1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Repórter q insinuou q Lula era Alcoólatra será expulso do Br

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por 655321, 12 Mai 2004.

1. 655321

655321 Usuário

Eu vou copiar a notícia pq é conteúdo exclusivo:

-------------

12/05/2004

Brasil expulsa repórter do New York Times

The New York Times

O Brasil anunciou na terça-feira que expulsará o correspondente do New York Times. No domingo, ele escreveu sobre as preocupações públicas relacionadas ao hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula disse que o correspondente, Larry Rohter, chefe do escritório do New York Times no Rio de Janeiro, merecia perder o visto, segundo informações da agência Reuters. O palácio do Planalto nega que Lula tenha um problema com a bebida.

O Ministério da Justiça anunciou o cancelamento do visto de Rohter e afirmou que a reportagem era "ofensiva à honra do presidente".

Bill Keller, editor-executivo do New York Times, disse que caso o Brasil "planeje expulsar um jornalista por escrever um artigo que ofendeu o presidente, isso levantaria sérios questionamentos sobre o comprometimento do Brasil com a liberdade de expressão e a imprensa livre".

----------------

Eu não vou postar minha opinião agora(e precisa?) pq eu tô meio sem tempo. Mas eu acho q o Lula não tem a mínima idéia da merd* q ele acabou de fazer pra ele mesmo.
    A notícia é sim caluniosa, agora o repórter não deveria ser expulso e sim processado. Como eu disse eu tô sem tempo, então eu não vou continuar, mas postem suas opiniões!

2. Omykron

Omykron far above

sim
    ele DEVE ser processado. e também ser expulso do país. foi uma noticia caluniosa, difamatória e sem base.
    sem contar q é americano
    quanto menos melhor
    :D

3. Deriel

Deriel Administrador

Sem base? Bom, Lula pode não ser alcoolatra, mas que quase todo santo dia ele tá aparecendo em foto e eventos com um copo na mão (foras as churrascadas dos finais de semana), tá sim.

4. Idril

Idril Usuário

Processar seria o máximo que esse jornalista mereceria. Mas expulsar do país, isso já é demais esó piora a situação pro lado do próprio Lula.

5. Omykron

Omykron far above

e isso prova algo? não. ele baseou por uma foto na qual ele aparece bebendo.
    se fosse assim eu seria O o alcoolatra com meus amigos
    toda santa foto q eu apareço tou eu com algo destilado ou fermentado..

6. Takuan

Takuan Usuário

Para quem não leu a Noticia de domingo do reporter do NYT :

É claro que o Lula aparece bebendo, mas que o reporter exagerou exagerou...e ainda cita Diogo Mainardi como fonte :roll:
    Mas expulsar o cara é exagero...

7. Deriel

Deriel Administrador

Você pode ser acusado de sê-lo, com base enssas evidências que afirma. De qualquer forma, isso é razão pra processo e não pra expulsão. Está dando uma repercussão absurdamente negativa pro Lula... dá a impressão que com um gesto besta desses desfez boa parte da boa impressão que causou no exterior. Comparam-no a um ditador qualquer da África, que ao menor indício de problemas com a imprensa, expulsa jornalistas.

E como dizem na minha terra, quem apela perde.

8. Omykron

Omykron far above

mas vale lembrar que o itamaraty pediu para o NYT trazer ele de volta e soltar um editorial pedindo desculpas.
    como naum atenderam nada disso, processo e adeus reporter...
    isso não é apelar.

9. Deriel

Deriel Administrador

Claro que é. O jornal afirma que a reportagem é verdadeira. O governo não aceita e expulsa o cara, ao invés de processar e ganhar como seria de devido, sob a Lei. Mas chegar e dizer "oh, o que vc escreveu é mentira então vc tá expulso". Isso é apelar sim.

10. Edrahil

Edrahil Usuário

No mínimo é ridículo!

Ora, o Lula bebe, mas não é conforme noticiado. E não é uma preocupação nacional, que tentaram fazer crer!

Mas, expulsar o jornalista pela sua opinião dada significa deixar a democracia de lado.

Concordo que a notícia é absurda, podendo gerar reflexos internacionais (agora temos nosso Bóris Yeltsin), mas essa medida extrema é absurda.

Que seja ele e o jornal processados, mas expulsão não dá.

11. Expulsar o repórter do país é atitude de ditador. Num país civilizado, o governo entraria com uma ação judicial de retratação, mas aqui, na nossa falsa democracia, o "ditador" expulsa os opositores...

12. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Esse é um caso polêmico e envolve mais do que opiniões pessoais e desentendimentos diplomáticos. Os dois erraram, cada um à sua maneira.

Sem me estender muito no assunto, vou apenas postar o que saiu hoje na coluna do Artur Xexéo, com quem concordo plenamente dentro desse assunto:

13. 655321

655321 Usuário

Bom, agora eu estou com tempo...
    Olha, a notícia foi caluniosa e difamatória sim; e o Lula deu "margem" pra que pensassem isso. Mas base ela não tem. Ok, a gente sempre vê o Lula em fotos bebendo, tomando caipirinha, sem falar em abraçar o Ratinho :lol:. Mas de forma alguma o "hábito" de beber do presidente atrapalha suas funções.
    E o pior ainda é expulsar o jornalista. Isso deve ser piada! Primeiro pq isso é perseguição e censura. Segundo, pq o governo acabou de se prejudicar. Eles não só deram motivo para os outros pensarem q isso é verdade, como prejudicaram sua imagem lá fora.
    E que democracia é essa que expulsa um jornalista que fala mal do presidente?
    No máximo ele deveria ser processado. E só. Nada mais.

14. Link

Link The Hero of Time

É que ele não é alcoolatra... só bebe socialmente... e como ele é o presidente, isso quase não acontece... :mrgreen:

15. Nob

Nob Usuário

Sim, isto é falta de liberdade de expressão. Mas esta liberdade de expressão é ignorada em uma boa parte das cenas em nosso cotidiano.

Ao passar do tempo percebemos isso. Jornais tendo suas matérias censuradas, músicas sendo boicotadas por rádios e afins por não serem aproveitáveis economicamente para muitos, "recomendações etárias" que na verdade são uma forma abusiva de censura... enfim, muitas formas de quebra da liberdade de expressão.

Essa decisão de expulsão foi um absurdo? Sim, foi. Mas, antes de corrigir ou não fazer isso, teríamos que arrumar os outros problemas. Como não fizemos, se torna uma grande bagunça.

16. NetoZeppelin

NetoZeppelin Caçador de Dragões!

Merecido... O resto do mundo é expulso dos Estados Unidos sempre!!!

Esse caba merece é um mói de pau no lombo...!!!
    Com um chicote trançado especiamente pelo Radagast!

17. Faram¡r

Faram¡r Dr. Benway

Foi falta de tato do jornalista insinuar que o Lula é alcoolatra. Na verdade, Lula pode ate ser, mas o fato de ele beber com certa regularidade não o faz necessariamente uma pessoa com problemas com álcool. Para ele poder confirmar esse boato, ele teria de se fiar em fontes muito mais fidedignas do que as que ele apresentou.

So que a reação a isso foi muito ruim, horrivel. Um desastre diplomático, para não falar sobre o que isso representa à nossa liberdade de expressão. E convenhamos, embora uma reportagem desse tipo crie uma má imagem sobre o Brasil no exterior, o reporter em questão não afirmou que o Lula é alcoolatra, apenas levantou o boato que esta correndo e mostrou alguns indicios que realmente não dizem muita coisa. Se o governo tivesse de tomar alguma medida, que fosse um pronunciamento repudiando essa materia ou apenas um processo.

18. Rodoxe

Rodoxe Usuário

Concordo.
    Não sei ao certo, mas acho que ao expulsar o carinha do país, cometeram um ato de censura que só contribui para chamar a atenção da imprensa e transformar um jornalista de meia tigela numa estrela.

19. Orion

Orion Jonas

O jornalista foi altamente irresponsável e inconsequente. Ele criou uma matéria baseado numa generalização falsa de uma idéia e publicou-a num hornal estrangeiro, o que certamente é um vínculo para a imagem de nosso país, já fragmentada pelo mundo afora, principalmente agora, em que o Brasil não anda cheio de amores com os Estados Unidos.

O que deveria ser feito? Caçar o Visto do jornalista?

Acredito que não era para tanto. Eu acho que o melhor a se fazer seria notificar a posição anti-respeitosa do jornalista ao NYT, ou mandar uma advertência ao mesmo, mas não tomar uma medida nesse nível.

se a medida é anti democrática e anti liberdade de expressão, é em certo ponto. a liberdade de expressão da imprensa obviamente que é variável, pois é vista sobre miulhares de pontos de vista. o governo brasileiro se sentiu ofendido. algum outro profissional de midia poderia ter achado que foi uma matéria que reflete simplismente a opinião do jornalista. a censura nesse caso realmente aconteceu, mas o alarde em torno dela, principalmente em decorrencia do governo ser teoricamente social, está muito em foco. mostram a medida brasileira como um absurdo e taxam nosso pais como uma verdadeira ditatura. não acho que chegamos a esse ponto. mas acho que o que está acontecendo é um aviso ou um alerta quanto a isso

20. Só para constar, a última vez que um jornalista foi expulso do Brasil foi em plena ditadura em 1970. Já não é a primeira vez que o PT mostra suas tendências ditatoriais:

Em 2003, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, do PT, ordenou que a PM invadisse o congresso para expulsar manifestantes. Isto nunca havia ocorrido no Brasil, nem na ditadura.

Neste ano, José Dirceu disse que Fernando Henrique Cardoso deveria ficar calado lendo os livros de sua biblioteca e não falar mal do governo para o bem dele. Esta ameaça foi exposta pela imprensa e, no dia seguinte, Dirceu se "desculpou"

O ex-governador do RS Olívio Dutra, através do PT, entrou com ação judicial penal contra um jornalista de oposição em 1998. Este, sofrendo ameaças, desligou-se do jornal e saiu do estado.

Isso sem falar do escândalo dos bingos pelo qual o PT barrou a CPI e está dificultando o trabalho da PF. E também do caso do prefeito Celso Daniel assassinado, provavelmente como queima de arquivo, mas que tb está com a investigação suspensa por ordem do governo.

Essas são só algumas atrocidades cometidas por este partido tão ligado com as ditaduras mundiais e que, esquecendo que nós vivemos num estado democrático, pratica atos contra a democracia.

E pra finalizar, a imprensa americana já insinuou diversas vezes que o presidente George Bush é um alcoolatra. Só que lá a liberdade de imprensa é respeitada e nada aconteceu com os jornalistas.

Compartilhar