1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Reino Reunido de Gondor e Arnor x Império Romano

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por TorUgo, 11 Out 2008.

1. TorUgo

TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

No nosso aborrecido mundo (xD) a Idade Média iniciou-se com a queda do Império Romano do Ocidente...

Eu estive a comparar o Império Romano (IP) com o Reino Reunido de Gondor e Arnor (RR) (ou até mesmo Numenor!) e eles têm bastantes semelhanças...

1. O IR utilizava a romanização como forma de controlar os outros povos, transformando as culturas dos outros povos para estes se adaptarem à cultura romana e muitas vezes "engolindo" completamente as culturas diversas. Numenor utilizou um processo similar quando colonizou a Terra Média, pois o seu esplendor e a sua cultura desenvolvida impressionou muitos povos que se renderam simplesmente a tal poder... até Sauron se rendeu perante Numenor quando este invadiu a Terra Média!...

2. O poder do IR baseava-se muito no seu poderio militar, devido ao seu superior equipamento e organização. Tanto Numenor como RR também usufruiam de um similar esplendor militar que lhes permitia controlar toda a Terra Média...

3. Durante um período da História, O IR dividiu-se em dois, o IR do Ocidente e o IR do Oriente e enquanto um caiu, o outro conseguiu resistir muito mais tempo (Império Bizantino). O Reino de Elendil foi dividido na sua morte e enquanto que Arnor foi derrotado e quase completamente destruído por Angmar, Gondor perdurou pelo tempo...

4. Utilizando as comparações utilizadas por muitos entre os mapas da Terra Média e os mapas da europa, o IR parece situar-se sensivelmente no mesmo espaço que o RR.

5. O IR foi atacado por povos de Leste (Hunos por exemplo) Sul (Aníbal e os seus elefantes chegaram mesmo muito perto de Roma) e mesmo do Norte (os bretões, por exemplo), tal como o RR, pelos homens de Khand, os Carroceiros (que me lembram os carros egípcios) e Rhûn, pelo Leste, pelos Haradrim que com os seus olifantes também chegaram à capital de Gondor, do Sul e pelo Norte, Arnor foi atacada por Angmar e os anões pelos Dragões!...

Creio que se me empenhasse ia encontrar mais semelhanças... gostava que me dessem uma opinião sobre o que acham desta comparação e que me dissessem se encontram mais pontos em comum...

Espero respostas... ;D

2. Calenardhon

Calenardhon Cavalariço de Rohan

Re: Reino Reunido de Gondor e Arnor vs Império Romano

Nunca tinha parado pra pensar nisso. Olhando assim, é mesmo possível ver várias semelhanças entre Gondor, Arnor e Númenor e o Império Romano. Interessante raciocínio, torugo.

3. Menello

Menello Usuário

É, tem lá suas semelhanças. Mas o império romano conquistava território na base da força. Os povos que não eram conquistados, eram destruídos. O Romanos eram bem vingativos também. Fora que o império romano era totalmente corrupto.

4. Calenardhon

Calenardhon Cavalariço de Rohan

Em sua queda Númenor também oprimia os homens da Terra-média, não?

5. TorUgo

TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

sem dúvida luis... Numenor foi muito cruel nos seus tempos negros...

6. Menello

Menello Usuário

É, mas aí tem uma divisão. Os homens de numenor que deram origem aos corsários, e os homens que fundaram gondor. Os dois reinos vem de numenor, mas são bem diferentes.

7. Daewen

Daewen Elener

Eu tinha feito a mesma associação histórica que vc Torugo...não só com Roma, mas com fazendo uma analogia entre as civilizações de Tolkien e as antigas...

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. ALF

ALF The Proudest Monkey!!

E os que restavam eram feitos de escravos.

9. Tecumseh

Tecumseh Andarilho

Arnor foi atacada por anões? o_O
    Tem referência para isto?

10. Menello

Menello Usuário

Acho que vc leu errado.

Compartilhar