• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reforma da Previdência

Sei lá... Diferentes diagnósticos podem resultar num mesmo tratamento. Nem por isso o diagnóstico é secundário, e se o médico errou no diagnóstico mas o tratamento por sorte foi conveniente, ainda assim suas capacidades como médico são questionáveis e eu não arriscaria com ele novos diagnósticos. Aliás, essa capacidade que um pessoal tem de errar no diagnóstico mas acabar em um tratamento não tão errado, me denota uma falta sinceridade no discurso, como se ajeitasse o diagnóstico para um público mais nichado ideologicamente, mas o tratamento (que realmente importa) fosse moderado e direcionado ao grande público.
 
Mas por que exatamente é uma questão "completamente secundária"? Tem algum cenário em que uma previdência deficitária não seja um problema, se o déficit for razoavelmente grande? Concebo propostas que abaixem consideravelmente o déficit sem extingui-lo, mas ainda assim o déficit seria o problema que estaria sob ataque...

Pelo que entendi do que você expôs, a previdência poderia ter déficit indefinidamente, se este déficit, para ser coberto, exaurisse poucos recursos se comparados ao PIB. É isso? Se for, não vejo grande mudança no diagnóstico do problema. O PIB só forneceria uma escala sobre a qual se poderia dizer se o déficit é grande ou não. Se o déficit não é grande o bastante, uma pequena reforma poderia ser feita para convertê-lo num superávit, apenas alterando a distribuição de contribuições e impostos, mas mantendo direitos. Ou o déficit poderia ser mantido e coberto regularmente pela União. Mas se o déficit é grande ou crescente o bastante, tais estratégias não seriam duradouras. Um grande déficit na previdência indicaria um problema real, problema que quem apoia a ideia do superávit não enxerga.

Eu devo ter exagerado quando disse "totalmente secundária". A questão do déficit é, sobretudo, uma questão de justiça social.

Você paga encargos trabalhistas proporcionais àquilo que você ganha. Se isso é suficiente para cobrir o benefício que você vai receber durante a aposentadoria, então você não está pegando o dinheiro de ninguém. À medida em que os saques superam as contribuições, é necessário cobrir esse rombo com outros tributos, sejam os específicos, que vão para o caixa de seguridade, como COFINS e CSLL, seja com o caixa geral. Só que esses outros impostos e contribuições não guardam relação direta com o quanto você contribuiu. Como mais ricos se aposentam mais cedo e nossa carga tributária é regressiva ou neutra, isso acaba exacerbando desigualdades.

De qualquer forma, seja encargo trabalhista, seja CSLL e COFINS, seja IR ou IPI, é tudo tributo. Do ponto de vista de sustentabilidade do sistema, o que importa mais é o seu custo total, e para os parâmetros demográficos do Brasil, ele é bizarro. Nossa carga tributária já é alta, é injusta, se for manter as regras atuais, ela vai ter que subir para mais de 40% do PIB em algumas décadas...

Em tempo, eu não sou contra transferência solidária, até pelo contrário. Acho que, se fosse para começar do zero, desenharia um sistema constituído de uma renda básica universal para todos os idosos, financiados pelo caixa geral, mais um esquema compulsório de capitalização, em que cada um teria direito àquilo que tivesse contribuído (mais os juros resultantes do investimento, claro). Tentaria ver a questão de profissões mais "braçais", se é viável financeiramente a existência de uma "aposentadoria parcial" depois de 50 e alguma coisa, também com valores universais.
 
se a Tábata falou, estou com ela!
Tabata Amaral defende pagamento de R$ 23 mil a namorado na eleição: 'Gratidão'

Isso rodou a imprensa "coincidentemente" após ela se chocar contra Ciro Gomes e os PDTitstas mais históricos.

De minha parte, em se tratando de treta entre Ciro e seus associados...:

tenor.gif
 
  • Haha
Reactions: fcm
Essa Tabáta para os esquerdistas foi do céu ao inferno em pouco tempo. Primeiro foi a favor da reforma, agora deu dinheiro pro namorado.
Mais uma vez a nova politica nasce velha.
 
Coitada de Tábata. Ela é hostilizada:
- Pela Direita porque se considera de centro-esquerda e é crítica ao governo Bolsonaro;
- Pela Esquerda porque não é Lula-Livre, tirou foto com Dória e votou pró-Reforma;
- Pelo Haran porque Ciro Gomes apoiou a candidatura dela. :lol:
 
Vale lembrar que a Tábata estreou no grande público batendo palmas pra louco dançar, na ocasião em que o Ciro quis, falando asneiras, bancar o estudioso de Física. :no: O que retrata a troca de favores que se deu na candidatura: Tábata ganhou espaço e recursos no partido, Ciro ganhou uma mascote para posar de moderno e antenado, e atrair voto de quem procura esse perfil.
 
A Tábata foi um grande objeto de desejo e ao mesmo tempo se tornando um de grande repulsa. Coisas que só a política é capaz de fazer.
 
A Tabata tem um futuro promissor justamente porque é moderada, ao ponto de minions a chamarem de comunista e petralhas a chamarem de liberal.

A polarização atual não dura muito tempo, principalmente se o governo Bolsonaro continuar como está. Tanto que nomes do MBL e o Doriana já estão buscando discursos mais moderados. Ela apresenta uma ideologia social-democrata que está sem dono no Brasil depois da guinada do PSDB pra direita com a liderança do Dória. E graças a essa treta toda da previdência, a esquerda deu todo o holofote que ela precisava, e agora já é um nome jovem e conhecido do grande público.
 
Pra mim a Tabata é essa definição:

"A era dos globalistas chegou com tudo por aqui. Essa turma limpinha e sorridente, feita de santos amados até pela “direita”, está chutando a esquerda após usá-la. Agora, ela crava ainda mais as garras por aqui, como fez na Europa e nos EUA."

Fonte
 
Não. Nunca li nada dele.
Confesso que nessa eleição comecei como João Amoedo mas ainda no 1º turno virei Bolsonaro por ser sobre tudo anti-esquerda.
 
Não. Nunca li nada dele.
Confesso que nessa eleição comecei como João Amoedo mas ainda no 1º turno virei Bolsonaro por ser sobre tudo anti-esquerda.
Eu acho que o sentimento convicto "anti-"uma ideia é péssimo para instruir decisões, ainda mais quando essa ideia é tão abstrata como "esquerda" ou "direita".

Vale lembrar que a Tábata estreou no grande público batendo palmas pra louco dançar, na ocasião em que o Ciro quis, falando asneiras, bancar o estudioso de Física. :no:
@Lobelia SB, te falei que nem todo mundo gostou. :rofl:
 
ainda mais quando essa ideia é tão abstrata como "esquerda" ou "direita".

Mas não é abstrata. Esquerda é malvada, direita é boazinha ué. Esquerda quer a morte da família, dos bebês e da humanidade, enquanto a direita defende tudo de bom que existe na Terra :confete:
 
Eu acho que o sentimento convicto "anti-"uma ideia é péssimo para instruir decisões, ainda mais quando essa ideia é tão abstrata como "esquerda" ou "direita".
concordo com você. Anti-PT seria melhor então.
Assumo que esquerda e direita é bem complexo, ainda mais no Brasil.
E que não achei ainda nenhum representante bom em ambos os lados.
** Posts duplicados combinados **
Mas não é abstrata. Esquerda é malvada, direita é boazinha ué. Esquerda quer a morte da família, dos bebês e da humanidade, enquanto a direita defende tudo de bom que existe na Terra :confete:
Errado, na verdade é assim:
Esquerda ajuda os pobre
Direita ajuda os patrão
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo