1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Referência Literária em Novelas da Globo

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Chatov, 31 Mar 2011.

  1. Chatov

    Chatov Usuário

    [align=justify]Desconsiderando as adaptações de livros, as novelas da Globo são recheadas de referências literárias explícitas e implícitas. Vou citar somente algumas, pois existem dezenas delas espalhadas pelas novelas do canal.


    Laços de Família, das novelas que eu me lembro, foi a que teve mais referências. A começar pelo nome, que é o mesmo do livro/conto mais importante da escritora Clarisse Lispctor. Além disso, o personagem de Tony Ramos na novela era proprietário de uma livraria chamada Dom Casmurro, o mesmo nome de um dos principais livros de Machado de Assis. Continuando, a atriz Giovanna Antonneli interpretava uma prostituta conhecida por Capitu, personagem principal do romance Dom Casmurro.


    Na novela Senhora do Destino, logo no início da novela, os filhos da personagem Maria do Carmo possuíam uma cachorra chamada Baleia, o mesmo nome da personagem Baleia, a singela cachorra do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.



    Na novela Começar de Novo, o personagem principal, interpretado pelo ator Marcos Paulo, chamava-se Miguel Arcanjo Karamazov, mesmo sobrenome dos personagens do principal livro do escritor russo Fiódor Dostoievksi, Os Irmãos Karamazov.


    Finalmente, na novela Pedra Sobre Pedra, o personagem de Fábio Jr, chamado de Jorge Tadeu, é encontrado morto rodeado de borboletas pelo corpo, da mesma forma que o personagem Maurício Babilônia, do clássico Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Ainda em Pedra sobre Pedra, a personagem Dona Quirina, uma mulher que, apesar de possuir 120 anos, ainda conserva uma excelente memória é bem semelhante a personagem Úrsula Iguarán, igualmente do livro Cem anos de Solidão.[/align]

    E vocês, meus caros amigos, lembrar de mais alguma referência?
     
  2. Calib

    Calib Visitante

    Bem, não é literária, mas "O Profeta" chupinhou a história do filme "O Ilusionista" lá pela metade da novela. Isso é plágio, nem é referência. =D


    Também já ouvi a frase, não lembro qual era a novela, mas era tipo no último capítulo: "Eu sempre dependi da bondade de estranhos", frase também perto do fim da peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams.

    E tinha uma outra, até bastante recente, em que uma mulher ficava costurando e desfiando o enxoval, numa cópia descarada da Odisseia.

    Desculpem a imprecisão: não assisto a novelas; antes eu dava umas espiadas, mas de uns tempos para cá, nem isso.
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    Aquela O Cravo e a Rosa era chupada de A Megera Domada de Shakespeare, né? É uma das poucas que lembro, não sou muito fã de novela :x
     
  4. Calib

    Calib Visitante

    Sim, era cópia. Até os nomes das personagens.
    E a Globo, CLARO, nunca a anunciou como "adaptada da obra de William Shakespeare", como sempre faziam com Jorge Amado.
     
  5. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Referências muito mal-aproveitadas, diga-se de passagem. Geralmente eles só pegam o nome da coisa, copiam uma cena ou inserem o livro gratuitamente.

    A boa referência costuma dialogar e construir um sentido maior só pela citação.

    No final das contas, essas referências só figuram pra intelectualizar a novela falsamente.
     
  6. Calib

    Calib Visitante

    Acho que nem é para intelectualizar porque 99% das pessoas não pescam as referências. Acho que são quase todas para preencher a novela quando falta a criatividade do autor.
     
  7. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Além da falta de criatividade, é a vontade do autor de se mostrar intelectualizado.
     
  8. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Por isso que se intelectualiza falsamente.
     
  9. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Falou e disse XD
     
  10. Calib

    Calib Visitante

    É, pode ser que sim.
    Em todo caso, é uma prática vergonhosa.
     
  11. lazevedo

    lazevedo Usuário

    Eu acho interessante esse esquema da Globo de incluir referências literária traz um pouco de cultura para as pessoas menos desfavorecidas..

    o ruim é que esqueceram um pouco de lado só lembro das
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    mais antigas com essa referência! tomare que voltem a pensar assim

    até
     

Compartilhar