• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream, 2000)

Sister Jack

Usuário
Não sei por onde começar. Esse tópico é sobre um filme que acabei de assistir e senti que devia contar para alguém o que acabei de presenciar. Eu sei que não devia abrir um tópico só para este filme, mas se abriram um só para Coração de Cavaleiro, eu acho que não tem problemas.

REQUIEM PARA UM SONHO

Sempre ouvi falar desse filme que saiu em 99 ou 2000(não tenho certeza) pela internet. Todos que falam dele dizem que foi um dos melhores filmes que eles já viram, que foi chocante, perturbador. Sempre que há um tópico lá no forum do JOBLO perguntando quais foram as melhores cenas de todos os tempos, melhores personagens, melhor direção, o nome desse filme sempre aparecia.
Meu interesse era imenso. Desde que ouvi falar tive vontade de vê-lo. Mas sempre que ligava na minha locadora, falavam que não tinham o filme ou não tinha chegado ainda. Quanto mais eu ouvi falar dele, maiores ficaram minhas expectativas.
Hoje, eu liguei na minha locadora perguntando pelo filme e eles me falaram que estava disponível. Felicidade! Aluguei o filme na hora.
Quando coloquei o filme no meu vídeo cassete, deitei na minha cama, como sempre faço quando vou assistir um filme especial. Não sabia muito da estória e nenhum spoiler. Ainda bem!
Vamos a um pequeno resumo da estória, sem spoilers:
O filme mostra a vida de quatro personagens por um período de tempo, todos com algo em comum, interligados, todos viciados em drogas. Harry, o típico garoto pobre viciado, vendendo e comprando. Seu amigo, o qual esqueci o nome, negro, também viciado. Sua namorada, Marion, de família rica, mas que prefere o namorado e as drogas do que o dinheiro dos pais. E a mãe de Harry, Sara, uma mulher que recebe um convite para aparecer em um show de TV. Ela fica animada e decide se arrumar, vestir o seu vestido vermelho. Um problema, ela precisa emagrecer para vesti-lo, então começa a usar pílulas.
A estória é mais ou menos assim. Esse talvez é um dos filmes mais sombrios e tristes que já vi na minha vida. Cada um desses personagens são tão bem desenvolvidos e reais, você acaba acreditando e importando com cada um deles. As coisas que as drogas fazem a uma pessoa, o que eles passam para conseguir arranjá-las.
A direção é de Darren Aronofsky(de Pi). Essa direção, junto com a estória tão profunda e perturbadora, fazem do filme uma perfeição. Os ângulos de câmera e tipos de câmera usados nesse filme são inovadores, que ajudam a dar o surrealismo as cenas mais chocantes. Cenas que eu nunca vou esquecer e que me fizeram tremer na hora.
Só houve um outro filme que conseguiu me deixar de boca aberta durante o filme inteiro. 2001: Uma Odisséia no Espaço. Um filme que me tirou as palavras e me fez arrepiar. Foi a mesma experiência com Requiem. Esse filme me mostrou coisas que eu nunca podia imaginar, talvez as imagens mais chocantes que eu já vi na vida, que vão ficar me assombrando pra sempre.
Os atores, Jared Leto, Jennifer Connelly, Damon Wayans, Ellen Burstyn(a mãe) todos deram grandes performances que aumentaram o realismo de seus personagens e me fez importar com cada um deles ainda mais.
O final do filme, o qual eu não vou revelar, simplismente acabou comigo. Eu sempre falo que choro em certos filmes, mas não é choro de verdade. Apenas um olho meio molhado. A primeira vez que eu chorei assistindo um filme foi em Requiem. Parecia um pesadelo.
E esse filme dá um lição de vida, mostra o verdadeiro perigo das drogas, mais que Trainspotting, mais que Traffic. Nem se compara. Eu já pensei em usar drogas, como seria. Mas não vou mais. NUNCA MAIS VOU PENSAR NISSO. Depois desse filme. Eu sei que deve existir algumas pessoas aqui no forum que usam, tenho certeza. Então, pra vocês que usam, assistam esse filme. É só um conselho.
Concluíndo, Requiem Para Um Sonho foi um dos melhores filmes que já vi na minha vida. Está entre os 10 melhores. Não sei se vou assistir esse filme de novo. Não sei se tenho coragem de passar por toda aquela experiência de novo. Não sei se vou resistir. Mas também não sei se vou aguentar ficar sem ele. É como um vício.

NOTA 10
 
Hum..... só não vá começar a ficar falando de drogas agora Folco..... hehehe.

Bem..... eu tou ansioso pra ver este filme. Só ouvi excelentes comentários, inclusive que a Jennifer Connelly merecia Oscar por este filme e não por Mente Brilhante...... pretendo assistir em breve, assim comentarei melhor.
 
Dirhil, todos os atores desse filme mereciam um oscar, até o Marlon Wayans!!!!!!!!!!!! Sim, Jennifer Connelly sim. Sim, Jared Leto sim.
MAS ELLEN BURSTYN, PERDENDO PRA JULIA ROBERTS NO OSCAR????????????????????????????
EU NÃO ACREDITO!!!!!!!
Ela simplismente deu a melhor atuação que eu já vi na minha vida, pra qualquer ator. Ela foi especial, perfeita. Ela foi a que mais me fez importar. Ela foi a que fez meu coração partir. Ellen Burstyn merece ganhar os oscars de melhor atriz dos próximos 10 anos.
Ah, outra coisa que esqueci de mencionar é a trilha sonora. Meu Deus! A música tema inicial é leve e tocante, mas quanto mais o filme vai passando e ficando mais poderoso e sombrio, a música também! É linda. É daquelas que você arrepia só de pensar e que fica marcada na sua cabeça. Já mencionei a direção mais que perfeita de Darren Aronofsky????????????????? PERFEIÇÃO PURA!!!!!!!!! Ele acaba de entrar para a minha lista de melhores diretores!!!!!!!!!!!!!!!
Como um filme pode ser tão perfeito assim?????? Alguém pode me explicar?????????? Como alguém pode fazer um filme tão poderoso, realista, sombrio, tocante e brilhante??????????????????????
REQUIEM PARA UM SONHO!!!!!!!!
 
Uma coisa que me impressionu muito em Réquiem foi a edição, alternando velocidade com momentos mais lentos... Acentuou o clima meio alucenógeno do filme.... Me lembro que quando vi no cinema(ano passado, quando foi exibido no BRasil) não conseguia mover um centímetro da cadeira...

Estava na lista dos mkeus favorits que publiquei noFórum Antigo...
 
É... o Requiem.. é um filme maravilhoso... como o Knolex falou, a edição do filme e fantástica, além daquela câmera presa no peito do ator, filmando o rosto dele.. mto bala...
 
Com certeza, a edição foi impressionante, principalmente no final, cortando de personagem para personagem.
E aquelas câmeras presas no ator foram incríveis!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pra quem viu o filme, sabe da cena da geladeira e como aquela câmera presa na atriz deixou o filme com um clima estranho, meio assustador. Já tinha visto aquela técnica antes, mas não tão bem executada. PERFEITO.
Agora, toda a direção de fotografia do filme foi perfeita. Adorei aquela cena nos créditos iniciais, em que Harry e o amigo estão levando a TV e ficava cortando entre os créditos e as imagens belas das paisagens. LINDO!!!!!!!!!!!!!
 
Outra parte mto show é quando os caras estão se drogando e aparece aquele efeito legal da pupila deles dilatando com aquele som "fuuuuuuuuuuushhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!".... 8)
 
Nunca ouviu falar de JoBlo, Hugo????? O segundo melhor site de cinema do mundo, cheio de reviews, notícias, trailer, e o melhor board sobre cinema.

www.joblo.com

E falando da trilha sonora, eu acabei de baixar a música tema do filme, aquela com os violinos pesados.
 
Acabei de ir em duas locadores... Nas 2 o filme estava alugado!! Arrrgh, se eu não quisesse ele estaria lá!!
Da uma raiva... Tem problema não, amanha eu pego e aí digo o que achei.
 
o filme eh muuuuuuuuuuito bom mesmo. o que me estranha eh de vc soh ter visto agora Folco.. Faz uns 3 meses que eu vi, me surpreendi, e akeles :"Fluuuuuuush!" das papilas dilatadas nao saem da minha cabeça até hj..
 
***ALERTA: ESSA MENSAGEM PODE CONTER SPOILERS, POR ISSO SE NÃO VIU O FILME, CONSIDERE-SE AVISADO.***

Bem, eu não quero repetir tudo que o Folco falou, então só vou fazer comentários com quem já viu o filme.

Pra começar, eu já havia lido a crítica na folha (que não havia sido favorável - novidade), então, já sabia de algumas coisas que iam acontecer.

Sabia, por exemplo, que um dos personagens tinha o braço amputado. Então, quando o Jared Leto apareceu com aquela feridinha no braço (numa cena no banheiro, acho), eu logo pensei "Ih, já era." Mas nada me preparou pro que veio depois, digo, o cara dando um pico em cima da gangrena... ("That is the uglyest shit I've ever seen")... eu queria virar os olhos, mas não conseguia.

Uma coisa que eu achei interessante, é que, na última cena, os quatro protagonistas são obrigados a interagir, de um modo ou de outro, com terceiros, e todos encaram o preconceito e a negligência. Aliás, a negligência médica é ferrenhamente criticada nesse filme. O médico que receita as anfetaminas para a Ellen Burstyn não olha pra cara dela em nenhum momento. O médico que atende o Jared Leto vê que ele precisa de cuidado imediato e faz o quê? Chama a polícia.

Só a personagem da Jennifer Connely... eu não sei, não consegui sentir pena dela. Sim, ela foi usada e humilhada, mas não me digam que ela não teve opção.
 
Ah, acabei de alugar Requiem! Só não ainda porque minha mãe quer ver também mas ela tá dizendo "espera pra depois da novela se não não vai dar tempo de ver o capiyulo de hj"... Fazer o que, né? :lol:
 
Acabei de ver Requiem para um sonho

Esse filme é chocante, faz pensar na vida né? Tudo nele é maravilhoso... A atriz Allen Burstyn está mais que perfeita, não foi a toa que foi indicada ao Oscar.
Cenas muito reais e edição realmente é o ponto forte... Quando a pessoa ve a droga dá aquele show de imagens... Putz...
Filme muito bom. Hmmm, não é a palavra certa... Filme ótimo! Não ainda não... FILME PERFEITO!

NOTA 9,3
 
Finalmente consegui alugar o maldito filme!!
Maldito?? Pra mim ele é bendito!!
Se existe filmes que te mudam, que ao acabarem deixam uma semente plantada em vc das idéias passadas por ele, esse filme é um deles.
Se vc que está lendo não viu essa pequena obra-prima, por favor, não faça isso com vc...
O Folco já disse praticamente tudo sobre ele ( eu tb fiquei com a música na cabeça depois que acabou... ). Fantástico é pouco para defini-lo mas palavras sempre são poucas e injustas quando um filme ultrapassa a barreira da perfeição...
Alguém considerou Gladiador, Traffic, Chocolate ( 8O ) como os Melhores de 2000????? Me desculpem, mas infelizmente, essa é outra prova de que no Oscar, a coerência não é fator relevante...
 
Esse filme é f*da. Poucos filmes como esse proporcionaram sentimentos q provou em mim. ótimo mesmo.
Filmes nesses naipe, tem beleza americana, transpotting e histórias proibidas
 
É um tapa na cara daquelas pessoas que seguem os conselhos do primeiro médico que procuram.
Muitos filmes mostram a face dos jovens... esse foi mais além, convenhamos.
 
Putz!! Não sei como não aluguei esse filme ainda, devia estar locado, mas eu nem prestei atenção se ele tava lá mesmo. Vou alugar quando der.

Estou super ansioso para vê-lo! Ia ver no cinem, mas sai rápido de cartaz.

Em compensação aluguei Amelie Poulain, O Quarto do Filho e Terra de Ninguém. 3 filmes estrangeiros em relação aos EUA. 8)
 
bLaCk_oRiOn disse:
Em compensação aluguei Amelie Poulain, O Quarto do Filho e Terra de Ninguém. 3 filmes estrangeiros em relação aos EUA. 8)
Eu tb, mas aluguei Rocco e Seus Irmãos, A Doce Vida e o Sétimo Selo...
Black, vc vai curtir muito o Réquiem.... acho que quem assiste não tem como não gostar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo