• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Regras para escrever

Acho que a regra mais interessante que todo escritor deveria seguir foi a descrita pela Manu M.

"Devemos arriscar mais e envergonhar-nos menos"

E o desafio da imagem está devidamente ressuscitado, hoje é o ultimo dia da imagem atual e amanhã já tem uma nova no ar. E novos desafios vem por ai...
 
Sempre em casa ao meu PC, em qualquer momento em que eu esteja livre para escrever, quarto fechado, cinzeiro, maço de cigarro e isqueiro à mão, um café de preferência. Nunca escrevo fora de casa, quando me surge uma ideia de algo para o livro, faço uma anotação rápida no iPhone para desenvolver mais tarde no Word. Além do cigarro e do café, fazer qualquer outra coisa me distrai enquanto estou escrevendo, não ouço música nem deixo programa de bate-papo ligado. Este é o jeito que me deixa mais concentrado, funciona bem para mim.

Levo muito a sério minha atividade literária, especialmente depois que tive meu primeiro livro publicado e algumas cópias vendidos (poucas, mas a venda começou a pouco tempo), mas não chego a escrever todo dia, muito menos estabelecer uma meta diária, simplesmente vou adicionando conteúdo conforme me vêm à mente.

Escrever no computador é quase fundamental pra mim, porque nunca escrevo linearmente. À medida que os insights vão aparecendo, vou escrevendo as "deixas" e desenvolvendo-as conforme me der vontade. Sem falar que, quando escrevo em papel, faço muitas rasuras (geralmente escrevo a caneta), e não suporto ver rasura entre um parágrafo e outro, entre uma frase e outra, aí fico reescrevendo um trilhão de vezes. Mas a parte boa disso é que consigo ver como funciona meu processo criativo (ah, tadinha, crente que é gente, né? hahaha)

Gosto muito quando encontro um "gatilho" em algum texto de outra pessoa. Tem sempre uma palavra, uma frase, um conceito que me dá um clique pra uma história, aí anoto a ideia em qualquer lugar, pra não esquecer, e se a sofreguidão for tanta que eu não consiga esperar chegar em casa pra ligar meu notebook, começo a história ali mesmo. Até rascunho em celular eu faço, na ausência de papel e caneta.

Também gosto de ler "conselhos" de autores consagrados, sempre tem alguma coisa que me ajuda a parar de correr atrás do meu próprio rabo.

O que mais me desagrada é escrever um texto banal aos meus próprios olhos. Tenho vergonha de publicá-los, por isso tenho dois blogs. Um do qual me orgulho =P e outro onde experimento perder a vergonha e a pretensão, só pra tentar o sonhado moto-contínuo na escrita. Fail. Mesmo assim, no blog do qual me orgulho, tenho uma tag onde publico textos que eu acho que podem ser bacanas, mas tenho lá minhas inseguranças.

Tenho um problema grave. Sempre demoro cinco vezes mais que o necessário pra escrever porque releio, releio e releio tudo o que escrevo, não por revisão, mas por fruição, hahaha. Leio até o texto ficar entranhado, quase decorado, só por gosto mesmo. (Daí sua enorme dificuldade de distanciamento e autocrítica, né, esperta? Aí fica alugando a boa vontade dos amigos pra perguntar o que acharam disso, daquilo e tal...) É, acho que fico meio deslumbradinha com meus próprios textos, que horror, meu Deus. Mas não é nem por maldade, é que eu sempre fico surpresa ao ver que de vez em quando sou capaz de produzir algum tipo de beleza e de poesia com as palavras que tanto amo. [/sentimental] Disso resulta também uma certa fadiga do meu próprio estilo, às vezes tenho a sensação de estar escrevendo melodias diferentes, mas sempre no mesmo tom. =/ Preciso arriscar mais e envergonhar-me menos.

Desafios literários me fazem muito bem, mas, por causa dessa "banalidade aos meus próprios olhos", não consigo ser constante. Ou eu tenho uma história razoavelzinha pra mostrar ou me abstenho. Da única vez que escrevi por escrever, me arrependi. E não voltei a fazer isso nunca mais.

Mas não diria que são regras, são hábitos. Regra mesmo, não tenho. =)

Me identifico muito com seus hábitos. Sou um perfeccionista quase doentio, principalmente enquanto escritor, nem sei como faria no tempo da máquina de escrever. Escrever, ler, reler, reescrever, faço isso incontáveis vezes até achar que as palavras que inseri no texto estão perfeitas, que dão um bom efeito, muitas vezes voltando várias páginas para modificar algo que estava no começo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo