• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Recomendações de Filmes (Leia o primeiro post)

Estou procurando bons filmes nacionais que não tenham recebido tanto destaque na mídia, ou em outras palavras, que o público em geral praticamente nunca ouviu falar, ou nunca deu muita atenção, seja obras com baixo orçamento ou atores não conhecidos, qualquer coisa nessa área tá valendo.

Não conheço muito o cinema nacional, mas poderia indicar alguns documentários que, embora não sejam desconhecidos, não foram muito vistos pelo público em geral (assim como a maioria dos documentários, infelizmente).
  • Elena: Um mosaico de fragmentos documentais e ficcionais, construído como uma forma de se lidar com a tragédia que assolou aquela família.
  • Jogo de Cena: Eduardo Coutinho é considerado um dos melhores documentaristas brasileiros (Cabra Marcado Para Morrer é outra de suas obras-primas) e este é outro filme que também dissolve as barreiras entre ficção e realidade.
Posso também recomendar uma animação, O Menino e o Mundo, que me impressionou bastante. Embora o orçamento deva ter sido minúsculo perante as gigantes do setor (Pixar, DreamWorks), o filme encontra maneiras de se transformar num deleite visual. Ainda que alguns dos temas tratados soem excessivamente ingênuos (é a perspectiva de uma criança), não pude deixar de me sentir arrebatado ao final.


Quero um filme como os do Nolan - bom em todos os aspectos técnicos, surpreendente na condução da plot. Só não vale Nolan mesmo porque já vi tudo dele...

Hmm, podem ser filmes de baixo orçamento? Dois thrillers recentes que me surpreenderam:
  • Coherence: Estranhas coisas começam a ocorrer quando um grupo de amigos se reúne para um jantar, enquanto um cometa atravessa o céu noturno.
  • Triângulo do Medo: Depois que uma tempestade destrói a embarcação em que velejavam, um grupo de amigos busca socorro em um navio de cruzeiro que os encontra. Há algo de errado, porém, já que não há sinal da tripulação ou dos passageiros a bordo.
 
Estou procurando bons filmes nacionais que não tenham recebido tanto destaque na mídia, ou em outras palavras, que o público em geral praticamente nunca ouviu falar, ou nunca deu muita atenção, seja obras com baixo orçamento ou atores não conhecidos, qualquer coisa nessa área tá valendo.
Assino embaixo do "Até que a Sbornia nos Separe". Uma animação bem divertida.

Filme nacional que o publico em geral desconhece é praticamente todos, né? :g:
Talvez exceção às globochanchadas.

Vou fazer similar que fiz outra vez.
A falecida Bravo fez uma lista de filmes nacionais que merecem ser assistidas deste século.
Tem famosos (Tropa de Elite, Cidade de Deus) e alguns outros.
01. Jogo de Cena [Eduardo Coutinho] (2001)
02. Lavoura Arcaica [Luiz Fernando Carvalho] (2001)
03. Santiago [João Moreira Salles] (2007)
04. Cidade de Deus [Fernando Meirelles] (2002)
05. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo [Karim Ainouz e Gomes] (2009)
06. Serras da Desordem [Andrea Tonacci] (2006)
07. O Invasor [Beto Brant] (2002)
08. O Prisioneiro da Grade de Ferro [Paulo Sacramento] (2004)
09. Bicho de Sete Cabeças [Laís Bodanzky] (2001)
10. Tropa de Elite 1 e 2 [José Padilha] (2007 e 2010)

O Coutinho, como o Quickbeam citou, tem muitas obras memoráveis. "Cabra Marcado para Morrer" é outra memorável além de Jogo de Cena.
Assino embaixo Elena também.

Não sei se citar os nossos clássicos dos anos 60 se encaixa na sua pedida.


De recente, ano retrasado eu me encantei e já recomendei várias vezes por aqui "Tatuagem" e "O Lobo Atrás da Porta" (que finalmente está no nosso VFA).
É informativo o documentário "Dossiê Jango" que teve a sua importância para a decisão de exumar o corpo do ex-presidente.
É bem poético e muito bem montado "A Memória que me Contam".
"De Menor" é um estudo de dois personagens muito bem desenvolvido.
Pra quem é do Rio de Janeiro, "Rio Ano Zero" é quase fundamental por expor o esquema de milícias. Apesar de perder um pouco de pontos por dar muitas escapadelas para uma certa partidagem com o Freixo (as vezes quase parece campanha politica).
"Morro dos Prazeres" também é um documentário interessante para os cariocas pois expõe um dos morros pacificados, só que não. Sofre por acabar sendo pouco geral o que enfraquece a mensagem, mas mostra relatos impressionantes de como realmente funciona a pseudo-pacificação.
"À Deriva" é eficiente e tem o Vicente Cassell se arriscando em português (e bem).
"Budapeste" tem uma fotografia belíssima, ajudado pela lindíssima Paola Oliveira, claro. :-P

Nunca é demais citar para procurar os filmes do nosso polo nordestino. Pode procurar quase qualquer filme do Irandhir Santos, pra mim o Darin brasileiro hoje em dia. Tipo a "Febre do Rato", "Baixio das Bestas" ou "Cinema, Aspirinas e Urubus".
Gosto da Lais Bodanzky nos trabalhos que vi.


Enfim.
Assistam filmes brasileiros.
Tem MUITA coisa boa sendo feita (e que já foi feita no passado).
Não caia na ladainha que filme brasileiro são só essas globochanchadas de Se eu fosse você ou "comédia" com Hassun.



Até que a Sbornia nos separe.

Quero um filme como os do Nolan - bom em todos os aspectos técnicos, surpreendente na condução da plot. Só não vale Nolan mesmo porque já vi tudo dele...
Hm.
Tipo "Twelve Monkeys"?
Ou os filmes do Duncan Jones? "Moon", "Source Code".
Donnie Darko?



Quero recomendações de filmes do estilo Bourne (sem ser 007 pf)

---
Tipo Bourne ou 007 é tipo filme policial? Ou de espionagem?
Com ação?
Existem filmes divertidíssimos com o Michael Caine nesse estilo. Ele fez "Get Carter", "Italia Job", e um filme que eu adorei "The Man Who Would Be King", apesar que esse último é mais para aventura tipo Indiana Jones.
Sei lá. Os filmes de policial do Clint Eastwood, Dirty Harry, seria o estilo que você quer?
 
A falecida Bravo fez uma lista de filmes nacionais que merecem ser assistidas deste século.
Tem famosos (Tropa de Elite, Cidade de Deus) e alguns outros.
01. Jogo de Cena [Eduardo Coutinho] (2001)
02. Lavoura Arcaica [Luiz Fernando Carvalho] (2001)
03. Santiago [João Moreira Salles] (2007)
04. Cidade de Deus [Fernando Meirelles] (2002)
05. Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo [Karim Ainouz e Gomes] (2009)
06. Serras da Desordem [Andrea Tonacci] (2006)
07. O Invasor [Beto Brant] (2002)
08. O Prisioneiro da Grade de Ferro [Paulo Sacramento] (2004)
09. Bicho de Sete Cabeças [Laís Bodanzky] (2001)
10. Tropa de Elite 1 e 2 [José Padilha] (2007 e 2010)

Eu substituiria os dois Tropas de Elite por Ônibus 174, que ainda acho o melhor filme do Padilha até agora.
 
Tipo Bourne ou 007 é tipo filme policial? Ou de espionagem?
Com ação?
Existem filmes divertidíssimos com o Michael Caine nesse estilo. Ele fez "Get Carter", "Italia Job", e um filme que eu adorei "The Man Who Would Be King", apesar que esse último é mais para aventura tipo Indiana Jones.
Sei lá. Os filmes de policial do Clint Eastwood, Dirty Harry, seria o estilo que você quer?

Quero algum filme estilo Bourne... não sei o estilo, porque nunca vi um filme estilo Bourne. O que mais se assemelha é 007, mas geralmente não gosto.

Ah, quem estou enganando, não existem filmes tipo Bourne :no:
 
Quero algum filme estilo Bourne...

Amiguinhxs, eis um exemplo do porquê devemos ler mais. :hihihi:

Em termos de thriller com ritmo vertiginoso, imagino que "Salt", "Hanna", "Haywire", "Taken" e "The Cold Light of Day" sirvam.

Em tempo: sabia que havia o risco de levar um FAIL, mas foi você quem pediu ao conversarmos sobre isso no Confessionário Literário. :hihihi: Acho que se você procurar ler até mesmo sobre Cinema vai gostar - é que eu confesso que tive que pensar bem no que você quis dizer com "estilo Bourne", já que a gente fica pensando, "espionagem? Thriller? Suspense? Câmera-que-chacoalha-em-estilo-semi-documental? Cara-lutando-contra-uma-conspiração?"

Uma dica de leitura pra você de filmes de ação: http://www.amazon.com/101-Action-Movies-Must-Before/dp/0764163507. Eu descobri uma porrada de filmes e aprendi sobre como um acabou influenciando o outro.

A lista dos filmes é essa: http://www.imdb.com/list/ls051964003/
 
Última edição:
Quero dois tipos de recomendação, se não for pedir demais =P

A primeira seria de alguns desses filmes bem compactos, em que não pareça haver partes desnecessárias ou soltas demais, em que cada cena seja interessante e acrescente algo e mantenha o espectador ali sempre. Desses que mais de uma visualização sejam bem-vindas. Para não ficar muito vago, alguns que , penso, se enquadrariam aqui: Sob a pele; upstream color; caché; mulholland dr.

A segunda é bem simples: dos melhores filmes de comedia (na opinião de vcs), cheios de piadas (possivelmente ao estilo airplane e The naked gun, mas não necessariamente), os que fossem os mais engraçados durante o tempo todo.

Obrigado ;)
 
Desqualificar o amiguinho no tópico errado pode sim #dollynho
:rofl:

Eu ia sublinhar seu ponto ali em cima, mas lembrei do papo anterior no outro tópico, rs. Taí uma coisa difícil de se ver: filme sem sobras, em que o camarada filma o que "tem" de ficar no filme e pronto.
 
Eu ia sublinhar seu ponto ali em cima, mas lembrei do papo anterior no outro tópico, rs. Taí uma coisa difícil de se ver: filme sem sobras, em que o camarada filma o que "tem" de ficar no filme e pronto.
É, eu sei... A ideia da recomendação foi mais de filmes que pareçam o máximo condensados em suas ideias, deixando cada instante interessante e tal... Outro que citaria seria o amantes eternos, que praticamente te suga para dentro do filme - são mais ou menos esse tipo de filme que eu tinha em mente...

Mas a recomendação dos de comedia é fácil, vai =p
 
alguns desses filmes bem compactos, em que não pareça haver partes desnecessárias ou soltas demais, em que cada cena seja interessante e acrescente algo e mantenha o espectador ali sempre
Filme assim lembrei de O Grande Truque, mas é Nolan e é "famoso", então você já deve ter visto. :mrgreen:
 
Eu recomendaria os outros do Jim Jarmusch, @Gabrielzinho, porque o cara é muito bom e você já viu Only Lovers Left Alive. Tem os filmes do Abel Ferrara, mas esses são mais tensos e não é pra todos os gostos. Aliás, já foi de Bergman? O cara era pontual nos cortes.

De comédia... Bom, sempre tem Monty Python, né? :lol: Levada da Breca é legal. Os Irmãos Cara de Pau, Doutor Fantástico, Arizona Nunca Mais, This is Spinal Tap, e tem um que eu acho hilário do início ao fim, mas acho que quem não curte faroeste não vai gostar: Banzé no Oeste. (Banzé = Confusão) E já que é Mel Books, Alta Ansiedade é muito bom, zoando com Hitchcock do começo ao fim - aliás, aquela cena do chuveiro ficou hilária com o (futuro) diretor Barry Levinson no papel do "assassino".
 
Agora sim, Bruce :abraco:

Do Jarmusch vi depois Broken Flowers (que é muito amor) e strange than Paradise, excelente também. (Edit: vi Ghost Dog tbm. tinha esquecido). Está na minha listinha ver tudo dele, vou subir a fila, boa pedida.
Conhecia esse abel ferrara não. Vou ver algum dele.

Agora que vc falou, to um tempão com um bluray de fanny e alexander aqui. Vou ver ;)

De Monty Python falta O sentido da vida (embora seja sempre bom rever os outros tbm) e as outras temps. de flying circus. Acabei de baixar raising arizona, que coincidência XD (peguei tbm barton fink e na fila esta miller's crossing, para ver a filmografia dos coen toda...)

Vou procurar esses outros. Gostei da ideia desse do Brooks :lol:
** Posts duplicados combinados **
Filme assim lembrei de O Grande Truque, mas é Nolan e é "famoso", então você já deve ter visto. :mrgreen:
Esse ja vi umas duas ou três vezes :3 embora faça tempo já... Mesmo assim, acho que é o que mais gosto dele.
 
Última edição:
Glazer, Carruth, Haneke e Lynch. Até que não é tão vago.

Dá pra começar assistindo os filmes deles mesmo. Todos são bem autorais.

Apesar de você não ter gostado de Nymphomaniac, eu coloco o Trier nesse grupo. De fato Nymphomaniac tem algumas barrigas, mas boa parte dos filmes dele são bem econômicos e pouco auto-explicativos.

Ki-Duk Kim também adora simbolismos. Apesar que alguns filmes são contemplativos.

Muitos filmes romenos recentes também são bem secos e econômicos. Mas são filmes mais objetivos que normalmente o quarteto que você citou fazem.
Mas pode assistir Cristian Mungiu que vale.
Ou a Morte do sr. Lazarescu também.
 
Glazer, Carruth, Haneke e Lynch. Até que não é tão vago.

Dá pra começar assistindo os filmes deles mesmo. Todos são bem autorais.
Do lynch e do Haneke já vi quase tudo, faltam só uns ou outros que aos poucos vou preenchendo. Dos outros dois só vi um de cada =P

Apesar de você não ter gostado de Nymphomaniac, eu coloco o Trier nesse grupo. De fato Nymphomaniac tem algumas barrigas, mas boa parte dos filmes dele são bem econômicos e pouco auto-explicativos.
É, em geral adoro os filmes dele... estava com muitas expectativas em relação ao último dele. Ainda quero ver Manderley e Europa. O idiota não tenho muita vontade, parece ruim... [/QUOTE]

Ki-Duk Kim também adora simbolismos. Apesar que alguns filmes são contemplativos.
Esse é o do Primavera, verão, outono, inverno... e primavera né? Tem um outro dele que quero ver, acho que é 3-iron.

Muitos filmes romenos recentes também são bem secos e econômicos. Mas são filmes mais objetivos que normalmente o quarteto que você citou fazem.
Mas pode assistir Cristian Mungiu que vale.
Ou a Morte do sr. Lazarescu também.
Esses nunca ouvi falar. Vou procurar. Thanks ^^!
 
Hitchcock também é um cara que aproveita 100% de todos os planos que ele coloca no filme. Mas esse acho que nem precisaria citar.

Do Mungiu eu indicaria o ultimo dele além das nuvens.
Apesar de achar que o melhor filme dele é o 4 semanas, mas já é um estilo diferente de filme.


Bin-jip eu acho que é o filme que mais gosto do Kim. Assista mesmo.
Time também é interessante.
 
Do lynch e do Haneke já vi quase tudo, faltam só uns ou outros que aos poucos vou preenchendo. Dos outros dois só vi um de cada =P

Do Glazer, eu recomendaria fortemente Reencarnação: "It's a intense analysis of love, grief, need and the leaps of faith". Ele tem poucos filmes no currículo, mas são todos bons, e depois de Birth e Under the Skin, eu mal posso esperar pelo próximo.


Esse é o do Primavera, verão, outono, inverno... e primavera né? Tem um outro dele que quero ver, acho que é 3-iron.

Bin-jip eu acho que é o filme que mais gosto do Kim. Assista mesmo.
Time também é interessante.

Esses três filmes são fascinantes e meu favorito deve ser Primavera. Acho que vou aproveitar e assistir O Arco.


Duas outras recomendações me vêm à mente (embora eu não esteja muito certo de que preencham seus requisitos, @G.):
  • Canções do Segundo Andar: "A film poem inspired by the Peruvian poet César Vallejo. A story about our need for love, our confusion, greatness and smallness and, most of all, our vulnerability."
  • Exótica: "As a young man I was enthralled by the way Egoyan withholds information, encouraging you to make assumptions that turn out to be significantly less twisted than what's actually going on; arguably no other movie has woven so many arresting, initially inexplicable strands into such a richly satisfying narrative tapestry. But that sort of gamesmanship, however brilliant, doesn't explain the full-body chill I still get from the final shot, 18 years and at least five viewings later. 'You have to ask yourself: What brought the person to this place?'"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo