• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reencarnação

Lordpas disse:
Olha, eu não vejo como conceituar o Cristianismo. Eu sempre vi um Cristão como simplesmente aquele que acredita em Cristo, mas claro posso estar errado por não ser um religioso assíduo propriamente dito.

Mas partindo do príncipio de que Cristão é aquele que crê na figura de um Cristo que ressussita e tal, pq raios os Espíritas não seriam todos Cristãos?

Sendo cristã, posso te explicar isso.
O cristão acredita na Biblia Judaica, velho testamento e tudo mais, mas diferentemente dos judeus, acredita que Jesus Cristo foi o Messias escolhido para tirar o pecado de quem crêsse Nele e servisse ao Deus dos Judeus/Cristãos, Seu Pai.
Ou seja, o cristão acredita que o homem pecou, e pecando perdeu a "ligação" que tinha com Deus, e perdeu tambem a imortalidade e a vida nos céus após a morte. E Jesus foi aquele enviado de Deus, que já havia sido prometido centenas e milhares de anos antes, para limpar os pecados e reestabelecer a ligação, permitindo que o homem vivesse uma vida melhor e quando morresse, nos fins dos tempos, fosse morar nos céus após a segunda vinda de Jesus.

O cristão não segue só o evangelho, mas toda a bíblia e o que foi dito por Deus antes de Jesus vir a terra. Porque afinal, antes de Jesus, tinham vários profetas e sacerdotes para falar ao povo o que Deus queria que o povo fizesse.

Obs: Mais uma vez. O cristão não acredita em reencarnação. Todos vivem uma só vida. Como está escrito (dpeois eu passo o versiculo) "Ao homem cabe uma só vida, e após ela o julgamento". É mais ou menos assim. PAra o cristão, a sua vida já teria sido planejada antes mesmo de qq pessoa nascer, no inicio dos tempos, e tudo já foi planejado, Deus ja saberia todas as pessoas que iriam nascer. O homem vive só uma vez, dpeois fica num "sono" até o final dos tempos, a espera do seu julgamento.

Qualquer dúvida, é só perguntar, aí acima eu fiz um breve resumo do cristianismo.
 
Sim Alcalime.

Acontece que para mim o conceito de cristão pde ser resumido em breves palavras: "acredita em jesus cristo, nosso senhor".
 
então pra você, todo espirita é cristão.. por que o espiritismo é basicamente a união do cristianismo (cristo vem a terra e tal..) com o budismo (teorias primordias e "puras" sobre a reencarnação..)...

:wink:
 
_July_ disse:
então pra você, todo espirita é cristão.. por que o espiritismo é basicamente a união do cristianismo (cristo vem a terra e tal..) com o budismo (teorias primordias e "puras" sobre a reencarnação..)...

:wink:

Exatamente, voce não pode generalizar, porque não é só o cristianismo que acredita em Jesus. Seja como salvador, profeta, etc.
 
Não é ele que está generalizando, eu acho que é você que está especificando. Cristão é todo aquele que segue os ensinamentos de Cristo, por mais que o Movimento Ecumênico insista que Cristão é aquele que acredita em Adão e Eva e no Paraíso, que aliás se existir algum católico aqui que não acredita nisso então não é católico coisa nenhuma... :aham:
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Não é ele que está generalizando, eu acho que é você que está especificando. Cristão é todo aquele que segue os ensinamentos de Cristo, por mais que o Movimento Ecumênico insista que Cristão é aquele que acredita em Adão e Eva e no Paraíso, que aliás se existir algum católico aqui que não acredita nisso então não é católico coisa nenhuma... :aham:

E não se esqueça dos vários ramos da igreja cristã. A católica, a ortodoxa, a protestante.... Ainda nessas tem diferenças muito importantes. EU me incluo no último grupo. :obiggraz:
 
Uma definição sensata, tirada de http://www.religioustolerance.org/christ.htm :

"We define 'Christian' as including any group or individual who seriously, devoutly, prayerfully describes themselves as Christian."

Eu acho que é incontestavelmente válido o direito de se auto-intitular cristão de qualquer pessoa que sinceramente acredite que é cristã. Uma religião que segue os ensinamentos de Cristo tem igualmente o direito de se chamar "cristã".

Afinal, a palavra "cristão" é referente somente a Cristo, a princípio. Qualquer outro significado que adicionem pode ser descartado por quem estiver usando esse termo.

Talvez exista uma definição oficial feita por alguém do que exatamente significa "cristianismo", mas eu não vejo sentido nisso. A definição que o Maglor colocou está mais próxima de ser uma conseqüência cultural do que algo realmente objetivo. O espiritismo é mais uma forma de interpretar essa coisa toda, portanto deve ser jogado no mesmo balaio de todas as religiões cristãs.

Os americanos chamam o país deles de América, e não estão errados, já que o país é mundialmente conhecido por esse nome desde sempre. Nem por isso o Brasil deixa de ser América.

É óbvio que não faz o menor sentido ficar nessa de "a minha religião é o verdadeiro cristianismo, as outras não". Até porque não importa quão equivocada é a visão de uma pessoa/religião sobre todo esse assunto, quem vai julgar se é ou não é cristã é a própria. Se fosse pra uma julgar a outra não ia dar certo: a Glorwendel diria que o espiritismo não é cristão, eu diria que o protestantismo, muito menos, e por aí vai. Nunca haveria um consenso (nem razão de qualquer um dos lados).
 
Cara, com essas palavras... tipo, eu fiquei sem palavras. Acho que pra mim encerrou o assunto. Parabéns.

Essa sua frase foi perfeita: "Os americanos chamam o país deles de América, e não estão errados, já que o país é mundialmente conhecido por esse nome desde sempre. Nem por isso o Brasil deixa de ser América."
 
Só um adendo a discussão: Budismo acredita em renascimento e não em reencarnação.
Os budistas acreditam que sua doutrina trazida ao ocidente foi mal interpretada, e quando chegando aqui ela foi quase que literalmente "aglutinada" a conceitos cristãos, tendo vários pontos sido suprimidos, como a sua não crença em um deus e outros "distorcidos" , como o conceito de renascimento, que virou reencarnação.
 
Bom, pelo menos eu vi agora que eu não sou um completo analfabeto em se tratando de doutrinas religiosas...

Pelo menos mais alguém pensa que nem eu...
 
Shantideva disse:
Só um adendo a discussão: Budismo acredita em renascimento e não em reencarnação.

Reencarnação é a mesma coisa que renascimento. Ao menos na doutrina Espírita, todos que reencarnam o fazem através do renascimento.
 
Sinceramente não vejo qual a utilidade da reencarnação. reencarnamos, mas njão lembramos de nda da vida passada, como não repetir os mesmos erros? é como ficar dando voltas em torno do próprio rabo... :osigh:
 
Gwiddion Walsh disse:
Sinceramente não vejo qual a utilidade da reencarnação. reencarnamos, mas njão lembramos de nda da vida passada, como não repetir os mesmos erros? é como ficar dando voltas em torno do próprio rabo... :osigh:

Então você acha que

408cb21522687.jpg
=

200_maguila_mar04_1.jpg


?
 
Gwiddion Walsh disse:
Sinceramente não vejo qual a utilidade da reencarnação. reencarnamos, mas njão lembramos de nda da vida passada, como não repetir os mesmos erros? é como ficar dando voltas em torno do próprio rabo... :osigh:

Na verdade a gente se lembra sim, é o que chamamos de idéias inatas. O conhecimento adquirido em cada vida não se perde, o espírito quanto se livra do corpo sempre se lembra de tudo que viveu, mas quando ele encarna ele esquece parcialmente essas coisas, momentaneamente, mas a intuição que lhe fica dos erros e acertos que ele cometeu ajuda no seu adiantamento.
 
Nossa cara a essas horas um papo desses... mas va lá... achei a turma disposta e firme em seus conceitos, fazia tempo que eu não passava por aqui. espero que todos estejam bem!
Temos aqui espíritas, católicos, que mais?... Protestantes, Budistas será? Mas acho que todos são espiritualistas, e que no fundo todos sabemos o que é bom, o que é o bem.
Quando morrermos, desencarnarmos, transmudarmos... o que será que vão nos perguntar do outro lado? Sois Cristãos? Mulçumanos?, Induistas, Protestantes? Budista? Rosacrussiano? Confucionistas?
Penso que Deus é amor, um pai amoroso que quer o bem para todos os seus filhos indistintamente e tudo que for contra seu inesgotável amor e bondade é coisa de seus filhos ainda incapazes de compreender essa essência (vivencia-la ainda nem se fala).
As religiões são maneiras dos homens expressarem sua tentativa de se religar ao divino, variam conforme a evolução da humanidade e o entendimento de cada um. O que importa é que Deus é amor e esse amor contem todos os seus filhos, cada um com seu jeito. Isso é um conforto, uma tranqüilidade. Já disseram: “não quero as religiões dos homens quero o amor de Deus”. No conceito pulcro em que Jesus falava de compaixão, entendimento, amor, caridade, solidariedade para a construção de uma humanidade mais feliz e ditosa, com todo o respeito aos colegas quero dizer que os espíritas são cristãos, cristianíssimos!

Abraços
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo