• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reencarnação dos Elfos

Tecumseh

Andarilho
Se me lembro bem, os elfos nunca realmente morriam: quando seu corpo era destruído, seu espírito ia para os Salões de Mandos e lá ficava o tempo que fosse necessário antes de reencarnar (Fëanor nunca reencarnou por causa da gravidade de seus crimes).

Depois de ler um outro tópico da área Tolkien, me veio uma pergunta: quando elfos especialmente poderosos reencarnam (tô pensando no Fingolfin agora), eles se mantêm poderosos ou ficam mais fracos? O poder deles residia mais no corpo ou no espírito?
 
Acho que mantém a mesma coisa. Veja o caso de Glorfindel.
Na minha opinião ele voltou forte. Acho que a essência fica guardada no espírito.

Vou procurar algo que comprove, amanhã... :think:
 
Na minha opinião o poder residia sempre no seu espírito, o que os Valar mudavam era apenas o corpo se não me engano, o que talvez ''enfraquecesse o ser''.
 
Depende (ou não, pode ser cosia da minha cabeça). Ecthelion é descrito como um elfo soberbo, alto e muito forte (não é a toa que matou Gothmog). Quando ele volta, ele voltaria já adulto e com sua força física de antes?
 
Acho que o poder permanece no espírito, é como se o corpo fosse apenas um escudo, uma moradia para o espírito, um meio de o ser interagir com o mundo.
Quando esse corpo não pode mais suportar por algum motivo o espírito o abandona e então vai a até Mandos, e se possível retorna em outro corpo.
Acredito que o corpo não guarda o poder mas pode limitá-lo ou facilitar sua liberação, como no caso de Gandalf que possuia um corpo fraco como O Cinzento e por isso não suportou a batalha contra o Balrog, e então quando voltou recebeu um novo corpo mais forte.
:think:

(eu e as minhas teorias conspiratórias :lol:)
 
Acho que o poder permanece no espírito, é como se o corpo fosse apenas um escudo, uma moradia para o espírito, um meio de o ser interagir com o mundo.
Quando esse corpo não pode mais suportar por algum motivo o espírito o abandona e então vai a até Mandos, e se possível retorna em outro corpo.
Acredito que o corpo não guarda o poder mas pode limitá-lo ou facilitar sua liberação, como no caso de Gandalf que possuia um corpo fraco como O Cinzento e por isso não suportou a batalha contra o Balrog, e então quando voltou recebeu um novo corpo mais forte.
:think:

(eu e as minhas teorias conspiratórias :lol:)

Exato Tis, é só pegar os Istari como exemplo: Olórin era extremamente poderoso como Maia que era, mas como Gandalf ficou limitado pelo hröa em que encarnou, senão ficaria impossível o Balrog detê-lo. Além disso, imaginem: um corpo, mesmo que élfico, não suporta tanto poder, então o limita: você pode colocar quanta pressão quiser em um cano pequeno, ele só vai deixar passar um pouco de cada vez... Além disso, existe outra discussão (esqueci o tópico, se eu achar eu posto aqui) sobre como se daria a reencarnação... Acho que o Elfo enfraquece um pouco sim passando da Primeira Era para a Terceira, ou então Glorfindel não teria tantos problemas com os Nazgûl... Nas ele nem teve tantos, ih fiquei confuso agora...:hihihi:
 
Acho que o poder permanece no espírito, é como se o corpo fosse apenas um escudo, uma moradia para o espírito, um meio de o ser interagir com o mundo.
Quando esse corpo não pode mais suportar por algum motivo o espírito o abandona e então vai a até Mandos, e se possível retorna em outro corpo.
Acredito que o corpo não guarda o poder mas pode limitá-lo ou facilitar sua liberação, como no caso de Gandalf que possuia um corpo fraco como O Cinzento e por isso não suportou a batalha contra o Balrog, e então quando voltou recebeu um novo corpo mais forte.
:think:

(eu e as minhas teorias conspiratórias :lol:)

Não tenho certeza se ele possuía um corpo fraco, acho que incorporado o espírito tem certas limitações, mas não que o hröa de Gandalf fosse mais fraco, estava danificado devido a batalha. Quando voltou não era fisicamente mais forte, mas sim voltara renovado e como O Branco que é mais uma posição espiritual.

Agora, quanto ao corpo élfico, acho que poder e força física são coisas diferentes. Acredito também que quando se ressurge, certas capacidades devem ser reaprendidas e não necessariamente o corpo seja identico ao anterior.
 
Não tenho certeza se ele possuía um corpo fraco, acho que incorporado o espírito tem certas limitações, mas não que o hröa de Gandalf fosse mais fraco, estava danificado devido a batalha. Quando voltou não era fisicamente mais forte, mas sim voltara renovado e como O Branco que é mais uma posição espiritual.

Agora, quanto ao corpo élfico, acho que poder e força física são coisas diferentes. Acredito também que quando se ressurge, certas capacidades devem ser reaprendidas e não necessariamente o corpo seja identico ao anterior.

Hum, quis dizer que o corpo era mais frágil que o de Branco, ao menos foi o que deu pra entender discutindo em alguns outros tópicos aqui no fórum.
Quanto aos Elfos, sim, foi o que eu e o Dáin-Pé-de-Ferro dissemos, acho que o corpo pode acabar limitando sim as capacidades espirituais, ou até mesmo facilitar na liberação.
Quanto a semelhança do primeiro corpo para o reencarnado, eu não sei, não li ainda sobre isso :dente:
 
(...)Agora, quanto ao corpo élfico, acho que poder e força física são coisas diferentes. Acredito também que quando se ressurge, certas capacidades devem ser reaprendidas e não necessariamente o corpo seja identico ao anterior.

Concordo. Até porque, ele não nasceria adulto, nasceria? E aí, em termos de força física, ele iria desenvolvendo novamente suas capacidades conforme fosse crescendo, até alcançar o auge de sua forma física, com sua força "restaurada".

Hum, quis dizer que o corpo era mais frágil que o de Branco, ao menos foi o que deu pra entender discutindo em alguns outros tópicos aqui no fórum. (...)

Tis, o que entendi das discussões dos outros tópicos foi que o hröa (que Gandalf tinha enquanto O Cinzento) era um corpo mais próximo do corpo humano, que envelhece e precisa de descanso, de "cuidados". Já quando voltou como O Branco (esqueci o nome do corpo), não precisava se alimentar, dormir, era mais resistente e canalizava melhor o poder (acho que é isso, agora que estou escrevendo fiquei confusa.. ehehe).
 
Tem duas teorias sobre a reencarnação élfica.
Uma era que os Valar reconstruiriam o antigo corpo e o fëa voltaria para habitá-lo na mesma forma e idade que era quando morreu. A outra é que o elfo nasceria de novo, em um corpo novo e teria que se desenvolver novamente. Não lembro agora, mas acho que essa última oção foi a preferida por Tolkien, ele inclusive escreveu um texto explicando bem isso.


Sobre Gandalf, enquanto Cinzento, ele estava encarnado num hröa, que limitava bastante seus poderes. Quando ele volta como o Branco, ele encarna em um fána, que seria uma simples vestimenta para o espírito, sem as limitações do hröa.

EDIT: Links para os texto sobre a reencarnação dos elfos:
http://www.valinor.com.br/artigos/textos_de_j.r.r._tolkien/leis_e_costumes_entre_os_eldar.html
http://www.valinor.com.br/artigos/textos_de_j.r.r._tolkien/o_diálogo_de_manwë_e_eru.html
Pelo segundo texto, parece que é ao contrário do que falei antes. Tolkien descarta a idéia de renascimento em um corpo novo. Ainda bem, não gostava muito dessa idéia.
 
Eu acredito que a resposta mais aceitável é que não se sabe. Eles podem tanto reencarnar em um corpo novo ou continuar no corpo antigo, mas restaurado, mas o poder deles continuava no fëa.

Os fëar dos elfos não são destinados a ficar nas mansões de Mandos. Eles voltam a ser libertados e renascem, por vezes com o seu corpo anterior e por vezes com um novo corpo. Quando eram reencarnados os elfos eram proibidos de retornar a Terra-média, a menos que um papel de extrema importância estivesse a espera de seu regresso.

Foi o que aconteceu com Gandalf, que ganhou um corpo mais forte e resistente e com Glorfindel, que acredito não ter um corpo mais forte que o primeiro (já que no 1º corpo ele tinha crescido em Aman e na sua reencarnação, vivia na TM).
 
Última edição:
Eles podem tanto reencarnar como ganhar um novo crpo. É diferente. Se reencarnam, nascem novamente como crianças e com outra forma física. Aí eu acredito que muda sim, mas quando ganham um novo corpo(Glorfindel) fica a mesma coisa.

T+!
 
Na minha opinião o poder residia sempre no seu espírito, o que os Valar mudavam era apenas o corpo se não me engano, o que talvez ''enfraquecesse o ser''.

bom de acordo com reencarnações que eu leio por aí, a pessoa ou seja o ser que renasceu fica fraco por um certo tempo, mas quando se descobre que foi tal ser em vida passada e teve uma nova chance de reencarnar retoma todo o poder de antes. bom foi isso que eu li.
 
A reencarnação élfica se configura "ao pé da letra".
Os elfos nunca deixam Arda, estão presos a Arda, sendo assim, ao sofrerem uma morte corpórea, que na maior parte das vezes advém das guerras, grandes mutilações, e muito raramente por desistirem da vida, podem retornar a um corpo, ou seja, reencarnar.
 
Axp que seria mais ou menos assim: a força física é perdida, mas como ele renasce (bebê de novo, pelo que sei), ele tem a chanche de desenvolver toda a sua força física novamente^^
 
Sim, em alguns casos, e quando acontece, creio q a força é preservada. Mas axo que isso só pode acontecer na pratica em Aman, onde não há putrefação...

Seria o caso de Míriel^^
 
Acho que os porder dos elfos está mais relacionado com o espírito, o corpo material é mais uma maneira de eles se relacionarem com os seres menores, mas eu tenho uma dúvida: Um elfo, ao reencarnar, mantém suas lembraças, isto é, ele se lembra de tudo o que ele viveu antes, ou fica apenas com flashes da vida passada?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo