• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião

Tolkien fala muito de Erü (Deus) em suas cartas deixando quase claro que todas as raças da terra-média acreditavam em alguma coisa e estavam de um lado na "batalha".[/quote]
Pelo que sei nem todas pelo menos durante um tempo os hobbits por exemplo entraram na "batalha" meio que forçados
 
os elfos eram muito ligados a natureza e seus poderes, sua crença era voltada as vontades dela, pois a natureza tudo comanda.
 
Olha... eu estava pesquisando uma resposta de um assunto e me deparei com essa nota... resolvi colar aqui já q é exatamente sobre o assunto q está sendo discutido.

Nota 5 da Carta 153 de Tolkien disse:
Não há assim templos, 'igrejas' ou fanáticos neste mundo entre os povos 'bons'. Eles tinham pouca ou nenhuma 'religião' no sentido de adoração. Para ajuda os mesmos podem chamar um Vala (como Elbereth), como um poder católico de um Santo, entretanto sem dúvida sabendo em teoria tão bem quanto ele que o poder do Vala era limitado e derivado. Mas esta é uma 'era' primitiva: e pode ser dito que este povo veja os Valar como as crianças vêem os seus pais ou os adultos imediatamente superiores, e embora saibam que são súditos do Rei ele não mora no país deles nem possui qualquer habitação lá.

Eu não penso que os Hobbits praticassem qualquer forma de adoração ou oração (a menos que pelo contato excepcional com os Elfos). Os Númenorianos (e outros daquela descendência da Humanidade, que lutou contra Morgoth, mesmo se escolheram permanecer na Terra-média e não foram para Númenor: tais como os Rohirrim) eram puros monoteístas.Mas não havia nenhum templo em Númenor (até que Sauron introduziu o culto de Morgoth). O topo da Montanha, o Meneltarma ou Pilar do Céu, foi dedicado a Eru, o Único, e lá a qualquer hora reservadamente, em certos momentos publicamente, Deus era invocado, louvado, adorado: uma imitação dos Valar e a Montanha de Aman. Mas Númenor caiu e foi destruída e a Montanha tragada, e não havia nenhum substituto. Entre os exílios, remanescentes dos Fiéis que não tinham adotado a falsa religião nem tomado parte na rebelião, a religião como adoração divina (entretanto talvez não como filosofia e metafísicas) parece ter representado um papel pequeno; embora um vislumbre disto seja captado na observação de Faramir na 'graça a carne'. Vol. II pág. 285.4

Detalhe é que essa nota é do Christopher Tolkien
 
Só pra constar: a nota é do próprio J.R.R Tolkien e não do Christopher.

Na Introdução do Letters, Humphrey Carpenter diz: "Todas as notas de rodapé nas cartas são do próprio Tolkien".
 
Tilion disse:
Só pra constar: a nota é do próprio J.R.R Tolkien e não do Christopher.

Na Introdução do Letters, Humphrey Carpenter diz: "Todas as notas de rodapé nas cartas são do próprio Tolkien".

Ok então... peguei essa carta na Duvendor... e essa informação constava lá dessa maneira...

Então é do Tolkien a nota :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo