• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Repórter q insinuou q Lula era Alcoólatra será expulso do Br

Ih eh Edrahil agora que eu vi!!

Olha o que saiu de ultimo sobre esse assunto na globo:

Ministro do STJ diz que não se pode submeter liberdade de expressão a 'razões de conveniência'

Jornal Hoje
Globo Online

RIO e BRASÍLIA - Ao conceder liminar em hábeas-corpus apresentado pelo senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) em favor do correspondente do "New York Times" Larry Rohter, o ministro Peçanha Martins, do Superior Tribunal de Justiça, afirma que "no Estado democrático de direito não se pode submeter a liberdade às razões de conveniência ou oportunidade da administração".

O ministro argumenta que o Brasil é um Estado democrático e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contribuiu com intensa participação política para a instauração da democracia plena no país e se conduz com honra e dignidade. Além disso, afirma o ministro, a imprensa é um dos pilares da democracia e é livre no país a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação.

O ministro ressalta que o jornalista teve cancelado o visto de permanência no país por ter assinado reportagem dita leviana, mentirosa e ofensiva à honra do presidente e questiona se o Ministério da Justiça poderia fazê-lo. Segundo Peçanha Martins, o ato de concessão ou revogação de visto de permanência no país de estrangeiro, em tese, está subordinado aos interesses nacionais (artigo 3º da Lei n. 6.815/80). O visto é ato de soberania e, assim, o relator questiona se, uma vez concedido, poderia ser revogado pelo fato de o estrangeiro ter exercido um direito assegurado pela Constituição - o de externar sua opinião no exercício da atividade jornalística. Peçanha questiona ainda se tal ato administrativo estaria isento do exame pelo Judiciário.

No entendimento do ministro, "no Estado democrático de direito não se pode submeter a liberdade às razões de conveniência ou oportunidade da administração." E aos estrangeiros, como aos brasileiros, são assegurados direitos e garantias fundamentais pela Constituição descritos no artigo 5º, entre eles o de liberdade de expressão. Por isso, o ministro entendeu que deveria conceder o salvo-conduto, previsto no artigo 201 do Regimento Interno do STJ, até a análise do mérito do hábeas-corpus.

Se o STJ não tivesse concedido o hábeas corpus, Larry Rohter - que está na Argentina - teria oito dias para sair do Brasil quando voltasse ao país. Agora, ele poderá aguardar no Brasil o julgamento do mérito da questão.

Rohter escreveu um artigo no qual afirmava que o presidente Lula estava ingerindo bebida alcoólica em excesso e que esse hábito prejudicava seu desempenho no governo.
 
Edrahil disse:
Conseguiram transformar um sopro em um furacão.

E o pior, o Lula, que tinha certo prestígio internacional, será reconhecido agora como uma afronta à democracia!

É isso aí, a máscara vai caindo aos poucos...só espero que a gente perceba antes que seja tarde demais.
 
E o Lula falava mal da repressão na ditadura. Parece que tomou gosto por tomar porrada de guarda e foi pro lado negro da força.

Bom, se o Lula é isso aí eu não sei. O jornalista escreveu uma matériazinha safada de quinta-categoria pra vender tablóide, isso eu sei. Mas a reação do PT foi, no mínimo obtusa. Nem Figueiredo, presidente militar, usou esse dispositivo legal que vigora desde 1980 pra tirar alguém do país por opinar...

Eu sinceramente lembro de uma musiquinha da Elis Regina que diz bem o que o governo do PT tem feito ante tudo o que diziam enquanto eram oposição... Como Nossos Pais.

O curioso é que o cara é casado com uma brasileira e isso pode levar em termos legais pra vala a atitude ridícula do Planalto. Whatever.
 
Eru disse:
Nem Figueiredo, presidente militar, usou esse dispositivo legal que vigora desde 1980 pra tirar alguém do país por opinar...

.

É isso aí PT: quem te viu, quem te vê..... 8O

O pior é que, se o Lula se doeu tanto assim, é por que é verdade.....ficou ainda muito pior para ele.

Manguaçeiro safado..... :x
 
Da Redação
Em São Paulo

Buemba! Buemba! Não se fala em outra coisa! A matéria do "The New York Ballantines" sobre o Lula!! Tudo mentira! Brasileiro não bebe! Americano também não! Essa matéria foi para fazer o marketing do conhaque Presidente! O Lula é o presidente do Zeca Pagodinho!

