• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião e "Filmes de Fantasia".

1245

Usuário
Saiu na Veja uma reportagem sobre como algumas religiões encaravam Harry Potter. Toda aquela história de bruxaria, e poderes sobrenaturais, como influenciavam os jovens e etc. (Smaug prefere uma boa e velha baforada de fogo, nada dessas coisas de vassoura, ou anéis do poder, mas...)
Bem, com o lançamento do filme SdA, como será a reaçào da igreja? Um filme que foi eleito o melhor do milênio, sendo que a bíblia foi o livro do primeiro milênio dc.?
E todas as ligaçòes com o RPG, que já é muito falado?
Agora o que poucos perceberam, é que Tolkien apresenta sua obra com um cunho religioso compatível com o cristianismo. Se puderem analisar melhor, vão ver que o livro se passa num ambiente monoteísta, sendo que somente Illuvatar é o Deus. Os Valar, incluindo Morgoth (chefinho, chefinho) são o que poderíamos chamar de anjos poderosos. A analogia entre Morgoth, o mais forte, o caído, e Lúcifer é clara.
Falar que Tolkien queria seguir estritamente o sentido religioso de sua época ao escrever o livro é bobagem, mas que ele considerou todo o contexto religioso no qual vivia ao escrever a obra, parece-me claro.
Mas no fim de tudo, é apenas uma grande história, a maior de todas! E a pretensão em relação a religiosidade está na mente daqueles que lêem o livro com olhos errados, pois aqueles que abrem o Senhor dos Anéis com a mente aberta, verão apenas que serão conduzidas a uma grande viagem pela imaginação.
E aliás, alguém viu um maldito pequeno, Hobbit, eu acho, num barril, descendo um rio. Argh, eu ainda pego aquelas criaturas...

Em tempo: Já tenho minha entrada pro dia primeiro, hahaha. Espere! Como vou entrar num cinema? Eles tem lugares para dragões... por Morgoth, dancei!!!
 
Cara, na boa...........essa história de que a igreja condena tudo o q vai de encontro às crenças deles é um claro reflexo da inquisição..........
Todos tememos aquilo que não conhecemos.
A diferença é q tem alguns que procuram estudar e aprender e outros simplesmente renegar........ uma vez eu li que a diferença entre a crença e o conhecimento é que a crença cega e o conhecimento amplia os horizontes............

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Fantasia -------- Realidade



A maioria das pessoas abe distiguir os dois. Mas fanaticos existem em todo lugar. Uns explodem predios, outros condenam livros...


§Ungoliant§
 
Nesses tempos em que a Igrejo vem perdendo espaço, ela tem que se aproveitar do "sucesso do momento" para criar polemica, e assim, angariar dinheir..., opa, fiéis. Com certaza irao ver um anticristo em SdA, ou apologia ao demonio, que só jesus salva, essas coisas.

We are the power inside, We bring to fantasy, We are the kingdom of light and dreams, gnosis and life, Avantasia.
 
Cara atualmente a igreja naum se mete nada, naum faz nada, naum pode nada e naum tem o direito de condenar nada.
Entao cara, pra q se preucupar com isso?
A igreja eh apenas uma instituição q se axa responsável pelos mandamentos de deus na terra
Eu naum concordo com quase nada dela. Até pq, ela condena tudo que é prazeroso à nós, e além disso cria diversos tipos de situacoes, que soh causam atraso na sociedade...

Sou Católico, não praticante... Acredito em Deus e não na Igreja.
Portanto tenho minhas próprias teorias sobre Deus e acredito da minha forma.

Se a igreja faz algo, ou deixa de fazer...azar o dela.. contanto que naum vá assassinar quem naum acredita nela... como fez muitas vezes...

eh isso ae vlw

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
Bem... pra naum perder a viagem
vou colocar o tópico que causou mais de 3000 replys
no Forum do Hangar Network

quote:
Essa discussao eu nao quero que seja religiosa, mas sim política ou REALISTA, a igreja desde a era medieval DOMINA a mente das pessoas que tem PREGUIÇA de pensar, pessoas que simplesmente acreditam e pronto, vcs acham que é + fácil acreditar que um cara simplesmente fez tudo e TUM! PRONTO!
Ou pesquisar uma forma de criacao, formacao e tudo mais?

A igreja é uma farsa, ela pode ter suas culturas e folclores livremente(assim como o demonio* é um folclore criado pela igreja)

* A figura do demonio, com chifres e tudo mais é baseada no deus Pã, da mitologia Celta, (pagã), o deus era uma cabra, e essa religiao era mto popular antes da igreja, entao a mesma fez 2 coisas em 1, fudeu otra religiao COMO SEMPRE FEZ e ainda inventou outra lenda pra historinha deles


voltando....:
A igreja é uma farsa, ela pode ter suas culturas e folclores livremente, mas usar de seus poderes populares para BANIR A LIBERDADE DE EXPRESSAO, LIBERDADE DE CRENÇA, LIBERDADE POLITICA E LIBERDADE DE SEXO, PRAZER, FUDÊ, etc... é totalmente ridículo.

Esse é meu recado, falow




O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
hmpf.... mesmo com medo de comecar algo infindavel, vou em frente.

Em primeiro lugar, voces esquecem da primeira regra na vida. NAO GENERALIZE. A igreja isso, a igreja aquilo.... Por acaso eh a Igreja, como instituicao que condena o RPG, por exemplo? Ou eh um deputado ridiculo com pretensoes moralistas ou uma facção, digamos, extremista? Acertou quem respondeu os ultimos.

Agora, comecar com esse papo de que a igreja ta perdendo poder e por isso gera esse celeuma, ou entao que a igreja eh uma farsa.......

blah blah blah....

O problema da igreja eh que quem esta por tras dela sao seres humanos e nao deus. E, infelizmente, durante a idade media a igreja catolica foi pro brejo. No entanto.... eu quero crer que apesar de algumas coisas permanecerem por tradicao (o celibato, por exemplo), a igreja catolica apostolica romana passou por uma remoralizacao desde o seculo XI. Posso estar errado, e admito discordar de algumas coisas (camisinha, por exemplo - porra tenho 18 anos!!!), mas sair por ae chutando o pau da barraca dizendo que eh tudo uma farsa, etc nao tem cabimento...

Eh claro que sou totalmente parcial (acreditando em cristo e em inumeros outros dogmas da tal instituicao), mas nao podia deixar essa calado.

E jah que eu comecei, quero terminar. Eu soh escrevi isso pq me senti na obrigacao de defender aquilo que acredito. Nao to dizendo que eu to certo. Afinal, religiao nao se discute

§Ungoliant§
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo