1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Reis e Regentes, uma tradição de pai para filho.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guardião de Ithilien, 12 Ago 2008.

  1. <!-- / icon and title -->Olá novamente!

    Estive relendo algumas informações sobre os reis e regentes nos apendices do Retorno do Rei e então me veio uma curiosidade:

    Lá nos apêndices, no capítulo que fala sobre os regentes diz que a regência era uma tradição passada de pai para filho (o mais velho) ou então para algum parente mais próximo do regente.

    Então vem o meu ponto de vista: Esse parente mais próximo poderia ser um irmão do regente, ou um tio, primo, sobrinho e etc.

    Com relação a Aragorn, no livro o Retorno do Rei diz que ele recebeu a ajuda dos Dúnedains do Norte, mais ou menos 20 guardiões, e inclusive, neste grupo haviam parentes de Aragorn, e é até citado a palavra "PRIMO".

    Dentre eles haviam o Guardião Halbarad que era primo do Aragorn. Portanto, caso Aragorn morresse antes de assumir o trono, Halbarad poderia ser designado como sucessor ao trono de Gondor.

    Eu compreendo que Aragorn seria o último herdeiro ao trono de Gondor, mas o último herdeiro direto ao trono, portanto, haviam herdeiros indiretos, familiares de Aragorn que poderiam assumir o trono caso o direito fosse necessário.

    Então, o que vocês pensam sobre isso?
    Obrigado!
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Tudo remonta à época de Arvedui, que fez uma "solicitação" do trono de Gondor e foi recusado. Então Aragorn teve que esperar a oportunidade certa de provar que era digno do trono, e ser aceito como Rei. Não era uma coisa automática e envolvia muita politicagem e até uma guerra civil.

    Não sou lá muito versado em história dos reinos - precisaria pesquisar - mas resumidamente era isso.
     
  3. Beren_2

    Beren_2 Defendendo minha Lúthien

    Como tudo no mundo dos homens, isso dependia de muita política (pra não dizer politicagem). Logo, se Aragorn morresse numa das batalhas, acredito que quem assumiria a liderança de Gondor seria Faramir, pois apesar de ser uma continuidade à linha dos Regentes, este tinha mais força política e até mesmo aceitação entre o povo de Gondor. Se Aragorn não tivesse se revelado como o fez, como o rei que retorna para salvar Gondor, empunhando Andúril, após a morte do regente e com os filhos do regente ausentes (um morto e o outro ferido), duvido que ele seria tão facilmente aceito.

    Mas bom tópico.
     
  4. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Tópico muito interessante!

    Realmente nos apendices existe esta informação de que o trono de Gondor era passado de pai para filho ou para um parente mais próximo do governante, seja ele rei ou regente.

    Neste caso específico de Gondor, teoricamente a pessoa a assumir o trono seria Faramir mesmo, entretanto no Retorno do Rei existe a afirmação de que Aragorn tinha outros parentes e se não me engano também, primos.

    Se levar ao pé da letra, Halbarad seria o sucessor de Aragorn caso ele morresse, mas também você deve levar em consideração que Halbarad morreu na Batalha em Pelennor, então, a situação ficaria difícil até mesmo para mesmo para definir o futuro rei.

    Com certeza, existe uma grande questão! Aragorn, como você mesmo disse era o herdeiro DIRETO ao trono de Gondor, e isso não quer dizer que ele não tinha nenhum outro parente. Aragorn tinha sim, entretanto, para assumir o trono não era como assumir o posto de capitão de uma infantaria, era algo que transcendia até mesmo a questão politica. Era difícil dos regentes aceitarem isso.
    Mas se Halbarad provasse ser dígno, não haveria nenhum problema em ele se tornar rei caso Aragorn morresse, mas quen morreu foi Halbarad seu primo.

    É como o Deriel disse, depende da política e do merecimento de Halbarad.

    Bom tópico!
     
  5. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Ué? Já mataram o filho de Aragorn e Arwen?

    Ih, essa história de sucessão de trono em Gondor é bem complicada, já que a divisão dos dúnedain começou lááááá atrás, em Númenor. Mais precisamente na época de Ghimilkhâd e
    seu filho, Ghimilzôr (vulgo Ar-Pharazôn). E creio que esta divisão tenha se acentuado ainda mais durante as guerras em Eriador por causa do briga entras as Casas Reais de Cardolan, Arthedain e Rudhaur.

    Em Gondor, como foi instituída a Regência provisória até o retorno do Rei, não houve tantas disputas vicerais como no Norte porém, havia a ameaça dos Carroceiros, Harad, Khând e Sauron.
     
  6. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Elring,

    Quanto a Eldarion, filho de Aragorn e Arwen (sem citar as filhas do casal), suceder o trono de Gondor não há nenhum problema!

    A grande questão que está sendo analisada aqui é o que ocorre antes do aparecimento do herdeiro real do trono, a hipótese de Aragorn não ter se provado digno, ou de ter morrido. Detesto hipóteses, mas já que ela foi citada devemos analisar o seguinte: se Aragorn morresse, dificilmente os guerreiros marchariam (motivados) ao portão negro, não haveria o fogo novo no coração das pessoas, que o herdeiro descendente do próprio Elendil estava entre eles, empecilho interessante, não?!

    Mas nada impediria um "parente próximo/distante" a exigir o direito ao trono real... Prová-lo no sentido dignidade seria difícil!
     
  7. Ulca

    Ulca Usuário

    Se Aragorn morresse antes de assumir o trono, creio que quem assumiria seria mesmo Faramir. Mas, se ele (Aragorn) morresse depois de assumir o trono e sem deixar herdeiro, quem assumiria seria, no caso, o primo dele. Ou retornaria a Linhagem dos Regentes?
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    É, Faramir seria o mais lógico, caso Aragorn morresse antes. Se morresse depois de assumir o trono sem deixar algum filho, Halbarad teria alguma chance de assumir o trono pois a população já tinha aceitado Aragorn, que era do norte, e isso seria um ponto a favor de Halbarad. Ainda assim, o mais lógico seria Faramir. Creio que a população ficaria mais dividida, pois já conheciam Faramir, mas também não sei se iriam querer que houvesse apenas regentes enquanto Gondor durasse.
     
  9. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Como havia a tradição de pai para flho tanto para reis quanto para regente, acho que era possível sim.

    Caso Aragorn morresse antes decasa e deixar herdeiro, legalmente Halbarad seria o rei.
    Mas Halbarad morreu nos campos de Pelennor, portanto seria difícil ele assumir o trono.
     

Compartilhar