• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião & Tolkien

Não digo que uma religião o tenha inspirado. Mas com certeza as crenças e valores do autor afetaram a construção da história.
 
Se foi na Religião católica não sei dizer, mas pode ter ispirado sim, embora em muito se distancie valores cristãos.
Amor, amizade, companheirismo, sacrificio, honra...
São valores de qualquer religião e são dificeis de serem colocados como uso de apenas uma.

Se vc tem uma religião ou sua familia é bem formada será ensinado sobre isso naturalmente.

Na minha opinião ele se baseou na sua própria experiência e na sua vida, nada mais honrado do que dar o devido merito ao escritor...
 
:yep:

O que acho mais interessante é como Tolkien implantou todas essas coisas em simbolos tão perfeitos. Começei a ler recentemente o Silmarillion e já encontrei vários indícios teológicos: a idéia de Deus ligada ao Uno (Illúvatar), a idéia de Melkor como o anjo decaido...
 
:yep:

O que acho mais interessante é como Tolkien implantou todas essas coisas em simbolos tão perfeitos. Começei a ler recentemente o Silmarillion e já encontrei vários indícios teológicos: a idéia de Deus ligada ao Uno (Illúvatar), a idéia de Melkor como o anjo decaido...

Sim, isto é intereçante.

mas isto ñ é tudo. O mais importante foram os verdadeiros valores cristão que Tolkien implantou em sua obra.
 
Influenciou com certeza...MAs precisaria fazer uma análise com bastnate atenção para encontrar. Mas na minha opinião só o fato de ter um deus único, maior que todos, detentor do poder de dar a vida e criador do paraíso já é prova mais do que suficiente para mim^^ Religiões celtas as quais ele se baseou tinham como divindade a deusa e o deus coisa que fica em segundo plano nos livros dele com Varda e Manwë. De qualquer forma creio que Tolkien quis fazer um mix!rs
Mas segundo minha ex vó/sogra de 2º nivel (rs), senhor dos anéis é um culto e nós vamos por inferno!...hahahaha
Ela vivia dizendo para agente largar isso...kkkk
 
Influenciou com certeza...MAs precisaria fazer uma análise com bastnate atenção para encontrar. Mas na minha opinião só o fato de ter um deus único, maior que todos, detentor do poder de dar a vida e criador do paraíso já é prova mais do que suficiente para mim^^ Religiões celtas as quais ele se baseou tinham como divindade a deusa e o deus coisa que fica em segundo plano nos livros dele com Varda e Manwë. De qualquer forma creio que Tolkien quis fazer um mix!rs
Mas segundo minha ex vó/sogra de 2º nivel (rs), senhor dos anéis é um culto e nós vamos por inferno!...hahahaha
Ela vivia dizendo para agente largar isso...kkkk

mas que ignorância... eu já passei por isto, mas minha mãe melhorou:mrgreen: .
tem um texto muito intereçante no site Valinor... desculpa, mas eu não sei colocar link.
mas se quiserem ver, basta procurar (www.valinor.com.br) por "Elegia ao Fim do Mundo". é muito intereçanta:mrgreen: .
 
Eu acho sim que Tolkien se inspirou na religião católica. Não quero dizer que ele fez toda a sua obra baseada nisso, acho que qualquer fã de Tolkien concorda que o professor juntou elementos de várias crenças e culturas e misturou-as para criar seus livros.
 
Eu não digo que a religião em si tenha tido influência direta nas obras, ne que elas foram baseadas na mesma. Mas devemos lembrar que Tolkien era um católico fervoroso, e por isso tinha ses valores e sua fé nesta religião. Então acredito que as obras foram imfluênciada pelo que o autor é, tanto por seus valores pessoais quanto por sua formação academica, resultando num maravilhoso mundo que tem amor, amizade, companheirismo, sacrificio, honra... (como disse muito bem Laider) tudo isso misturado com personagens e crenças da mitologia nórica e sua (Tolkien) capacidade incrivel de escria e descrição.
 
hauhauahu
ahhh num tem nem mais o que fala!!
O Dharnel jah falo tudo xD!!

concordo plenamente com vc!!
 
O fato é q alguns temas de Senhor dos Anéis, são temas universais na mitologia e na religião (afinal mitologia é só religião dos povos antigos), esses temas são tão universais que fica impossível não relacionar.
Um exemplo é como nós podemos ver Virgem Maria na figura de Galadriel contanto que possamos associa-la ao Sagrado Feminino, mas ae poderiamos relacionar com Isis também, ou com tantas deusas similares.
Ocorre que absorvemos esse conceitos mesmo sem saber, Tolkien diz que o livro não é uma alegoria, entretanto relações são inevitáveis. Nada se cria, tudo se copia.
 
Primeiro vamos lá. Sabemos que a Comitiva parte no dia 25 d eDezembro, Natal e destroi o Um no dia 25 de Março, nada a ver...Será essa é a data da Páscoa original da Inglatera Medieval, é por isso, data em Jesus salva a humanidade Frodo destrói o Um, e salva Arda do Mal de Sauron.
Mas também vemos outras inflûncias, Galadriel e vista como Nossa Senhora Aparecida, o pão elfico Lembas lembra a eucaristia, e num texto publicado postumamente Tolkien faz menção a um personagem que seria a Vinda do menino Jesus.
Mas não vemos somente o catolicismo nas obras de Tolkien, Sauron é representado como um Olho, pois os Olhos na mitologia egipcia era o maior simbolo de poder, pois Rá era representado por um Disco Solar, parecido como o Olhor de Sauron. As Guerras entre os Valar e Morgoth lembram muito as brigas dos Deuses Greco-Romanos, entre si.
E Melkor, parece o Anjo caido Lúcifer.
 
Com todos esses "exemplos" não acredito que seja pura conhecidência ...
tais semelhanças com religiões culturas etc. aparecerem nas obras de Tolkien ... isso pra mim foi tudo proposital, colocado de maneira sutil e encantadora ...

E pra mim é claro que Tolkien gostava que discutissem suas obras ... e deixou para que cada um pudesse fazer um interpretação ... e esses exemplos de galadriel e cia eu já havia percebido ...
Tolkien era muito inteligente, sabemos que ele conhecia culturas diferentes ... talvez ele quis pegar um pouco de cada (os pontos mais marcantes,e que ele mais gostou), e colocou nos seus livros ... ai deu no que deu ...
 
Muitos dos exemplo do radagast foram infelizes:

- Sauron não era um olho, o termo Olho de Sauron é uma metáfora;
- O pão élfico é como qualquer pão, não lembra mais a eucaristia do que qualquer pão no mundo;
- Não acho que a data de saida da comitiva tenha alguma relação com a história d cristo.

Quanto ao resto eu até concordo, mas novamente digo que são temas decorrentes en ão necessariamente provenientes do cristianismo, a maioria vem de histórias antigas e de crenças pagães e só foram adotados pelo cristianismo
 
Há 7 páginas de tópico que dizem a conclusão óbvia a um leitor atento: Tolkien forjou de elementos religiosos para construir uma saga que, ao meu ver, pede, quase que incessantemente, um toque de religiosidade, vistos os inúmeros perigos as personagens se submetem.

Mas eu diria que não é tanto religião em si (envolve cultura, sociedade, história, rituais etc), mas o elemento universal que permeia todas as religiões: a moral. Há moralidade na obra de Tolkien. Ele prega valores que a ele são indispesáveis para se alcançar qualuqer objetivo, ainda mais quando se trata de um objetivo de tamanha força como é a destruição do anel8-O. Mesclou, sem dúvida, elementos de muitas religiões - como fez com as línguas- , mas o mais interessante é que estes elementos são congruentes em muitas religiões: caridade, esperança, abnegação, etc fazem parte de uma transcendencia daquilo que é "deste mundo" ou maya , diriam os hindus.

Acredito (já que o assunto pede uma fézinha rsrsrs) que a última coisa que Tolkien visava, com a confecção da obra, era a destruição do anel. Há um pensamento chinês que diz que o que importa é o meio e não o fim. De fato, a verdadeira história é o que Frodo e cia. precisaram modificar dentro de si para que o destino prossiga seu rumo; que nós, leitores, voltassemos os olhos para essas belas lições de vida - como as fábulas gregas de Esopo ou as parábolas de Cristo - a quem Tolkien recomenda para crianças de 5-11 anos, pois "quem não for como uma criança não poderá entrar no Reino dos Céus". Se temos 15, 20, 25, 30 anos e ainda nos apaixonamos por esta saga, algum espírito puro e infinito (que só as crianças têm) insiste em permanecer em nós.
 
Diria que Tolkien contém toda uma mística impregnada, tanto no campo material como espiritual, mas isso seria outro assunto.

Um dos fatos por nos apaixonarmos pelas obras de Tolkien é que ele criou elementos que mais "estudam" o ser humano. Ele desenvolve uma espécie de leitura sábia e inteligente que para algumas pessoas cria um elo fortíssimo, ou seja, como uma religião que nós adoremos com a diferença que em Tolkien encontramos paixão e conhecimento que nos faz desenvolver de modo interessante. :roll:
 
E Melkor, parece o Anjo caido Lúcifer.

eu entrei nesse topico justamente para perguntar se alguém mais achava isso ou se era viajem minha, pq eu tava relendo o inicio de silma, e fica bem parecido, pq ele diz que ele era inicialmente o mais poderoso, e o que tinha o maior conhecimento, mas que se disvirtuou e td akela história.
fica bem parecido sim com a história de lucifer
 
Tolkien era bem católico, sim. Muito se lê sobre isso. Influenciou? Sim, possivelmente pois por mais que ele não quisesse ligar um persongem a outro (o q eu considero mito), no geralzão, algumas idéias usam de elementos religiosos.
E quanto à Igreja atualmente, também sou católico e a Igreja condena as obras dele SIM! Segundo o Vaticano "é um icentivo ao estudo de bruxaria". Embora eu ache isso balela. Todo mundo sabe que é fantasia. E com certeza o papa não iria pensar "ó, mas ele era bem católico, vamos poupá-lo", se não pouparam Joana D´Ark que virou santa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo