Skywalker
Great Old One
Bom, vamos começar do começo. Em janeiro eu gastei uma grana preta comprando um notebook foda. Paguei mais caro do que em outros lugares para comprar em uma loja "idônea", daquelas de shopping, para não ter problemas com defeitos, garantia, etc. Mas uma coisa me deixou intrigado... eles não me forneceram nota fiscal da empresa. Só um mero recibo. A nota só chegou pelo correio dois dias depois, e não era da empresa onde comprei o computador, mas sim do distribuidor. Mas tudo bem, afinal, tinha comprado em uma loja "idônea".Logo depois fui viajar e levei o bicho de baixo do braço. Poucos dias depois, me aparece um ponto branco na tela. Um pixel queimado. Ah, nessa viagem, levei alguns DVDs meus, pra assistir, pois não estava indo para um lugar onde a agitação fosse algo além das folhas das árvores balançando ao vento. Vendo os DVDs, descobri que o leitor do DVD estava com problema, pois vários que rodam perfeitamente no meu DVD de casa travavam no do computador. Resolvi instalar um joguinho, então. Temple of Elemental Evil... que jogo bom (recomendo - RPG de primeira!)! Então, jogando, descobri que a placa de vídeo, mesmo preenchendo os requerimentos do jogo não tinha capacidade pra rodar o jogo. Voltando a Porto Alegre, levei o notebook para a assistência técnica da loja. Me disseram o seguinte: eles precisariam ficar com o notebook lá por uns dias, mas que a questão do pixel queimado não teria conserto. Eles falariam com o gerente da loja para providenciar a troca do computador.
Vou dar uns espaços entre linhas pra não cansar muito, ok?
Com a máquina na assistência técnica, entrei em contato com o gerente para ver a situação da troca. Pois, para a minha surpresa, ele me disse que, para eles, um pixel queimado não é considerado defeito. Está dentro da margem de erro do notebook e que só seria considerado defeito se, segundo a Toshiba, apresentasse OITO pixels queimados, mas que iria verificar junto a distribuidores a possibilidade de, mesmo assim, efetuar a troca. E assim ele foi me enrolando por 21 dias, quando peguei de volta meu pc. Indignado, fui procurar meus direitos. Esbocei uma petição inicial alegando vício no produto e pedindo o meu dinheiro de volta, não estando interessado na troca do aparelho(não vou entrar em detalhes jurídicos aqui, não se preocupem!). Mas antes fui tentar ver se o Procon resolveria o meu problema (aqui em Porto Alegre o Procon tem uma fama excelente!). Eles me sugeriram que eu levasse o meu aparelho a uma assistência técnica autorizada pela Toshiba (não pela loja, que foi a que eu levei antes) e pedisse um laudo dizendo que o defeito do pixel era insanável e, assim, o Procon conseguiria efetuar a troca do pc junto à empresa. Liguei para a Toshiba e peguei o endereço da assistência técnica autorizada. Liguei para lá e me disseram que poderiam efetuar a troca do aparelho pela Toshiba, não pela empresa que comprei, pois o aparelho ainda estava na garantia.
Dando mais espaços para não cansar...
Se quiser aproveitar esse intervalo para fazer xixi ou tomar água, sinta-se à vontade!
Levando lá o notebook, descobri que meu aparelho não estava amparado pela garantia da Toshiba do Brasil por ser um produto importado e que, como não tinha o selo de reconhecimento da Toshiba como sendo produto importado, não poderiam efetuar a troca do aparelho. Então eu perguntei: "Quer dizer que o notebook que eu comprei numa loja grande, de shopping, com vendedor engravatado é made in Paraguay?" o técnico me respondeu que sim. Então, em meio a um acesso de fúria insana, descobri onde a porca torce o rabo. Como a nota fiscal não foi emitida pela empresa que me vendeu o notebook, significa que sonegaram o ICMS cujo fato gerador aconteceu na negociação entre o distribuidor e a empresa, e como o meu notebook não tinha o selo de reconhecimento de produto importado da Toshiba, haviam sonegado também o Imposto de Importação. Liguei pro gerente da empresa (isso foi quinta feira passada). Ameacei de denunciar ele para a Receita Federal e para a Secretaria da Fazenda por sonegação. Resultado? Em 15 minutos apareceu um computador novinho à minha disposição (estou escrevendo nele nesse instante).
Mas aí me bate uma crise de consciência.
Será que eu deveria ter aceito essa troca rápida em troca do meu silêncio? Será que eu não deveria ter desembainhado minha espada e travado uma guerra hercúlea contra as grandes empresas que fazem o consumidor de bobo todos os dias?
Ou será que, por outro lado, eu não estaria, por pura raiva e recalque, destruindo a vida de um pai de família, que tem contas a pagar como todo mundo, que passa por dificuldades e que tenta viver a vida de alguma forma, mesmo tendo culpa?
Ou será ainda que a culpa na verdade é da fiscalização federal do nosso País, que é falha e, por que não, corrupta? Mas aí já é muita coisa pra minha cabecinha de hobbit.
Postem suas opiniões!
Ah, já ia esquecendo! A empresa que comprei o PC é a Gold Line, que tem loja no Iguatemi daqui de Porto Alegre.
Vou dar uns espaços entre linhas pra não cansar muito, ok?
Com a máquina na assistência técnica, entrei em contato com o gerente para ver a situação da troca. Pois, para a minha surpresa, ele me disse que, para eles, um pixel queimado não é considerado defeito. Está dentro da margem de erro do notebook e que só seria considerado defeito se, segundo a Toshiba, apresentasse OITO pixels queimados, mas que iria verificar junto a distribuidores a possibilidade de, mesmo assim, efetuar a troca. E assim ele foi me enrolando por 21 dias, quando peguei de volta meu pc. Indignado, fui procurar meus direitos. Esbocei uma petição inicial alegando vício no produto e pedindo o meu dinheiro de volta, não estando interessado na troca do aparelho(não vou entrar em detalhes jurídicos aqui, não se preocupem!). Mas antes fui tentar ver se o Procon resolveria o meu problema (aqui em Porto Alegre o Procon tem uma fama excelente!). Eles me sugeriram que eu levasse o meu aparelho a uma assistência técnica autorizada pela Toshiba (não pela loja, que foi a que eu levei antes) e pedisse um laudo dizendo que o defeito do pixel era insanável e, assim, o Procon conseguiria efetuar a troca do pc junto à empresa. Liguei para a Toshiba e peguei o endereço da assistência técnica autorizada. Liguei para lá e me disseram que poderiam efetuar a troca do aparelho pela Toshiba, não pela empresa que comprei, pois o aparelho ainda estava na garantia.
Dando mais espaços para não cansar...
Se quiser aproveitar esse intervalo para fazer xixi ou tomar água, sinta-se à vontade!
Levando lá o notebook, descobri que meu aparelho não estava amparado pela garantia da Toshiba do Brasil por ser um produto importado e que, como não tinha o selo de reconhecimento da Toshiba como sendo produto importado, não poderiam efetuar a troca do aparelho. Então eu perguntei: "Quer dizer que o notebook que eu comprei numa loja grande, de shopping, com vendedor engravatado é made in Paraguay?" o técnico me respondeu que sim. Então, em meio a um acesso de fúria insana, descobri onde a porca torce o rabo. Como a nota fiscal não foi emitida pela empresa que me vendeu o notebook, significa que sonegaram o ICMS cujo fato gerador aconteceu na negociação entre o distribuidor e a empresa, e como o meu notebook não tinha o selo de reconhecimento de produto importado da Toshiba, haviam sonegado também o Imposto de Importação. Liguei pro gerente da empresa (isso foi quinta feira passada). Ameacei de denunciar ele para a Receita Federal e para a Secretaria da Fazenda por sonegação. Resultado? Em 15 minutos apareceu um computador novinho à minha disposição (estou escrevendo nele nesse instante).
Mas aí me bate uma crise de consciência.
Será que eu deveria ter aceito essa troca rápida em troca do meu silêncio? Será que eu não deveria ter desembainhado minha espada e travado uma guerra hercúlea contra as grandes empresas que fazem o consumidor de bobo todos os dias?
Ou será que, por outro lado, eu não estaria, por pura raiva e recalque, destruindo a vida de um pai de família, que tem contas a pagar como todo mundo, que passa por dificuldades e que tenta viver a vida de alguma forma, mesmo tendo culpa?
Ou será ainda que a culpa na verdade é da fiscalização federal do nosso País, que é falha e, por que não, corrupta? Mas aí já é muita coisa pra minha cabecinha de hobbit.
Postem suas opiniões!
Ah, já ia esquecendo! A empresa que comprei o PC é a Gold Line, que tem loja no Iguatemi daqui de Porto Alegre.