• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rede

Thangorodrim

Usuário
Sou meio leigo em redes e por isso resolvi criar esse tópico.Eu to querendo ligar três computadores em rede para jogar de fim de semana com uns amigos. Andei entrando em alguns sites, mas eu ainda to com algumas dúvidas:

1- Qual é o melhor método e qual é o mais barato para ligar os PCs: switch, HUB ou um server com duas placas de redes?

2- Existe HUB sem ser de entradas USB? Eu andei pesquisando, mas eu queria ligar os PCs através do cabo de rede, serial ou paralelo, já que um deles não tem USB.

3- Caso eu opte por duas placas de rede, que marca vcs me recomendam (de preferência que não seja muito cara)?

4- Tem problema se só o Server tiver Windows XP e os outros Windows 98?

5- Qual é o nome do cabo de rede?

Conforme surjam mais dúvidas eu volto a postar.
 
Thangorodrim disse:
1- Qual é o melhor método e qual é o mais barato para ligar os PCs: switch, HUB ou um server com duas placas de redes?

Um hub e um switch são muito parecidos. Um switch é mais eficiente, e portanto mais caro. Mas, para três computadores, a diferença de performance seria muito parecida, então pode usar um hub tranquilamente.

Provavelmente seja mais barato usar um servidor com duas placas de rede, mas isso é mais difícil de configurar, e não é nem um pouco extensível caso você depois queira colocar mais um computador na rede. Com o hub, seria basicamente plugá-lo ao hub e configurar.

Thangorodrim disse:
2- Existe HUB sem ser de entradas USB? Eu andei pesquisando, mas eu queria ligar os PCs através do cabo de rede, serial ou paralelo, já que um deles não tem USB.

Cuidado: você não precisa de um hub USB, que é utilizado para conectar vários dispositivos USB em uma porta só do computador. Você precisa é de um hub para redes, que contém um certo número de entradas para cabos de rede (que são muito parecidas com as entradas de cabos telefônicos, só que um pouco maiores). Alguns desses hubs têm uma saída USB que liga num computador. Eu não sei exatamente como isso funciona, mas imagino que ao ligar esse USB ao computador ele vai funcionar como uma placa de rede ligada ao hub — eliminando a necessidade de uma placa de rede e um cabo.

Thangorodrim disse:
3- Caso eu opte por duas placas de rede, que marca vcs me recomendam (de preferência que não seja muito cara)?

Você vai precisar de uma placa de rede para cada computador de qualquer jeito (exceto no caso acima do hub com USB). Qualquer placa deve servir...

Thangorodrim disse:
4- Tem problema se só o Server tiver Windows XP e os outros Windows 98?

Não.

Thangorodrim disse:
5- Qual é o nome do cabo de rede?

Se você pedir por cabo de rede, eles vão saber o que é. Os conectores são iguais aos de linha telefônica (aqueles americanos, pequenos), só que maiores. Há dois tipos de cabo, o direto e o cruzado. O direto é usado para ligar computadores ao hub, e o cruzado para ligar dois computadores diretamente entre si.


Eu recomendaria comprar um hub (ou um switch), três cabos de rede diretos, três placas de rede (se os computadores já não tiverem) e montar a rede.
 
Se você pedir por cabo de rede, eles vão saber o que é. Os conectores são iguais aos de linha telefônica (aqueles americanos, pequenos), só que maiores. Há dois tipos de cabo, o direto e o cruzado. O direto é usado para ligar computadores ao hub, e o cruzado para ligar dois computadores diretamente entre si.

Mais conhecido como cabo e conector RJ-45, o de telefone é o RJ-11

5- Qual é o nome do cabo de rede?

se for pedir pro vendedor vc pode pedir ele crimpado jah como cabo de rede comum usando o padrão 568-A de pinagem (isso é pra ligar micro com hub)
agora se for pra ligar micro a micro vc tem pedir um cabo cross-over q usa de um lado o padrão 568-A e do outro lado o 568-B
qualquer duvida, me manda um mensagem aq ou particular pq eu so tecnico em redes, valew :wink:

AHhH, meio idiota de lembrar isso mas quando vc for configurar os ips das maquinas vc coloca todos na mesma rede Exemplo:
IP: 192.168.0.x
Mascara de Sub-Rede: 255.255.255.0 (ou qualquer outra
Gateway:0.0.0.0
o x vc altera pro numero da maquina ok???
 
alguem aí sabe qnto custa akele alicate pra "clipá" a ponta do fio da rede.. pra por o pluguizinho que vai dentro da placa de rede.. onde vende?
é que eu precisei corta ele fora pra pode passa o cabo pra outra parede e agora preciso clipa eli dinovo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo