• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Replica do 14 bis faz um pequeno voo no Campo de Marte, Sao paulo.

• Criador do tópico Criador do tópico Omykron
  • Data de Criação Data de Criação

Omykron

far above
Em meio a onda de violencia deferida pelo PCC neste final de semana e segunda no estado de Sao Paulo, uma pequena luz de paz e esperanca brilho de manha cedo no campo de marte.
Uma replica da aeronave de Santos Dummont que realizou o primeiro voo controlado e sem auxilios externos, o 14 Bis, decolou nos primeiros raios de sol da capital Paulista.

segue transcricao de parte da auto-biografia de Santos Dummont

"Ser-me-ia impossível dizer com que idade construí os meus primeiros papagaios de papel. Lembro-me entretanto nitidamente das troças que faziam de mim os meus camaradas, quando brincavam de "passarinho-voa".

O divertimento é muito conhecido. As crianças colocam-se em torno de uma mesa, e uma delas vai perguntando, em voz alta: "Pombo voa?". . . "Galinha voa?". . . "Urubu voa?". . . "Abelha voa?"... E assim sucessivamente. A cada chamada todos nós devíamos levantar o dedo e responder. Acontecia, porém, que, de quando em quando, gritavam: "Cachorro voa?"... "Raposa voa?"... ou algum disparate semelhante, a fim de nos surpreender. Se algum levantasse o dedo tinha de pagar uma prenda.

E meus companheiros não deixavam de piscar o olho e sorrir maliciosamente cada vez que perguntavam: "Homem voa?"... É que no mesmo instante eu erguia o meu dedo bem alto, e res- pondia: "Voa!" com entonação de certeza absoluta, e me recusava obstinadamente a pagar a prenda.

Quanto mais troçavam de mim mais feliz eu me sentia. Tinha a convicção de que um dia os trocistas estariam ao meu lado.

Entre os milhares de cartas que me chegaram às mãos, no dia em que ganhei o prêmio Deutsch, uma houve que me causou particular emoção. Transcrevo-a a título de curiosidade:

"Você se lembra, meu caro Alberto, do tempo em que brincávamos juntos de "Passarinho voa?" A recordação dessa época veio-me ao espírito no dia em que chegou ao Rio a notícia do seu triunfo. O homem voa, meu caro! Você tinha razão em levantar o dedo, pois acaba de demonstrá-lo voando por cima da torre Eiffel. E tinha razão em não querer pagar a prenda. O Senhor Deutsch paga-a por você. Bravo! Você bem merece este prêmio de 100.000 francos. O velho jogo está em moda em nossa casa mais do que nunca; mas desde o 19 de Outubro de 1901 nós lhe trocamos o nome e modificamos a regra: chamamo-lo agora o jogo do "Homem voa?" e aquele que não levantar o dedo à chamada, paga prenda.

Seu amigo
Pedro."

Agora as imagens

attachment.php

Anexos

• 15052006_1.webp
    15052006_1.webp
    145,3 KB · Visualizações: 304
  • 15052006_2a.webp
    15052006_2a.webp
    120,1 KB · Visualizações: 309
  • 15052006_3.webp
    15052006_3.webp
    65,6 KB · Visualizações: 297
Última edição:
Que show.
Essa eu queria ter visto.
Sem dúvidas nenhuma, o 14 Bis sempre será um marco para aviação. Não só por ser o 1º avião a voar beleza mas pela sua magnanimidade e sua forma, é simplismente perfeita e bonita.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back