• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relendo o Professor

Estou precisando de um saytor,Por favor se alguem poder mim ajudar;
Abilite-se por favor.

Faça um tópico seu no PROCURA-SE MESTRE e vá no MESTRES para ver quem está disponível para ser seu Saitor. Pena que já estou com a minha cota cheia de Nolyon's.

Voltando ao tópico: Muito bom este tópico, voltado para reelembrar as obras de Tolkien, isso é muito bom, na verdade o sentido ao meu ver aqui da Valinor está nas obras e a vida de Tolkien, parabéns pela iniciativa, espero que este tópico não caia no esquecimento dos participantes.

Gosto bastante desta passagem do livro:
Retorno do Rei
Capítulo 3: A Concentração das Tropas de Rohan
Enquanto isso, Théoden e seu exército cavalgam para o Templo da Colina, onde o exército de Rohan está se reunindo. Éowyn os espera, e conta que Aragorn foi para as Sendas dos Mortos; pouco se sabe sobre elas entre os rohirrim, apenas algumas lendas assustadoras, e eles têm certeza de que Aragorn nunca mais será visto. Um mensageiro de Gondor chega, trazendo um aviso de Denethor sobre o perigo em que está Minas Tirith, e pedindo aos rohirrim que o ajudem na guerra. Théoden se prepara para partir no dia seguinte, pretendendo agora cruzar abertamente a planície, pois a grande nuvem de Mordor cobriu o céu inteiro com escuridão. Ele decide que Merry deve permanecer em Edoras, onde Éowyn irá liderar o povo até a volta do rei. Contudo, um jovem cavaleiro chamado Dernhelm diz em segredo a Merry que pode levá-lo em seu cavalo para Gondor, e Merry aceita a oferta prontamente.
 
Oque dizer sobre reler Tolkien!
Toda vez é uma nova descoberta, um novo detalhe que passou despercebido na ultima leitura... e quando vc percebe esse pecado quer morrer...haha se castigando por nao ter visto aquilo antes...
ha algum tempo, eu criei um Topico, sobre como era dificil começar a ler outros autores que possuem o mesmo genero... pois vc acaba ficando tao habituado com a genialidade do Professor que os outros acabam perdendo o brilho...
Eu ja li e reli o Silmarillion uns 8 vezes, e sempre tenho uma nova surpresa, um novo detalhe... e como falaram antes, tambem acaba me transportando para os primordios da minha vida vida onde comecei a ler as obras...
Nostalgia total!
:D
 
Exato Proscrito,

Também sinto isso com A Bússula de Ouro ou Eragon. Que não li, nem assisti os filmes. Agora, Nárnia e Harry Potter eu já consigo ler/assistir, mas não tem a mesma mágica que o professor Tolkien e a Terra-Média tem.
 
Toda vez é uma nova descoberta, um novo detalhe que passou despercebido na ultima leitura... e quando vc percebe esse pecado quer morrer...haha se castigando por nao ter visto aquilo antes...
:D

Isso acontece muito comigo... sempre fico voltando em varias partes para ver os detalhes, fazer um analise separada e sempre encontro coisas novas. Isso porque as obras de Tolkien foram feitas para estarem sempre à mão, pois nao tem como alguem seber tudo o que ocorreu, é sempre bom ficar relendo.

O que nao acontece com outros autores, pelo menos no meu caso, quando leio outros livros é muito raro eu pegá-lo para ficar analisando alguma passagem dele. No caso de Tolkien, constantemente eu releio algumas partes e nao acho cansativo ter lido aquilo varias vezes anteriormente.
 
a que costumo ler mais é o silmarillion, tem muita historias diferentes mas que acontecem ao mesmo tempo a a reler compreendo melhor a história, e vejo coisas que nao tinha lido.
 
Retomar uma leitura tolkieniana é sempre uma nova descoberta pra mim.
Aliás, creio que a grande magia de grandes livros como os de Tolkien são os de resgatar valores ou acrescentar novos, isso porque cada fase de nossa vida tem um significado diferente.
Acabei de reler "O Senhor dos Anéis", e uma das coisas que dei maior valor agora do que nas leituras anteriores foi em relação aos anões e aos hobbits.
Os anões podem lá ser ganaciososos, mas que engenhosidade, que nobreza de caráter, que povo orgulhoso! Apesar da antipatia inicial, carregada e contaminada por gerações anteriores, Gimli naturalmente começa a respeitar os elfos, especialmente Galadriel, e consequentemente consegue o respeito para si mesmo e para seu povo.
E os hobbits, que levam a vida que todos almejam, são mostrados como seres gradualmente, lentamente e sofrivelmente em estado de lapidação, como diamantes em estado bruto, que tem que passar o diabo para mostrarem seu real valor.
Magnifíco!
Falta reler os outros... Mas sei que cada vez será isso: sempre uma nova leitura, independente do número de vezes lida.
Sobre os anões, a gente pode ler sobre eles n'O Hobbit. E sobre hobbits, principalmente sobre o Bilbo.
Estou relendo O Hobbit e vejo como a amizade e companherismo são postos a prova.
Gandalf é uma prova de lealdade com seus companheiros. É tão bonito.

Não terminei de ler o livro ainda, mas a leitura está sendo prazerosa, tanto pelas partes cômicas, como pelas partes de perigo que a coragem e esperteza vecem a força. E a amizade vai sendo descoberta aos poucos, o que é muito interessante.
 
Última edição:
Olá!
Já li a trilogia três vezes e em todas vezes que terminei fiquei me sentindo, assim, meio órfã. É incrível como detalhes que antes passaram despercebidos saltam aos olhos e a impressão que temos é de que podemos ler vinte vezes, sempre haverá algo novo, um detalhe, uma frase para nos cativar cada vez mais.
Acho que cada um tem uma parte do livro que lhe fala mais profundamente, e a que eu considero uma das mais marcantes pra mim é essa:
" - Aqui está o coração do Reino Élfico na terra - disse ele - e aqui mora meu coração para sempre, a menos que haja luz além das estradas escuras que devemos percorrer, você e eu. Venha comigo! - E, segurando a mão de Frodo, deixou a colina de Cerin Amroth, para a qual nunca mais retornou em vida."
Aragorn, A Sociedade do Anel, Lothlórien.
 
Acho que cada um tem uma parte do livro que lhe fala mais profundamente, e a que eu considero uma das mais marcantes pra mim é essa:
" - Aqui está o coração do Reino Élfico na terra - disse ele - e aqui mora meu coração para sempre, a menos que haja luz além das estradas escuras que devemos percorrer, você e eu. Venha comigo! - E, segurando a mão de Frodo, deixou a colina de Cerin Amroth, para a qual nunca mais retornou em vida."
Aragorn, A Sociedade do Anel, Lothlórien.

Essa passagem é mesmo muito bonita, Dwimordene.

O livro é todo poético, existem inúmeras belas passagens.

A parte que mais gosto, não vou postar porque é uma página inteira. Mas é a Cavalgada dos Rohirrim, com o discurso do Rei Théoden. O rei é comparado com o "deus" Oromë cavalgando muito a frente de todos. Os rohirrim cantavam na batalha, pois a alegria da batalha estava com eles. É muito, mais muito bonito, o sol refletindo no escudo de Théoden como a luz abrindo caminho em meio a trevas, sensacional.

Mas esta é uma parte de batalha. Gosto de muitas outras mais calmas também.

Como as palavras de Gimli a Galadriel. Gimli diz que os fios de cabelo de Galadriel são a coisa mais bela entre as estrelas do céu e as gemas da terra. Olha isso! Ou seja, os fios dela, são as coisas mais bela entre os dois mundos: dos elfos (estrelas) e dos anões (gemas).

Gimli chega a comprarar as Cavernas de Aglarond com as mãos de Galadriel, muito bonito também. A descrição que ele faz de Aglarond é demais, faz mesmo o elfo Legolas ter interesse em visitá-la. E imaginem como é difícil descrever uma caverna, para mim é um buraco no chão. Pronto, acabou minha descrição... mas para Gimli... cada "salão" ou abóbada da caverna é um sonho. Maravilhoso.

Agora comprei o Silma na promoção do submarino, estou lendo sobre os valar. É muito interessante o capítulo de Yavanna e Aüle, parecem brigas de marido e mulher mesmo, e ainda assim é de uma beleza única.
 
Ler ou reler Tolkien é sempre muito gratificante e prazeroso.

Nada é como ler a primeira vez, e saber do que se trata a história; conhecer os personagens e suas características; imaginar os cenários, paisagens que Tolkien descreve com tanta destreza e precisão. Com a primeira leitura já ficamos maravilhados com a Obra do Professor.

Agora, quando relemos tais obras, é como se nos prendessemos ainda mais à descrição contida ali, a detalhes que não tinhamos percebido e imaginamos lugares e paisagens que antes não tinhamos discenido...Enfim, reler Tolkien é sempre bem-vindo!
 
E por falar em reler Tolkien... depois de 4 anos, estou relendo o Silmarillion. Foi a primeira e única vez que li esse belo livro. Mas estou gostando muito mais dessa segunda leitura. Depois de ler tantos tópicos, artigos, explicações e debates de usuários que conhecem muitíssimo melhor que eu essa obra prima do Professor, reler o livro agora, com essa bagagem toda, está sendo muito prazeroso para mim. Na verdade é praticamente outro livro, outra história, outra visão daquele mesmo livro de 4 anos atrás. Fantástico! :D
 
Estou terminando agora de ler O Silmarilliom, fiquei fascinado pelas histórias, pelos personagens e tudo mais. Espero que eu possa fazer o mesmo que o Elendil fez, reler o livro com toda essa bagagem que a gente adquire aqui no fórum...o próximo livro será O Hobbit, acho que vai ser uma aventura e tanta e tomara que eu releia todos esses livros várias vezes para que assim Tolkien continue vivo em meus pensamentos!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo