• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Reformas no Pacaembu

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
WhatsApp-Image-2019-07-15-at-11.21.45.jpeg

Novo Pacaembu (divulgação)

O Estádio do Pacaembu deverá ficar fechado por dois anos completos para que o Consórcio Patrimônio SP faça as reformas que julga necessárias para operar o estádio. Entre as intervenções, a mais significativa é a demolição da arquibancada conhecida como Tobogã, que não faz parte do projeto arquitetônico inicial do estádio e, por isso, não é tombado. No lugar dele o concessionário vai construir um edifício de nove andares, sendo quatro no subsolo e cinco para cima do solo.

"Não é possível manter o estádio aberto. O estádio vai ficar fechado em torno de 24 meses. Primeiro vamos receber a ordem de serviço por parte da prefeitura. Logo depois vamos dar inicio aos alvarás de demolição, construção… Estimo que algo que possa levar algo em torno de seis a 12 meses", conta Eduardo Barella, CEO da construtora Progen e presidente do consórcio.

O contrato de concessão foi assinado nesta segunda-feira (16), em evento no Salão Nobre do Pacaembu. De acordo com a prefeitura, em até 30 dias deve sair a ordem de serviço, que é o pontapé inicial do contrato. Considerando o prazo de seis a 12 meses para o início das obras, a tendência é que o estádio feche as portas em algum momento entre abril e outubro do ano que vem, nas contas do concessionário.

Em se mantendo o prazo de 24 meses, o estádio só reabriria em algum momento durante a temporada de 2022. O concessionário, claro, tem pressa. Já pagou R$ 79 milhões na primeira parcela da outorga fixa à prefeitura de São Paulo e quer recuperar o investimento o quanto antes. No total, o Consórcio vai pagar R$ 115,3 milhões como outorga fixa – são previstos outros R$ 21,9 milhões como outorga variável, calculada em cima do lucro.

A prefeitura exigiu que o valor proposto em fevereiro, R$ 111 milhões, fosse corrigido até o dia do depósito da primeira parcela, a última quinta-feira. O governo municipal ainda calcula que vai recolher R$ 87 milhões em ISS, que deixará de ter um custo de R$ 212 milhões. Considerando também um investimento de R$ 220 milhões do concessionário no estádio, a prefeitura avalia que a concessão trará R$ 656 milhões de benefícios econômicos para a cidade.

Em fala durante o evento, o prefeito Bruno Covas (PSDB) bateu na tecla de que a prefeitura deve investir em clubes municipais da periferia, onde muitas vezes são a única opção de lazer, e não em uma região onde os moradores do entorno podem pagar por clubes privados. O bairro do Pacaembu é um dos mais ricos da cidade.

Ainda que o edital preveja que o complexo esportivo só abra para a população por poucas horas por semana, o concessionário vem afirmando – e reforçou isso nesta segunda – que vai manter a piscina aberta à população, assim como a pista de caminhada. As quadras de tênis também seguirão podendo ser alugadas, bem como o ginásio, mas os valores ainda não foram definidos.

O plano de negócio do Pacaembu prevê que o concessionário ganhe dinheiro não apenas com jogos de futebol – as negociações com o Santos estão adiantadas -, mas também com o prédio que vai ser construído. A ideia do concessionário é aumentar consideravelmente o número de pessoas que passam pelo complexo diariamente, ganhando dinheiro com estacionamento, bares, restaurantes e aluguel de armários para quem frequenta a piscina, por exemplo. Neste texto o Olhar Olímpico contou esses planos.

https://olharolimpico.blogosfera.uo...eve-ficar-fechado-por-24-meses-para-reformas/

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente o Pacaembu terá uma boa reforma. Um estádio tão tradicional e com uma localização bem agradável precisa se modernizar.
 
A princípio me agrada a ideia da remoção do Tobogã pra algo mais moderno e bonito
Além do futebol, acho o Pacaembu ótimo pra grandes espetáculos musicais, então torço as reformas sejam boas pra isso também.
 
Além do futebol, acho o Pacaembu ótimo pra grandes espetáculos musicais,
já li em algum lugar que a vizinhança ali é encrenca em relação aos musicais.
Não sei se a acústica é ruim ou qual o motivo, visto que no Allianz que é bastante urbanizado também tem diversos shows.
Já no Pacaembu não lembro de um show!
 
já li em algum lugar que a vizinhança ali é encrenca em relação aos musicais.
Não sei se a acústica é ruim ou qual o motivo, visto que no Allianz que é bastante urbanizado também tem diversos shows.
Já no Pacaembu não lembro de um show!

Em 2004 eu vi este show do Iron Maiden lá. A acústica interna pra propagação do som é boa.

Quanto a estar na pele de um morador, eu não tenho nenhum parente ou amigo que more bem próximo, mas nada que um jogo de decisão com torcida gritando não fique muito atrás também, fora o fato que quando o Pacaembu foi construido, ele foi pensado em musicais, pois antes do Tobogã existia lá uma concha acústica e no começo orquestras e concertos aconteceram várias vezes lá. Depois de um tempo demoliram e fizeram o tobogã.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
De uns dez anos pra cá o Pacaembu ficou bem esvaziado de shows importantes, seja pela concorrência do Allianz e Morumbi ou pela burocracia/custos da prefeitura já que muitos falam que é melhor negociar com arenas particulares.
 

Já começou a guerrinha daqueles que só por birrinha querem impedir do Pacaembu se tornar algo muito melhor.
 
É complicado isto. A parte não faz parte do tombamento, mas é algo importante na imagem do Pacaembu. A ideia original é demolir para construir um prédio no espaço. Será que não teria algum outro local em que este prédio conseguisse ser construído. Eu entendo ambos os lados e ambos possuem fortes argumentos. Tudo que é patrimônio é muito, mas muito difícil de se mexer. Basta ver em licitações públicas, que não é qualquer empresa que pode participar de um pregão eletrônico de algum imóvel tombado.
 
Eu particularmente acho o Tobogã algo esteticamente feio pra merecer ser tombado. Não passa de uma mera arquibancada simples como qualquer outra que foi feita algumas décadas atrás apenas pra ampliar a capacidade do estádio.

Se ainda fosse a antiga Concha Acústica que tinha um valor estético e artístico muito maior, por ter sido usada para concertos musicais e outros eventos, aí sim eu veria algo de valor importante que mereceria ser tombado. Demoliram ela justamente pra fazer essa arquibancada.

Aliás, na imagem do post inicial, a ideia é ter algo no lugar do Tobogã que seria bem mais interessante tornando o Pacaembú muito mais bonito e voltando a ter um espaço muito bacana pra shows como era antigamente.
 
Eu particularmente acho o Tobogã algo esteticamente feio pra merecer ser tombado. Não passa de uma mera arquibancada simples como qualquer outra que foi feita algumas décadas atrás apenas pra ampliar a capacidade do estádio.
A parte do tobogã não é tombado. Pelo que a matéria disse, foi mais uma reinvindicação dos moradores e que isto mudaria muito a imagem do estádio.
 
Acho que faltou maior entendimento entre as partes, já que houve todo um estudo arquitetônico pra que o projeto não descaracterizasse o estádio, além de trazer uma série de outros benefícios.

Se eu fosse morador nas proximidades do estádio eu iria adorar ver esse projeto concluído, pois vai valorizar ainda mais o Pacaembu.
 

Adeus parte mais feia do estádio. Que venha a modernidade.
triste... esse tobogã era da hora.. o ticket mais barato
 
O Tobogã só tinha a vantagem de ser barato, mas nunca gostei de ver o jogo dali.

Como arena pra shows musicais vai ficar muito bom. O melhor show do Iron Maiden que já vi foi lá.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo