• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião & Tolkien

Eu não digo que a religião em si tenha tido influência direta nas obras, ne que elas foram baseadas na mesma. Mas devemos lembrar que Tolkien era um católico fervoroso, e por isso tinha ses valores e sua fé nesta religião. Então acredito que as obras foram imfluênciada pelo que o autor é, tanto por seus valores pessoais quanto por sua formação academica, resultando num maravilhoso mundo que tem amor, amizade, companheirismo, sacrificio, honra... (como disse muito bem Laider) tudo isso misturado com personagens e crenças da mitologia nórica e sua (Tolkien) capacidade incrivel de escria e descrição.


falou tudo, faço minha suas palavras
 
Bem, que os valores cristãos e a formação religiosa de autor influenciaram na obra é claro, é fato. O que eu acho mais interessante é ver certas simbologias e paralelismos na obra com a religião cristã. Claro, o universo sendo criacionista e monoteísta, com Ilúvatar sendo Deus e Melkor o anjo caído é um paralelo claro. Mas se pararmos para pensar, a própria jornada de Frodo, que trava uma batalha não feita de guerra, mas sim de carregar um fardo pesado que lhe é imposto pelas circunstancias do mundo em que vive é um símbolo, um paralelo com a trajetória de Jesus. Um fardo que apenas ele sozinho poderia carregar e ninguém mais. Durante sua jornada Frodo fica esgotado e precisa de ajuda para continuar sua jornada, já não pode carregar o Um. Sam precisa carregá-lo por uma parte da jornada. O mesmo acontece na Bíblia, onde Jesus é forçado a carregar a cruz até o alto de uma montanha (outro paralelo simbólico, representado na obra pela Montanha da Perdição). Durante a jornada as forças de Jesus se esgotam, e os soldados romanos ordenam a um transeunte que ajude Jesus a carregar a cruz (Simão, que até lembra um pouco o nome Sam). A "vitória" de Jesus é marcada pela misericórdia, quando Jesus no seu último instante olha para os céus e diz "Pai, perdoai-vos. Eles não sabem o que fazem". Também a vitória de Frodo se dá atravéz de sua misericórdia, pois é devido à misericórdia de Frodo para com Gollum que a destruição do anel como se deu foi possível. Enfim, são esses simbolismos que mais me chamam a atenção como provas da influência religiosa nas obras de Tolkien, e mais do que isso, a intensão do autor em reforçar esses símbolos e valores como algo bom e digno de divulgação. É como se, de certa forma, Tolkien quisesse espalhar esses conceitos, reforçá-los, divulgá-los.
 
:ahhh:

Cadê o tio parágrafo?!!

É como se, de certa forma, Tolkien quisesse espalhar esses conceitos, reforçá-los, divulgá-los.

Tolkien diz que não pretendia se valer desse tipo de alegoria (ou "representação). Mas cada um vê aquilo que quer ver...
 
Palavras do próprio Tolkien:

"O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconsciente no início, mas conscientemente na revisão"...
Carta 142
 
Bem, que os valores cristãos e a formação religiosa de autor influenciaram na obra é claro, é fato. O que eu acho mais interessante é ver certas simbologias e paralelismos na obra com a religião cristã. Claro, o universo sendo criacionista e monoteísta, com Ilúvatar sendo Deus e Melkor o anjo caído é um paralelo claro. Mas se pararmos para pensar, a própria jornada de Frodo, que trava uma batalha não feita de guerra, mas sim de carregar um fardo pesado que lhe é imposto pelas circunstancias do mundo em que vive é um símbolo, um paralelo com a trajetória de Jesus. Um fardo que apenas ele sozinho poderia carregar e ninguém mais. Durante sua jornada Frodo fica esgotado e precisa de ajuda para continuar sua jornada, já não pode carregar o Um. Sam precisa carregá-lo por uma parte da jornada. O mesmo acontece na Bíblia, onde Jesus é forçado a carregar a cruz até o alto de uma montanha (outro paralelo simbólico, representado na obra pela Montanha da Perdição). Durante a jornada as forças de Jesus se esgotam, e os soldados romanos ordenam a um transeunte que ajude Jesus a carregar a cruz (Simão, que até lembra um pouco o nome Sam). A "vitória" de Jesus é marcada pela misericórdia, quando Jesus no seu último instante olha para os céus e diz "Pai, perdoai-vos. Eles não sabem o que fazem". Também a vitória de Frodo se dá atravéz de sua misericórdia, pois é devido à misericórdia de Frodo para com Gollum que a destruição do anel como se deu foi possível. Enfim, são esses simbolismos que mais me chamam a atenção como provas da influência religiosa nas obras de Tolkien, e mais do que isso, a intensão do autor em reforçar esses símbolos e valores como algo bom e digno de divulgação. É como se, de certa forma, Tolkien quisesse espalhar esses conceitos, reforçá-los, divulgá-los.

Tolkien diz que não pretendia se valer desse tipo de alegoria (ou "representação). Mas cada um vê aquilo que quer ver...

Palavras do próprio Tolkien:

"O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconsciente no início, mas conscientemente na revisão"...
Carta 142


E acho que isso responde Kainof... Não subestime o poder do inconsciente... gostei muito da associação PK, e por mais que talvez seja too much interpretation faz muito sentido... mas ok, não podemos dizer que foi isso, mas eu acredito muitão no sr. inconsciente :mrgreen: (principalmente, por dpeois ele ter se tocado do teor religioso na revisão e assim deixado...)
 
Aiya!

Bom, vocês falaram tudo, mas Frodo não pode ser encardo como Cristo, primeiramente, pois o Anel o domina completamente no fianl e o mesmo não acontece a Jesus que cumpre o viera fazer em todos os pontos, além disso estamos pecando ao dizer que Frodo é parecido com Cristo, pois Frodo se "axava" demais se pensarmos um pouco e não ensina nada a ninguem, mas além disso, os outros pontos concordo!

Namárie!
 
Palavras do próprio Tolkien:

"O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconsciente no início, mas conscientemente na revisão"...
Carta 142

Obviamente que ela é religiosa e católica, no que toca aos valores. Toda a axiologia tolkeniana é extremamente relacionada com a cristã, sem a menor dúvida.

Entretanto, as alegorias que o Turin PK apontou, na minha opinião, são inconsistentes com a intenção do Tolkien. Se ele era mesmo tão religioso, seria incongruente ele buscar representar Cristo ou a crucificação na sua obra. Isso seria mais uma trangressão da religiosidade do que uma homenagem ao representar a sacralidade do ato bíblico com a situação vivida por Frodo.
 
Obviamente que ela é religiosa e católica, no que toca aos valores. Toda a axiologia tolkeniana é extremamente relacionada com a cristã, sem a menor dúvida.

Entretanto, as alegorias que o Turin PK apontou, na minha opinião, são inconsistentes com a intenção do Tolkien. Se ele era mesmo tão religioso, seria incongruente ele buscar representar Cristo ou a crucificação na sua obra. Isso seria mais uma trangressão da religiosidade do que uma homenagem ao representar a sacralidade do ato bíblico com a situação vivida por Frodo.

Eu tb não concordo que conscientemente essa relação foi feita, entre a religião e SDA, porém acrediro que por ser cristão é intrínseco que os valores estejam agregados na obra. Isso ok, tds já concordaram exaustivamente. Porém no caso do que o Turin expôs ainda acredito que possa sim ter algum cruzamento, mas de modo não proposital...

E mesmo que se por algum acaso foi de propósito e as alegorias correspondem ao cristianismo nesses termos mais diretos, não acho que isso seria uma transgressão ou absurdo contra a religião. De maneira alguma.. até talvez seria um modo de Tolkien passar através de outra perspectiva a história de Jesus, algo no qual ele acreditava e acharia interessante que outros conhecessem... mas que não precisa ser necessariamente o evangelho, mas que pelo menos seja uma história em qu e os valores cristãos sejam pregados e possam ser apreciados por mais pessoas... E se assim fosse teria dado certo, pois olha quanta gente temos aqui E discutindo de certa forma a religião na obra dele...

Acho que isso é diferente de pregar a obra, pois seria mais a tradução do que ele acreditava dentro de outro contexto, mas que permite a absorção destes valores pelos leitores... Mas isso é apenas divagação...
 
Em algum lugar nesse fórum eu dei o seguinte exemplo: se meus princípios dizem que não devo matar, então vou escrever uma história descrevendo o assassinato como coisa ruim. Pois isso faz parte de meus princípios. É um exemplo tosco, mas assim fica fácil de entender pelo menos a minha opinião acerca das obras de Tolkien: ele usou a religião como princípio das coisas que iria falar e não contaria a Bíblia na Terra-média by Tolkien. Acho que não era esse o objetivo. Até mesmo porque daria mais trabalho ficar pensando em alegorias e perderia a originalidade da obra.
Minha opinião.
 
Acho que tem influencia sim, ainda mais que Tolkien era bem religioso...
No Silmarillion mostra bem isso, Arda é um espelho da Terra...
 
Acho que tem influencia sim, ainda mais que Tolkien era bem religioso...
No Silmarillion mostra bem isso, Arda é um espelho da Terra...

acho que em determinados pontos influenciou sim, principalmente quando se refere às atitudes das personagens...O livro "O Senhor dos Anéis e a Bíblia" mostra bem isso (apesar de eu te-lo lido eu quero deixar bem claro que não sou nem um pouco cristão)
 
Bom, não acompanhei muito o tópico, tanto que não consegui ler todos os posts, mais como tenho uma opnião formada sobre o assunto aí vou eu:

Tolkien como muitos afirmaram era um católico fervoroso, e é possível ver pontos que se correlacionam com a doutrina Católica, o que de certa forma é inevitável por todo o histórico vivencial do próprio autor.
Quando temos opniões a respeito de certas ideologias, essas influenciam mesmo que indiretamente no nosso modo de ver várias situações e até no poder criativo da mente.
Abraços.
 
Não, Terra é onde vivemos... Arda é o mundo que Tolkien criou...


A idéia de Tolkien era criar uma existência antes de nossa existência, entende? `Pelo menos é isso que sei. Posso até questionar o meu saitor, mas acho que é isso mesmo. É algo como 6000 anos antes de nós.
 
O mundo que Tolkien criou hove vária coisas que a religião influênciou, com Sauron que pode ser considerado o Capeta. (Talvéz)
 
De fato,a religiosidade do autor é bem explícita ao se ler as obras!
Exemplo disso está em "O SILMARÌLION",obra na qual se expressa a idéia de uma "divindade suprema e criadora" na forma de ERU ILUVATAR (algo como DEUS) e um de seus seguidores que se torna um renegado,este na figura de MELKOR (cuja inspiração ,possívelmente,pode ter sido Lúcifer,o anjo caído!!)

Esse tema também pode ser comparado com a obra de Jhon Milton,outro autor e poeta ingles-que certamente não passou despercebido por Tolkien-e sua obra "PARAÍSO PERDIDO"!
Possívelmente,JRRTolkien tenha bebido,também,nessa ótima fonte!!!

Abraço à todos e parabéns pelo Tópico que pode ser muito explorado!!!​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo