• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reality Show chegou a literatura

Palazo

Mafioso Literário
Jornalista cria reality show literário na web

Polêmico desde o momento em que nasceu - e já um tanto decadente na televisão - o formato dos reality shows parece pronto a conquistar a literatura. O escritor e jornalista Constantine Markides lançou o que chama de primeiro reality show literário da rede, o Fourth Fiction, hospedado no blog Fourth Night. A notícia é da Folha de S. Paulo.

Participam do reality, no ar desde a última terça-feira (4), doze escritores – nenhum famoso – cujos textos serão votados em “paredões” de leitores à maneira de um Big Brother televisivo. Cada participante precisa seguir tarefas criadas por Markides como escrever dentro das limitações do Twitter sobre uma imagem de quadrinhos, dar continuidade a um texto proposto pelo blogueiro e por aí vai.

O reality termina no dia 4 de dezembro, quando apenas um escritor terá sobrevivido às vorazes críticas. As postagens dos votos para eliminação vão ocorrer nos dias 4, 14 e 24 de cada mês. Ao final da competição, o vencedor terá escrito 12 capítulos de uma ficção.

Em defesa de seu projeto, Markides argumenta para a Folha de S. Paulo que o voyerismo e o exibicionismo estão introjetados na cultura contemporânea, cada vez mais interativa. O mercado literário, segundo ele, está ciente de que é preciso criar novas maneiras de tornar a literatura disponível on-line.

O projeto do americano lembra outro, feito no México pela Universidade Autônoma em 2007. No Caza de Letras (ou “Caça às letras”), 12 jovens autores tinham que mostrar seu talento da poesia à crônica, do conto ao romance, esquentando o cérebro para ganhar um prêmio de 50 mil pesos, equivalente a US$ 4,5 mil. Com o sucesso desse tipo de show no Brasil – no momento pelo menos quatro estão no ar nas TVs abertas – será que a moda pega por aqui?

No vídeo abaixo, Constantine Markides explica no melhor clima "aventuresco" as regras do reality show. Ficou com vontade de participar?
Fonte: O Livreiro

 
Última edição por um moderador:
Muito interessante....

Mas garanto se fosse aparecer em um canal aberto da televisão (Globo, por exemplo), não atrairia grande audiência, infelizmente.

O povo só quer saber de fofoca e confusão. Quando surge algo digamos "culto", como é esse caso, as pessoas não se interessam.

Já ouvi falar de um Big Brother, não sei em qual país, em que só pessoas inteligentes participaram. Logo saiu do ar pois a população não se interessou...

Infelizmente é assim....
 
O vídeo eu não posso ver no momento, mas a idéia eu achei bem legal.
Qualquer coisa que force as pessoas a escreverem melhor, seja por dinheiro, seja por satisfação pessoal, sempre me deixa mais animado do que o normal. Quando o ser humano é motivado, o resultado pode ser muito além do esperado.
Espero que as editoras brasileiras pensem com carinho nesse projeto, porque ele insentivaria muito dos nossos bons potenciais escritores.
 
Marcio Scheibler disse:
Muito interessante....

Mas garanto se fosse aparecer em um canal aberto da televisão (Globo, por exemplo), não atrairia grande audiência, infelizmente.

Discordo. A mini-série Capitu da Rede Globo promoveu a campanha "Mil Casmurros", em que dividiu o livro em mil partes e as leituras foram feitas por artistas e anonimos, e a participação foi massiva... é possivel aliar literatura a TV aberta, basta criatividade e interesse para isso.

Amélie disse:
hahahah não me interessou nem um pouco pra ser sincera! Achei inclusive esse video muito muito chato!

Hahaha.... concordo plenamente, mas achei algo muito diferente

Breno C. disse:
O vídeo eu não posso ver no momento, mas a idéia eu achei bem legal.
Qualquer coisa que force as pessoas a escreverem melhor, seja por dinheiro, seja por satisfação pessoal, sempre me deixa mais animado do que o normal. Quando o ser humano é motivado, o resultado pode ser muito além do esperado.
Espero que as editoras brasileiras pensem com carinho nesse projeto, porque ele insentivaria muito dos nossos bons potenciais escritores.

Breno, tu tem razão... campanhas de incentivo a leitura de autores consagrados e novos devem mesmo ganhar mais espaço. Haja vista os livros que ganham "trailers" de videos promocionais... e a internet trás um novo folego para isso. Creio que programas como este, entre tantos outros, podem aumentar a gama de leitores que muitas vezes ficam distantes por desconhecer o prazer de ler um livro...
 
e já saiu a versão brasileira: http://onovoescritor.blogspot.com/

tô pensando aqui com os meus botões se participo, já q tô animado com essa história de partes.
 
JLM disse:
e já saiu a versão brasileira: http://onovoescritor.blogspot.com/

tô pensando aqui com os meus botões se participo, já q tô animado com essa história de partes.

Caracaaaa... é no mínimo curioso JLM!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo