• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Recomendações

Drizzet

On vacation forever
Saudações amigos leitores. Agora que finalmente tenho tempo para postar e para ler alguma coisa (precisamente, tenho 6 meses de férias, já que entro na federal só no segundo semestre) queria que vcs me ajudassem:
Por qual trilogia do Cornwell vcs me recomendam começar?
ALguem tem uma boa sugestão de livro sobre mitologia céltica? E mitologia clássica?

Obrigado xD
 
Concordo com o Elfo Surfista. As Crônicas de Artur são excelentes, mas a Busca do Graal é melhor.
 
Eu tinha pensado em começar pelas Crônicas Saxônicas, já que me interesso mais pela história nórdica e ouvi o povo dizer que é a melhor trilogia. Mas acho que vou pelo Graal mesmo..

Nenhuma sugestão de mitologia?
 
Devo concordar com o Skywalker e o Elfo... Não conheço ninguém que começou pela Busca do Graal e não se apaixonou pelo Cornwell =D

Quanto a sugestões de mitologias... vou mandar o Dwain passar aqui pra te ajudar ^^
 
Devo concordar com o Skywalker e o Elfo... Não conheço ninguém que começou pela Busca do Graal e não se apaixonou pelo Cornwell =D

Ainda não li a Busca do Graal, mas digo que também dá para se apaixonar por Bernard Cornwell começando pelas Crônicas de Arthur. Foi assim que aconteceu comigo! :)
 
Nossa, eu acho o Cronicas bem melhor que a Busca do Graal.

Eu gostei bastante do primeiro volume do Cronicas Saxonicas, mas esse é melhor ler depois pq só saiu o primeiro aqui no Brasil.
 
Huum.....Obrigado Fe, pela credibilidade mitologica! :kiss:

Bem em termos de mitologia clássica, o que imagino que você deva estar falando da grega e romana indico o livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch, além de ter uma abrangência à outras mitologias, mesmo sem aprofundar tanto. Thomas foi um grande mestre ao unir as célebres lendas e mitos e colocá-las de uma forma instigante....além do livro ter figuras belissimas ele eu diria dá uma grande base da mitologia "clássica"

Agora em termos da mitologia celta da qual tem também uma preferência, eu não indico nenhum livro nacional, por possuirem lendas deturbadas e muitas sem valores históricos, infelizmente essa mitologia ainda não fincou em termos populares e não ganhou os creditos merecidos.As traduções estão bem fracas o que é uma pena..mas você não ficará de mãos abandando! :hanhan:

Bem, antes de lhe indicar as lendas e de onte poderá encontra-las colocarei aqui uma introdução que eu (Bruno) e meu parceiro (Lucas) fizemos à mitologia celta:

Introdução aos Celtas

Por Bruno​

Presume-se que os celtas existem desde o século XX a.C. (o que corresponde ao fim da Idade de Bronze), e alcançaram o ápice de sua cultura na Idade do Ferro.
Naquela época estavam divididos em dois grupos, os primeiros se instalaram a partir do rio Danúbio, viviam da agricultura e do artesanato, eram mais pacíficos que o outro formado pelos celtas guerreiros como são conhecidos hoje, que se expandiram a partir da região dos Bálcãs, e tinham à disposição um formidável exército.
Eram estes, os celtas que são conhecidos por ter saqueado Roma e Delfos e por ter conquistado grandes partes da Europa. Transmitiram então sua cultura, costumes e religião aos povos das zonas conquistadas.
Seus territórios então não pararam de crescer, na sua época de maior extensão o território ia desde o Danúbio até as Ilhas britânicas, e desde a Espanha até o mar do Norte.
Os celtas Guerreiros eram conhecidos por seu cavalheirismo, seu orgulho nas lutas e seu ânimo, mas também pela poesia, pela música e pela filosofia.
Os celtas foram chamados de Keltoi pelos gregos, aos quais se deve, graças as suas produções escritas, grande parte das histórias e lendas celtas.
Sua memória se remonta desde os séculos mais remotos, a tradição oral tem resistido durante séculos, apesar de que a cultura celta dói quase totalmente extinguida pelos romanos desde César e mais tarde pelos cristãos.
Os druidas, o status de maior influência e poder entre os celtas, sabiam ler e escrever em grego e latim (como os antigos sacerdotes egípcios), no entanto optaram por deixar pela via oral, em belos versos, as crônicas da existência celta
Este foi um dos principais motivos pelo qual não se considerou a magnitude, e boa parte dos livros de historia, da importância do legado celta que fundamentou notavelmente a sociedade ocidental, já que os mesmos celtas não colocaram suas tradições em arquivos escritos.
A Língua celta é uma língua Indo-germânica. Portanto, todas as línguas indo-germânicas, como o alemão e o espanhol, são parentes da língua celta
A Palavra “celta” significa, originalmente “Herói”.
Hoje se encontra os celtas em nomes de lugares de toda a Europa, o resto da língua e da cultura celta seguem vivendo na Escócia, Irlanda, Pais de Gales, França, e Galicia(Espanha).


Intodução à Mitologia Celta

Por Lucas “Ingwe” Ferraz​

Quando falamos em mitologia celta não devemos nos referir às crenças desse povo como um todo, visto que os celtas possuíam crenças diversas de acordo com a região em que viviam.
A Mitologia celta é fragmentada pelo território que os celtas ocuparam, que é muito extenso, visto que eram um povo guerreiro que ocuparam a Grã-Bretanha e a Europa Ocidental entre os anos 1000 e 400 d.C. chegando até a Ásia Menor.
O que se conhece hoje dos mitos celtas vem em grande parte dos escritores romanos como Júlio César e de monges cristão que eram celtas convertidos que queriam manter a memória das tradições antigas de seu povo.
A Mitologia Celta pode ser dividida em três grandes grupos: Mitologia Irlandesa, Mitologia Galesa e Mitologia Galo-Romana, referentes aos povos que viviam na Irlanda, País de Galês e na Gália respectivamente.


Bem, espero que tenham gostado da introdução, mas agora farei as recomendações, primeiro é bom ter uma introdução o que já le propocionei depois dar uma lida nos panteões para se familiarizar com os personagens, Deuses, herois....e depois do panteão indico o Mabinogion Galês, é bem grande bem mesmo, mas vale a pena cada letra e cada informação que será adquirida!
Posteriormente com toda certeza, indico o épico (Táin Bó Cúalnge), logo após presenciar essa obra fabulosa, sugiro a leitura da II Batalha de Mag Tured, esses são os principais, sabe os classicos celtas, claro tem muitos outros, mas estou abordando aqui os que você poderá encontrar no português.

Agora vem a dúvida, "Onde seu posso encontrar tudo isso?" no www.templodoconhecimento.com site exclusivo de mitologia onde eu o lucas e o Proview tivemos o orgulho de fundar há dois anos atrás! O qual você poderá encontrar além de lendas, sagas de diversas mitologias, acesso a traduções fresquinhas para o português e vários colegas aficcionados por mitologia que sempre estarão a lhe servir.

A questão que falei anteriormente do livro, que infelizmente não temos traduzido nenhum livro de grande qualidade a respeito de algumas mitologias tipo a celta, a chinesa, egipcia, estará aliviada dentre pouco tempo se realmente lançarmos um livro do Templo, uma ideia que já está sendo amadurecida. Estamos correndo ai atrás de editora e tal...e contará apenas com conteudo inédito no português.

Espero ter podido ajudar um pouco e além do Templo você poderá encontrar alguns outros sites que também possuam um conteudo bom de mitologia, pena que não conheça muitos.

Abraços a todos! :D

.
 
Última edição:
Eu também comecei pelas Crônicas. :mrgreen:

E sem querer o Dwain me tirou uma grande dúvida também.

Obrigado. :cerva:
 
É, eu comecei me apaixonar pelo Celtismo em manuais gerais de mitologia, mas o Templo me ajudou a aprofundar.

Quanto a Bernard Cornwell, qualquer livro dele é excelente do ponto de vista histórico, e um romance magistral. Vale a pena ler qualquer um, embora eu goste mais da ambientação das Crônicas de Artur.
 
Não disse que não dava =D
Apenas não conhecia ninguém que tivesse começado pelo Crônicas =D

Eu sei que não foi isso que tu quis dizer. A minha intenção era mais dizer que também é uma obra boa e que, se quiserem começar por ela, também poderá ser uma boa escolha, tanto quanto se começarem pela Busca do Graal. De acordo com o que sei, as duas obras podem ser "apaixonantes".

Assim, a escolha talvez tenha de se basear na preferência de quem vai ler, ver o que mais interessa no momento. Foi assim que eu escolhi ler As Crônicas... :D Vi o livro, gostei, comprei, li e adorei!
 
Leia as Crônicas Artur. É melhor que o Graal.
Sobre mitologia sempre desconfie de manuais e apanhados gerais. Procure livros que tratam de assusntos específicos, normalmente são os melhores.
 
E, entretanto, extremamente confusos pra quem começa a adentrar na matéria. Quero ver se um garoto de doze anos pode encarar Karl Kerenyi. É mais fácil com os manuais.
 
Existe volume único das Crônicas?

Não. 8-O
São três livros poderosos (isto é, com muitas páginas...)

E, entretanto, extremamente confusos pra quem começa a adentrar na matéria. Quero ver se um garoto de doze anos pode encarar Karl Kerenyi. É mais fácil com os manuais.

Muitas pessoas gostam bastante do Livro de Ouro da Mitologia do Thomas Bulfinch, apesar de eu achar um livro muito pobre e com alguns erros. Mas enfim...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo