1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ravi Shankar morre aos 92 anos

Tópico em 'Música' iniciado por Spartaco, 12 Dez 2012.

  1. Spartaco

    Spartaco James West

    Ravi Shankar, citarista indiano que colaborou com os Beatles, morre aos 92 anos

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O músico indiano Pandit Ravi Shankar morreu na noite desta terça-feira (11) em San Diego, na Califórnia, informou o Times of India.

    Shankar padecia desde o último ano de problemas respiratórios e cardíacos, uma condição que o levou a submeter-se na quinta-feira passada a uma intervenção cirúrgica para substituir uma válvula cardíaca.

    Embora a operação tenha sido bem-sucedida, a recuperação acabou sendo difícil demais para o músico de 92 anos, diz a nota de imprensa.

    O artista, que morava no sul da Califórnia, era casado com Sukanya Rajan e tinha duas filhas - a cantora Norah Jones e Anoushka Shankar Wright -, três netos e quatro bisnetos.

    Infelizmente, apesar dos esforços dos cirurgiões e dos médicos que cuidaram dele, seu corpo não foi capaz de suportar o esforço da operação. Estivemos ao seu lado quando morreu, declararam a mulher e a filha Anoushka.

    Ícone da contracultura

    Shankar se tornou um ícone do movimento hippie ao colaborar com os Beatles na década de 1960 e difundiu a influência indiana na música ocidental. Ele esteve em Woodstock em 1969 e participou do álbum de 1971 de George Harrison "Concert for Bangladesh". Ele foi nomeado para um Grammy de 2013.

    Autoridades indianas classificaram Shankar como "um tesouro nacional" ao confirmar a morte do músico à agência AP. Descrito por George Harrison como o padrinho da World Music, Shankar difundiu a milhões de fãs de música clássica, jazz e rock a tradição antiquíssima da música indiana.

    Harrison aprendeu com Shankar a dominar a cítara, instrumento de cordas tradicional da Índia, em sua casa na Inglaterra e depois em Kashmir e na Califórnia. Harrison tocaria o instrumento em músicas como Within You Without You e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

    Shankar se tornou um ícone da contracultura e tocou com diversos astros do rock e em festivais como Monterey Pop Festival e Woodstock.


    Fonte: UOL
     
    Última edição: 7 Abr 2017
  2. Calib

    Calib Visitante

    É uma pena que, para falarem do rei da cítara, gastem tanto espaço falando de Beatles. :no:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Spartaco

    Spartaco James West

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Acontece que foi graças à projeção dos Beatles que Ravi Shankar ficou conhecido. Assim, indiretamente, eles ajudaram que esse grande músico indiano ficasse conhecido no mundo inteiro, principalmete George Harrison, que teve com ele uma relação mais estreita.
     
    Última edição: 7 Abr 2017
  4. Calib

    Calib Visitante

    No Ocidente, talvez.
    Mas mesmo isso não justificaria essa dependência ao nome dos Beatles depois de tanto tempo.
    Isso é falta do que escrever, pois sim.
    Então, só nos resta ouvir mesmo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não há como negar que os Beatles foram sim um "catalisador" importante na carreira de Ravi Shankar e após conseguir esse destaque ele seguiu sua carreira normalmente tocando em grandes festivais ao lado de outros grandes músicos e aí nesse contexto não existe nenhuma dependência com a banda e sim amizade, admiração e respeito onde o Harrison é o principal elo comum.

    Deixou um grande legado ao conseguir divulgar e de certa forma influenciar a cultura de sua terra natal no Ocidente.
     
    Última edição: 12 Dez 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Leviathan

    Leviathan Parangaricotirrimirruaro

    Shankar é d+, me influenciou mto no meio musical...

    Sua filha manda muito bem...

    Os beattles que deveriam agradecer eheh
     
    • LOL LOL x 1

Compartilhar