1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Reencarnação dos Elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tecumseh, 13 Dez 2007.

1. Tecumseh

Tecumseh Andarilho

Se me lembro bem, os elfos nunca realmente morriam: quando seu corpo era destruído, seu espírito ia para os Salões de Mandos e lá ficava o tempo que fosse necessário antes de reencarnar (Fëanor nunca reencarnou por causa da gravidade de seus crimes).

Depois de ler um outro tópico da área Tolkien, me veio uma pergunta: quando elfos especialmente poderosos reencarnam (tô pensando no Fingolfin agora), eles se mantêm poderosos ou ficam mais fracos? O poder deles residia mais no corpo ou no espírito?

2. Asca

Asca Usuário

Acho que mantém a mesma coisa. Veja o caso de Glorfindel.
    Na minha opinião ele voltou forte. Acho que a essência fica guardada no espírito.

Vou procurar algo que comprove, amanhã... :think:

3. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Na minha opinião o poder residia sempre no seu espírito, o que os Valar mudavam era apenas o corpo se não me engano, o que talvez ''enfraquecesse o ser''.

4. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

Creio que no Fëa é que reside o poder e não propriamente no corpo.

5. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Depende (ou não, pode ser cosia da minha cabeça). Ecthelion é descrito como um elfo soberbo, alto e muito forte (não é a toa que matou Gothmog). Quando ele volta, ele voltaria já adulto e com sua força física de antes?

6. Tis

Tis There and back again...

Acho que o poder permanece no espírito, é como se o corpo fosse apenas um escudo, uma moradia para o espírito, um meio de o ser interagir com o mundo.
    Quando esse corpo não pode mais suportar por algum motivo o espírito o abandona e então vai a até Mandos, e se possível retorna em outro corpo.
    Acredito que o corpo não guarda o poder mas pode limitá-lo ou facilitar sua liberação, como no caso de Gandalf que possuia um corpo fraco como O Cinzento e por isso não suportou a batalha contra o Balrog, e então quando voltou recebeu um novo corpo mais forte.
    :think:

(eu e as minhas teorias conspiratórias :lol:)

7. Dáin-Pé-de-Ferro

Dáin-Pé-de-Ferro Citando posts esquecidos

Exato Tis, é só pegar os Istari como exemplo: Olórin era extremamente poderoso como Maia que era, mas como Gandalf ficou limitado pelo hröa em que encarnou, senão ficaria impossível o Balrog detê-lo. Além disso, imaginem: um corpo, mesmo que élfico, não suporta tanto poder, então o limita: você pode colocar quanta pressão quiser em um cano pequeno, ele só vai deixar passar um pouco de cada vez... Além disso, existe outra discussão (esqueci o tópico, se eu achar eu posto aqui) sobre como se daria a reencarnação... Acho que o Elfo enfraquece um pouco sim passando da Primeira Era para a Terceira, ou então Glorfindel não teria tantos problemas com os Nazgûl... Nas ele nem teve tantos, ih fiquei confuso agora...:hihihi:

8. Sem nome ainda

Sem nome ainda Oh, Crap!

Não tenho certeza se ele possuía um corpo fraco, acho que incorporado o espírito tem certas limitações, mas não que o hröa de Gandalf fosse mais fraco, estava danificado devido a batalha. Quando voltou não era fisicamente mais forte, mas sim voltara renovado e como O Branco que é mais uma posição espiritual.

Agora, quanto ao corpo élfico, acho que poder e força física são coisas diferentes. Acredito também que quando se ressurge, certas capacidades devem ser reaprendidas e não necessariamente o corpo seja identico ao anterior.

9. Tis

Tis There and back again...

Hum, quis dizer que o corpo era mais frágil que o de Branco, ao menos foi o que deu pra entender discutindo em alguns outros tópicos aqui no fórum.
    Quanto aos Elfos, sim, foi o que eu e o Dáin-Pé-de-Ferro dissemos, acho que o corpo pode acabar limitando sim as capacidades espirituais, ou até mesmo facilitar na liberação.
    Quanto a semelhança do primeiro corpo para o reencarnado, eu não sei, não li ainda sobre isso :dente:

10. Luz

Luz So what?!?!

Concordo. Até porque, ele não nasceria adulto, nasceria? E aí, em termos de força física, ele iria desenvolvendo novamente suas capacidades conforme fosse crescendo, até alcançar o auge de sua forma física, com sua força "restaurada".

Tis, o que entendi das discussões dos outros tópicos foi que o hröa (que Gandalf tinha enquanto O Cinzento) era um corpo mais próximo do corpo humano, que envelhece e precisa de descanso, de "cuidados". Já quando voltou como O Branco (esqueci o nome do corpo), não precisava se alimentar, dormir, era mais resistente e canalizava melhor o poder (acho que é isso, agora que estou escrevendo fiquei confusa.. ehehe).

11. Finarfin

Finarfin Usuário

Tem duas teorias sobre a reencarnação élfica.
    Uma era que os Valar reconstruiriam o antigo corpo e o fëa voltaria para habitá-lo na mesma forma e idade que era quando morreu. A outra é que o elfo nasceria de novo, em um corpo novo e teria que se desenvolver novamente. Não lembro agora, mas acho que essa última oção foi a preferida por Tolkien, ele inclusive escreveu um texto explicando bem isso.

Sobre Gandalf, enquanto Cinzento, ele estava encarnado num hröa, que limitava bastante seus poderes. Quando ele volta como o Branco, ele encarna em um fána, que seria uma simples vestimenta para o espírito, sem as limitações do hröa.

EDIT: Links para os texto sobre a reencarnação dos elfos:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Pelo segundo texto, parece que é ao contrário do que falei antes. Tolkien descarta a idéia de renascimento em um corpo novo. Ainda bem, não gostava muito dessa idéia.

12. camila*

camila* Usuário

Eu acredito que a resposta mais aceitável é que não se sabe. Eles podem tanto reencarnar em um corpo novo ou continuar no corpo antigo, mas restaurado, mas o poder deles continuava no fëa.

Foi o que aconteceu com Gandalf, que ganhou um corpo mais forte e resistente e com Glorfindel, que acredito não ter um corpo mais forte que o primeiro (já que no 1º corpo ele tinha crescido em Aman e na sua reencarnação, vivia na TM).

Última edição: 14 Dez 2007
  13. Gildor Schapelië

Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

Eles podem tanto reencarnar como ganhar um novo crpo. É diferente. Se reencarnam, nascem novamente como crianças e com outra forma física. Aí eu acredito que muda sim, mas quando ganham um novo corpo(Glorfindel) fica a mesma coisa.

T+!

14. madalena

madalena Uma Rosa Para

bom de acordo com reencarnações que eu leio por aí, a pessoa ou seja o ser que renasceu fica fraco por um certo tempo, mas quando se descobre que foi tal ser em vida passada e teve uma nova chance de reencarnar retoma todo o poder de antes. bom foi isso que eu li.

15. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

A reencarnação élfica se configura "ao pé da letra".
    Os elfos nunca deixam Arda, estão presos a Arda, sendo assim, ao sofrerem uma morte corpórea, que na maior parte das vezes advém das guerras, grandes mutilações, e muito raramente por desistirem da vida, podem retornar a um corpo, ou seja, reencarnar.

16. Capitão Nemo

Capitão Nemo Cientista Maluco

Axp que seria mais ou menos assim: a força física é perdida, mas como ele renasce (bebê de novo, pelo que sei), ele tem a chanche de desenvolver toda a sua força física novamente^^

17. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Creio que em alguns casos ele possa voltar ao antigo corpo, caso esse não tenha sido destruído por completo.

18. Capitão Nemo

Capitão Nemo Cientista Maluco

Sim, em alguns casos, e quando acontece, creio q a força é preservada. Mas axo que isso só pode acontecer na pratica em Aman, onde não há putrefação...

Seria o caso de Míriel^^

19. jussara leidens

jussara leidens Usuário

Credo, não entendi nada.

20. andreftm

andreftm Usuário

Acho que os porder dos elfos está mais relacionado com o espírito, o corpo material é mais uma maneira de eles se relacionarem com os seres menores, mas eu tenho uma dúvida: Um elfo, ao reencarnar, mantém suas lembraças, isto é, ele se lembra de tudo o que ele viveu antes, ou fica apenas com flashes da vida passada?

Compartilhar