1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Realismo Fantastico - Júlio Cortázar

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por .Gabil-Nala., 18 Out 2002.

1. .Gabil-Nala.

.Gabil-Nala. Bloody member

Gostaria de saber se vcs já leram algo a respeito dessa 'corrente literária' ou do autor em questão....

Pra quem nao leu, o realismo fantastico supõem um outro lado da realidade: são acontecimentos/situações extraordinários envoltos na realidade que nós conhecemos, com pessoas reais e lugares reais.

Júlio Cortázar é um autor muito consagrado nesse tipo de escrita, que consiste em contos curtos, porém extremamente profundos e sinestésicos

"A naior parte dos meus contos nasceu de meus sonhos e pesadelos, todos ele foram escritos imediatamente depois, numa espécie de segundo estado onírico. Sou dominado pelo ambiente geral do conto, sem saber de fato o que vai se passar e, sobretudo, quando vai se passar. Escrevo para me curar de uma espécie de obesessão"

O autor

Segundo alguns outros autores, ele é um dos mais enraizados escritores argentinos desse século, considerado um mestre do insólito e da narrativa curta.

Tem muitos livros, entre eles:

- Orientação dos gatos
    - Fora de hora
    - O livro de Manuel
    - Alguém que anda por aí
    - Um tal de Lucas
    - Bestiário - primeiro livro dele e o que eu estou lendo

Achei o livro fascinante justamente por descrevr de forma exímia e envolvente o ambiente e a essência do proprio sonho....

"Ele escreva na fronteira entre a realidade como a percebemos e a face oculta da nossa mesma realidade. Mostra a sombra da realidade - tão estranha que parece inventada ou absurda, e no entanto tão real como um sonho"

Francisco de Morais Mendes

"Um excelente escrito, autor de contos Magníficos"

Jorge Luis Borges (Para quem não sabe esse escritor é um dos grandes consagrados nam escrita de contos seguindo a linha do mestre imortal Edgar Allan Poe. Ele tem um livro espetacular que se chama "O Aleph")

É isso ai! recomendo esse autor que realmente me impressionou muito.

2. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

Julio Cortázar

Esses dias, andei lendo - para a escola - quatro contos de Cortázar. Eram estes "O Jornal e Suas Metamorfoses", "Instruções para Chorar", "Preâmbulo às Instruções para dar Corda no Relógio" e "Filantropia". Fiquei abismado com cada um dos quatro. A capacidade de fazer uma crítica sutil e ainda sim - às vezes paradoxalmente - forte e importante é impressionante. É o tipo de leitura que te deixa incomodado, com uma coceira que vc simplesmente precisa coçar. Após ler o último dos quatro contos citados, houve uma discussão em minha classe. Chegava a ser engraçado assistir às pessoas ficando tão exaltadas e incomodadas, mesmo as que discordavam das opiniões por trás das críticas feitas pelo autor. Esta capacidade me fez admirar mto seu trabalho, e me deixou com uma vontade imensa de conhecê-lo mais. Estou querendo comprar, por exemplo, seu livro "Histórias de Cronópios e de Famas", que parece ser mto interessante, e também assistir o filme "Blow-Up", que é baseado num conto de Cortázar.

Queria saber de quem leu algo dele: o que achou?
    E de quem leu algo a mais que eu: vale a pena mesmo?

3. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Eu nunca li nada dele... Qual é o estilo dele?

4. Pips

Pips Old School.

Re: Julio Cortázar

Depois de ler Las Armas Secretas e me aventura n´O Jogo da Amarelinha, venho recomendar que todos conheçam um pouco do Cortázar. Ele é muito bom! Julio Cortázar mistura cotidiano com alguns toques fantásticos (e muitas vezes hilários, como Axolotl).

Quem não quiser se arriscar a comprar ou a procurar, às vezes em vão, nas bibliotecas: Entrem no site oficial (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) que disponibiliza alguns contos dele na íntegra incluindo alguns capítulos do Jogo da Amarelinha (mas apenas no original em espanhol).

E foi difícil achar esse tópico.

Compartilhar