• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Repórter q insinuou q Lula era Alcoólatra será expulso do Br

655321

Usuário
Eu vou copiar a notícia pq é conteúdo exclusivo:

-------------


12/05/2004

Brasil expulsa repórter do New York Times



The New York Times

O Brasil anunciou na terça-feira que expulsará o correspondente do New York Times. No domingo, ele escreveu sobre as preocupações públicas relacionadas ao hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula disse que o correspondente, Larry Rohter, chefe do escritório do New York Times no Rio de Janeiro, merecia perder o visto, segundo informações da agência Reuters. O palácio do Planalto nega que Lula tenha um problema com a bebida.

O Ministério da Justiça anunciou o cancelamento do visto de Rohter e afirmou que a reportagem era "ofensiva à honra do presidente".

Bill Keller, editor-executivo do New York Times, disse que caso o Brasil "planeje expulsar um jornalista por escrever um artigo que ofendeu o presidente, isso levantaria sérios questionamentos sobre o comprometimento do Brasil com a liberdade de expressão e a imprensa livre".

----------------

Eu não vou postar minha opinião agora(e precisa?) pq eu tô meio sem tempo. Mas eu acho q o Lula não tem a mínima idéia da merd* q ele acabou de fazer pra ele mesmo.
A notícia é sim caluniosa, agora o repórter não deveria ser expulso e sim processado. Como eu disse eu tô sem tempo, então eu não vou continuar, mas postem suas opiniões!
 
sim
ele DEVE ser processado. e também ser expulso do país. foi uma noticia caluniosa, difamatória e sem base.
sem contar q é americano
quanto menos melhor
:D
 
Sem base? Bom, Lula pode não ser alcoolatra, mas que quase todo santo dia ele tá aparecendo em foto e eventos com um copo na mão (foras as churrascadas dos finais de semana), tá sim.
 
Processar seria o máximo que esse jornalista mereceria. Mas expulsar do país, isso já é demais esó piora a situação pro lado do próprio Lula.
 
Deriel disse:
Sem base? Bom, Lula pode não ser alcoolatra, mas que quase todo santo dia ele tá aparecendo em foto e eventos com um copo na mão (foras as churrascadas dos finais de semana), tá sim.
e isso prova algo? não. ele baseou por uma foto na qual ele aparece bebendo.
se fosse assim eu seria O o alcoolatra com meus amigos
toda santa foto q eu apareço tou eu com algo destilado ou fermentado..
 
Para quem não leu a Noticia de domingo do reporter do NYT :

09/05/2004

Hábitos etílicos de Lula se tornam preocupação nacional

Já há quem pergunte se a bebida estaria atrapalhando as atividades do presidente

Larry Rohter
Em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva nunca escondeu seu apreço por um copo de cerveja, uma dose de uísque ou, melhor, um trago de cachaça, o potente aguardente do Brasil. Mas alguns de seus conterrâneos começaram a se perguntar se a predileção do presidente por bebidas fortes está afetando sua atuação no governo.

Nos últimos meses, o governo de esquerda de Lula tem sido atacado por uma crise atrás da outra, variando de um escândalo de corrupção ao fracasso de programas sociais cruciais. O presidente tem se mantido distante das atenções e deixado seus assessores fazerem grande parte do trabalho pesado. Isto tem provocado especulação de que seu aparente não envolvimento e passividade poderiam estar de alguma forma ligados ao seu apreço pelo álcool. Mas aqueles que o apóiam negam os relatos de consumo excessivo de bebida.

Apesar de líderes políticos e jornalistas estarem cada vez mais falando entre eles sobre o consumo de álcool de Lula, poucos estão dispostos a expressar seus receios publicamente. Uma exceção é Leonel Brizola, o líder do Partido Democrático Trabalhista de esquerda, que foi companheiro de chapa de Lula na eleição de 1998, mas que agora teme que o presidente esteja "destruindo os neurônios em seu cérebro".

"Quando eu fui candidato a vice do Lula, ele bebia muito", disse Brizola, atualmente um crítico do governo, em um recente discurso. "Eu o alertava de que a bebida destilada é perigosa. Ele não me ouviu e, segundo dizem, continua bebendo."

Durante uma entrevista no Rio de Janeiro, em meados de abril, Brizola elaborou sobre as preocupações que expressou para Lula, mas que foi ignorado. "Eu lhe disse: 'Lula, eu sou seu amigo e camarada, e você precisa pegar essa coisa e controlá-la'", ele se recordou.

"Não, não tem perigo, está sob controle", lembrou Brizola, imitando a voz do presidente, deste ter respondido. "Ele resistiu, e continua resistindo", continuou Brizola. "Mas ele tinha um problema. Se eu bebesse como ele, eu estaria frito."

Os porta-vozes de Lula se recusaram a discutir o hábito de beber do presidente, dizendo que não dariam uma resposta formal a acusações infundadas. Em uma breve mensagem por e-mail respondendo ao pedido de comentário, eles consideraram a especulação de que ele bebe em excesso como "uma mistura de preconceito, desinformação e má fé".

Lula, um ex-metalúrgico de 58 anos, provou ser um homem de apetites e impulsos fortes, o que contribui para seu apelo popular. Com uma mistura de simpatia e divertimento, os brasileiros assistiram seus esforços para não fumar em público, seus flertes em eventos públicos com belas atrizes e sua contínua batalha para controlar o peso, que disparou logo após ter assumido o governo em janeiro de 2003.

Além de Brizola, os líderes políticos e a mídia parecem preferir lidar com o assunto de forma indireta. Sempre que possível, a imprensa brasileira publica fotos do presidente com olhos turvos e rosto corado, e constantemente faz referências tanto aos churrascos de fim de semana na residência presidencial, nos quais a bebida corre solta, e aos eventos de Estado nos quais Lula nunca é visto sem uma bebida na mão.

"Dou um conselho para Lula", escreveu o provocador colunista Diogo Mainardi em uma edição de março da "Veja", a principal revista de notícias do país, desfiando uma lista de artigos contendo tais referências. "Pare de beber de público", ele aconselhou, acrescentando que o presidente se tornou o "maior garoto -propaganda da indústria do álcool" com seu consumo explícito.


Uma semana depois, a mesma revista publicou uma carta de um leitor preocupado com o "alcoolismo de Lula" e seus efeitos sobre a capacidade de governar do presidente. Apesar de alguns sites se queixarem há meses de "nosso presidente alcoólatra", foi a primeira vez que imprensa nacional principal se referiu a Lula desta forma.

Historicamente, os brasileiros têm motivo para preocupação diante de qualquer sinal de hábito de consumo excessivo de bebida por parte de seus presidentes. Jânio Quadros, eleito em 1960, era um notório consumidor de bebidas que disse certa vez: "Bebo porque é líquido". Sua renúncia inesperada, após menos de um ano no governo, durante o que dizem ter sido uma maratona de bebedeira, iniciou um período de instabilidade política que levou a um golpe em 1964 e 20 anos de dura ditadura militar.

Se Lula tem realmente ou não um problema com bebidas, a questão penetrou na consciência popular e se tornou motivo de piada.

Quando o governo gastou US$ 56 milhões no início do ano para comprar um novo avião presidencial, por exemplo, o colunista Cláudio Humberto patrocinou um concurso para dar um nome ao avião. Um dos vencedores, lembrando que o avião do presidente americano se chama Força Aérea Um, sugeriu que o avião de Lula deveria ser designado "Pirassununga 51", o nome da marca mais popular de cachaça.

Outra sugestão foi "Movido a Álcool", uma brincadeira com o plano do governo para encorajar o uso de etanol como combustível para carros.

A especulação sobre os hábitos de beber do presidente foi alimentada por várias gafes que ele tem cometido em público. Como candidato, ele ofendeu os moradores de uma cidade considerada paraíso dos gays ao chamá-la de "um pólo exportador de 'veados'", e como presidente, seus deslizes em público continuaram e se tornaram parte do folclore político brasileiro.

Em uma cerimônia realizada aqui em fevereiro para anunciar um grande novo investimento, por exemplo, Lula se referiu duas vezes ao presidente da General Motors, Richard Wagoner, como presidente da Mercedes-Benz. Em outubro, em um dia em homenagem aos idosos do país, Lula disse para eles: "Quando se aposentarem, por favor, não fiquem em casa atrapalhando a família. Tem que procurar alguma coisa para fazer".

No exterior, Lula também cometeu seus tropeços. Em uma visita ao Oriente Médio no ano passado, ele imitou o sotaque árabe falando português, com os erros de pronúncia e tudo, e em Windhoek, Namíbia, disse que a cidade parecia ser tão limpa que "nem parecia a África".

Os assessores e simpatizantes de Lula respondem que tais deslizes são apenas ocasionais, que são esperados de um homem que gosta de falar de improviso e que não têm nada a ver com seu consumo de álcool que, a propósito, descreveram como sendo moderado. Eles dizem que ele está sendo comparado ao padrão diferente -e injusto- de seus antecessores, porque ele é o primeiro presidente do Brasil vindo da classe trabalhadora e que cursou apenas até a sexta série.

"Qualquer um que já tenha estado em recepções formais ou informais em Brasília testemunhou presidentes bebericando uma dose de uísque", escreveu recentemente o colunista Ali Kamel no jornal "O Globo", do Rio de Janeiro. "Mas sobre o fato nada leu a respeito dos outros presidentes, somente de Lula. Isso cheira a preconceito."

Lula nasceu em uma família pobre em um dos Estados mais pobres do país, e passou anos liderando sindicatos trabalhistas, um ambiente famoso por alto consumo de bebida. A imprensa brasileira já descreveu repetidas vezes o pai do presidente, Aristides, a quem ele mal conheceu e que morreu em 1978, como sendo um alcoólatra que abusava de seus filhos.

São inúmeras as histórias de episódios de bebedeira envolvendo Lula. Após uma noite na cidade, quando foi membro do Congresso no final dos anos 80, Lula desceu do elevador no andar errado do prédio onde morava na época e tentou arrombar a porta de um apartamento que achou que era o seu, segundo políticos e jornalistas daqui, incluindo alguns que são ex-moradores do prédio.

"Sob Lula, a caipirinha virou bebida nacional por decreto presidencial", disse no mês passado o jornal "Folha de S.Paulo", em um artigo sobre a ligação de Lula com o álcool e se referindo ao coquetel feito com aguardente.

É claro que o Lula aparece bebendo, mas que o reporter exagerou exagerou...e ainda cita Diogo Mainardi como fonte :roll:
Mas expulsar o cara é exagero...
 
Omykron disse:
Deriel disse:
Sem base? Bom, Lula pode não ser alcoolatra, mas que quase todo santo dia ele tá aparecendo em foto e eventos com um copo na mão (foras as churrascadas dos finais de semana), tá sim.
e isso prova algo? não. ele baseou por uma foto na qual ele aparece bebendo.
se fosse assim eu seria O o alcoolatra com meus amigos
toda santa foto q eu apareço tou eu com algo destilado ou fermentado..

Você pode ser acusado de sê-lo, com base enssas evidências que afirma. De qualquer forma, isso é razão pra processo e não pra expulsão. Está dando uma repercussão absurdamente negativa pro Lula... dá a impressão que com um gesto besta desses desfez boa parte da boa impressão que causou no exterior. Comparam-no a um ditador qualquer da África, que ao menor indício de problemas com a imprensa, expulsa jornalistas.

E como dizem na minha terra, quem apela perde.
 
Você pode ser acusado de sê-lo, com base enssas evidências que afirma. De qualquer forma, isso é razão pra processo e não pra expulsão. Está dando uma repercussão absurdamente negativa pro Lula... dá a impressão que com um gesto besta desses desfez boa parte da boa impressão que causou no exterior. Comparam-no a um ditador qualquer da África, que ao menor indício de problemas com a imprensa, expulsa jornalistas.

E como dizem na minha terra, quem apela perde.
mas vale lembrar que o itamaraty pediu para o NYT trazer ele de volta e soltar um editorial pedindo desculpas.
como naum atenderam nada disso, processo e adeus reporter...
isso não é apelar.
 
Claro que é. O jornal afirma que a reportagem é verdadeira. O governo não aceita e expulsa o cara, ao invés de processar e ganhar como seria de devido, sob a Lei. Mas chegar e dizer "oh, o que vc escreveu é mentira então vc tá expulso". Isso é apelar sim.
 
No mínimo é ridículo!

Ora, o Lula bebe, mas não é conforme noticiado. E não é uma preocupação nacional, que tentaram fazer crer!

Mas, expulsar o jornalista pela sua opinião dada significa deixar a democracia de lado.

Concordo que a notícia é absurda, podendo gerar reflexos internacionais (agora temos nosso Bóris Yeltsin), mas essa medida extrema é absurda.

Que seja ele e o jornal processados, mas expulsão não dá.
 
Expulsar o repórter do país é atitude de ditador. Num país civilizado, o governo entraria com uma ação judicial de retratação, mas aqui, na nossa falsa democracia, o "ditador" expulsa os opositores...
 
Esse é um caso polêmico e envolve mais do que opiniões pessoais e desentendimentos diplomáticos. Os dois erraram, cada um à sua maneira.

Sem me estender muito no assunto, vou apenas postar o que saiu hoje na coluna do Artur Xexéo, com quem concordo plenamente dentro desse assunto:

Artur Xexéo disse:
Acho que todo mundo concorda com a impressão de que o correspondente do “New York Times” pegou pesado ao descrever os hábitos etílicos de nosso presidente. O repórter exagerou e foi irresponsável. Mas também não dá para livrar a cara de Lula. Não dá para o governo reagir como se Lula fosse integrante da Liga antialcoólica e estivesse sendo injustiçado. Lula deu margem para que um repórter irresponsável fizesse a “reportagem” que o “Times” publicou. É isso que dar ir ao programa do Ratinho e ficar bebendo cachaça com o apresentador. É isso que dá não se preocupar em aparecer em público com copos de uísque na mão. É isso que dá tentar manter sua popularidade prestigiando o consumo de “uma cervejinha” em churrascos na Granja do Torto.

Há uma tendência de desculpar todas as bobagens de Lula com a alegação de que o eleitor sabia que ele era assim. Sabia, sim. Mas esperava que, ao ocupar a Presidência, Lula respeitasse o que se convencionou chamar de liturgia do cargo. Não é verdade, como disse o jornal americano, que a nação se preocupa porque o presidente bebe demais. E só o fato de isso ser mentira já desqualifica a reportagem. Mas que toda a nação percebe que Lula bebe mais do que ela se acostumou a ver um presidente fazer é a mais pura verdade.
 
Bom, agora eu estou com tempo...
Olha, a notícia foi caluniosa e difamatória sim; e o Lula deu "margem" pra que pensassem isso. Mas base ela não tem. Ok, a gente sempre vê o Lula em fotos bebendo, tomando caipirinha, sem falar em abraçar o Ratinho :lol:. Mas de forma alguma o "hábito" de beber do presidente atrapalha suas funções.
E o pior ainda é expulsar o jornalista. Isso deve ser piada! Primeiro pq isso é perseguição e censura. Segundo, pq o governo acabou de se prejudicar. Eles não só deram motivo para os outros pensarem q isso é verdade, como prejudicaram sua imagem lá fora.
E que democracia é essa que expulsa um jornalista que fala mal do presidente?
No máximo ele deveria ser processado. E só. Nada mais.
 
Deriel disse:
Sem base? Bom, Lula pode não ser alcoolatra, mas que quase todo santo dia ele tá aparecendo em foto e eventos com um copo na mão (foras as churrascadas dos finais de semana), tá sim.


É que ele não é alcoolatra... só bebe socialmente... e como ele é o presidente, isso quase não acontece... :mrgreen:
 
Sim, isto é falta de liberdade de expressão. Mas esta liberdade de expressão é ignorada em uma boa parte das cenas em nosso cotidiano.

Ao passar do tempo percebemos isso. Jornais tendo suas matérias censuradas, músicas sendo boicotadas por rádios e afins por não serem aproveitáveis economicamente para muitos, "recomendações etárias" que na verdade são uma forma abusiva de censura... enfim, muitas formas de quebra da liberdade de expressão.

Essa decisão de expulsão foi um absurdo? Sim, foi. Mas, antes de corrigir ou não fazer isso, teríamos que arrumar os outros problemas. Como não fizemos, se torna uma grande bagunça.
 
Merecido... O resto do mundo é expulso dos Estados Unidos sempre!!!


Esse caba merece é um mói de pau no lombo...!!!
Com um chicote trançado especiamente pelo Radagast!
 
Foi falta de tato do jornalista insinuar que o Lula é alcoolatra. Na verdade, Lula pode ate ser, mas o fato de ele beber com certa regularidade não o faz necessariamente uma pessoa com problemas com álcool. Para ele poder confirmar esse boato, ele teria de se fiar em fontes muito mais fidedignas do que as que ele apresentou.

So que a reação a isso foi muito ruim, horrivel. Um desastre diplomático, para não falar sobre o que isso representa à nossa liberdade de expressão. E convenhamos, embora uma reportagem desse tipo crie uma má imagem sobre o Brasil no exterior, o reporter em questão não afirmou que o Lula é alcoolatra, apenas levantou o boato que esta correndo e mostrou alguns indicios que realmente não dizem muita coisa. Se o governo tivesse de tomar alguma medida, que fosse um pronunciamento repudiando essa materia ou apenas um processo.
 
Idril Nénmacil disse:
Processar seria o máximo que esse jornalista mereceria. Mas expulsar do país, isso já é demais e só piora a situação pro lado do próprio Lula.

Concordo.
Não sei ao certo, mas acho que ao expulsar o carinha do país, cometeram um ato de censura que só contribui para chamar a atenção da imprensa e transformar um jornalista de meia tigela numa estrela.
 
O jornalista foi altamente irresponsável e inconsequente. Ele criou uma matéria baseado numa generalização falsa de uma idéia e publicou-a num hornal estrangeiro, o que certamente é um vínculo para a imagem de nosso país, já fragmentada pelo mundo afora, principalmente agora, em que o Brasil não anda cheio de amores com os Estados Unidos.

O que deveria ser feito? Caçar o Visto do jornalista?

Acredito que não era para tanto. Eu acho que o melhor a se fazer seria notificar a posição anti-respeitosa do jornalista ao NYT, ou mandar uma advertência ao mesmo, mas não tomar uma medida nesse nível.

se a medida é anti democrática e anti liberdade de expressão, é em certo ponto. a liberdade de expressão da imprensa obviamente que é variável, pois é vista sobre miulhares de pontos de vista. o governo brasileiro se sentiu ofendido. algum outro profissional de midia poderia ter achado que foi uma matéria que reflete simplismente a opinião do jornalista. a censura nesse caso realmente aconteceu, mas o alarde em torno dela, principalmente em decorrencia do governo ser teoricamente social, está muito em foco. mostram a medida brasileira como um absurdo e taxam nosso pais como uma verdadeira ditatura. não acho que chegamos a esse ponto. mas acho que o que está acontecendo é um aviso ou um alerta quanto a isso
 
Só para constar, a última vez que um jornalista foi expulso do Brasil foi em plena ditadura em 1970. Já não é a primeira vez que o PT mostra suas tendências ditatoriais:

Em 2003, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, do PT, ordenou que a PM invadisse o congresso para expulsar manifestantes. Isto nunca havia ocorrido no Brasil, nem na ditadura.

Neste ano, José Dirceu disse que Fernando Henrique Cardoso deveria ficar calado lendo os livros de sua biblioteca e não falar mal do governo para o bem dele. Esta ameaça foi exposta pela imprensa e, no dia seguinte, Dirceu se "desculpou"

O ex-governador do RS Olívio Dutra, através do PT, entrou com ação judicial penal contra um jornalista de oposição em 1998. Este, sofrendo ameaças, desligou-se do jornal e saiu do estado.

Isso sem falar do escândalo dos bingos pelo qual o PT barrou a CPI e está dificultando o trabalho da PF. E também do caso do prefeito Celso Daniel assassinado, provavelmente como queima de arquivo, mas que tb está com a investigação suspensa por ordem do governo.

Essas são só algumas atrocidades cometidas por este partido tão ligado com as ditaduras mundiais e que, esquecendo que nós vivemos num estado democrático, pratica atos contra a democracia.

E pra finalizar, a imprensa americana já insinuou diversas vezes que o presidente George Bush é um alcoolatra. Só que lá a liberdade de imprensa é respeitada e nada aconteceu com os jornalistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo