• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação Orcs e Sauron

Nilmë

Usuário
Eu queria tirar uma duvida:
Todos os orcs existentes na Terra Média continham uma relação de "servilidade" a Sauron ou existian Orcs que n possuiam nenhuma relação com o Senhor do Escuro?
Ou mesmo que pouca, existia essa relação entre eles?
 
Os Orcs de Saruman serviam a Saruman.
Os Orcs das Montanhas Nevoentas não deviam servir todos a Sauron, creio eu. Mas posso estar enganado. Memória fraca, hehe.
 
Diz-se que o ataque a Gondor nos tempos de Cirion (2510 T.E.) foi coordenado por Sauron entre os povos orientais e sulistas, e os orcs das Montanhas Nevoentas. Mas imagino que estes orcs deveriam ter seus próprios senhores - à maneira dos orcs de Moria -, os quais serviam ao Mestre Negro por, digamos... afinidade.
 
Acho que todos respeitavam o poder de Sauron. Mas pelo exemplo do grão-orc d'O Hobbit dá pra deduzir que eles tinham sociedades não filiadas a Sauron.
 
Existiam diversos clãs de orcs, cada qual chefiado por algum orc mais velho e mal. NO Hobbit temos o Grão-Orc, Bolg (que por sua vez era filho de Azog de Moria), Golfimbul (morto por Bandobras Tuk e cuja cabeça rolou até um buraco de coelho e foi inventado o jogo de golfe!!!), Shagrat (que era o chefão em Cirith Ungol), entre outros descritos em O Senhor dos Anéis.

TODOS os orcs ODEIAM a Sauron. Mas é este ódio que os faz servir a ele, pois que é um ódio provindo do MEDO. Vejam que orcs das Montanhas Nebulosas (Moria inclusive) participaram da batalha em que o bando de Uglúk capturou Merry e Pippin.

Os Urúk-Hai não podem ser considerados ORCS (mesmo o nome de sua raça significando "orc people") pois que são híbridos de cruzas com humanos, são uma raça à parte. Os Uruks de Saruman logicamente servem a Saruman, enquanto que os Uruks de Sauron (sim, Sauron também os tinha) serviam logicamente a Sauron. É questão de saber quem é o Papai.

Minha opinião sobre os uruks de Saruman: mesmo os Uruks de Saruman dificilmente atacariam Sauron abertamente. Mesmo tendo um Saruman como líder, os uruks, como semi-orcs que são, sabem que sua origem remonta a Morgoth e que este deixou a Sauron sua herança maldita.

Agora voltando ao pensamento do primeiro parágrafo, todos os Orc-Chieftains (Chefes-Orc) seguiam a Sauron, com exceção daqueles criados por Saruman.

Agora, se um chefe-orc ou mesmo um reles "snaga" (escravo-orc) por acaso achasse o Um Anel, .... seria capaz dele esquecer seu vínculo servil com Sauron e ousar reivindica-lo para si. Mas isto já é pura especulação...

Os orcs de Moria serviam a Sauron mas não creio que houvesse grande contato entre o Olho e estes. Afinal de contas as milhas eram grandes e existia Gondor e o Anduin pelo meio do caminho, elfos e beorningas espreitando.

O Balrog de Moria dificilmente servia a Sauron. Como Maia que é, reivindicaria para si o Um e, novamente imagino!, tornaria-se o novo Senhor do Escuro. Os orcs de Moria não serviam ao Balrog, serviam a Sauron, mas tão poderoso e temeroso era o Balrog que, ao odiá-lo, serviriam-no tal qual a Sauron.

Aguardo seus comments!!!

Abraços,
do bombs.
 
Bombs, só uma correção... Uruk-hai não é meio-orc não. São apenas orcs aperfeiçoados. Ainda assim são orcs. Meio-orc é meio orc.
E foram criados por Sauron. Então, na verdade a afirmativa correta ao invés de ser "sim, Sauron também os tinha", acabaria sendo "sim, Saruman também os tinha". =]
 
bombadil disse:
Agora, se um chefe-orc ou mesmo um reles "snaga" (escravo-orc) por acaso achasse o Um Anel, .... seria capaz dele esquecer seu vínculo servil com Sauron e ousar reivindica-lo para si. Mas isto já é pura especulação...

Um exemplo foi quando Merry e Pipin enganaram Grisnákh, levando a sua morte.

bombadil disse:
Os orcs de Moria serviam a Sauron mas não creio que houvesse grande contato entre o Olho e estes. Afinal de contas as milhas eram grandes e existia Gondor e o Anduin pelo meio do caminho, elfos e beorningas espreitando.

Eu tenho dúvida entre este contato entre o senhor do escuro e os orcs de Moria. Talvez pudesse ser feito por um Balrog, ordenado por Sauron, ou atráves de grupos de orcs que iam para Mordor...
 
É claro que existem orcs que não obedecem a Sauron(não tem relações com eles)!
Imagine se todos os orcs da Terra-Média servissem a Sauron!
1º-Em SdA, Gondor já teria sido destruída;
2º-Aquela parte do final, em que Aragorn avança com seus exércitos para Mordor, Aragorn teria sido massacrado;
3º-Sauron nem precisaria do Anel para dominar a Terra-Média!
 
*Fëanor* disse:
É claro que existem orcs que não obedecem a Sauron(não tem relações com eles)!
Imagine se todos os orcs da Terra-Média servissem a Sauron!
1º-Em SdA, Gondor já teria sido destruída;
2º-Aquela parte do final, em que Aragorn avança com seus exércitos para Mordor, Aragorn teria sido massacrado;
3º-Sauron nem precisaria do Anel para dominar a Terra-Média!



*Fëanor* gostei da sua resposta, muito lógica.
 
Pandatur disse:
Bombs, só uma correção... Uruk-hai não é meio-orc não. São apenas orcs aperfeiçoados. Ainda assim são orcs. Meio-orc é meio orc.
E foram criados por Sauron. Então, na verdade a afirmativa correta ao invés de ser "sim, Sauron também os tinha", acabaria sendo "sim, Saruman também os tinha". =]

De fato, Sauron possuía Uruks muito antes de Saruman ter os seus. Mas como esta informação é extremamente discreta, coloquei entre aspas o "sim, Sauron também os tinha".


Uruks são sim, orcs aperfeiçoados, mas aperfeiçoados em cruzas com humanos, não?! Não está claro que Saruman cruzou orcs com homens das montanhas para obter tais crias? Se não, como se explica a resistência deles ao Sol? Tenho certeza que Saruman ainda não havia inventado o protetor solar. =D

Quanto ao ser um semi-orc, ok, posso ter me expressado mal, pois sendo um híbrido entre homem e orc, seria um semi-orc, não necessariamente sendo mais fraco, muito pelo contrário, é um orc aperfeiçoado como disse o Panda.
 
Uglúk refere-se a um "treinamento" que confere a resistência ao Sol, e me parece que ela é um atributo exclusivo dos orcs de Saruman. Logo, não algo inerente à raça dos Uruks.

Olhando por este lado, o Mago Branco não inventou um protetor, mas chegou perto. :)
 
Última edição:
Finrod Felagund disse:
Um exemplo foi quando Merry e Pipin enganaram Grisnákh, levando a sua morte.'

Grishnák era um enviado de Sauron. Ele estava lá sob ordem direta de Sauron, para recuperar o Anel para Mordor. A rivalidade entre os uruks de Isengard e os orcs de Mordor estava crescendo. O quê um soldado de Mordor estaria fazendo com um bando de uruks de Saruman se não estivesse a serviço de Sauron?

Eu tenho dúvida entre este contato entre o senhor do escuro e os orcs de Moria. Talvez pudesse ser feito por um Balrog, ordenado por Sauron, ou atráves de grupos de orcs que iam para Mordor...

Hein? outro Balrog?? Levando mensagens pelo underworld? Pensei que o último Balrog era aquele de Moria.

Quanto aos grupos de orcs, acho difícil passarem ilesos por tantas milhas de terras élficas e humanas. O Anduin também não era um mero córrego a ser cruzado nadando.
 
*Fëanor* disse:
É claro que existem orcs que não obedecem a Sauron(não tem relações com eles)!
Imagine se todos os orcs da Terra-Média servissem a Sauron!
1º-Em SdA, Gondor já teria sido destruída;
2º-Aquela parte do final, em que Aragorn avança com seus exércitos para Mordor, Aragorn teria sido massacrado;
3º-Sauron nem precisaria do Anel para dominar a Terra-Média!

É, bem lógico....

Pessoas, dêem uma lida na passagem de Frodo por Amon Hen, logo após ter fugido de Boromir. Verão vocês que, na visão de Frodo, por quase todos os lugares em que olhava, haviam sinais de guerra: em Lórien, nas terras dos beorningas, na Floresta das Trevas, em Rohan, etc. Tolkien termina dizendo assim: "Todo o poder do Senhor do Escuro estava em ação".

Isso lhes diz alguma coisa? =D

Abraços,
do bombs.
Ah: eu mesmo não havia pensado nisso ainda. Está claro agora que sim, havia uma certa comunicação entre Sauron e os orcs espalhados pelas demais regiões da TM.
 
Morpheu disse:
Uglúk refere-se a um "treinamento" que confere a resistência ao Sol, e me parece que ela é um atributo exclusivo dos orcs de Saruman. Logo, não algo inerente à raça dos Uruks.

Olhando por este lado, o Mago Branco não inventou um protetor, mas chegou perto. :)

Hmm, eu vi o trecho em que Uglûk fala a palavra "treinamento", mas não vi a relação dessa palavra como um treinamento para aguentar a luz solar.

O trecho está no capítulo "Os Uruk-Hai" em ADT. Uglûk, após discussão com os orcs menores do norte (em que reclamavam não poder correr à luz do sol), dizia que "De que adianta trazer esses vermes das montanhas numa viagem, sem um treinamento completo"?

Quando eu li esse trecho pela primeira vez, e isso já faz alguns anos, lembro-me de ter entendido que: já que são um orcs fracos, tirou uma onda deles dizendo que estaria dando um treinamento a eles para ficarem um pouco mais fortes, ou seja, deu uma de professor de educação física.

Posso estar errado, mas também posso estar certo. Comentem pessoal!!!!

Abraços,
do velho bombadil.
 
Pelo que entendi, Uglúk reclamava de eles não terem recebido treinamento para agüentar o Sol, e por isto estarem atrasando a viagem. Acho que essa é a interpretação mais óbvia. :eh:

O orc reclamou deles serem mais fracos quando da batalha contra os rohirrim, como é mais lógico.
 
na verdade isso e uma coisa que eu quetiono muito...

no SDA todos os orcs seguem a sauron e depois que ele morre eles seguem a si mesmos ate que chegaram a extinçao acho que pelo meus calculos na quarta era...

mas os orcs nao sao maus... caramba... sao bichos como qualquer outra coisa... por isso que eu modifiquei o coda nas raças... (vejam em coda modificado depois que eu postar)
 
Bom, depois que Sauron foi reduzido, os Orcs que eram seus seguidores foram exterminados. Um povo que nunca viveu sob seu próprio comando demora muito tempo para aprender a formar um sociedade livre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo