• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Recorde: cientistas desenvolvem detector de raios-x mais fino do mundo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
doctor-with-coronavirus-patient-s-x-ray-film_53876-143047.jpg


Cientista do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne e da Universidade Monash, Austrália, desenvolveram o detector de raios-X mais fino do mundo. O aparelho foi construído a partir de nanofolhas de monossulfeto de estanho (SnS), e pode ser um avanço na ciência abrindo caminho para estudos sobre mudanças celulares do nosso corpo em tempo real. Os resultados foram publicados na Advanced Functional Materials.

Para entender o que isso representa, pense que uma folha de papel comum possui cerca de 100 mil nanômetros de grossura, ou que nossas unhas crescem aproximadamente 1 nanômetro a cada segundo. O novo artefato tem menos de 10 nanômetros, batendo o recorde do detector mais fino, que era entre 20 e 50 nanômetros.

Também, é importante saber que há dois tipos principais de detectores de raio-x: os que são usados em hospitais para examinar ossos, por exemplo, chamado de raios-x duros e os que são direcionados aos raios-x “moles”, com menos energia mais facilmente absorvidos pelo ar – utilizado na biologia celular.

Jacek Jasieniak, professor do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Monash e autor sênior do artigo, acredita que um dia será possível ver as coisas ‘em tempo real’.

Ele disse em comunicado que o tempo de detecção dita a resolução do tempo. E dada a alta sensibilidade e alta resolução de tempo do aparelho, você poderia ver as coisas instantaneamente – como os processos celulares, por exemplo.

Segundo o pesquisador, isso serviria para ver as células conforme elas interagem. Não consistiria só na produção de uma imagem estática, seria como ver proteínas e células evoluindo e movendo-se por meio de raios-X – algo que ampliaria o conhecimento da biologia celular e, consequentemente, da medicina.

 
Se isso puder ser mais preciso do que um de ressonância magnética melhor, porque entrar numa cabine barulhenta pra fazer aquele exame é um saco.
 
Aqueles barulhinhos da ressonância magnética parecem de videogame :lol: Fiz uma vez para a cabeça. O pior é não poder se mexer e estar com dor nas costas durante o processo inteiro rs
 
Eu nunca fiz isso, mas só de ouvir a galera reclamando da barulheira e o tempo que isso demora, fico torcendo pra que raio-x, ultrassom, tomografia, qualquer outra coisa evolua o quanto antes :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo