• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Regras e Informações do Valinor's TBBC

Status
Fechado para novas mensagens.

Edu

Draper Inc.
Parte Um (1): Deveres


É dever de todo e qualquer membro do Valinor’s The Bird & Baby Club:

1. Conhecer as obras de Tolkien a nível suficiente para se manter uma discussão. São exigidos conhecimentos médios dos seguintes livros: O Hobbit e O Senhor dos Anéis (volumes I, II e III); conhecimentos básicos dos seguintes livros: O Silmarillion e Os Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média; e conhecimento não-obrigatório da série History of Middle-earth (HoME) e demais obras (Mestre Gil de Ham, Roverandom, etc.).

2. Contribuir com as Áreas Tolkien, que são compostas por todos os sub-fóruns da categoria J.R.R. Tolkien. A participação nos fóruns/sites ligados à estrutura administrativa da Valinor, como a Enciclopédia Valinor, o Ardalambion, etc., é opcional.

3. Respeitar a toda e qualquer decisão da Moderação/Administração da Valinor no que diz respeito à trancamento de tópicos nas Áreas Tolkien. Apesar de ser atribuição dos membros do TBBC "ressuscitar" tópicos mal-esclarecidos que sejam de interesse para a comunidade como um todo (ver item à frente), essa ação não pode ultrapassar os limites do bom senso, nem entrar em conflito com decisões da Equipe da Valinor. Portanto, se um moderador de determinada área Tolkien se manifestar contrário à rediscussão de determinado assunto, acate a decisão do mesmo e, caso a julgue improcedente, comunique a Administração através do Fale Conosco. Tente não criar conflitos desnecessários, etc.

4. Não fornecer informações que você saiba que estejam erradas ou que sejam inconsistentes. Se você tiver dúvida sobre a veracidade de algo, comprove-a antes pesquisando ou pedindo ajuda a algum membro do TBBC ou do Fórum em geral. Mais ajuda aquele que não atrapalha!

5. Atribuições gerais dos membros do Valinor’s The Bird & Baby Club em relação ao Fórum e ao Clube:
a) participar ativamente das Áreas Tolkien. Não é considerada participação ativa postar apenas ou na maior parte das vezes em tópicos de jogos (Adivinhas no Escuro, Desafio do Conhecimento, etc.) ou no sub-fórum "E se...?";
b) estar sempre disposto a auxiliar os usuários do Fórum que necessitarem de ajuda/esclarecimento sobre algum aspecto das Obras do qual o membro em questão tenha conhecimento ou e, se não tiver o conhecimento necessário, procurar meios de auxiliar o usuário ainda assim;
c) procurar manter um equilíbrio entre os posts nas Áreas Tolkien e nas demais seções do Fórum. Embora isso não seja uma obrigação, é algo pertinente de ser feito em uma Comunidade Tolkien-based;
d) participar ativamente do tópico de discussões do TBBC e/ou da sua comunidades;
e) comunicar, sempre que possível, aos demais membros do Clube ou à pessoa/grupo de pessoa que o dirija qualquer afastamento temporário da Valinor e/ou do TBBC;
f) reportar quaisquer abusos ou ações de outros membros que entrem em discordância com as Regras do Clube à direção do mesmo e com as Regras da Valinor à Administração do site.
g) estar atento aos trabalhos/projetos do Valinor's The Bird & Baby Club;
h) cumprir tudo o que se encontra determinado nas Regras do Clube.

Parte Dois (2): Direitos


É direito de todo e qualquer membro do Valinor’s The Bird & Baby Club:


1. Participar, opinar e/ou deliberar sobre todos os assuntos relacionados ao TBBC, independentemente da natureza/objetivos dos mesmos.

2. Participar de todas as seções do Clube e de tudo o que for promovido pelo TBBC, bem como contribuir para a elaboração de qualquer ação do Clube.

3. Votar e ser votado em alguma eventual eleição para cargos diretivos dentro do TBBC (Ler a Parte Três, item 2 e 3, à frente).

4. Se representar ou eleger representante diante dos demais participantes/comissão em qualquer ocasião que o membro julgar necessário.

5. Deixar de participar das Áreas Tolkien por até duas semana (14 dias seguidos ou alternados) por mês sem prestar esclarecimento aos demais participantes do TBBC e por até três semanas (21 dias seguidos ou alternados) com aviso prévio sem ser excluído do Clube.

6. Requerer desligamento do Clube a qualquer momento, sem ter que prestar esclarecimento algum.

7. Indicar não-membros para o Clube, segundo disposto na Parte Quatro: Regras para entrada e permanência no Clube.


Parte Três (3): Sobre o Clube


Demais esclarecimentos e especificações sobre o Valinor’s The Bird & Baby Club:


1. Seções: o TBBC é subdividido em três seções: a História e Costumes, a Lingüística e a Tolkiendilli. Essa divisão foi feita para que todo o trabalho dos membros pudesse ser feito de maneira mais rápida e eficiente, e a atuação desse nas Áreas Tolkien se desse de modo mais organizado e produtivo.

Os membros podem se reunir com os coordenadores de uma (ou mais de uma) dessas áreas para planejar suas ações, visando, assim, um maior planejamento, continuidade e eficácia das mesmas.

Observação: Não é necessária a participação por parte de um membro de uma das Seções do Clube, sendo que, caso queira, esse pode participar de mais de uma das Seções simultaneamente, apenas tendo que assumir compromissos com ambas (de assiduidade nas Áreas de sua abrangência, dentre outros já citados).

(SUSPENSA POR TEMPO INDETERMINADO, CONFORME ANUNCIADO EM POSTO ABAIXO, DE 03/09/2008) 2. "Cargos": chamamos de "cargos" todas as posições dentro de coordenação dentro do TBBC. Os cargos foram criados com o intuito de organizar melhor as atividades internas e externas do Clube, visando o maior rendimento de todos os membros.

São cargos do TBBC:
a) Thain do Clube: coordenador-geral do Clube, responsável por articular todas as demais seções;
b) Chefe do Grupo de História e Costumes: responsável por coordenar ações referentes às Áreas Tolkien que abordam a História de Arda (incluindo sua geografia, etc.) e os costumes de seus povos (inclui-se toda a mitologia criada para o Legendarium);
c) Chefe do Grupo de Lingüística: responsável por coordenar ações referentes às Áreas Tolkien que abordam as línguas criadas por J.R.R. Tolkien (quenya, sindarin, valarin, etc.).
d) Chefe de Tolkiendilli: responsável pelo fórum "De Fã para Fã" da Área Tolkien da Valinor e por coordenar todas ações que envolvem o fandom do autor (os tolkiendilli), como eventos, concursos, etc.
Todos os cargos são eletivos e têm mandato de 2 (dois) meses. As eleições iniciam-se uma semana antes do fim do mandato do participante. Todos os membros têm direito à voto, que é secreto. A reeleição é permitida sem limite de vezes.

Não existe uma relação hierárquica entre os cargos, nem entre seus diretores e os demais membros. Os diretores têm poder de deliberação sem necessidade de consulta aos demais participantes apenas nos assuntos mais básicos, como coordenação de pesquisas, proposição de novas discussões, etc. Tudo aquilo que for julgado como sendo de caráter mais "sério" está sujeito à ação deliberativa de todos os membros do TBBC.

(SUSPENSA POR TEMPO INDETERMINADO, CONFORME ANUNCIADO EM POSTO ABAIXO, DE 03/09/2008) 3. Votações: todas as votações seguem o princípio da maioria absoluta: 50% + 1 (ou "votos à favor devem superar os contra", e vice-versa). As votações são feitas através de enquetes (dentro ou fora da Valinor, dependendo da posição dos responsáveis pelo site na ocasião), com opções de "SIM" e de "NÃO" para decisões não-eleitorais, e com os nomes de candidatos no caso de eleições. As opções da enquete dizem à uma pergunta objetiva que vem antecedida de uma rápida identificação do tema.

Exemplos:

[Votação/Decisão] O Aragorn tomou banho alguma vez na vida?

a) ( ) SIM
b) ( ) NÃO
[Eleição] Qual dos candidatos abaixo deve ocupar o cargo de Thain do Clube?

a) ( ) Ilúvatar
b) ( ) Manwë
c) ( ) Melkor
d) ( ) Sauron
4. Locais de reunião: o TBBC se reúne, principalmente, através deste tópico e da comunidade à ele destinada. Pode ser que, em determinadas ocasiões, haja algum encontro no Chat Valinor, caso a Moderação/Administração aprove essa reunião mediante solicitação prévia. Os participantes também mantêm contato através de MPs, e-mail, MSN, etc.

5. Punições/sanções: o descumprimento das Regras do Clube será julgado pelos membros do TBBC e o integrante que tiver infringido qualquer norma aqui apresentada estará sujeito à punições, que vão desde cassação de direitos, como o de votar e ser votado e o de participação no Clube, até o desligamentodo membro. Quando do "julgamento" de um integrante, esse será comunicado sobre a conclusão oficial (não o processo em si) de todas as etapas através de, única e exclusivamente, Mensagens Pessoais.

6. Julgamentos: o julgamento de um membro é feito através ou de chat ou de MSN ou de e-mails (caso haja uma Lista de E-mails), nunca através deste tópico, sendo restrito apenas aos membros do TBBC que dele quiserem participar. O julgamento é conduzido pelo Thain do Clube, e não tem nenhuma semelhança com um processo judicial comum. A opinião do membro "réu" é exposta por esse ou por alguém indicado por ele para fazê-lo, e os demais integrantes do TBBC discutem que decisão tomar, sendo essa decidida através de votação. A decisão dos membros reunidos em júri é soberana.

A data do julgamento será marcada com uma semana de antecedência, sendo divulgada nesse tópico.


Parte Quatro (4): Regras para entrada e permanência no Clube


Regras para entrada e permanência no Valinor’s The Bird & Baby Club:


1. Entrada. Um usuário não-membro do Valinor's The Bird & Baby Club poderá entrar no grupo se, e apenas se:

a) For indicado por algum membro;
b) Requisitar a entrada através de qualquer meio de comunicação intra-Fórum (MP, tópico, etc.).

Em ambos os casos o requisitante estará sujeito à aprovação dos demais membros ou de determinados dentre eles designados para aceitar ou recusar os pedidos de novas inclusões, segundo essas Regras.

1.1. Votação. A votação para entrada no Clube dá-se da seguinte maneira: no tópico Indicações e Pedidos de entrada no Clube será postado o pedido do usuários, nas formas pré-moldadas dos modelos de votação ali definidos. A aceitação do novo dar-se-á se os votos à favor superarem os votos contra. As abstenções, obviamente, não são contabilizadas como votos.

2. Permanência no Clube. Um membro do TBBC poderá ser expulso do Clube caso:

a) seja infreqüente nos termos da regra 2.5; e/ou
b) desrespeite as Regras do Clube.

2.1. Punições. São punições aplicáveis aos membros do TBBC no caso de necessidade:

a) desligamento temporário do Clube por tempo não inferior à 7 (sete) dias e não superior a 1 (um) mês;
b) impedimento de participar de projetos e eventos promovidos pelo Clube, sem restrição de quantidade ou qualidade desses eventos.

2.2. Julgamento para permanência.
Caso haja a necessidade de julgamento de um membro, será criada uma votação aberta no TBBC com as "acusações" contra o membro para que, dentro de um prazo de 7 (sete) dias, ao término da votação, seja decidido se o membro será ou não desligado, ou se será punido nos termos dessas Regras.

2.2.1. Julgamentos esporádicos. Uma vez por mês ocorrerá um Julgamento Geral dos integrantes infreqüentes, sendo que esse durará 1 (uma) semana e o desligamento de cada um dos usuários deverá ser aprovada por votação normal (número de votos à favor da exclusão deve ser superior aos votos contra).



OBSERVAÇÃO GERAL: O Valinor’s The Bird & Baby Club poderá alterar qualquer uma das regras acima dispostas, nos seguintes termos: sem a necessidade de concordância dos participantes no caso de pequenas alterações e com a concordância dos participantes nos demais casos. Qualquer que seja a ocasião, o TBBC comunicará as alterações aos membros através deste tópico e de outros meios, caso necessário.
 
Última edição:
Re: Regras e Informações do Valinor'sTBBC

Alterações nas Regras

de 10/06/2008

Mudanças ligeiras:

  • 1.5.e; 1.5.g (modificada para fins de compatibilidade com o sub-fórum do Clube); 2.5 (extensão de prazos); 3.1; 3.2.a; 3.5
Inclusão de regras:

  • Toda a Quarta parte; 3.2.d; 3.7.
Qualquer dúvida, objeção/reclamação ou sugestão são bem-vindas e devem ser comunicadas através de tópico no sub-fórum do Clube.
 
Última edição:
Suspensão de Regras

de 03/09/2008


Notifico que:

As regras 3.2 e 3.3, que dizem respeito, respectivamente, aos cargos do VTBBC e ao modo de eleição dos representantes dos memos, estão suspensas por tempo indeterminado.


Justificativa: Como não houve nenhum candidato para nenhum dos cargos eletivos do Clube, acredito ser melhor para nós não formarmos uma "direção" aqui dentro, e mudar um pouco a maneira como as coisas são decididas. Agora é cada um por si, e cada membro deve contribuir conforme sua consciência mandar, sem cobrança por parte de ninguém daqui de dentro (excluindo, obviamente, qualquer manifestação da Equipe Valinor, às quais estamos sujeitos).
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo