• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Recomendação de livro sobre o/passado no japão feudal

Re: Recomendação de livro no japão feudal

Olha, eu nunca li, mas tem um amigo meu que é bastante interessado na cultura feudal japonesa e ele se rasga falando bem do Shogun, do James Clavell.
 
Re: Recomendação de livro no japão feudal

Detalhe que Shogun é literatura inglesa, escrito por um escritor inglês. É tipo um escritor brasileiro se meter a escrever uma história que se passa na Inglaterra vitoriana: ele nunca vai ter o mesmo insight de um Charles Dickens, por exemplo, nem que seja pelo simples fato de não ser inglês.

Dito isso, o negócio é ir nas fontes. O problema é que, ainda que nos últimos anos tenha-se traduzido bastante literatura japonesa para o português, essas obras não têm como cenário o Japão medieval (a maioria pega do final do séc. XIX em diante). Uma exceção são os contos de Ryūnosuke Akutagawa, que tem uma edição pela editora Hedra, Rashômon e outros contos.

Se souber ler em inglês, a coisa melhora, principalmente por ser possível encontrar traduções de obras clássicas, escritas elas mesmas no período medieval. Dentre as inúmeras, sugiro o Heike monogatari, épico militar que trata da luta (verídica) entre os clãs Taira e Minamoto pelo domínio do Japão no séc. XII e Gikeiki (que tem uma tradução em inglês como Yoshitsune: A Fifteenth-Century Japanese Chronicle, feita por Helen Craig McCullough), que é o relato da vida do mais célebre dos Minamoto, uma das figuras mais emblemáticas e lendárias da história do Japão, cuja importância dada pelos próprios japoneses fica bem acima daquela dada ao Musashi.
 
Última edição:
Re: Recomendação de livro no japão feudal

Valeu Tilion, vou procurar esses em Inglês mesmo!

Obrigado Skywalker.
 
Re: Recomendação de livro no japão feudal

Eu li Xogúm e achei muito bom o livro. O fato de ter sido escrito por um inglês e o personagem principal ser um navegador europeu é o que da o contraste de culturas muito interessante do livro.
Se seu interesse for a cultura japonesa dessa época, com certeza essa leitura vale a pena.
 
Então, reaproveitando o tópico do caro cidadão, pois que eu estava para criar um na mesma ideia.

Me interesso e muito por livros nesse período. Li recentemente "Ponte de Outono" e achei ótimo, japão feudal, com batalhas e guerras e toda uma relação histórica, achei perfeito.
Quem souber de outro títulos, agradeceria muito se indicasse! ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo