Cormac McCarthy
...Jane Austen(inda não li nada da moça tbm D=)
...mais do Rosa(só li alguns contos do Primeiras estórias)
...mais do Hemingway(só li O velho e o mar e Paris é uma festa)
...mais do Faulkner
...mais do Joyce(só li uns contos do Dublinenses D= - editei pq esqueci dele, e é bem capaz que eu ainda edite mais um pouquinho :dente:)
...mais do Machado de Assis
...mais Kafka(só li A metamorfose)
...mais do Sartre(só li a peça Entre quatro paredes, mas já tenho a impressão de que vamos nos dar super bem ^^)
...mais Dickens(só li Um conto de natal e adorei)

...algum clássico em inglês

...1984
...Inferno, de August Strindberg
...Jane Eyre
...A letra escarlate
...Cem anos de solidão
...Liberdade, do Franzen
...O grande Gatsby, Fitzgerald
...A montanha da alma, de Gao Xingjian


Poesia:

...poesia de Sylvia Plath
...Keats
...Rimbaud
...William Blake
...Mário Quintana
...mais do Pessoa
...mais do Drummond
...mais do Manoel de Barros
...mais do João Cabral

Eu sei que a lista tá grande(falei pra vocês que tenho tara por listinhas :rofl:), mas, como disse, ela é mais um espelho do que eu quero ler do que uma cobrança :D E queria realmente tentar ler o máximo desses itens, pois já os desejo faz tempo...
 
Última edição:
  • Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar...;
tae uma coisa q me arrepia só d pensar. mas força, homem!, vai q é tua q eu torcerei por ti à distância.

  • Garimpar alguma coisa de poesia contemporânea goiana, se é que esse tipo de coisa existe;
tae uma coisa q me deixa curiosíssimo. quero mto acompanhar essa tua procura e ver oq vc consegue encontrar d bom.
 
Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Angélica de Freitas, Paulo Henriques Britto (ver se ele ganha alguns pontinhos comigo), Age de Carvalho, Cacaso, Ana Cristina César, Adélia Prado, Fabiano Calixto, Cláudia Roquette-Pinto (acho esse nome o máximo);
Cara, se tu precisar conversar ou precisar de um amigo or if song must find you, é importante que tu saiba que nós estamos aqui pra te apoiar. Força aí.

Edit: agora eu vi que só requentei a piada do J.
 
Última edição:
Tá. Sem mais delongas (pois aí eu teria que rememorar fracassos... Essas coisas):

  • Ler 150 livros;
  • Ler, como meta principal, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Manoel de Barros, Mário Quintana, Augusto Frederico Schmidt;
  • Ler, como meta secundária, Vinicius de Moraes (sair um pouco dos Sonetos, né, sr. Mavericco?), Haroldo de Campos (em especial o Galáxias), Oswald de Andrade, Paulo Leminski;
  • Passar o pente fino em Manuel Bandeira, João Cabral, Mário de Andrade e Ferreira Gullar;
  • Ler Os Cantos (Ezra Pound), Fausto -- Segunda Parte (Goethe), qualquer coisa de Mallarmé, qualquer coisa de Verlaine, e ler o Orlando Furioso (Ariosto);
  • Passar o pente fino em Pablo Neruda, Gabriela Mistral, T. S. Eliot e Baudelaire;
  • Ler poesia contemporânea formalmente (isto é, ler os livros), em especial Fabrício Carpinejar, Fabrício Corsaletti, Angélica de Freitas, Paulo Henriques Britto (ver se ele ganha alguns pontinhos comigo), Age de Carvalho, Cacaso, Ana Cristina César, Adélia Prado, Fabiano Calixto, Cláudia Roquette-Pinto (acho esse nome o máximo);
  • Garimpar alguma coisa de poesia contemporânea goiana, se é que esse tipo de coisa existe;
  • Ler o segundo volume do Em Busca (Proust), qualquer coisa de Dostoiévski mesmo que amarrado, qualquer coisa de Saramago (quero me enturmar pra ficar docedocedocedoce), ler o Anna Kariênina (Tolstói), ler o Corpo de Baile (Guimarães Rosa), ler o Dom Quixote, ler a obra completa do Kafka (pelo menos os contos, vai?), ler O Livro de Areia e O Aleph, do Borges.


Aproveite para achar um tempinho pro Ivan Junqueira, vai?
 
Aproveite para achar um tempinho pro Ivan Junqueira, vai?

Nos beirais a lua afia
Seu florete de marfim.


Anotado!

Cara, se tu precisar conversar ou precisar de um amigo or if song must find you, é importante que tu saiba que nós estamos aqui pra te apoiar. Força aí.

Edit: agora eu vi que só requentei a piada do J.

tae uma coisa q me arrepia só d pensar. mas força, homem!, vai q é tua q eu torcerei por ti à distância.


tae uma coisa q me deixa curiosíssimo. quero mto acompanhar essa tua procura e ver oq vc consegue encontrar d bom.

Poxa, mas o Carpinejar é tão ruim assim? Li uma elegia dele e achei até... Explorável. Não é nenhum Rilke, mas não achei tão ruim assim... O que deu pra perceber é que ele parece ser um poeta mais pessoal, voltado pra sua esfera própria, e isso aí acaba sendo algo que eu tenho que checar. Por que não adianta o cara saber fazer bons versos se esses versos só dizem respeito a ele e tal...

Mas enfim. Da poesia contemporânea goiana, excluindo a poesia acadêmica que com certeza deve existir (aquela coisa de descobrir 22 como quem descobre, sei lá, o fogo numa sauna), o "Minha Trágica Epopeia", do Valério Luiz, me parece ser o único livro que ganhou um destaque qualquer...

http://www.ledevolve.com.br/site2010/noticias.php?id=262

P.S.: Gabrielzarei s disser que não entendi a piada do JLM?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo