1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Requisição de Tradução] soraya

Tópico em 'Nomes em Élfico (versão Beta)' iniciado por Não Registrado, 27 Ago 2009.

1. Não Registrado

Não Registrado Visitante

O usuário
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    solicitou a tradução do nome soraya para o Élfico (Quenya e/ou Sindarin)

Caso possa ajudá-lo coloque neste tópico a tradução do nome, que o mesmo será implantado no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , da
    e você terá direito a Pontos de Colaboração no
    .

A Valinor e o fandom Tolkien do Brasil agradecem!

2. Alcarcalimon

Alcarcalimon Usuário

Soraya em 'persa' pode significar "estrelas/constelação" ou "princesa"

em quênia fica:

Estrelas/constelação - Eleni = Elenië
    Princesa - Aranel = Aranel

espero ter ajudado^^

...

3. Administração Valinor

Administração Valinor Administrador Colaborador

4. galdor dwen

galdor dwen Usuário

Ajudou sim... e muuuuuito !!! obrigado fera U.U

5. Axo Erucoina

Axo Erucoina Usuário

Vou fazer um adendo aqui: andei pesquisando o nome de minha esposa, que se chama Soraya também. Descobri algumas coisas, dentre elas que a constelação Plêiades é composta de sete estrelas.

Sete - otso
    Estrela - elen (não vi flexão plural)

Há uma citação no dicionário a Sete Estrelas como Otselen, mas referindo-se no próprio dicionário à constelação de Ursa Maior, e não à Plêiades.

• Seven Stars (otso + elen), Great Bear (constellation) noun Otselen
    Então se formos pegar a mitologia das "Sete Irmãs" me dei de cara com 6 nomes para o mesmo significado. Como não sei como aplicar cada um deixo abaixo eles:
    • sister noun nésa (Þ)
    • sister noun onónë
    • sister noun onórë
    • sister noun seler (Þ) (sell-)
    • sister, [female] associate noun osellë (Þ)
    Como eu não sei exatamente qual delas aplicar no nome ficam as opções: Otsonésa, Otsonórë, Otsonónë, Otsoseler e Otsosellë.

Há ainda a tradução da palavra original Pleia, como "navegar", entretanto eu não achei sua versão em quenya. Em outra ocasião eu encontrei 2 variantes de navegar e 1 para marinheiro:

• sail vb. cir-
    • sail vb. círa-
    • sailor noun ciryando
    Procurando sobre o assunto no site
    , é possível confirmar que se trata de Sete Irmãs, e de sua mãe, Pleione. Além de confiável ele reforça a mitologia em torno da constelação, além de também tratar ela como Sete Estrelas.

Resumindo: eu achei mais coerente tratar como Sete Irmãs em vez de Sete Estrelas, pelo nome já ter sido usado ao se referir à Ursa Maior. Lembrando que eu não sou um linguista em quenya, apenas um curioso.

Minha escolha: Ostonórë - Sete Irmãs.

Como eu ainda quero complementar com "navegar", afim de aprimorar o nome por meio da história, posso incluir Cir-, ficando:

Círostonórë, Sete Irmãs da Nevegação.

Deixo as demais opções de morfologia por sua conta. :)

Compartilhar