Se ele bebe, é para esquecer o Corinthians! O povo bebe para ver o salário mínimo dobrado!! O jornalista do New York Ballantines utilizou em sua matéria uma declaração do Brizola 1998!!! Foi expulso! Mas o Lula exagerou na dose!!! As autoridades deveriam agir com mais sobriedade!!! O Lula não expulsou o sujeito, ele só avisou o jornalista: "Companheiro, vamos tomar uma saideira??"

Veja o programa completo no vídeo à direita (só para assinantes do UOL) e leia mais observações do Macaco Simão sobre, por exemplo, a clonagem do Maluf, além de várias ilustrações, mais abaixo.

Quando o NY Ballantines deu a notícia, o Lula reuniu os ministros, segundo a charge do Sandro:

"- Tomaremos as medidas urgentes!"
"- Tomaremos providências cabíveis!"
"- Tomaremos como um insulto nacional!"
"- E uma cervejinha, quem tá a fim de tomar??!"

O Ciro Botelho lançou uma enquete em que ele pergunta:

"Do you think Lula drinks the water that the bird doesn't?" (Você acha que Lula bebe da água que passarinho não bebe??)

Entre as opções de resposta, apareciam:
"No. Lula drinks Minalba on the rocks!"
"Yes, the ping is on the table!"

E descobriram o novo endereço do site do governo: www.palaciodoplanalto.engov.br

E o André Singer mudou. Não é mais porta-voz. É porta-vodca!
Ele está sempre com cara de ressaca! Mas não é ressaca: ele é assim mesmo!

Vai mudar também o nome do programa do Lula no rádio. Não vai mais ser Café com o Presidente. Agora é "Aguardente com o presidente"! Muito mais animado e mais engraçado!! O Churchill salvou o mundo bebendo gim, e o Bush parou de beber e botou fogo no mundo!!

Tá todo mundo perguntando: onde estará o dinheiro do Maluf? Clonaram o Maluf. Tem um Maluf que tem conta no exterior, e outro que diz que não tem conta no exterior!! Vai ser lançada a gincana do Maluf!! Quem descobrir onde está o dinheiro, fica com tudo!! Ele registrou em cartório. Quem achar o dinheiro, é dele! É a gincana do Maluf!!

Dizem que foi dossiê do Serra que pegou o Maluf. É pleonasmo! Todo dossiê é do Serra!!! Mesmo assim, o Maluf vai entrar na campanha. Ele disse que ele tem a consciência tão tranqüila que, quando chegar perante ao Criador, vai passar dez minutinhos no purgatório e depois vai para o paraíso, direto!! Vai fazer uma obra que liga o purgatório ao paraíso em dez minutinhos! Um minhocão! Ele já fez conchavo com São Pedro! Superfaturou o purgatório!!!

Sobre isso, tem a charge dos Irmãos Bacalhau:


Dizem que, quando menino, o Maluf fugiu com o circo. E nunca mais devolveu!!

E mostraram um vídeo dos OVNIs sobrevoando a Cidade do México. A Tiazinha deve estar no México!!!

E as fotos dos abusos das tropas americanas contra os iraquianos presos? O Carandiru, perto dessas fotos, é o Sítio do Pica-Pau-Amarelo!!
Essa é humor negro, mas é a mais pura verdade: veja o Bush no Salão Oval da Casa Branca, também conhecido como o antigo Salão Oral do Clinton!!


E tem mais uma sobre tortura, essa com o Rumsfeld:


E o Simão recebeu uma imagem que revela com exclusividade o gabinete do novo diretor do FMI, o Rodrigo Rato:

Daqui a pouco passa o Palófi miando!! Miauf! Miauf!!

Pamonha News, Conexão Piracicaba!!
O Scafi flagrou o grande encontro dos líderes do mundo:

Enquanto todos os líderes só pensam em "rockets", o Lula pensa "on the rocks"!!

Ilustrada

Pitbull é coisa de boiola. Bad boy na Nigéria é assim:


Leopardo, hiena, babuíno!

E o Sinfrônio flagrou o Lula na fila da vacina da gripe:

"- Contra paralisia é na outra fila!"

Cruzada Antitucanês, morte ao Tucanês! Mais direto, impossível!!

Em São Carlos, no interior de São Paulo, tem a lanchonete McDonardo


E no Piauí, abriram um mercado para concorrer com o Carrefour!


Cartilha do Lula, o óbvio Lulante!

Arbusto - companheira que faz topless; tetas ao léu.
Leitoa - lei que não é cumprida; lei à toa.
Celebridade - fazer aniversário; aniversário da Darlene.

Vai indo que hoje, só amanhã!!!
 
Acabo de aparecer no Plantao da Globo que o Lula cancelou o negoco de mandar o jornalista pra fora do Brasil porque ele enviou uma carta pedindo desculpas!!
 
Agora você acertou Chester! :D

Acho que o medo do jornalista foi muito grande! Mas deve ter recebido ordem de seu jornal para isso!
 
Ar-Pharazôn disse:
Só que queria o que eles iriam fazer se um jornalista brasileiro falasse que o Bush é um bebado. :| :| :|

Meu amigo, Arnaldo Jabor cansou de dizer isso no programa "Manhattan Connection" que era gravado em Nova Iorque. Sabe o que aconteceu com o Jabor?? NADA

Lá, a liberdade de expressão é respeitada.

P.S. Jabor continua xingando Bush à vontade em sua coluna no jornal O Globo. Eu concordo com tudo o que ele diz. :mrgreen:
 
Ar-Pharazôn disse:
Só que queria o que eles iriam fazer se um jornalista brasileiro falasse que o Bush é um bebado. :| :| :|

provavelmente nada. O bush nunca saberia disso, e a casa branca simplesmente ignoraria de tão insignificante que seria isso.
E o Casseta e Planeta já fez mais de mil piadas com a falta de QI do bush e não veio nenhuma bomba atômica aqui em casa.
 
Eru disse:
Lá, a liberdade de expressão é respeitada.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Vai falar isso pro Michael Moore e para os orgãos de imprensa que cobriram a Guerra no Iraque.

Vc acredita em tudo o que ele diz? Na boa, eu tenho um pé atrás quando leio tudo, seja de esquerda ou de direita. Saiba que Michael Moore sempre consegue exibir todos os seus documentários e seus livros vendem horrores..

Ele está com bastante dinheiro, feliz da vida e fazendo seu marketing em grande estilo para que pessoas como vc acreditem que ele seja um grande herói perseguido.
 
NYT disse:
Brazilian Leader's Tippling Becomes National Concern
By LARRY ROHTER

Published: May 9, 2004


BRASÍLIA - Luiz Inácio Lula da Silva has never hidden his fondness for a glass of beer, a shot of whiskey or, even better, a slug of cachaça, Brazil's potent sugar-cane liquor. But some of his countrymen have begun wondering if their president's predilection for strong drink is affecting his performance in office.


In recent months, Mr. da Silva's left-leaning government has been assailed by one crisis after another, ranging from a corruption scandal to the failure of crucial social programs. The president has often stayed out of the public eye and left his advisers to do most of the heavy lifting. That has spurred speculation that his apparent disengagement and passivity may somehow be related to his appetite for alcohol. His supporters, however, deny reports of heavy drinking.

Though political leaders and journalists are increasingly talking among themselves about Mr. da Silva's consumption of liquor, few are willing to express their misgivings in public or on the record. One exception is Leonel Brizola, the leader of the leftist Democratic Labor Party, who was Mr. da Silva's running mate in the 1998 election but now worries that the president is "destroying the neurons in his brain."

"When I was Lula's vice-presidential candidate, he drank a lot," Mr. Brizola, now a critic of the government, said in a recent speech. "I alerted him that distilled beverages are dangerous. But he didn't listen to me, and according to what is said, continues to drink."

During an interview in Rio de Janeiro in mid-April, Mr. Brizola elaborated on the concerns he expressed to Mr. da Silva and which he said went unheeded. "I told him 'Lula, I'm your friend and comrade, and you've got to get hold of this thing and control it,' " he recalled.

" 'No, there's no danger, I've got it under control,' " Mr. Brizola, imitating the president's gruff, raspy voice, remembers Mr. da Silva replying then. "He resisted, and he's resistant," Mr. Brizola continued. "But he had that problem. If I drank like him, I'd be fried."

Spokesmen for Mr. da Silva declined to discuss the president's drinking habits on the record, saying they would not dignify baseless charges with a formal reply. In a brief e-mail message responding to a request for comment, they dismissed speculation that he drank to excess as "a mixture of prejudice, misinformation and bad faith."

Mr. da Silva, a 58-year-old former lathe operator, has shown himself to be a man of strong appetites and impulses, which contributes to his popular appeal. With a mixture of sympathy and amusement, Brazilians have watched his efforts to try not to smoke in public, his flirtations at public events with attractive actresses and his continuing battle to avoid the fatty foods that made his weight balloon shortly after he took office in January 2003.

Aside from Mr. Brizola, political leaders and the news media alike seem to prefer to deal in innuendo, but do so with relish. Whenever possible, the Brazilian press publishes photos of the president bleary-eyed or ruddy-faced, and constantly makes references both to weekend barbecues at the presidential residence at which the liquor flows freely and to state events at which Mr. da Silva never seems to be without a drink in his hand.

"I've got a piece of advice for Lula," the gadfly columnist Diogo Mainardi wrote in late March in Veja, the country's leading newsmagazine, reeling off a list of articles containing such references. "Stop drinking in public," he counseled, adding that the president has become "the biggest advertising spokesman for the spirits industry" with his very conspicuous consumption of alcohol.

A week later, the same magazine printed a letter from a reader worrying about "Lula's alcoholism" and its effect on the president's ability to govern. Though some Web sites have been complaining for months about "our alcoholic president," it was the first time the mainstream national press had referred to Mr. da Silva in that manner.

Historically, Brazilians have reason to be concerned at any sign of heavy drinking by their presidents. Jânio Quadros, elected in 1960, was a notorious tippler who once boasted, "I drink because it's liquid"; his unexpected resignation, after less than a year in office during what was reported to be a marathon binge, initiated a period of political instability that led to a coup in 1964 and 20 years of a harsh military dictatorship.

Whether or not Mr. da Silva really has a drinking problem, the issue has seeped into the public consciousness and become the subject of gibes. When the government spent $56 million early this year to buy a new presidential plane, for instance, the columnist Claudio Humberto, a sort of Matt Drudge of Brazilian politics, sponsored a contest to give a tongue-in-cheek name to the aircraft.

One winning entry, recalling that the United States president's plane is called Air Force One, suggested that Mr. da Silva's jet should be designated "Pirassununga 51," which is the name of the most popular brand of cachaça. Another suggestion was "Powered by Alcohol," a pun referring to a government plan to encourage cars to use ethanol as fuel.

Speculation about the president's drinking habits has been fed by various gaffes and faux pas that he has made in public. As a candidate, he once offended residents of a city regarded as a haven for gays by calling it "a factory that manufactures queers," and as president, his slips in public have continued and become part of Brazilian political folklore.

At a ceremony here in February to announce a large new investment, for example, Mr. da Silva twice referred to the president of General Motors, Richard Wagoner, as the president of Mercedes-Benz. In October, on a day honoring the nation's elderly, Mr. da Silva told them, "when you retire, don't stay at home bothering your family, find something to do."

Abroad, Mr. da Silva has also stumbled or spoken ill-advisedly. On a visit to the Middle East last year, he imitated an Arab accent in speaking Portuguese, mispronunciations and all; and in Windhoek, Namibia, he said the city seemed to be so clean that it "hardly seems like Africa."

Mr. da Silva's staff and supporters respond that such slips are only occasional, are to be expected from a man who likes to speak off the cuff and have nothing to do with his consumption of alcohol, which they describe as moderate in any case. As they see it, he is being held to a different and unfair standard than that of his predecessors because he is Brazil's first working-class president and received only a sixth-grade education.

"Anyone who has been at a formal or informal reception in Brasília has witnessed presidents sipping a shot of whiskey," the columnist Ali Kamel wrote in the Rio de Janeiro daily O Globo recently. "But you'll have read nothing in that respect about other presidents, just about Lula. That smacks of prejudice."

Mr. da Silva was born into a poor family in one of the country's poorest states and spent years leading labor unions, a famously hard-drinking environment. Brazilian press accounts have repeatedly described the president's father, Aristides, whom he barely knew and who died in 1978, as an alcoholic who abused his children.

Stories about drinking episodes involving Mr. da Silva are legion. After one night on the town when he was a member of Congress during the late 1980's, Mr. da Silva got off the elevator at the wrong floor of the building where he lived at the time and tried to batter down the door of an apartment he mistakenly thought was his own, according to politicians and journalists here, including some who are former residents of the building.

"Under Lula, the capirinha has become the national drink by presidential decree," the daily Fôlha de São Paulo said last month in an article about Mr. da Silva's association with alcohol and referring to a cocktail made with sugar-cane liquor.

Esta foi a notícia original publicada no NYT, e esta foi a foto publicada junto dela:
semana_03.jpg


Sabemos por experiência que é apenas quando um problema atinge proporções mundiais, que o atual governo decide tomar alguma providência. Nesse caso, não foi diferente. O próprio Larry Rohter citou em sua reportagem uns casos de referências ao suposto hábito de consumo do álcool pelo presidente Lula. Perdemos a oportunidade de ignorar o assunto como sendo apenas mais um punhado de críticas ao atual governo e sua figura central, e deixamo-nos levar por uma coisa que aparentemente não tem importância nenhuma mediante os problemas que afetam o país nesses dias.

Duvido muito que se isso tudo não tivesse acontecido, o artigo causaria repercussão maior que alguns milhares, ou talvez milhões de pessoas comentando e esquecendo-se dele no dia seguinte. Eu mesmo só ouvi o nome desse jornalista no dia em que foi proclamada a suspensão de seu visto, lembro aqui, contra a Constituição, sendo ele casado com uma brasileira, e olha que eu gosto de acompanhar as notícias. Apesar do jornalista praticar o que chamam de "mau-jornalismo" e sua tentativa de ironizar e desgastar a imagem do político perante os leitores estrangeiros, isso, para mim, é uma questão de bom senso no exercício de sua profissão.

Porém, uma atitude exagerada e desesperada como a outorgada pelo presidente, é um ato tão mais condenável e tão mais difamatório, que a reportagem em questão agora é praticamente esquecida. Se a intenção de Larry Rohter era mesmo infamar o presidente, ele obteve sua vitória, embora isso seja devido muito mais à repercussão estremada do que sua reportagem per se.
 
Deriel disse:
Juca Kfouri disse:
(...)

Caso típico de emenda pior que o soneto. Porque fere gravemente a democracia e a liberdade de expressão e é, politicamente, um desastre, ao chamar a atenção do mundo para uma questão menor, sobre a qual todos se manifestaram solidários com Lula.

Larry Rother deve estar rindo.

Escreveu uma reportagem ruim e recebeu como prêmio uma reação pior. Se duvidar, vira mártir.
 
Olha Chester, essa retratação não foi bem uma retratação. Foi uma carta redigida pelos advogados do Larry Rohter, em que ele disse que não teve a intenção de "ofender" o presidente Lula. Na carta ele anda disse que a tradução pode ter "ampliado o mal-entendido"(qual é!).
Não tem nade de "i'm sorry" e muito menos "pardon me". O ministro da justiça, Márcio Thomaz Bastos disse que "juridicamente a retratação era consistente, e por isso o governo resolveu manter o visto".
Ou seja, desculpa que é bom nada.
 
Olha... eu sou PT, a maioria aqui deve ter percebido isso jah... Entretanto neste caso fikei com o peh atras....

A mim nada eh tao simples a ponto de afirmar: "O governo faltou com a liberdade de imprensa".

Achei a principio a atitude do governo exagerada... que nao pegou bem... mas... se formos pensar uma naçao eh respeitada lah fora, tem sua soberania de acordo (tambem) com a imagem de quem a governa... Se essa imagem for abalada com uma calunia (sim, pq achei ridiculo o texto do tal reporter) isso repercute em muitos aspectos de forma negativa... Conclusao: Tinha de haver uma retaliaçao...

Ai vem o ponto do exagero do governo Lula... fikei seriamente dividido... por um lado temos sim q defender a imagem do pais, por outro lado pensei na liberdade de expressao... mas tirar conclusoes sem ter base concreta eh nada mais do que escrever sobre uma suposiçao q pode vir a ser uma mentira. A açao foi imediata... mas em nenhum momento o governo proibiu alguem de escrever algo, eh certo que se tal artigo tivesse evidencias claras a historia seria outra...

O outro lado era dar uma de bonzinho, meter um processo basico... entretanto nao sei se isso era o adequado a se fazer...

ora cheguei a conclusao de que eu nao entendi ainda o pq de tanto alarde... o cara feriu a imagem do meu pais com uma asneira prejudicial e eu ainda vou defende-lo??? ele q vah escrever as mentiras dele lah na terra dele! Nao se trata de autoritarismo, trata-se de defesa da honra nacional...

mesmo assim admito q a atitude do governo foi altamente questionavel... e que o poder da midia estah se mostrando grande como nunca, a ponto de fazer um brasileiro passar a defender o direito de um Estadunidense de caluniar sua propria naçao...

Como sempre o nacionalismo no Brasil vem por ultimo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo