1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Referências bíblicas?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Jujuba!, 2 Ago 2006.

  1. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Todos sabem que Tolkien era um cristão fervoroso - tanto que foi ele quem convenceu o autor de Crônicas de Nárnia a voltar para a religião cristã.

    Há também algumas referências à isso - Ea seria Deus criando o mundo, no início dos tempos.

    Agora queria saber... que outras referências bíblicas (se é que elas existem) são apontadas na obra de Tolkien?
     
  2. Rabisteco

    Rabisteco The Roof is on Fire!

    se você forçar bem a mente, acho que você encontra muitos exemplos..
    tais como, galadriel como uma possível "maria"
    e eärendil, como uma possível "estrela d'alva"
     
  3. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Galadriel como Maria? :eek: Porquê?

    Há quem diga que Frodo se assemelha a Cristo por seguir uma missão que sabe não ter salvação, Eru seja o Deus dos Cristãos, eu acho até que a Queda de Gondolin se pode assemelhar à Queda da Torre de Babel, etc.

    É só procurar por semelhanças... mas eu acho que já há um tópico sobre isso por aí :wink:
     
  4. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Eitcha!!!

    Seguinte, todas essas respostas estão no livro As Cartas de J.R.R. Tolkien.

    Ele já deixa claro que Galadriel não tem nenhum relação com Maria. MUito pode se dizer com base em impressões pessoais, mas ele não fez nenhuma referência à bílbia na obra, embora ela contenha sim aspectos fundamentalmente religiosos.
     
  5. Asca

    Asca Usuário

    Isso é um assunto muito delicado.

    Pois Tolkien como um fiel cristão não descumpria um dos mandamentos da Bíblia. IMO.

    Mas seria meio que impossivel alguém criar uma obra tão imensa como a do professor não basear em algo, mesmo que seja um minimo detalhe.
     
  6. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    A queda de Numenor talvez tivesse sido baseada na queda de atlântia, mas isso não tem relação com os cristão - a não ser que você pensasse que numenor sofreu um "dilúvio"

    Hmmm... se Frodo é "cristo" então Golum seria Judas? Que cumpriu uma torpe missão para destruir o mal e purificar os pecadores?
     
  7. Fake

    Fake Lord make me fast and accurate

    Gollum = Judas acho meio difícil... perae... e Gandalf que ressucitou? e a tentação do anel n pode ser a tentação que Cristo sofreu? dá pra viajar nesse assunto...
     
  8. Edu

    Edu Draper Inc.

    Isso aí, Asca. Como disse o próprio Tolkien, "[o SdA] é uma obra fundamentalmente religiosa e católica", mas tem lá seus limites. Eu não acho que ele tenha se baseado em algo explicitamente na Bíblia, tipo pegar Jesus e pô-lo na pele de Frodo. IMO ele utilizou-se do dogma católico para isso, das suas idéias sobre redenção e salvação, e nçao baseou seus personagens em personagens bíblicos.
     
  9. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Vigi..calma lá... Vamos por partes...
    Existe ligação bíblia - SdA???
    Não! O próprio Tolkien diz isso no começo do SdA dizendo não haver alegorias na sua obra.
    Muitos aspectos podem LEMBRAR coisas da vida de Tolkien, como qualquer obra de qualquer autor tem influências da sua vida.
    Númenor é Atlântida? Sim.. isso é melhor explicado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Ai vcs vão dizer:
    - Então se é influencia da vida de Tolkien assim como ele é Beren e sua esposa Lúthien, Galadriel pode ser Maria, Sauron a Bomba Atômica, Frodo pode ser Jesus, etc...

    Não...
    Se pensarmos que Tolkien estava escrevendo uma mitologia para a Europa (e isso ele tinha bem definido na sua cabeça) ele não poderia mascarar personagens tão fortemente históricos na sua obra. Ele poderia sim Incluir como fez com Númenor, onde ele não mascara que é Atlântica. Ele poderia dizer simplesmente que Maria estava lá, com um nome na língua dos elfos, mas a citação dela seria forte e marcante.
     
  10. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Pra mim vocês estão viajando. Lembrem-se que Tolkien odiava 'alegorias'.

    Talvez, no ínicio do Silmarillion pudesse existir alguma inspiração na Biblia, como Eru, o Ilúvatar, ser o Deus único dos católicos, que tudo criou e o único capaz de dar a vida. E Melkor como Lúcifer, o anjo que se voltou contra o Criador. Nada mais que isso.

    Talvez seja mesmo impossível, Asca. E o Professor se inspirou, sim, mas na Mitologia Nórdica pra criar toda a sua Fantasia.
    O que vocês disseram sobre Galadriel ser Maria, Frodo ser Cristo, Gollum ser Judas e tal, isso, pra mim, não tem nada a ver.
     
  11. Realmente acho que não tem nada a ver Tolkien ter feito alegorias com a Bíblia, ele não era a favor que comparações fossem feitas tampouco ligações desse tipo e deixa isso bem claro no SDA. O que no máximo pode ter ocorrido e acredito que ocorreu é que quando escrevemos algo, qualquer coisa, colocamos nossas opniões e idéias e todas essas idéias são baseadas em algo, Tolkien, como religioso que era conhecia muito bem o cristianismo e mesmo sem querer fazer alusão e este era influenciado pelo mesmo.
    Caso alguém já tenha lido as crônicas de Nárnia, citadas no princípio, perceberá que esse livro sim é a "Bíblia para crinaças", muito bom, porém em síntese é o cristianismo.
    Gosto e aprecio tanto os livros de Tolkien, pois acho que ele foi o único dos autores até hoje que eu li que foi muito original e conseguiu criar um mundo, povos, línguas e etc.
    Se existe alguma alusão ao cristianismo na obra de Tolkien só posso crer que ele mesmo seria o Deus!!!
     
  12. Laninha

    Laninha Usuário

    Tolkien era catolico e praticante, mas eu acredito que as referencias que ele possa ter colocado em seu livro são aquelas fundamentais para qualquer cristão: sacrificar-se pelo bem dos outros, dar sem esperar nada em troca, saber perdoar e aceitar o outro. Eu acho que essas são as maiores influencias que Tolkien possa ter tirado da religião e colocado em sua obra.
     
  13. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Easy.

    O retorno de Gandalf é explicado nas Cartas de Tolkien. O retorno dele foi uma intervenção de Eru, mas não tem nenhuma relação com as passagens bíblicas. Lembre-se que Gandalf seria ums dos poderes "angelicais", e de forma nenhuma representaria o próprio Cristo.

    E a tentação do Anel não tem nenhuma relação com a de Cristo.

    Gente, verdade mesmo, adquiram As Cartas que tudo isso é melhor explicado.
     
  14. grond o ferreiro

    grond o ferreiro Usuário

    o autor deixou miuito claro q não ousaria fazer uma referencia a biblia
     
  15. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Exatamente.

    El procurou não desrespeitar nem entrar em contradição. Em uma das cartas ele disse que não haveria como a religião não ter influenciado as obras dele, eis que fora criado desde criança com ela, mas não faz referências à Bíblia em nenhuma das obras.
     
  16. Vanagristiel

    Vanagristiel With God I'm Alive!

    Apesar de Tolkien ter dito que não fez referências à bíblia, ele era um homem muito católico... a bíblia fazia parte da vida dele!! Por mais que ele negue, é possível ver na obra de Tolkien inúmeros exemplos disso!! O início de tudo (criação, Eru, Ainur, Melkor e cia.) é apenas um exemplo!! É inconsciente... a psicologia explica... mas agora eu to com preguiça... hehehehe Vou almoçar... :obiggraz:
     
  17. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Mas levando-se em consideração que uma das idéias seria criar uma mitologia própria para a Inglaterra, e se tu fizer comparações com outras mitologias, verá da mesma forma as semelhanças.
     
  18. Vanagristiel

    Vanagristiel With God I'm Alive!

    Ok... o almoço espera dois minutinhos.... :roll:

    Isso é verdade!! Assim como você vê na obra de Tolkien elementos do Kelevala ou do Ragnarök, por exemplo, também existem as a influências bíblicas... elas estão lá... não tem como negar!! Claro que querer dizer que Galadriel é Maria ou que Frodo é Jesus não tem pertinência... mas, ao mesmo tempo, uma das coisas mais fantásticas na literatura é a sua liberdade de ler uma obra e interpretá-la da sua própria maneira!! Então se alguém vê Galadriel como Maria, para aquela pessoa Galadriel vai ser Maria, e acabou-se!

    Acho que todos já leram aquele poema que diz "Tinha uma pedra no meu caminho"... É o melhor exemplo que me vem à mente da livre interpretação de uma produção literária, pois cada um que lê o poema pode ver a bendita da pedra à sua própria maneira... pra um ela vai ser um namorado que não saía do pé, para outro o vestibular que não conseguia passar, pra outro um marco importante na sua vida, pra outro ela não vai ser nada além de uma pedra.... então acho que é isso aí... se é que consegui me fazer entender!! :mrgreen:
     
  19. Jujuba!

    Jujuba! Habitante de Othrya

    Tolkien odiava alegorias sim... mas algumas referências podem ter sido "acidentais".
     
  20. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Eu não acredito que haja qualquer alegoria: religiosa, social, política, o que quer que seja; e as "acidentais" nada mais são do que as naturais influências das experiências do autor na história, coisas que não necessariamente devem ser chamadas alegorias.
     

Compartilhar