• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream, 2000)

viciante pra carai!

Mithrellas disse:
A música tema do filme é o que há.. é muito boa! Eu nao consigo parar de ouvi-la agora hehehehe
É REALMENTE, A MÚCICA EH MUITO VICIANTE, E MAIS... ELA PASSA ALGUMA COISA, COMO SE ESTIVESSE COM RAIVA... MAS EH PASSADO NO INSTRUMENTO...
 
Bem ... já falaram muito (bem) do filme aqui, então não vou ser repetitivo e contar a história, etc. Vou dizer que é um filme excepcional, uma visão dura e realista das drogas, uma obra de arte sublime. O final é pesado e afeta ate mesmo uma pessoa sem qualquer sensibilidade artística. As atuações são ótimas, e os recursos de câmera são inovadores e muito bons. O diretor soube usar bem tomadas mais lentas quando necessárias, e cortes rápidos quando a tensão da história pedia.

Spoilers:



Agora falando um pouco de assuntos específicos.

Eu tambén não senti pena da Marion. Ok, ela amava o Harry, mas amava ainda mais a cocaina. Não apenas na cena final, quando ela dorme abraçada à droga, mas quando eles estão já decadentes ela se importa mais com a droga do que com o Harry. E ele não era assim. Quando ele não conseguiu a droga (porque um viciado resolveu dar uns tiros) ele ainda estava disposto a continuar tentando com a Marion, e o que ela faz? Menospreza ele, e ela não era mais viciada do que os outros. Ela se fissurou demais na droga e esqueceu os outros (não totalmente, claro).

Quando eu vi a cena da dupla penetração anal, achei aquilo sujo, triste, me fez sentir mal. Mas não foi pior do que ver o Harry sem um braço chorando no leito do hospital, aquilo foi tão denso ... me fez sentir como se eu estivesse ali. Ainda que eu não me indentifique com ele, senti a dor em mim. Cara ... o filme tem que ser bom demais pra isso ...

E heroina se cheira também, mas quem vai querer cheirar algo tão caro quando se pode injetar?
:lol:
 
Além de atores maravilhosos, e dos efeitos do filme serem fantásticos, e da música dar ainda mais emoção ao roteiro. Além de tudo isso (que já poderia ter feito um filme ótimo), tem o roteiro. Roteiro ótimo, que mostra os mais variados tipos de vícios, que mostra como as pessoas reagem a eles.

Esse filme é perfeito, porque eu acho que todos os atores conseguiram ser perfeitos em seus personagens. Eu fiquei arrepiada ao ver a personagem do Jered Leto se injetar com o braço todo arrombado, chrorei ao ver a personagem da Jennifer se prostituir ao lado de mais uma mulher, no meio de um monte de caras nojentos e ricos. Chorei mais ainda ao ver ela deitada no sofá feliz por ter conseguido o dinheiro, depois de tudo o que ela fez. Chorei ao ver a personagem da Ellen indo ao estúdio totalmetne dopada, e depois aqueles médicos dando comida a ela.

Arrgh, só de lembrar as cenas do filme, já me da uma dor no coração. Esse filme é chocante, é muito, mas muito forte.

Que nota eu daria a ele? 10
 
Re: viciante pra carai!

ainda bem q vi esse topico...
vi o filme
xorei...
qdo vi estava com mais 3 pessoas...qndo o filme terminou ficou um silencio enorme no quarto...
oq senti ao terminar eu naum sei direito...ateh agora axo dificil por em palavras td oq vi...
naum tenho estomago presse filme...soh ao terminar q percebi,...
axo q todos tem q ver esse filme, ele eh perfeito...
angustias surgem a toda hora...
a musik do filme eh perfeita tb...consegue passar a agonia sem qualquer palavra...
axo q a atuaçao dos atores foi brilhante mesmo...a unica coisa q posso dizer com firmeza eh q o filme eh taum real q me deu medo...

tb axei nojento a marion ali no meio daquelas pessoas...
chorei muito qndo o harry falou pra enfermeira "ela naum vem"
fiquei xocada pq sim, deve ter gente q faz isso sabe???
axo q naum adianta condenar a marion pelo q ela fez...axo q ninguem aqui sabe(eu disse axooo) oq eh ser viciado em alguma coisa a esse ponto...
deve ser fogo vc ficar dividido entre a pessoa q vc gosta e um vicio q vc tem q manter a qualquer custa...
vc escolhe o vicio e vc deve se sentir um nojo dp, um lixo ao ver oq vc fez pra poder suprir essa necessidade...mas vc acaba feliz...um pouco, mas feliz...
axo q o filme mostra bem oq as pessoas fazem pra poder suprir suas vontades...


Akasha_Hietala disse:
Mithrellas disse:
A música tema do filme é o que há.. é muito boa! Eu nao consigo parar de ouvi-la agora hehehehe
É REALMENTE, A MÚCICA EH MUITO VICIANTE, E MAIS... ELA PASSA ALGUMA COISA, COMO SE ESTIVESSE COM RAIVA... MAS EH PASSADO NO INSTRUMENTO...

naum diria raiva...axo q angustia cabe mais na situação...
 
COMENTARIO PRECONCEITUOSO E COM SPOILERS
vi este filme no carnaval.
tava evitando ele, mas decidi ver porq todos meus amigos falam e tal.
Mas nem foi tao ruim assim. Fiquei indiferente a ele do comeco ao fim. Não q seja tecnicamente ruim, de jeito nenhum, o filme tem ritmo, tem ação uma edição explendorosa, de parabéns! Cores lindas, trilha musical muito boa.
Mas é filme sobre drogas onde os protagonistas são cool. Cansei disso. Droga não é cool. O filme já me revoltava ao ver pessoas se emocionando com ele e eu falava "okey, vc ainda não viu, talvez tenha realmente algo de bonito no filme". Não tem. Romancear drogas e vícios é uma das piores coisas que já ví. Passam um clima que não existe. Uma atmosfera irreal. E por essas e outras estou cansada disso. Por essas e outras eu não queria ver. Por essas e outras eu não assisto esse tipo de filme.
Talvez se houvesse um projeto em que após, ou antes de cada filme desse se passasse um documentário realista mostrando como as pessoas ficam, sem maquiagem bem feita, sem roupas bonitinhas e atores hollywoodanos, sem pessoas bem alimentadas se passando por viciados, eu visse com outros olhos. Talvez.
por enquanto, vou voltar a me recusar a ver esse tipo de coisa.
 
Eu achei justamente pelos protagonistas serem bonitos, e tal, que choca mais... Você acha que o filme passa a idéia de que drogas são cool?
 
Tisf disse:
Eu achei justamente pelos protagonistas serem bonitos, e tal, que choca mais... Você acha que o filme passa a idéia de que drogas são cool?

Eu não achei, porque tudo começa pelo menos bacaninha e vai desmoronando completa e absurdamente, chegando no fim com uma total degradação e falta de beleza.

É como diz o titulo, descanso para um sonho, a morte dele. Não era pra ser um filme educativo.
 
eu tb naum achei...
se fosse cool a marion naum teria terminado naquela situação,
a mãe de harry naum teria ido pra uma clinica psiquiatrica, o braço de harry naum teria sido amputado
isso pra vc eh passar uma imagem de que as drogas sao cool??? :o?:
pra mim naum mesmo
 
Por acaso esse filme consegue ser mais triste que "Dançando No Escuro"?(provavelmente sim, após ler os comentários)

Se for eu vou desidratar quando assistir. :lol:
 
Dançando No Escuro não é triste, é chato.

E quanto mais vejo Réquiem mais emocionado fico, e normalmente é o contrário...
 
Jedan disse:
Dançando No Escuro não é triste, é chato.

Discordo. Achei um filme bem angustiante. Mas cada um tem sua opinião, claro. :wink:

Putz, preciso assistir esse Réquiem logo. Nunca vi UMA pessoa falar mal dele. E olha que MUITAS pessoas já me falaram sobre ele.
 
vi o fim do filme num dos canais do Cinemax procurei na programação e nada...to doido pra ver esse filme!
 
assistam vale a pena... :mrgreen:
tipo q ele passou aqui no cinema tem um tempo, mas era num projeto q tinha dai acho q era de graça, foi super elogiado...mas soh consegui ver ano passado...
muito perfeito...muito mesmo...
 
Esse filme passa a ideia totalmente contraria em relação aos outros filmes que abordam as drogas nos seus enredos. Requiem é realmente a trilha para a total degradação a qual as pessoas estao sujeitas.
O filme tem uma abordagem extremamente pessimista sobre o assunto, o que é uma opção ao se visualizar isso, mas nao que seja a unica possivel. Geralmente os filmes tratam sim do lance "se voce usar voce ficará fudido" e tal, mas há tambem o lado comico e prazeroso da coisa, como agente pode ver em Trainspotting.
Em Requiem o minimo prazer mostrado é tao infimo e tao efemero que é imediatamente suplantado por porradas e mais porradas na cara, através de cenas que, se dissermos fortes estaremos usando de muito eufemismo.
O lance legal do roteiro é que todos começam juntos e com o decorrer do filme a história se triparte mostrando uma diferente consequencia para cada diferente pessoa. Isso é feito de forma esplendida, perfeita e harmonica.
Bom, o que dizer da trilha sonora não? Há algum ser humano com um minimo de bom gosto que nao ache aquela musica fantastica? Eu digo com toda a certeza que foi uma das melhores fusões de imagem com som que eu ja vi nos ultimos tempos, é simplismente genial. O resultado estonteante obtido seria impossivel sem a trilha sonora.
É exatamente assim que o filme te deixa: pasmo, estonteado, zonzo, enjoado, passado, enfim. Posso dizer que em certas partes como a cena da dupla penetração, do cara ejetando no braço destruido, da mulher levando o tratamento de choque, etc...o diretor conseguiu extrair uma especie de lirismo escatológico, uma crueldade poetica ao dissecar o ser humano e suas motivações, desejos e as consequencias disso dessa forma.

É bizarro, muito bizarro. Eu acredito que um filme excelente pode ser medido tanto pela sua capacidade de te motivar, te deixar emocionado(positivamente), cativado, entusiasmado, em ecstase, quanto pela sua capacidade de te causar um mal estar incrivel, de te deixar enojado, depressiado, triste, mal.

A essencia de um grande filme, ao meu ver, está na sua capacidade de mexer tao profundamente com as nossas emoções. Afinal quem assistiu Requiem para um sonho e nao saiu, pelo menos, tonto do cinema ou da frente da tv?

editando...

Eu disso bizarro justamente por constatar a essencia mazoquista do ser humano. Gostamos de algo que é simplismente triste, lindamente, mas ainda assim triste.
 
A essencia de um grande filme, ao meu ver, está na sua capacidade de mexer tao profundamente com as nossas emoções. Afinal quem assistiu Requiem para um sonho e nao saiu, pelo menos, tonto do cinema ou da frente da tv?

eu.

a meu ver, sim, o filme eh todo cool. Todo na linha cool, a trilha, a edição, o modo como o diretor conduz a história. o mocinho se ferra no final, mas nao eh isso q a pessoa viciada ou com certa tendencia olha. O meio chama mais atenção. Se o diretor fizesse tudo do final em diante... porq a vida nao acaba no final.
Enfim, isso eh conversa para mesa de bar.
 
Bachelorette disse:
a meu ver, sim, o filme eh todo cool. Todo na linha cool, a trilha, a edição, o modo como o diretor conduz a história. o mocinho se ferra no final, mas nao eh isso q a pessoa viciada ou com certa tendencia olha. O meio chama mais atenção. Se o diretor fizesse tudo do final em diante... porq a vida nao acaba no final.
Enfim, isso eh conversa para mesa de bar.

Você acha, então, que um filme não pode utilizar-se de uma narrativa diferente para contar uma história de forma verossímil? :?

E é claro que a vida deles cotinuava mas o final mostra cada um dos personagens, a seu modo, chegando ao fundo do poço que era o objetivo principal do filme. Mostrar diferentes pessoas envolvidas com diferentes tipos de drogas e decorrendo disso, até onde chegariam.

Se o teu problema foi com a verossimilhança com que os fatos foram tratados, eu peço-lhe para explicar melhor seu ponto. :wink:
 
Se você considera cool a vida medíocre que os quatro personagens levam no ínicio do filme, imagino o que considera ruim.

Enfim, se isso é conversa pra mesa de bar, então a maioria das discussões do fórum que prestam deviam ser deletadas.
 
digo q eh conversa para bar porq tem muito a ser dito q escrito nao eh entendido, e nem todos os topicos do filme sao assim.
Agora, qual parte do "a estetica, edicao, som, modo o qual o filme caminha" eh cool q vc nao entendeu? E se eh tao mediocre assim porq tanta gente idolatra? Nao, porq eh isso o q eu mais vejo, um romantismo onde nao ha o menor romantismo a ser passado.
 
Bachelorette disse:
digo q eh conversa para bar porq tem muito a ser dito q escrito nao eh entendido, e nem todos os topicos do filme sao assim.

Ah sim, então eu concordo.

Agora, qual parte do "a estetica, edicao, som, modo o qual o filme caminha" eh cool q vc nao entendeu?

Eu achei lindo, lírico. "Cool" não seria bem o termo que eu usaria pra esse filme. Talvez pra um Ferris Bueller ou, sei lá... Os Excêntricos Tenenbaums quem sabe.

E se eh tao mediocre assim porq tanta gente idolatra?

Idolatram o filme. Eu nunca vi ninguém falando que a vida deles era bonita ou sequer legal.

Nem vejo porque alguém com bom senso acharia isso. :|

um romantismo onde nao ha o menor romantismo a ser passado.

Essa foi exatamente a proposta do filme, poetizar uma coisa grotesca, sem retirar dela essa característica horrenda.

Por isso que é um Réquiem, dos mais cruéis por sinal.
 
Se todos os filmes fossem obrigados a seguir um tom realista e seco, perderiamos muito em termos de arte.

E utilizar de recursos de edição, ou ate mesmo uma narrativa romântica não implica na perda do realismo, como ja disseram. E Réquiem para um sonho é um filme que trata as drogas sem o glamour que geralmente elas são apresentadas no cinema.

Mas ainda que o vicio em drogas fosse apresentado de forma romântica, ou mesmo positiva, isso não necessariamente implicaria na perda da qualidade artistica de um filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo